CRAS – Novembro é marcado por várias participações em encontros regionais com foco na inclusão social e cidadania
Durante o mês de novembro diversos setores da Secretaria de Ação Ação e Cidadania tiveram participação expressiva em encontros regionais que abordaram políticas públicas na área social como inclusão social e cidadania, elaboração de projetos sociais, novos critérios sobre a Lei da Adoção, entre outros.
Prevenção ao Uso de Drogas – Os técnicos do CRAS participaram do encontro que capacitou agendes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas, promovido pela Secretaria de Segurança, através do DIPE-Denarc, realizado entre os dias 03 e 06 de novembro, na Câmara Municipal. Visando aprimorar toda a equipe, o Psicólogo Lúcio Afonso Ferreira, multiplicará o conhecimento para os demais funcionários da Secretaria.
Portador de Deficiencia e Idoso - Entre os eventos ocorridos, o município de Boituva esteve representado no “I Encontro sobre o Novo Modelo de Avaliação Social do Benefício de Prestação Continuada (BPC) realizado no dia 13 em Sorocaba, no Hospital Jardim das Acácias, com a participação das Assistentes Sociais Cyntia Carla Pavão e Liliana Longo Siqueira. Na oportunidade foram enfatizados nova classificação para as doenças usadas nas perícias médicas dos requerentes do BPC - Deficência, a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), para maior precisão e efetividade na avaliação dos requerentes.
Adolescentes - O “II Encontro de Gestores e Jovens para Elaboração de Projetos Sociais voltado para Políticas da Juventude” realizado nos dias 17 e 18 nas dependências da UNISO em Sorocaba. Teve a participação do Diretor de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Claudemir Afonso Lucchetta (Fagu) e o funcionário Bruno Campbell Penna.
Segundo Fagu, “A participação neste encontro possibilitará trazer novas perpectivas para a elaboração de projetos voltados para o adolescente que precisa ser valorizado e ser visto de uma forma diferenciada dentro da sociedade em que vive, pois os mesmos se encontram numa fase onde são protagonistas da sua própria história”.
Adoção – Através da iniciativa da Meritíssima Juíza de Direito de Boituva, Dra. Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, e Promotora Dra. Juliana Lourenço Balerone Magalhães, juntamente com as Secretarias de Ação Social, e CMDCAs da cidade de Boituva e Iperó, foi realizado no dia 20, uma reunião que abordou os temas referente a nova “Lei de Adoção” que traz inovações, que vem para agilizar e contribuir para o processo de adoção de crianças e os adolescentes que estão atualmente em situação de acolhimento social. Participou do evento, diretores da secretaria e também como guardiã da Casa Abrigo, a diretora Sônia Maria Schoen.
Pró-jovem Adolescente – Uma visita para conhecimento de campo realizada dia 25, na cidade de Salto para a troca de experiências, do projeto Pró-jovem Adolescente. A Prefeitura de Boituva implantou o projeto na cidade através de convênio firmado com a Fundação Crescer Criança, que contará com o apoio do CRAS por meio de acompanhamento familiar, com foco voltado para os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão sem situação de vulnerabilidade social. Participaram da visita técnica Maria Cristina Graciano, Diretora do Setor de Assistência Social, Milene Amaro Campos, Coordenadora do CRAS, juntamente com a técnica do CRAS Cyntia Carla Pavão, a qual será a técnica responsável pelo Pro Jovem e Patrícia, Sandra e Karine, representantes da Fundação Crescer Criança.
Família e Criança - O NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP) – Seminário “Família e Políticas de Proteção Social Especial para Crianças e Adolescentes realizado no dia 26, abordarou a implementação do Plano Nacional de Proteção, Promoção e Defesa de Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, com vistas a contribuir para o debate e para a reflexão do tema. Participarão os técnicos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Programa Bolsa Família, Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal da Criança. No evento compareceram representantes do âmbito social família, criança e adolescente do município de Boituva: do Bolsa -Família, Casa Abrigo e equipe do CRAS.
FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz