quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hora Santa do EAC

Acontece sexta-feira dia 18 de junho a HORA SANTA do Encontro de Adolescentes com Cristo, o EAC.

O encontro será na Capela do Colégio São José, a partir das 19h30, participe!

Semana do Meio Ambiente: plantio de mudas

AIPF
Foto
Plantio das 32 mudas renovam o verde no município

Foram 32 mudas de árvores foram plantadas na praça Pedro Trentin no dia 7 de junho, em atividade prevista na programação da 10ª edição da Semana do Meio Ambiente.

Estiveram presentes alguns representantes das Diretorias de Educação e Meio Ambiente, além de alunos do sétimo ano da EMEF “Aurora Machado Guimarães” e do projeto Jovem Aprendiz, curso mantido pelo Monte Carmelo e pela Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz.

A Semana é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, através da Diretoria de Meio Ambiente.


Pascom arquidiocesa em atuação!

D. Raimundo, com o Diácono e Jornalista
Seminário B.Jesus, onde foi o encontro
A foto ao lado de D. Vilson e da Ir Alba
O grupo que fez o encontro....


O Jornalista José Benedito Gomes, do Diário de Sorocaba, e que assessora Dom Eduardo em seu programa de entrevistas na TV Canção Nova “Igreja no Novo Milênio”, grande divulgador das notícias da Igreja de Sorocaba, no próprio jornal Diário, e o Diácono Permanente José da Cruz – Coordenador Arquidiocesano da Pascom, e responsável pelo jornal Terceiro Milênio e o Site da arquidiocese, estiveram presentes no encontro realizado em Aparecida, representando a arquidiocese de Sorocaba. Este foi o primeiro encontro em nível Regional e o próximo deverá ser agendado para 2011.

O encontro contou com a presença do Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, que fez a abertura juntamente com dom Vilson Dias de Oliveira, bispo da diocese de Limeira (SP) e responsável pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 e a irma Maria Alba Vega, jornalista e assessora de comunicação do Regional.

Os participantes, através das palestras apresentadas, se inteiraram da importância de um trabalho de assessoria, bem organizado e planejado, fazendo uma sadia interaçao entre a Arquidiocese e seus organismos e a Imprensa local, o papel da assessoria de imprensa nas dioceses, foi tema da palestra feita pela jornalista Ana Lúcia Zombardi, assessora de imprensa  da Diocese de São José dos Campos.

Entre as ferramentas de trabalho apresentadas, o Jornalista Evandro Luiz, responsável pela Rádio Web Frei Galvão, da Arquidiocese de Aparecida, apresentou aos participantes a Rádio Web da arquidiocese, que vem sendo um importante meio de comunicação, e que leva algumas vantagens em relação as rádios convencionais, dispensando concessão, e com um custo minimizado em seus equipamentos, além de não ter limites em seu alcance, que via internet pode ser acessada em qualquer lugar do mundo.

No período da tarde, mais uma palestra completou a programação: A estrutura de imprensa do Santuário Nacional e o uso das ferramentas de Comunicação, feita pela  jornalista Flávia Gabriela – assessora de imprensa do Santuário Nacional; que narrou um pouco da história da implantação da assessoria no Santuário e os desafios enfrentados no dia a dia, nesse trabalho que requer muita habilidade e profissionalismo.O encontro encerrou-se com perguntas, respostas e uma rica troca de experiências entre os participantes e ao final puderam conhecer as instalações  da Rádio Web, que funciona em uma sala ao lado do local onde aconteceu o encontro.

                       Organizar uma assessoria é uma necessidade
Na arquidiocese de Sorocaba ainda não há uma Assessoria de Imprensa, de modo organizado e sistematizado como algumas arquidioceses já vem fazendo e segundo José da Cruz, este será o próximo passo da Equipe de Comunicação. “No momento o nosso foco vem sendo a organização da Pascom nas nossas paróquias, para formarmos uma rede de comunicação utilizando o site e o jornal Terceiro Milênio, mas sem dúvida precisamos pensar a curto prazo, na organização de uma assessoria de imprensa, um organismo vital nos dias de hoje, quando a nossa Igreja está sempre n o alvo da grande Mídia”.

José lembrou que em Sorocaba a arquidiocese sempre contou com pessoas da imprensa, ou a ela ligadas, e que em ocasiões necessárias facilitam esse trabalho “Temos aqui pessoas que são membros de nossas comunidades, profissionais dessa área, e que graças a Deus, quando é necessário, estão sempre disponíveis para colaborar com a arquidiocese, nesse contato com a mídia, como é o caso do jornalista José Benedito Gomes, que participou conosco desse encontro, do Fernando Negrão, que também tem um contato regular com o nosso Arcebispo, e do Vanderlei Testa, que sempre divulga a arquidiocese no noticiário da Rede Vida, a nossa arquidiocese sempre tem por essas pessoas um carinho especial, por esse trabalho, muitas vezes feito no anonimato” – concluiu o Diácono .

Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao

Cineduc em Porto Feliz


O Cineduc, projeto portofelicense que leva o cinema para os alunos da rede municipal de ensino, foi renovado para mais uma temporada.

A ideia, conduzida em uma parceria da Prefeitura com o Dimencine, é existente desde 2005 e inclui desde os alunos do módulo III da Educação infantil até estudantes do 9º ano. Os profissionais da rede também são contemplados no projeto.

Aos estudantes, as exibições acontecem em duas sessões diárias, uma de manhã e outra à tarde. Já os profissionais da Educação assistem à sessão de cinema uma vez por mês.

De acordo com o Diretor de Educação, Carlos Alberto Pereira de Campos, o que diferencia o Cineduc é a utilização do cinema para complementar as ações que são desenvolvidas em sala de aula.

“A Diretoria de Educação vive um momento bem diferente, onde estamos dando enfoque mais pedagógico aos projetos. O Cineduc visa proporcionar novos olhares, pois o cinema representa um importante recurso para o processo ensino-aprendizagem, relacionando o que se aprende em sala de aula com a realidade do aluno”, explica o diretor.

Carta do Padre Chico ao ex-prefeito Erval!



Na última Sessão da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, no dia 07 de junho de 2010, o vereador Coquinho, durante seu discurso contrário ao projeto de lei nº 30, leu uma carta do Padre Chico endereçada ao ex-prefeito Erval Steiner. Nós da Pastoral da Comunicação de Porto Feliz, digitalizamos o conteúdo e colocamos a disposição para aqueles que quiserem ler. Para ampliar, basta clicar!

Críticas
Nem todos viram com bons olhos esta carta endereçado ao ex-prefeito Erval, muitos esperavam que fosse uma carta aberta a população em geral. Erval é uma figura política polêmica, muitos temem que todo este processo, aumente em popularidade e destaque no meio político e possa repercutir futuramente na próxima eleição.


Esclarecimento
É muito importante ressaltar, que todo o engajamento do Padre Chico e seu posicionamento  de carater pessoal, e não representa o da Igreja Católica de Porto Feliz. Como instituição, é importante dizer neste momento, que a Igreja em Porto Feliz, não se envolve com assuntos de competência do Poder Público. Em relação a possível vinda do Parque Temático Cultural Religioso para Porto Feliz, a Igreja somente recomenda que cada Católico, como cidadão, vá conhecer o projeto deste empreendimento comercial. Assim, não se posicionando e nem induzindo os fiéis a terem uma opinião homogênea, todos são livres para opinarem, favoravelmente ou contrários ao projeto.



GODA: Seminário para as famílias!

O Grupo de Oração Divina Aliança, da Renovação Carismática Católica de Porto Feliz, que se realiza todas as sextas-feira na comunidade Santa Cruz da Paróquia São João Batista!

O Seminário é um determinado período de tempo, em que o grupo de oração trata de certos temas numa direção, neste caso, o foco é a família, toda uma programação foi estruturada com o intuito de trabalhar com as famílias de Porto Feliz.

Conheça a programação:


Seminário para Famílias Grupo de Oração Divina Aliança Porto Feliz -SP


Tema: "Creia no Senhor Jesus, que será salvo Tu e Tua Família"


Primeira noite!
Sexta-feira dia 04 de junho a partir das 19h30m
ADORANDO JESUS EM FAMÍLIA
pregadores: Nitemar e Mirian


Segunda noite!
Sexta-feira dia 11 de junho 19h30m
ESPÍRITO SANTO ABENÇOA E SANTIFICA NOSSA FAMÍLIA
Pregadores: Milton e Agda


Terceira noite!
Sexta-feira dia 18 de junho 19h30m
JESUS SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS FAMÍLIAS
Pregadores: Juliana Cristina e Alan




Última noite!
Sexta-feira dia 25 de junho 19h30m
PERDÃO E AMOR NA UNIÃO DA FAMÍLIA
Pregadores: Pedrinho e Ivonete


assembleia da RCC 2010
Iara (de cinza) e Cibeli (de azul) no centro da foto


Iara Tavares Azevedo Rodrigues da Silva, coordenadora do Grupo de Oração, faz um  convite pessoal a todos que não conhece, e também aos que já frequentam, mesmo que seja outro grupo de oração, para que venha experienciar esta Graça de Deus nas Famílias. Momentos de louvor, oração, animação, pregações, e também faz questão de ressaltar que o grupo possui uma equipe de Evangelização Infantil, que atenderão os casais que vierem acompanhado de seus filhos.

Cibeli Marteli Coan, é a auxiliar de coordenação do Grupo de Oração Divina Aliança!

Dúvidas, basta ligar para Iara 3261 2182 - 7812 1180

Show de Abertura Copa do Mundo 2010

Acontece hoje, 10 de junho, a abertura do  maior evento futebolístico: a Copa do Mundo FIFA 2010.
Este ano, a Copa será sediada na Africa do Sul, e contará com vários astros da música, como Shakira, Black Eyed Peas, Alicia keys, Juanes e John Legend para sua abertura que será as 16:00 hs (horário local), que corresponde aqui no Brasil as 11:00hs da manhã.
O mundial contara com 32 seleções representando seus países. E claro, o Brasil está na briga pela taça mais uma vez, rumo ao Hexa campeonato. 
Agora é só preparar o coração verde e amarelo e torcer para nosso país! 
Boa sorte para nossa Seleção canarinho!!!  
Lembrando que o primeiro jogo do Brasil será dia 15/06 ás 15:30hs contra a seleção da Coréia do Norte.

Missa marca encerramento do Ano Sacerdotal

O encerramento do Ano Sacerdotal na Sub-região de Aparecida (SP) será realizado no dia 11, com celebração no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A presidência da celebração será do arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno e concelebrada pelos bispos e padres das dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Taubaté.
Após a missa haverá uma palestra com o padre Mariano Weizenmann, Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus de Taubaté. Ele falará sobre o tema "A espiritualidade sacerdotal a partir do Sagrado Coração de Jesus", no auditório Padre Noé Sotillo.

Padres ao lado dos mais pobres


Apelos no arranque do encontro internacional que decorre no Vaticano

O Cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, pediu que os padres partam “em missão, por toda parte”, em especial junto dos mais pobres.

Na homilia da Missa a que presidiu esta Quarta-feira, em São Paulo fora de muros, o membro da Cúria Romana colocou como desafios a enfrentar a descristianização dos países de antiga evangelização, além do primeiro anúncio de Jesus Cristo.

“Os destinatários da missão são todos, mas de maneira particular os pobres”, prosseguiu, recordando que hoje são ainda centenas de milhões de seres humanos obrigados a viver na pobreza e até mesmo na miséria e na fome.

“São marginalizados e excluídos da mesa dos bens materiais, sociais, culturais e muitas vezes também da mesa dos bens espirituais. São eles os primeiros que têm o direito de receber a boa notícia de que Deus é um Pai que os ama sem reservas e que Ele não aprova as condições desumanas em que os pobres são mantidos”, apontou o Cardeal brasileiro.

A evangelização e a verdadeira promoção humana não podem estar separadas, recordou ainda o prefeito da Congregação para o Clero.

O encontro internacional dos sacerdotes promovido por ocasião do encerramento do ano sacerdotal foi inaugurado pelo Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colónia, o qual afirmou que a perda do sacramento da reconciliação é a raiz de muitos males na vida da Igreja e na vida dos sacerdotes.

“Uma das perdas mais trágicas que a nossa Igreja sofreu, na segunda metade do século XX, é a perda do Espírito Santo no sacramento da reconciliação”, disse o cardeal alemão.

Perante milhares de sacerdotes de todo o mundo, D. Joachim Meisner referiu que “quando o padre já não é confessor, torna-se num agente social religioso”.
“Quando o padre se afasta do confessionário, entra numa grave crise de identidade”, acrescentou.