domingo, 11 de julho de 2010

Grupo de Oração Sagrada Família

Na terça-feira da 6 de julho de 2010, o GO Sagrada Familia recebeu o pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde o grupo pertence. Momento muito importante, para a RCC de Porto Feliz, ver seus párocos participarem com proximidade na vida do movimento.

Além de visitarmos o Grupo de Oração que vive o seu Seminário de Vida no Espírito Santo, também visitamos a Equipe de Evangelização Infantil, que tem registrado um grande aumento no número de frequência das crianças e adolescentes.

Veja as fotos:

DSCF0901 DSCF0878 DSCF0879 DSCF0880 DSCF0885 DSCF0886 DSCF0887 DSCF0888 DSCF0889 DSCF0890 DSCF0891 DSCF0892 DSCF0894

Atual Equipe de Jovens que estão atendendo as crianças

e adolescentes que frequentam o Grupo de Oração

DSCF0895 DSCF0896

Felipe Miranda, atual coordenador da Pascom,

já passou coordenou esta Equipe Infantil!

 

DSCF0897 DSCF0898

Talita do ministério infantil do

GO Jesus Caminho Verdade e Vida marcado presença

 

DSCF0900

Padre Toninho comenta sobre sua viagem!



Padre Antonio Carlos Fernandes pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Porto Feliz, o padre Toninho assim como é conhecido, deu entrevista a Pascom Porto Feliz. Ele comentou no vídeo a respeito de sua viagem, ao lado do Padre Manoel da Paróquia Santa Rosália e do Padre Tadeu da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, ambos de Sorocaba. Nesta viagem, ele vão percorrer os caminhos de Paulo apóstolo, acompanhado de mais 40 leigos na viagem, partindo no dia 10 e retornando dia 31.

O dia da entrevista, dia 03 de julho, a liturgia abordava São Pedro e São Paulo - o dia do Papado, ele também comentou da igreja Católica ser Apostólica e do sinal de união que o Papa representa na Igreja.

No fim o padre abençoa os internautas.

Novo diretor é apresentado a famílias atendidas

O pastor evangélico de Marina




O pastor evangélico de Marina

“A Bíblia considera errada a homossexualidade. E muito errada. Chama isso de prática abominável aos olhos de Deus. Então nós temos de ser coerentes. Ou cremos na Bíblia ou não cremos”. A afirmação é do Pastor Sóstenes Apolos da Silva (foto) da Assembleia de Deus do Plano Piloto em Brasília, líder religioso da candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva em entrevista à Mariana Sanches da revista Época, 27-06-2010.
Eis a entrevista.

Como conheceu Marina Silva?
Alguém a convidou para um culto, em 2006. Ela já era convertida, batizada em outra Assembleia de Deus de Brasília. Pela projeção que tem, frequentar uma igreja pequena a deixava muito exposta. Aqui, na nossa igreja, fica absorvida em um grupo maior. Ela gosta de ser muito discreta.

Ela é assediada nos cultos?
As pessoas a procuram, e ela não se esquiva. Eu quis montar um esquema de segurança, mas ela não quis. Quer estar no meio do povo. Meu plano era colocá-la junto dos obreiros num lugar reservado, porque ela também é obreira. Vai que aparece um doido, né?!

O que Marina deve fazer por ser obreira da Assembleia de Deus?
Ela dá palestras de conteúdo bíblico, faz pregações. Há uns dois anos nós demos um curso para ela de noções de homilética, de interpretação bíblica. É um curso de fim de semana. Ela fez todas as aulas, os deveres de casa. Fazia perguntas para o professor. Como obreira, ela deve seguir a ética cristã, conhecer a Bíblia. E deve recolher o dízimo, como todo membro da igreja.

O senhor pede orações por ela?
Sim. Teve uma fase em que houve uma seca brava no Acre e não estava previsto chover num período de 30 dias. A mata estava incendiada, não se conseguia apagar o fogo. Ela expôs o problema, nós bancamos a causa, fomos orar, e Deus mandou chuva fora de todas as previsões. Ela sempre pede oração e orientação. Eu oriento no sentido de que todo cristão é um representante de Deus, seja qual for o trabalho. Um cristão deve evitar posturas indignas.

Como o senhor vê o fato de Marina ser filiada a um partido favorável à legalização do aborto – posição contrária à da Assembleia de Deus?
Marina conseguiu que o estatuto do PV liberasse os membros a tomar posições sob o argumento da questão de consciência. Em uma votação, a pessoa está liberada para seguir sua consciência (na verdade, o PV permite que seus quadros se abstenham de votar quando há conflito de consciência).

Em casos como o aborto, ela fala em fazer plebiscito. O senhor concorda?
Penso que o Congresso é um público restrito, é perigoso dizer que ele representa o povo. E nossa postura como cristãos é convencer as pessoas daquilo que é certo, mas não obrigar. Se consultar o povo sobre o aborto e o povo quiser, Deus vai lamentar, mas o governante tem de respeitar.

A senadora Marina Silva diz ser contrária ao casamento gay. Essa também é uma posição da Assembleia de Deus?
Sim, é uma posição da Bíblia. Nós nos orientamos por ela. A Bíblia considera errada a homossexualidade. E muito errada. Chama isso de prática abominável aos olhos de Deus. Então nós temos de ser coerentes. Ou cremos na Bíblia ou não cremos.

Alguns cristãos não vão ter dificuldade de entender a posição de Marina a favor da união civil entre homossexuais? Ela vai perder votos entre eles?
Creio que sim. Muitas pessoas pouco esclarecidas vão deixar de votar nela por isso. Mas a postura dos outros candidatos é a mesma que a dela.

O senhor foi a favor do lançamento do nome de Marina como candidata à Presidência pelo PV?
Sim, havia questões discordantes, como em todo partido. Mas tem de se levar em conta que no Brasil estatuto de partido não vale nada, ideologia não existe. Então há duas coisas: primeiro, a bandeira do partido, do meio ambiente, coincide com a dela. Segundo, aquilo que é contrário aos princípios de Marina, ela se posicionou publicamente e conseguiu que o partido deixasse isso no âmbito de questões de consciência.

A igreja dá orientação aos fiéis sobre como votar?
Não dávamos, mas a partir deste ano vamos dar. Decidimos elaborar uma cartilha de orientação política. Ao escolher um candidato, o fiel deve considerar as posturas éticas dele, não vender o voto. São orientações para que o povo exerça a cidadania.

Importa se o candidato é evangélico ou não?
Se algum candidato se identifica como evangélico e vive como evangélico, deve ter nossa preferência.

É verdade que a Assembleia de Deus resolveu não apoiar Marina?
A Assembleia de Deus é segmentada. Tem um grupo grande, uns 30% da Assembleia de Deus, que já decidiu apoiar José Serra.

Não é contraditório que a Assembleia recomende o voto em evangélicos e uma parte da igreja já tenha fechado o voto por José Serra, que não é evangélico?
É uma contradição. Espero que nacionalmente não aconteça o apoio a outra pessoa que não seja a Marina, porque se acontecer é uma incoerência. Nós em Brasília não vamos cometer essa incoerência. Seja lá qual for a decisão que a comissão política nacional tome, aqui vamos apoiar Marina.

O que motiva o apoio da Assembleia de Deus a Serra?
Imagino que é a política do voto útil, de que não adianta votar em fulano porque fulano não vai ganhar. Acho isso uma pobreza de espírito. Prefiro crer que não há interesse político.

A Assembleia costuma dizer que as mulheres devem usar saia, manter o cabelo comprido. Marina diz que segue estilo próprio quanto a isso. A igreja faz alguma recomendação?
Nossa igreja em particular tem uma postura mais liberal em usos e costumes. Não temos problema com mulher cortar o cabelo, se arrumar.

Tem diminuído a pressão desse tipo de regra na Assembleia de Deus?
Tem. É uma tendência nacional, uma questão de maturidade. Tem um texto bíblico que diz: “Não haja roupa de homem em mulher, nem roupa de mulher em homem”. Mas o que determina se uma roupa é de homem ou de mulher é a sociedade, e não a Bíblia.

Se Marina for eleita, ela vai ser a primeira mulher presidente do Brasil. Uma mulher em um cargo historicamente ocupado por homens desagrada aos cristãos da Assembleia de Deus?
Muitas igrejas evangélicas e mesmo algumas Assembleias de Deus interpretam que as mulheres não podem ter função de liderança. Mas estamos amadurecendo, está caindo a ficha. A opressão da mulher é consequência do pecado. Mas o Senhor Jesus veio restaurar a mulher do pecado. Então por que a mulher tem de ser inferior ao homem?

Papa pede atenção à vida espiritual durante as férias


Bento XVI encontra-se com os peregrinos, em Castel Gandolfo, apelando à acção em favor dos mais desfavorecidos


Bento XVI deixou votos este Domingo de que o habitual tempo de férias no Verão seja marcada por uma atenção à “vida espiritual”.

“Por intercessão da Virgem Maria e de São Bento, padroeiro da Europa, possais vós consolidar a vossa vida espiritual durante as férias”, disse aos peregrinos reunidos no palácio apostólico de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.

“Irmãos e irmãs, é tempo de descanso e férias. Desfrutai deste período para o repouso e para retemperar as forças do corpo e do espírito”, acrescentou, desejando ainda “boas férias a todos”.

O próprio Papa encontra-se num período de férias em Castel Gandolfo desde o passado dia 7, tendo agradecido publicamente por “esta oportunidade de descanso”.

No pátio interior da residência pontifícia, Bento XVI começou por evocar a passagem evangélica da parábola do “bom samaritano”, indicando que a mesma convida a tornar-se “próximo” de “quem quer” que tenha necessidade de ajuda.

“A parábola deve levar-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso”, indicou.

Para o Papa, é fundamental que “na própria Igreja, enquanto família, nenhum membro sofra por carecer do que lhe é necessário”.
Muito aplaudido pelos s jovens presentes no, Bento XVI recordou também que neste dia 11 de Julho a Igreja faz memória de São Bento de Núrsia, “pai e legislador do monaquismo ocidental”.

O actual Papa recordou que “Paulo VI proclamou S. Bento como padroeiro da Europa, a 24 de Outubro de 1964, reconhecendo a obra maravilhosa que desenvolveu para a formação da civilização europeia”.

Foi neste Santo que Bento XVI se inspirou para escolher o seu nome, ao ser eleito no conclave que se realizou em Abril de 2005, após a morte de João Paulo II.

Bento XVI concluiu a sua alocução confiando à Virgem Maria “o nosso caminho de fé, especialmente este tempo de férias, para que os nossos corações nunca percam de vista a Palavra de Deus e os irmãos em necessidade”.




Futebol é arte e religião
Frei Betto

Sou um analfubola. Ou seja, nada entendo de futebol. Todas as vezes que me perguntam para qual time torço, fico tão constrangido como mineiro que não gosta de queijo.

 Torci, na infância, pelo Fluminense, do Rio, e o América, de Belo Horizonte. Influência materna. Mais tarde, fui atleticano por um detalhe geográfico: minha avó morava defronte do estádio, na avenida Olegário Maciel, na capital mineira. E só.

Sem contar a emoção de ter estado no Maracanã na noite de 14 de novembro de 1963 para assistir, misturado a 132 mil torcedores, aquele que é, por muitos, considerado o jogo dos jogos, a disputa entre Santos e Milan pelo Mundial Interclubes!

 Hoje, me dou ao luxo de assistir, pela TV, às decisões de campeonato. Escolho para quem torcer. E não perco Copa do Mundo. Jogo do Brasil é missa obrigatória.

 Eu disse missa? Sim, sem exagero. Porque, no Brasil, futebol é religião. E jogo, liturgia. O torcedor tem fé no seu time. Ainda que o time seja o lanterninha, o torcedor acredita piamente que dias melhores virão. Por isso, honra a camisa, vai ao estádio, mistura-se à multidão, grita, xinga, aplaude, chora de tristeza ou alegria, qual devoto que deposita todas as suas esperanças no santo de sua invocação.

 O futebol nasceu na Inglaterra e virou arte no Brasil. Na verdade, virou balé. Aqui, tão importante quanto o gol são os dribles. Eles comprovam que nossos craques têm samba no pé e senso matemático na intuição. Observe a precisão de um passe de bola! No gramado, imenso palco ao ar livre, se desenha uma bela e estranha coreografia. Faça a experiência: desligue o som da TV e contemple os movimentos dos jogadores quando trombam. É uma sinfonia de corpos alados. Fosse eu cineasta, editaria as cenas mais expressivas em câmara lenta e as adequaria a uma trilha sonora, de preferência valsa, ritmando o flutuar dos corpos sobre o verde do gramado.

 O Brasil conta com 190 milhões de técnicos de futebol. Todos dão palpite. E ninguém se envergonha de fazê-lo, como se cada um de nós tivesse, nessa matéria, autoridade intrínseca. Pode-se discordar da opinião alheia. Ninguém, no entanto, ousa ridicularizá-la.

 Pena que a violência esteja contaminando as torcidas. Outrora, elas anabolizavam, com sua vibração, o desempenho dos jogadores. Agora, disputam no grito a prevalência sobre as torcidas adversárias. E se perdem no jogo, insistem em ganhar no braço. A continuar assim, em breve o campo será ocupado, não pelo time, e sim, como uma grande arena, pelas torcidas. Voltaremos ao tempo dos gladiadores, agora em versão coletiva.

 Quando ouço a estridência de vuvuzelas, como um enxame de abelhas a nos picar os tímpanos, penso que os torcedores já não prestam atenção ao jogo. Querem transferir o espetáculo do gramado para as arquibancadas. O ruído da torcida passa a ser mais importante que o desempenho dos jogadores.

 Nossa autoestima como nação se apoia, sobretudo, na bola. Não ganhamos nenhum prêmio Nobel; nosso único santo, frei Galvão, ainda é pouco conhecido; e nossa maior invenção – o avião – é questionada pelos usamericanos. Porém, somos o único país do mundo pentacampeão de futebol. Se a história dos países europeus do século XX se delimita por duas guerras mundiais, a nossa é demarcada pelas Copas. E nossos heróis mais populares eram ou são exímios jogadores de futebol. A ponto de o mais completo, Pelé, merecer o titulo de rei.

 A Copa é um acontecimento tão importante para o Brasil que, no dia do jogo da nossa seleção, se faz feriado. Se vencemos, a nação entra em euforia. Se perdemos, somos tomados por uma triste estupefação. Como se todos se perguntassem: como é possível o melhor não ter vencido?
 Gilberto Freyre bem percebeu que na arte futebolística brasileira mesclam-se Dionísio e Apolo: a emoção e a dança dos dribles são dionisíacos; a força da disputa e a razão das técnicas, apolíneos.

 Criança, eu escutava futebol no rádio. Quanta emoção! Completava-se a imaginação com a descrição do narrador. Hoje, não há locutores na transmissão televisiva, apenas comentaristas. São lerdos, narram o óbvio e, palpiteiros, com frequência esquecem o que se passa no campo e ficam a tecer considerações sobre o jogo com seus assistentes.

 “Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma”, poetou Carlos Drummond de Andrade. Com toda razão.

Frei Betto é escritor, autor de “Maricota e o mundo das letras” (Mercuryo Jovem), entre outros livros. www.freibetto.org <http://www.freibetto.org> twitter:@freibetto.

Festa Julina Ceim Violeta


Aconteceu neste sábado, 03, a festa julina 2010 do Ceim Professora Violeta (creche e pré-escola) e Emei Professora Iracema (pré-escola) da rede de Educação Infantil Municipal da Secretaria de Educação de Porto Feliz. As duas escolas se reuniram organizando uma grande e animada festa, com apresentações de 6 salas da Violeta e 3 salas da Iracema. 


Crianças a partir de 2 anos se apresentaram e encantaram os presentes, envolvendo as mães presentes que dançaram junto. A festa contou também com a participação do grupo de dança Alma Gitana com dança do ventre.

A escola premiou os alunos das famílias que se dedicaram em vender as cartelinhas concorrendo a Miss e Mister Caipirinha 2010, os ganhadores foram: Ana Julia Camargo, Rafael Marcos e Luís Henrique, todos do módulo educacional 3 da professora Cristina Eliza Reginatto C. de Barros do Ceim Prof(a) Violeta. 


 







Este ano todo os espaço físico da escola foi usado: pátio, salas e quadra. A decoração comprendeu o tema julino, mas também o da Copa do Mundo 2010. A escola ofereceu barraca de doces, churros, bebidas não alcoolicas, pastel, pizzas, mini-pizzas, barraca da pescaria, saco surpresa. 



A festa contou com presença da diretora do Ceim Casa das Crianças professora Rosana Coraine Leme.
Alma Gitana


A diretora do Ceim prof(a) Violeta e Emei prof(a) Iracema é a professora Sandra Cristina Leme Segato.



 Infantil 2 - Professora Iracema


 Infantil 1 b - Emei Professora Iracema


 Módulo Educacional 2 - Ceim Professora Violeta


 Módulo Educacional 3 - Ceim Professora Violeta


 Infantil 1 - - Ceim Professora Violeta


 Infantil 2 - Ceim Professora Violeta


 Infantil/módulo 3 - pré-escola - Ceim Professora Violeta


 Infantil 2 - Pré-escola - Ceim Professora Violeta


Programação do Mês de Julho

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

12/07-segunda- 07h15 Missa no Cemitério (Pe. Carlos) – 14h Plantão de Oração - 15h Celebração e Comunhão Matriz)

13/07-terça-feira- 15h Missa na Igreja de São Benedito (Pe. Carlos) – 19h30 Grupo de Oração
14/07-quarta-feira- Igreja fecha e secretaria abre normalmente
15/07-quinta-feira- 19h Celebração e Comunhão na Matriz (N.Sra.Mãe dos Homens)
16/07-sexta-feira- Missa na Matriz às 15h (Pe. Carlos) – 19h30 Adoração e Reunião Ministros
17/07-sábado- Missa na Matriz às 19h (Pe. William) – 20h30 Grupo de Jovens
18/07-domingo- Missa na Matriz às 07h,09h e 19h (Pe.William)

XIX FESTA EM LOUVOR A SÃO CRISTÓVÃO


ARQUIDIOCESE DE SOROCABA
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
PORTO FELIZ - SP




PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA:

24/07/10 
19:30 HS - MISSA - ABERTURA FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO
LOCAL: COM. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
EQUIPE DE CANTO: VIOLA DIVINA


25/07/10 
8:30 HS - MISSA SOLENE EM LOUVOR A SÃO CRISTÓVÃO
LOCAL: COM. SÃO FRANCISCO DE ASSIS - JD. EXCELSIOR
EQUIPE DE CANTO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS



PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: FREI EUGENIO MILANI - CFP


10:00 HS - CARREATA COM A IMAGEM DO GLORIOSO SÃO CRISTÓVÃO PERCORRENDO AS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE.

10:30 HS - BENÇÃO DOS VEICULOS AO TÉRMINO DA CARREATA.



PROGRAMAÇÃO FESTIVA:

APÓS A BENÇÃO DOS VEICULOS, CHURRASCO NO CEMEX E SHOW COM CLEBER E PAULINHO. 




QUE SÃO CRISTÓVÃO ABENÇÕE A TODOS QUE COLABORARAM COM AS FESTIVIDADES.

Evangelho do Dia


A parábola do bom samaritano



Lc 10,25-37



Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:

- Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
O homem respondeu:
- "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo."
- A sua resposta está certa! - disse Jesus. - Faça isso e você viverá.
Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
- Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim:
- Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
- Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:
- Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
- Aquele que o socorreu! - respondeu o mestre da Lei.
E Jesus disse:
- Pois vá e faça a mesma coisa.

Pré-inauguração da Gruta

Nesta sexta-feira dia 9 de julho, como parte da programação de inauguração da Gruta, após uma longa obra de revitalização, houve a recolocação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Missa foi celebrada pelo Pároco Padre Antonio Carlos Fernades.

Juntamente com muito leigos, diversas autoridades estiveram presentes, pessoas de representatividade perante a sociedade, entre diretores, secretários e vereador, vice e prefeito municipal.

DSCF1387

Secretária da Educação Regiane, Claudio Maffei prefeito e Rodnei Bergamo superintendente do SAAE

 

DSCF1389

Urias de Oliveira Chefe de Gabinete e o Padre Toninho

 

DSCF1327

Claudio Maffei durante a Santa Missa

 

DSCF1328

Vereador Robertinho e o vice-prefeito Julio Bronze

 

DSCF1329

Diretor de Cultura Causim e Juliana Gutierrez coordenadora de apoio ao Sistema de Ensino

 

DSCF1330

Regiane e Rodnei

 

DSCF1347

Secretário de Obras Gilson Carrilho e sua família

DSCF1348

Dr Emílio diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentavel

DSCF1349

Urias e seu filho

DSCF1352

Assessoria de Imprensa

DSCF1353

Martinho, supervisor da Casa da Cultura

DSCF1366

E nosso ilustre visitante…

DSCF1367

 

DSCF1368