quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Francisco de Assis

 

image

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."

São Francisco de Assis

Santa Casa realiza sua primeira captação de órgãos

 

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, que funciona sob intervenção da Prefeitura Municipal, realizou a primeira captação de órgãos do hospital já registrada pela Secretaria de Saúde de Porto Feliz

O procedimento teve início no dia 10 de setembro quando a equipe de saúde da Santa Casa constatou, através de exames clínicos, a morte encefálica (cerebral) de um paciente, vítima de AVC. Como se tratava de um doador potencial, os profissionais do hospital entraram em contato com a família do paciente, que autorizou a doação de órgãos.
Uma equipe do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (Spot) de Sorocaba – unidade que faz a busca de órgãos dentro dos hospitais da região – compareceu à Santa Casa para atestar a morte cerebral através de um eletroencefalograma, acompanhado por um neurologista. Em seguida, profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, compareceram ao hospital para fazer a remoção dos órgãos.

Segundo a gerente de enfermagem da Santa Casa, Lia Mara de Lara Fávero Ferreira, o procedimento completo para a captação do órgão, desde a constatação clínica da morte cerebral até a captação do órgão, durou cerca de 30 horas. Na segunda-feira (12), um paciente da cidade de São Paulo recebeu o transplante do fígado captado do doador portofelicense. A cirurgia foi realizada no hospital Albert Einstein.

“O trabalho da equipe de saúde da Santa Casa foi fundamental para manter os órgãos do paciente em condições perfeitas para que o transplante pudesse ser realizado”, explica Lia Mara. “Nossa logística foi muito elogiada pelos profissionais do Albert Einstein. Todos os procedimentos tomados pela Santa Casa estavam em pleno acordo. Foi uma grande realização para a equipe envolvida nessa captação: interventor, médicos, enfermeiros e funcionários”, comenta a gerente de enfermagem.

A Santa Casa de Misericórdia funciona sobre intervenção da Prefeitura de Porto Feliz desde dezembro de 2007.

AI PF
Imagem: arquivo

Números da Pascom de Sorocaba e Porto Feliz

 

O site da arquidiocese teve uma significativa melhora na quantidade de acessos durante o mês de Setembro, e já está próximo de completar 50 mil acessos o que dá uma média de 1.700 acessos diários.

Os números mais altos verificaram-se nesta segunda e terça-feira, superando os três mil acessos, e a previsão é de que possam até superar esta marca, até o dia 30 de setembro. "O site vem sendo bem acessado porque sempre o mantemos atualizado, e na medida em que inserimos novas notícias, principalmente as locais, divulgando eventos realizados em cidades da arquidiocese, informados pelos nossos correspondentes pascom, esses números naturalmente sobem" - explicou o Diácono José da Cruz, Coordenador da Pascom arquidiocesana.

Sobre as famosas enquetes que em épocas opoirtunas sempre fizeram os números de acessos dispararem, o Diácono informou que no momento elas estão descartadas, lembrando que este mês de outubro, onde o TM será distribuído no segundo final de semana, o destaque de capa ficará para o evento mais importante do século que é a chegada da cruz da JMJ à nossa Arquidiocese. "Prorrogamos a circulação do jornal, justamente em função desse evento, então, nem seria preciso perguntar aos leitores sobre o tema da capa" – concluiu.

Pascom Porto Feliz

Pascom Porto Feliz
Sua audiência média diária caiu e oscila entre 400 e 500 acessos diários, por conta da limitação atual das atualizações diárias, redução de eventos religiosos nos ultimos dias, também pela redução de matérias relacionadas a cidadania e redução em 30% de sua cobertura paroquial na cidade. A variação dos acessos estão dentro da margem média dos ultimos meses.

O mês de outubro é o mês em que os acessos mais crescem, o recorde está no mês de outubro de 2010  quando se atingiu 22 mil acessos.

2010
julho 12.849

agosto 10.864

Setembro 17.662

Outubro 22.096

Novembro 11.152

Dezembro 9.345

 

2011

Janeiro 9.848

Fevereiro 10.192

Março 20.298

Abril 15.004

Maio 13.680

Junho 16.476

Julho 12.208

Agosto 15.274

Setembro 11.871 (até dia 28/09)

 

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Salmo



Salmo 58

1 Falais deveras o que é reto, vós os poderosos? Julgais retamente, ó filhos dos homens?

2 Não, antes no coração forjais iniqüidade; sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.

3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.

4 Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os seus ouvidos,

5 de sorte que não ouve a voz dos encantadores, nem mesmo do encantador perito em encantamento.

6 Ó Deus, quebra-lhes os dentes na sua boca; arranca, Senhor, os caninos aos filhos dos leões.

7 Sumam-se como águas que se escoam; sejam pisados e murcham como a relva macia.

8 Sejam como a lesma que se derrete e se vai; como o aborto de mulher, que nunca viu o sol.

9 Que ele arrebate os espinheiros antes que cheguem a aquecer as vossas panelas, assim os verdes, como os que estão ardendo.

10 O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.

11 Então dirão os homens: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.

Votorantim: NOVENA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA 2011

 

Entre os dias 03 a 12 de outubro de 2011 a nossa Paróquia estará em festa, pois, celebraremos a 13ª Novena em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, nossa Padroeira. O tema escolhido para esse ano será:  “Mãe Aparecida, Reflexo do coração Materno de Deus”.

Haverá missa todas as noites, como segue a programação:

03/10 Segunda-feira às 19h30

Padre Fábio

Paróquia São José (Votorantim)

Reflexão: Maria, Coração dedicado ao amor!

04/10 Terça-feira às 19h30

Padre Luciano

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Piedade)

Reflexão: Maria, Coração inspirador da missão!

05/10 Quarta-feira às 19h30

Padre Moisés

Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Piedade)

Reflexão: Maria, Coração solidário e servidor!

06/10 Quinta-feira às 19h30

Padre Tadeu

Paróquia Nossa senhora da Ponte (catedral) Sorocaba

Reflexão: Maria, Coração consolador dos aflitos!

07/10 Sexta-feira às 19h30

Padre Flávio

Santuário São Judas Tadeu (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração educador da fé!

08/10 Sábado às 19h30

Padre Miguel

Santuário São Judas Tadeu (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração acolhedor da Palavra!

09/10 Domingo às 19h

Padre Carlinhos

Paróquia São Antonio (Iperó)

Reflexão: Maria, Coração proclamador da misericórdia!

10/10 Segunda-feira às 19h30

Padre Giuli

Paróquia São Paulo Apóstolo (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração transbordante de Paz!

11/10 Terça-feira às 19h30

Padre André

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração gerador da vida!

12/10 Quarta-feira às 17h

Dom Eduardo, Padre Marcos e Diácono Alberto e Diácono Laerte.

Tema: “MÃE APARECIDA, REFLEXO DO CORAÇÃO MATERNO DE DEUS”.

No dia 12 de outubro haverá programação especial:

08h: Coroação da Imagem da Nossa Senhora Aparecida. A coroação tem aproximadamente 50 minutos, Ela será preparada pelos jovens de nossa Paróquia, eles não revelam o conteúdo da cerimônia, mas afirmam que serão momentos inesquecíveis. Você não pode perder!

09h30: Procissão Motorizada: Logo após a Cerimônia de Coroação da Imagem de Nossa senhora, iniciará a procissão, ela terá a duração de aproximadamente de 3 horas, percorrendo vários bairros de nossa cidade num total de 30 km. A imagem será levada pelo Corpo de Bombeiros de nossa cidade e escoltada pelos Batedores da Policia Militar. Participe, venha com seu veículo (carro, moto, caminhão ônibus). Você pode decorar seu veiculo dando mais alegria a procissão. No final da procissão, em frente da Praça da Igreja haverá benção aos participantes da procissão com aspersão de Água benta em todos os veículos.

12h: Almoço com Nossa Senhora: Você poderá adquirir seu convite do almoço por apenas R$ 8,00, nas nossas Comunidades (Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Vossoroca; Comunidade São Vicente no Jardim Karolyne; Comunidade Cura D’ars no Jardim Serrano; Comunidade Santa Edwiges no Jardim Simone; Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jataí; Comunidade São Roque, no bairro Itapeva; Comunidade São Lucas, no Bairro São Lucas; Comunidade Santa cruz, no Bairro Capoavinha, e na Capelinha de Nossa Senhora Aparecida na Rua Júlia Martins, nº 67), com os membros da Equipe de Eventos e na Secretaria Paroquial.

O Almoço será servido em embalagem de isopor, que poderá levar para casa ou almoçar na tenda montada na praça. O cardápio será: Arroz, feijão, sobrecoxa de frango assada e purê de batata, tudo muito gostoso e preparado com muito carinho pela Equipe de Eventos de nossa Paróquia.

16h30: Reza do Santo Terço: O Terço tem por finalidade exaltar a Deus pelas maravilhas que realizou em Nossa Querida Mãe, ele também nos aproxima cada vez mais do seu Coração do qual recebemos amor e proteção.

17h: Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora: A Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo, juntamente com o Padre Marcos, o Diácono Alberto e o Diácono Laerte, será um momento de gratidão, louvor e a coroação de toda Novena. Mais do que isso será a maior expressão do amor à Nossa Querida Mãe, por todas as graças recebida pela sua poderosa intercessão.

Santo do dia


29 de setembro
Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.


Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.


Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.


Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

Brasil vence Argentina

Lucas e Neymar comemoram o primeiro gol do Brasil. Foto: AP

RIO - Em noite de festa em Belém, na noite desta quarta-feira, o Brasil venceu a Argentina por 2 a o e conquistou a taça do Superclássico das Américas. Na primeira partida, há duas semanas, em Córdoba, na Argentina, as duas equipes não haviam marcado. Os gols no Mangueirão foram feitos por Lucas, em linda arrancada, e Neymar. Um dos destaques da partida, o lateral-esquerdo Cortês, do Botafogo, deixou o campo ovacionado.

Gaúcho e Neymar levantam troféu do Superclássico das Américas após vitória por 2 a 0

Gaúcho e Neymar levantam troféu do Superclássico das Américas após vitória por 2 a 0

 

Em um primeiro tempo com poucas chances de gol, o Brasil foi o primeiro a criar uma jogada de perigo. Aos 13 minutos, após jogada de Cortês, Neymar recebeu e chutou forte de fora da área. O goleiro Orión espalmou. Aos 31, Ronaldinho bate falta com perigo. Aos 39, Lucas fez linda jogada, tocou para Borges que cruza para Neymar. A bola passou pelo atacante do Santos, que não conseguiu marcar de frente para o gol livre.

O segundo tempo começou melhor. Após chance de Fernández que chutou cruzado para a defesa de Jefferson aos 7 minutos do segundo tempo, Lucas marcou um golaço no minuto seguinte. Em linda jogada, com passe de pé em pé passando por Cortês, Borges, Danilo e Lucas, o meia do São Paulo avançou sozinho e chutou na saída do goleiro para marcar.

Neymar é cercado por argentinos durante partida no estádio Mangueirão, em Belém, válida pelo Superclássico das Américas, antiga Copa Rocca

Neymar é cercado por argentinos durante partida no estádio Mangueirão, em Belém, válida pelo Superclássico das Américas, antiga Copa Rocca (Fotoarena/Folhapress)

Aos 30, o segundo gol definiu a partida. Após ótima jogada de Cortês pela esquerda, Diego Souza cruzou para Neymar, que conseguiu escorar para marcar entre o goleiro e um zagueiro argentino. Antes do fim do jogo, a Argentina ainda teve duas chances de marcar, com Fernández e Viatri. Nas duas bolas, Jefferson fez boas defesas.

Brasil 2 x 0 Argentina

Local: Mangueirão, Belém (PA)

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

Renda e público: R$. 2.579.160,00/43.038 pagantes

Brasil: Jefferson, Danilo, Dedé, Réver e Cortês (Kleber); Ralf, Rômulo e Ronaldinho; Lucas (Diego Souza), Neymar e Borges (Fred). Técnico: Mano Menezes.

Argentina: Orion; Cellay, Domínguez e Desabato; Pillud (Mouche), Augusto Fernández, Canteros (Bolatti), Guiñazú e Papa; Montillo e Viatri. Técnico: Alejandro Sabella.