quinta-feira, 19 de julho de 2012

Começou hoje o 3º Encontro da Pascom no Santuário Nacional

 

 

Pascom 2011

Redação Portal A12

Começou hoje (19) e segue até o domingo (22), noSantuário Nacional, em Aparecida (SP), o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).

De acordo com a assessora da Comissão e uma das organizadoras do evento, Irmã Élide Fogolari, o encontro deve reunir mais de 600 comunicadores de todo Brasil.

Religiosos, leigos, pastorais da comunicação e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúnem-se a partir de hoje para discutir o tema ‘Identidade e Missão’.

Clique aqui e veja a programação.

Já em Aparecida e acertando os últimos detalhes para o evento, Irmã Élide Fogolari destacou a variedade de discussões durante todo o encontro.

“Existe uma grande variedade de conteúdos, embora o encontro tenha uma tônica em seu desenvolvimento focando ‘Identidade e Missão’. Percebemos que precisamos debater vários temas, pois o nosso Brasil é muito grande e tem realidades muito diferentes”, afirmou a religiosa.

De acordo com Irmã Élide, este 3º encontro quer responder às necessidades básicas dos comunicadores que trabalham com a comunicação nas dioceses, paróquias e regionais.

“Nossa maior necessidade é responder às necessidades de formação da comunicação na base das comunidades e dioceses. Espero que contribua de uma forma eficiente e eficaz”, acrescentou.

Lançamento do Logo da Pascom

O evento terá início às 19h, com a abertura feita pela coordenadora da Pascom do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Terezinha de Campos. Na ocasião será lançado a Logomarca da Pascom.

“A construção deste logo foi coletiva. Lançamos o concurso na Pascom, selecionamos os 10 melhores e a equipe escolheu uma marca que possa ser utilizado por todos”, afirmou.

O ponto alto das atividades desta quinta-feira será a palestra ‘Comunicação e informação: Igreja e sociedade’ com o professor, jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra, Carlos Alberto DI Franco.

Para Irmã Élide, a palestra vai conscientizar a necessidade de trabalhar com profissionalismo a informação na Igreja.

“Precisamos fazer isso com profissionalismo sempre focando a missão de anunciar o Reino de Deus. É por isso que estamos exercendo uma pastoral e uma missão”, concluiu.

Foto: Arquivo – A12

São Roque, SP, registra 3°C e geada cobre vegetação

 

Apesar do frio intenso, produtores não registram prejuízos. Temperaturas devem subir ao longo da semana.

Viviane Gonçalves

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

São Roque, SP, registra geada nesta quinta-feira (19) (Foto: São Roque Notícias)São Roque, SP, registra geada nesta
quinta-feira (19) (Foto: São Roque Notícias)

Uma das madrugadas mais frias do ano foi registrada nesta quinta-feira (19), em São Roque (SP). De acordo com a estação experimental da cidade, os termômetros chegaram aos 3°C.
O frio foi tão intenso que chegou a gear em alguns locais do município. Ao amanhecer, a sensação térmica permaneceu baixa. As fotos, registradas às 08h30, mostram a fina camada de gelo que cobriu a vegetação, no bairro Colonial, próximo à rodovia Quintino de Lima.
Segundo alguns moradores, telhas, carros também foram cobertos e as regiões mais atingidas foram às margens de lagos e rios. De acordo com o Sindicato Rural do município, ainda não houve relatos de prejuízos dos produtores rurais da cidade, mas além dos perigos das geadas as chuvas fora de época dobraram os cuidados na agricultura.
Um dos produtores de alface da cidade, Pedro Nobilioni, conta que os gastos com a produção aumentaram em até 50%. Além de produtos que previnem das geadas, as chuvas dos últimos dias também prejudicaram a colheita. “Nós tivemos pancadas de chuvas, como as do verão. A alface que é colhida no inverno em 60 dias está sendo retirado em 90, espero que seja apenas o frio, que pelo menos a chuva pare”, finaliza ele.
De acordo com a meteorologia, a previsão para os próximos dias é de temperaturas baixas, porém mais altas. O fim de semana deve ser mais quente, com máxima de 21° e mínima de 8°.

vegetação é coberta com camada fina de gelo em São Roque, SP (Foto: São Roque Notícias)vegetação é coberta com camada fina de gelo em São Roque, SP (Foto: São Roque Notícias)

Estoque de Banco de Leite cai durante o inverno em Sorocaba, SP

 

Para começar a doar, a mulher precisa passar por avaliação. Atualmente, 31 crianças precisam de leite na cidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

As doações de leite materno caem durante o inverno. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nesse período, ocorre uma queda de até 50% no volume do alimento. No Banco de Leite de Sorocaba (SP), o ideal seria ter 20 litros no estoque, mas neste período, contam somente com sete, como mostra a reportagem do Bom Dia Cidade.
Atualmente, 31 crianças precisam do leite. São cerca de 3 litros por dia para dar conta dos bebês. Para uma mamãe ser doadora ela precisa, além da boa vontade, estar apta. Para começar a doar, a mulher passa por uma avaliação, para saber seus hábitos.

O leite da doadora passa por sorologia para verificar se está em condições boas, além de ser realizado um exame da sangue. Após esse processo, ela recebe vidros esterilizados para doar o leite.  Em alguns casos, funcionárias do Banco de Leite fazem a coleta nas residências das doadoras. Atualmente, oito mulheres colaboram com as doações e outras três estão em fase de aprovação em Sorocaba.
Coleta
A coleta do leite deve ser feita pela própria doadora, que precisa seguir uma série de orientações para garantir a integridade do alimento. É necessário realizar a extração do leite em um local limpo e longe de animais, evitar conversas durante o processo e lavar as mãos e antebraços com água e sabão. Os cabelos devem ser cobertos com touca ou lenço.

Para as pessoas interessadas em participar da doação, basta ligar ou ir até o Banco de Leite que fica na rua Comendador Pereira Inácio, 564. O telefone é (15) 3332-9100, ramal 9380.

Importância do leite materno
O leite materno já vem na temperatura ideal, esterilizado e não dá trabalho para preparar, além de proteger o bebê contra infecções do aparelho respiratório e digestivo porque contém anticorpos. Ele também diminui os riscos de alergia, muitas vezes causada pela introdução prematura do leite de vaca e evita o risco de superalimentação, pois contém os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê, tanto em qualidade quanto em quantidade.

nverno diminui as doações a bancos de leite na região de Sorocaba (Foto: Reprodução TV Tem)Inverno diminui as doações a bancos de leite na região de Sorocaba (Foto: Reprodução TV Tem)

Neste sábado e domingo!!! Festa Julina na matriz N. Sra. Aparecida – bairro Cidade Jardim

festa julina n s ap

Material fornecido pela Gráfica Hefer!

Justiça pede paralisação imediata de reforma em igreja de São Pedro, SP

 

 

MP atendeu pedido da Diocese de Piracicaba e pediu interrupção da obra.
Igreja da Santa Cruz está fechada há 12 anos e teve tombamento suspenso.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que a reforma da Igreja da Santa Cruz, em São Pedro (SP), seja interrompida imediatamente. A decisão ocorre depois que o Ministério Público (MP) deu o parecer favorável à Diocese de Piracicaba (SP).

No início de julho, a Diocese entrou com ação civil pública contra a Prefeitura de São Pedro e um comerciante, que haviam buscado recursos e iniciado as obras, para impedir que os serviços continuassem. A igreja está interditada há 12 anos e teve seu processo de tombamento suspenso pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de São Pedro (Codepac).

Igreja em São Pedro, SP (Foto: Reprodução EPTV)Justiça determinou que obra na igreja seja interrompida imediatamente (Foto: Reprodução EPTV)

No despacho proferido, o TJ-SP informou que qualquer tipo de reforma ou restauração em imóveis que tenham tido seu processo de tombamento cogitado deve ser autorizado por um órgão competente, como o Codepac.

"As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cincoenta por cento (50%) do dano causado", cita o juiz na decisão.

Diocese de Piracicaba entrou com ação contra a Prefeitura por causa da reforma (Foto: Divulgação/ Prefeitura)Diocese entrou com ação para que a obra fosse parada em São Pedro (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

No pedido de liminar, a Diocese de Piracicaba alega que a Igreja da Santa Cruz, que existe há 76 anos, não possui condições estruturais para ser restaurada.

"Faz 20 anos que eu estou nessa praça e a minha maior tristeza é ver esse templo fechado", disse o comerciante José Antônio Aranha. Ele e outros moradores da cidade arrecadaram doações e iniciaram a reforma da igreja por conta própria, mas com o aval da Prefeitura. "Conseguimos o material e a mão de obra do nosso carpinteiro. Começamos a reformar o telhado para retirar a umidade", completou Aranha.

Resposta da Prefeitura
Quando a polêmica da reforma teve início, a Prefeitura de São Pedro se defendeu e informou que o templo está tombada por uma lei municipal de janeiro de 2010. O Executivo disse também
que a Diocese autorizou, por meio de um documento, a realização das obras na igreja.

Agora, a Prefeitura tem 60 dias para apresentar resposta à decisão judicial, se assim quiser. Já o comerciante, também citado como parte no processo, tem 30 dias para apresentar sua defesa. Nesta quarta-feira (18), o Executivo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o caso está com o departamento jurídico.

SUS em Campinas tem 72 leitos de UTI a menos do que recomenda OMS

 

Saúde pública deveria oferecer 330 leitos, mas o município conta com 258.  Hospitais particulares fecharam 24 vagas em UTIs na última semana.

Do G1 Campinas e Região

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas (SP) apresenta atualmente um déficit de 72 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), considerando-se a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A cidade possui 258 vagas desse tipo, quando o  aconselhado pelo órgão é ao menos 330. Na última semana, hospitais particulares fecharam 24 leitos de UTI, o que agravou a situação.
Atualmente, Campinas conta com 22 hospitais que possuem unidades de terapia intensiva, entre eles 13 são particulares. Ao todo são 258 vagas no sistema público e 246 na rede particular. No Hospital Samaritano,
foram fechados 15 leitos de UTI  para se adequar a exigências da vigilância sanitária. Outras nove vagas em leitos de UTI no Hospital  Casa de Saúde Campinas foram fechadas por falta de profissionais.

Quantidade de leitos de UTI em Campinas está abaixo do indicado pelo OMS (Foto: Reprodução / EPTV)Leitos estão abaixo do indicado em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Com poucos leitos, o tempo de espera para quem precisa ser internado na UTI aumenta. “A espera pode variar de 6 horas a 24 horas dependendo da gravidade e disponibilidade”, diz o Coordenador do Samu de Campinas, José Roberto Hansen. Para o coordenador de ortopedia do Hospital Celso Pierro, José Luis Zabeu, esse prazo pode não ser suficiente. “Se estivermos falando de urgência, o tempo é escasso e é importante ter esse leito nas primeiras 6 a 8 horas da solicitação. Passando desse tempo, o paciente pode se aproximar daquele limite no qual a medicina não consegue mais resgatar”, conta.
Os leitos hospitalares comuns aumentaram em Campinas, passando de 2860 para 2880, pois a Prefeitura abriu 20 novos leitos esta semana no Complexo Hospitalar Ouro Verde. O secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, informou que até 2014 a cidade terá 22 novos leitos de UTI. “O leito de UTI é caro e difícil de conseguir”, diz Brandão.

OS MILAGRES E A AUTORIDADE DE JESUS

 

opus_dei500
Nos evangelhos relata-se que Jesus faz milagres. No Antigo Testamento já se narravam prodígios realizados por profetas como Elias e Eliseu, para não falar dos protagonizados por Moisés ou Josué. Também na leitura antiga, tanto judaica como helenística, encontram-se portentos de alguns personagens.
Os que buscam negar a veracidade dos milagres de Cristo – e, em geral, de todos os que aparecem na Escritura -, costumam apoiar-se nestes últimos para afirmar que os relatos de atos milagrosos implicam em um gênero literário de ficção, talvez dirigido a exaltar um personagem histórico.
Porém as semelhanças dão rapidamente lugar a profundas divergências, que constituem sinais da credibilidade e da autenticidade dos evangelhos. Em primeiro lugar, os milagres de Jesus surpreendem por sua verossimilhança. Os evangelhos falam, sim, de portentos; porém nada há de exagerado em como os descrevem.
Um cego recobra a vista; um coxo começa a andar... Observa-se, na simplicidade do relato, que se está muito longe de pretender exaltar uma figura; são relatos alheios a toda teatralidade, e nos quais se refletem a vida cotidiana dos protagonistas.
Também chama a atenção a autoridade que Jesus exerce quando os realiza. Os prodígios narrados na literatura rabínica se obtém depois de longas orações. Ele, diferentemente, os faz com seu próprio poder, com uma palavra ou um gesto, e o efeito se segue quase sempre de modo imediato.
Outra característica única é a discrição de Jesus: raramente toma a iniciativa, mostra-se reticente, manda que não se divulgue... Inclusive em ocasiões, diz o texto sagrado, que não pode fazer milagres[8], porque não encontrou nos interessados as disposições espirituais adequadas.
Por último, é importante notar como os milagres de Cristo possuem sempre um sentido que transcende o mero efeito físico. O Senhor não cede ao gosto dos homens pelo maravilhoso, ou à curiosidade: busca a conversão da alma, quer testemunhar sua missão. Jesus faz ver que não são simples prodígios; para realizá-los, exige a fé em sua Pessoa, na missão que o Pai lhe confiou. Partem da fé e levam à fé. De tudo isso se conclui que os evangelistas se propuseram para o alcance de todos os fatos históricos, para que pudessem ser transcendidos pela fé; testemunharam que “tudo na vida de Jesus é sinal de seu mistério. Através de seus gestos, seus milagres e suas palavras, revelou-se que “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”[9].
Daí a centralidade, na vida do cristão, do conselho de são Josemaria: Saboreai as cenas comoventes em que o Mestre atua com gestos divinos e humanos ou relata com modos de dizer humanos e divinos a história sublime do perdão, do Amor ininterrupto que tem pelos seus filhos. Esses traslados do Céu renovam-se agora também, na perenidade atual do Evangelho: apalpa-se, nota-se, pode-se afirmar que se toca com as mãos a proteção divina[10]
A autoridade de Jesus, sem dúvida, não se manifesta só em seu modo de fazer milagres. Aparece porém mais claramente em seu modo de dispor da lei e da tradição: as interpreta, aprofunda e corrige. Este é outro traço diferenciador, que não se encontra em nenhum outro testemunho da época. A originalidade desta atitude, patente nos ensinamentos recolhidos nos evangelhos, só se explica pelo caráter único do Mestre, por sua forte personalidade e doutrina.
Este poder sobre a Lei se percebe quando se examina como Ele a cumpre fielmente. De um lado, nesse cumprimento Cristo mostra umas exigências que vão até o mais profundo do coração, mais além de qualquer sinal de formalismo.
É certo que Jesus manteve a lei, porém a interpreta segundo um espírito inovado que, ao mesmo tempo que a cumpre, a supera; traz um vinho novo que recusa composições com os odres velhos. De outro modo, isto o faz como um legislador que fala em nome próprio, superando Moisés. O que Deus havia dito através de Moisés, o seu Filho Unigênito aperfeiçoa.
Jesus inaugura uma nova era, a do Reino Anunciado já há muito tempo pelos profetas: destrói o Reino de Satanás expulsando os demônios pelo dedo de Deus[11]. O messianismo de Jesus não pode ser uma invenção de seus discípulos concebida depois da Páscoa: a tradição evangélica contém tantas recordações sólidas e harmônicas de sua vida pública que não é possível repeli-las dizendo simplesmente que se trata de uma criação póstuma, fruto de uma suposta ideologia apologética. Os ensinamentos de Cristo são inseparáveis da autoridade com que as proclama.

[1] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré, cap. 1 e 2.
[2] Caminho n. 584.
[3] 1 Cor 1, 23s.
[4] Cfr. Flávio Josefo, Antiquitates Judaiae, 18, 3, 3.
[5] Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei Verbum, n. 18.
[6] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré (I), Introdução.
[7] 1 Cor 15, 14.
[8] Cfr. Mt 13, 18; Mc 6, 50.
[9] Catecismo da Igreja Católica, n. 515.
[10] Amigos de Deus, n. 216.
[11] Cfr. Lc 11, 20.
[12] Mc 14, 36.
[13] Mc 1,1.
[14] Mc 15, 39.
[15] Lc 23, 46.
[16] Jo 20, 31.
[17] Jo 8, 54.
[18] Jo 20, 17.
[19] Cfr. Jo 21, 25.
[20] Cfr. Joseph Ratzinger – Bento XVI, Jesus de Nazaré (I), cap. 4.
[21] É Cristo que passa, n. 107.
[22] É Cristo que passa, n. 107.