segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Restauração das obras de Cornélio Pires é destaque do caderno 2 do Estadão


A volta de um pioneiro e sua canção sertaneja. É com essa frase que o jornalista José Maria Tomazela descreve o trabalho de regaste que o secretário municipal de cultura e turismo Pedro Henrique Macerani realizou com as obras do foi escritor, folclorista, comediante e jornalista,poeta, compositor Cornélio Pires.

Um minucioso trabalho de resgate feito pela prefeitura de Tietê, a 148 km de São Paulo, colocou à disposição do público preciosidades da cultura popular paulista, como a primeira música sertaneja gravada no Brasil, há 80 anos. Jorginho do Sertão, escrita e composta por Cornélio Pires, natural da cidade, e interpretada pela dupla Mariano e Caçula, foi lançada em 1929 com o selo da Columbia. O próprio compositor bancou a prensagem dos discos, tornando-se também o primeiro produtor musical independente do País.

Para marcar este ano, a Secretaria de Cultura local recuperou e gravou em CD toda a discografia do compositor - que também foi escritor, folclorista, comediante e jornalista. São 104 títulos, entre músicas, causos e imitações, gravados entre 1929 e 31. Os 52 originais são discos raros, em vinil de 78 rotações, e de alguns deles, existe um único exemplar. As cópias em CD podem ser ouvidas na Audioteca da Secretaria, ou levadas para escolas. "Além de estudantes e pesquisadores, recebemos aqui o morador comum, interessado em conhecer a origem do sertanejo", conta o secretário Pedro Macerani, o "Pedro Massa", também músico e compositor.

Para Macerani, a criação do artista representou a transição da música essencialmente caipira para aquela de formato fonográfico, que resultou no sertanejo como é hoje. "O caipira que Cornélio levava para a capital, como na famosa apresentação no Colégio Mackenzie, em 1910, assimilou a visão da urbanidade que impregna a música sertaneja."

Ele conta que, quando assumiu a Secretaria, no fim de 2005, "descobriu" os discos de Cornélio escondidos sob um móvel. Eram 32 volumes originais em vinil. "Estavam cobertos de pó e mofo, precisei colocá-los numa banheira." Ele cuidou pessoalmente da remasterização do conteúdo. Em seguida, iniciou a busca dos 20 volumes que faltavam. "Descobri que os originais são raríssimos e em muitos casos tive de recorrer a cópias." A garimpagem não cessou. "Tenho pedido a quem possui discos originais de Cornélio Pires que me procure."

A gravação da série 20 Mil pela Columbia foi uma epopeia. Cornélio Pires procurou o dono da Byington & Company, representante da gravadora no Brasil, e foi mal recebido. "Ele mandou dizer que música caipira não vendia discos. O Cornélio dispôs-se a pagar, pediu um orçamento e, apesar do preço altíssimo, apareceu à tarde com dois sacos de dinheiro", relata o pesquisador. Cornélio exigiu apenas que os discos saíssem com rótulo vermelho - a cor usual da gravadora era o azul. Contrariando a previsão, o disco com Jorginho do Sertão, de um lado, e Moda de Pião, do outro - vendeu 5 mil exemplares em 20 dias.

Cornélio Pires fez novas gravações: Entre Alemão e Italiano, Astúcias de Negro Velho, Rebatidas de Caipira, Numa Escola Sertaneja, Desafio Caipira, grandes sucessos na época. Em pouco tempo, as encomendas chegaram a 300 mil unidades, algo impensável na época. Ele mesmo vendia os discos em andanças pelo Estado com o Teatro Ambulante Cornélio Pires. "Pode-se dizer que ele foi o criador das turnês musicais praticadas até hoje."

Capitão Furtado, nome artístico adotado por um sobrinho de Cornélio, seguiu as pegadas do tio e lançou duplas como Cascatinha e Inhana e Tonico e Tinoco. Mais tarde, com a mesma inspiração, a gravadora RCA Victor formou a Turma Caipira para lançamentos sertanejos. O secretário reuniu também, na casa rural em que residia o artista, restaurada, os 23 títulos de livros escritos por ele. Macerani lamenta o desaparecimento dos originais de dois filmes produzidos por Cornélio Pires, que considera um artista multimídia. "Anos atrás, duas pessoas do governo examinaram as fitas e disseram que corriam risco de se deteriorar. Acabaram levando e ninguém sabe onde estão hoje."

A quem procura a audioteca, Macerani conta curiosidades sobre o artista, morto em 1958: "Foi jornalista e revisor do Estadão e o primeiro garoto-propaganda da Cervejaria Antárctica. No ano de sua morte, apresentou um espetáculo caipira no Municipal de São Paulo." E arremata, mudando completamente de personagens: "Sabe quem é filho do Mariano, da dupla Mariano e Caçula? O Caçulinha, da Globo."

NJ

de primeira mão: Na Terra das Monções é novamente premiado!!!

Notícias de Porto Feliz



O Curta “Na Terra das Monções” foi novamente premiado como Melhor Curta de Ficção desta vez pela São Paulo Film Commission que premiou os melhores do interior paulista de 2009.

O evento aconteceu no Sesc de Ribeirão Preto nos dias 18 e 19 de Novembro.

Foram premiados curtas nas categorias Ficção, Documentário, Animação, Videoclipe e Infantil.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjixx1VgQ7blx27Ctvrl9nT9l7zbsugEFpBz6VW3_jJMwkyHvVNRQpmVGZo0lPre1SJEU8QU51OuT2WlQ9KwuxbsiaQANsXIdHNDnFOQ0nGVnnrXSmN1QhSDYT6rgyvlh4FvCw_XAkBTnE/s400/terra_moncoes.jpg


“Na Terra das Monções”, que neste ano já havia recebido os prêmio de Melhor Curta e Melhor Fotografia no Festival Nacional de Curtas de Santa Cruz das Palmeiras, é fruto de uma oficina coordenada por Marcelo Domingues na cidade de Porto Feliz através da Oficina Cultural Grande Otelo.

A história do curta se passa no século XVIII quando um monçoeiro, homem encarregado de conduzir expedições por regiões desconhecidas do Brasil em busca de ouro, tem o último jantar com a sua filha antes da partida.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWnrrOvl3837-n2juQytvPGS_aM1ppM_1AgTh0XePUVNvcHVitzwJTGc_XrbAg4ZIVqxtYuCLFGEfK0K_DcgwDXFoDq50C5rUTRt54zXoLdVz7u5H762COGw76xhza-oWiFBlCjSb6s1w/s400/10082009_075254.jpg


Ficha Técnica: Direção e Fotografia: MARCELO DOMINGUES, Elenco: CLAUDIMIR APARECIDO CAUSIN, MICHELLE HOLTZ (também autores do roteiro), Direção de Arte: VAL GROPO, Produção: HELOÍSA MACHADO, MARTINHO SCUDELER, Assistentes: MELISSA ALBIERO THOMÉ, ADILSON BRONZE, WILLANS BOVES, CAMILA CASAGRANDE, J. A. MALAVAZI.

Votorantim


Solenidade de hasteamento da bandeira e o tradicional Desfile Cívico celebram os 46 anos de emancipação político-administrativa de Votorantim. O evento terá início nesta terça-feira (08), às 8 horas. Milhares de pessoas são esperadas na avenida 31 de Março, ao lado da praça de eventos “Lecy de Campos”.

O desfile terá início com a banda do Comando de Policiamento do Interior - CPI/7 da Polícia Militar, frota de veículos do 40º Batalhão da PM, projeto Proerd, frota de veículos do Corpo de Bombeiros.

A primeira apresentação artística será feita pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na seqüência, haverá a performance de 460 alunos da rede municipal de ensino e em seguida os 241 alunos da rede estadual.

O público também acompanhará a apresentação dos núcleos dos projetos da Prefeitura por meio das secretarias de Cidadania e Geração e Renda, Meio Ambiente, Cultura, Esportes e Lazer e de Saúde, seguindo com Escoteiros e finalizando com a participação dos integrantes da banda marcial de Votorantim da Escola “Wilson Prestes Miramontes”, do Parque Jataí.

Após o desfile haverá o tradicional corte do bolo comemorativo com 46 metros de extensão, na marquise da Praça de Eventos.


C d S

http://www.viradaesportivadointerior.com.br/Cartaz/cartaz_BOITUVA.jpg

El Camargo expõe suas obras em Boituva


As obras do pintor El Camargo estarão em exposição no Shopping Villa d'Ouro em Boituva, a rua Coronel Eugênio Mota, 521 - Centro. O artista cria suas obras utilizando o estilo cubista com linhas e muitas cores vivas, assim recria o estilo antes utilizado por Picasso, gênio que se dedicou a um trabalho que marcou a produção artística do Século 20 e até hoje influencia os novos artistas.

El Camargo busca abordar por meio da arte temas sociais, como a falta de divulgação dos pintores de parede, fato que já virou sua marca registrada, a escada de parede em suas obras, ele afirma que todos se esquecem dos profissionais que cuidam da “maquiagem da casa”. Outro tema abordado é a reciclagem, e por meio de uma série de colagens faz alusão a essa maneira ecologicamente correta de lidar com o lixo, que além de diminuir os danos causados ao meio ambiente, colabora para o sustento de diversas pessoas.

Diversas telas que já estiveram em mostras pela região, entre elas a 11ª Exposição de Trabalhos Artesanais de Boituva, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Boituva, com o apoio da Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, SOS - Serviço de Obras Sociais, entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro.

Sua telas também foram expostas no 13º Salão de Artes Plásticas, entre 22 de outubro e 22 de novembro e contou com obras contemporâneas e acadêmicas de 42 profissionais de 19 cidades do Estado de São Paulo, no qual a sua tela “Folhas” recebeu menção honrosa.

Contato pelo telefone (15) 9715-5977.


FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva

Capivari: música


Alunos das oficinas de música da Prefeitura se apresentam dia 8

Secretaria de Cultura e Turismo, realizará no dia 8 de dezembro uma apresentação com os alunos das oficinas de música da Casa da Cultura. São integrantes dos cursos de violão, teclado, cavaquinho e violino, numa noite que promete ser emocionante.

O Secretário de Cultura e Turismo, Rogério Alves, registrou que o evento está sendo preparado para que os alunos apresentem todo o conhecimento musical adquirido durante todo o ano, nas aulas que a Prefeitura oferece gratuitamente na Casa da Cultura. “Sempre enfatizamos a importância de valorizar o trabalho dos integrantes das oficinas. Além de proporcionar uma ocupação saudável e cultural aos jovens, temos a certeza de que ao longo do tempo temos descoberto diversos grandes talentos no município”, disse Rogério.

O evento acontece no dia 8 de dezembro a partir das 19h30 na Casa da Cultura de Capivari, que fica na rua Saldanha Marinho, nº 188, centro. Prestigie!


Flor tem apenas 2,1 milímetros de largura



Descoberta a menor orquídea do mundo





Um novo tipo de orquídea, do gênero Platystele, foi descoberto no Equador. A flor, que possui apenas 2,1 milímetros de largura e tem pétalas tão finas que chegam a ser transparentes, está sendo considerada a menor espécie de orquídeas do mundo.

O pesquisador norte-americano Lou Jost encontrou a planta por acidente, em meio às raízes de um vegetal maior que ele coletou na região de Cerro Candelaria, no leste dos Andes. 'Vi aquela plantinha, e concluí que ela era mais interessante do que a orquídea maior', conta.

Esta é a 60ª espécie de orquídea que Jost descobre, em um intervalo de dez anos. 'As pessoas pensam que tudo já foi descoberto, mas ainda há muito mais', afirma o estudioso.

Ao todo, mais de mil tipos de orquídeas foram reveladas nos países da América do Sul nos últimos cem anos

Tietê

Novas instalações do Corpo de Bombeiro e formatura do bombeiro mirim
27/11/2009

A base do Corpo de Bombeiros de Tietê esteve em festa na noite da última quinta-feira, dia 19, onde foi inaugurada as suas novas instalações e a formatura da 4ª Turma do Bombeiro Mirim.
A Unidade do Corpo de Bombeiros foi implantada em Tietê no dia 27 de outubro de 2005 e este ano teve sua sede ampliada em 437 m, graças ao esforço do Consórcio Intermunicipal de Bombeiros do Médio Tietê, que é composto pelos municípios de Tietê, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista, bem como com da iniciativa privada, os quais conseguiram no decorrer de 18 meses realizar o sonho de recriar a base de Bombeiros de Tietê e proporcionar ao efetivo instalações adequadas e modernas.
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional. Em seguida o Ten. Cel. da PM Amauri Ferneda do Comando do 15º Grupamento de Bombeiro fez a leitura de um texto alusivo à data.
Durante duas semanas, nas instalações da Base do Corpo de Bombeiros de Tietê, 45 crianças com faixa etária entre 9 a 13 anos tiveram aulas de cidadania, meio ambiente, primeiros socorros, combate a incêndio entre outras, sob a supervisão e acompanhamento do SD Alexandre Henrique Zerbine Peres.
A cerimônia prosseguiu com a entrega das premiações aos alunos destaque de cada município.
O prefeito José Carlos Melaré entregou o troféu ao destaque de Tietê, o bombeiro mirim João Vitor Moura Santana.
O Prefeito de Cerquilho Paulo Roberto Pilon entregou o prêmio para a bombeiro mirim destaque de sua cidade que foi Alessandra Thibes.
Já o prefeito de Laranjal Paulista Heitor Camamim Júnior fez a entrega do troféu ao destaque de Laranjal a Bombeiro Mirim Bruna Flávia da Silva Cabral.
A vice-prefeita de Jumirim Ana Teresa Cinto Fávero entregou o troféu ao destaque da cidade o bombeiro mirim Eduardo Menechine Roberto.
Em seguida foi realizado a entrega das premiações dos três melhores colocados na categoria de 9 e 10 / 11 a 13 anos:
Premiação aos três melhores colocados na categoria 9 e 10 anos:

3º Colocado, o Bombeiro Mirim LUCAS FELIPE SARAIVA DE MELLO (de Tietê);
2º Colocado, o Bombeiro Mirim MATHEUS AUGUSTO DOS SANTOS LOPES (de Cerquilho);
1º Colocado, o Bombeiro Mirim MARCELO AUGUSTO CORREA MOREIRA (de Tietê).
Premiação aos três melhores colocados na categoria de 11 a 13 anos:
3º Colocado, o Bombeiro Mirim BRUNO ROCCO SALATIEL (de Cerquilho);
2º Colocado, o Bombeiro Mirim BRUNO CALOCCINE FERNANDES (de Tietê);
1º Colocado, o Bombeiro Mirim RAMON FRANCESCO B. DE MORAIS (de Jumirim).
Quem também recebeu homenagens foram os prefeitos das cidades pertencentes ao convênio. O Ten.Cel PM Amauri Ferneda, entregou a eles o Certificado de Amigo do Bombeiro como forma de materializar o agradecimento do comando aos prefeitos que contribuíram para o crescimento do corpo de bombeiros de Tietê.
Simbolicamente os prefeitos foram convidados a realizar a desconexão das mangueiras de incêndio, na entrada da base de bombeiros de Tietê representando a inauguração da ampliação da base de bombeiros Tietê seguidamente ocorreu o descerramento da placa oficial de inauguração e da placa com a relação de empresas que contribuíram para a construção da base.
Além do comandante do 15º GB - Ten Cel PM Amauri Ferneda e o Sub Comandante do 15º GB - Major PM Antonio Valdir Gonçalves Filho também participou do evento o novo Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, que engloba a BB Tietê o Cap. PM Cleotheos Sabino de Souza Filho.
Formandos, autoridades e convidados participaram a seguir de coquetel em comemoração a data.

Enem 2009 em Porto Feliz

Coronel Esmédio, umas das escolas que realizaram o Enem 2009 em Porto Feliz



Transcorreu tranquilamente as provas do enem nos dois dia em Porto Feliz/SP. Diferentemente ao que é comum, os candidatos este ano, procuraram levar água, algo para comer, como chocolate e balas. Em todas as escolas municipais em que ocorreram as provas, no primeiro dia, os candidatos chegaram na maioria adiantados.

No segundo dia, como era de se esperar, o número de candidatos que xegaram perto do horário aumentou consideravelmente. Esperando por um dia pior, a maioria foram com roupas confortáveis, chinelos, levaram também quem não o fez no primeiro dia, algo para beber e comer.

Na escola do Coronel, teve aluno que não concluiu a prova por que estava passando mau, mas não foi nada grave, foi um mau súbito. Certas salas no segundo dia registraram por de 50% de abstenção. Já no sábado, era comum verificar nas salas, número superior de faltosos acima de 10, 12 até mesmo 18, 20 alunos.

Da parte dos alunos, a reclamação foi geral, como uma prova muito extensa, de enunciandos longos, enunciados confusos com indução ao erro. No segundo dia, além das 90 questões que foram no primeiro dia, teve também a redação. Questões de Física do primeiro dia, e matemática do segundo dia, bateram recorde de reclamações.

A redação teve um tema fácil: O indivíduo frente à ética nacional. Com textos de referências à respeito da corrupção, tema tão em voga no Pais. A maioria dos candidatos se queixaram por falta de habilidade em redigir e desconhecimento sobre a política nacional.

Enem 2009, é uma grande lição que precisa ser tirada dos erros que aconteceram.

Enem

Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite deste domingo (6) um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No sábado, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No domingo, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação.


A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.

"O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse.

Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados."

"O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.

Abstenção recorde

Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.

Franciscanas Palavras


Francisco sempre esteve no espetáculo sensível da vida.

Frei Vitório
A pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas, você pode encontrar todos os dias na face de um espelho. Crie coragem. Olhe bem firme, até sentir que a imagem do espelho está olhando para você. E aí então ouça os conselhos da sua consciência.



Boituva

CRAS – Novembro é marcado por várias participações em encontros regionais com foco na inclusão social e cidadania

Durante o mês de novembro diversos setores da Secretaria de Ação Ação e Cidadania tiveram participação expressiva em encontros regionais que abordaram políticas públicas na área social como inclusão social e cidadania, elaboração de projetos sociais, novos critérios sobre a Lei da Adoção, entre outros.
Prevenção ao Uso de Drogas – Os técnicos do CRAS participaram do encontro que capacitou agendes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas, promovido pela Secretaria de Segurança, através do DIPE-Denarc, realizado entre os dias 03 e 06 de novembro, na Câmara Municipal. Visando aprimorar toda a equipe, o Psicólogo Lúcio Afonso Ferreira, multiplicará o conhecimento para os demais funcionários da Secretaria.
Portador de Deficiencia e Idoso - Entre os eventos ocorridos, o município de Boituva esteve representado no “I Encontro sobre o Novo Modelo de Avaliação Social do Benefício de Prestação Continuada (BPC) realizado no dia 13 em Sorocaba, no Hospital Jardim das Acácias, com a participação das Assistentes Sociais Cyntia Carla Pavão e Liliana Longo Siqueira. Na oportunidade foram enfatizados nova classificação para as doenças usadas nas perícias médicas dos requerentes do BPC - Deficência, a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), para maior precisão e efetividade na avaliação dos requerentes.
Adolescentes - O “II Encontro de Gestores e Jovens para Elaboração de Projetos Sociais voltado para Políticas da Juventude” realizado nos dias 17 e 18 nas dependências da UNISO em Sorocaba. Teve a participação do Diretor de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Claudemir Afonso Lucchetta (Fagu) e o funcionário Bruno Campbell Penna.
Segundo Fagu, “A participação neste encontro possibilitará trazer novas perpectivas para a elaboração de projetos voltados para o adolescente que precisa ser valorizado e ser visto de uma forma diferenciada dentro da sociedade em que vive, pois os mesmos se encontram numa fase onde são protagonistas da sua própria história”.
Adoção – Através da iniciativa da Meritíssima Juíza de Direito de Boituva, Dra. Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, e Promotora Dra. Juliana Lourenço Balerone Magalhães, juntamente com as Secretarias de Ação Social, e CMDCAs da cidade de Boituva e Iperó, foi realizado no dia 20, uma reunião que abordou os temas referente a nova “Lei de Adoção” que traz inovações, que vem para agilizar e contribuir para o processo de adoção de crianças e os adolescentes que estão atualmente em situação de acolhimento social. Participou do evento, diretores da secretaria e também como guardiã da Casa Abrigo, a diretora Sônia Maria Schoen.
Pró-jovem Adolescente – Uma visita para conhecimento de campo realizada dia 25, na cidade de Salto para a troca de experiências, do projeto Pró-jovem Adolescente. A Prefeitura de Boituva implantou o projeto na cidade através de convênio firmado com a Fundação Crescer Criança, que contará com o apoio do CRAS por meio de acompanhamento familiar, com foco voltado para os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão sem situação de vulnerabilidade social. Participaram da visita técnica Maria Cristina Graciano, Diretora do Setor de Assistência Social, Milene Amaro Campos, Coordenadora do CRAS, juntamente com a técnica do CRAS Cyntia Carla Pavão, a qual será a técnica responsável pelo Pro Jovem e Patrícia, Sandra e Karine, representantes da Fundação Crescer Criança.
Família e Criança - O NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP) – Seminário “Família e Políticas de Proteção Social Especial para Crianças e Adolescentes realizado no dia 26, abordarou a implementação do Plano Nacional de Proteção, Promoção e Defesa de Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, com vistas a contribuir para o debate e para a reflexão do tema. Participarão os técnicos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Programa Bolsa Família, Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal da Criança. No evento compareceram representantes do âmbito social família, criança e adolescente do município de Boituva: do Bolsa -Família, Casa Abrigo e equipe do CRAS.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva