terça-feira, 3 de abril de 2012

Via-Sacra Pública–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

DSCF0533

Nesta Segunda-feira Santa, aconteceu a Via-Sacra Pública nos arredores da Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens. O objetivo da procissão é demonstrar a nossa fé publicamente, para que todos saibam qual a nossa fé.
A Via-Sacra saiu da igreja São Benedito, com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres caminharam em procissão ao encontro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
As estações foram preparadas pelas famílias nas casas e pelas Pastorais nos pontos comerciais, sendo a última estação dentro da Igreja Matriz.

Procissão do Encontro de N. Sra das Dores e Senhor dos Passos





Aconteceu nesta segunda-feira (02), na paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Procissão de Encontro de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos.
Os homens iniciaram a procissão do Senhor dos Passos na capela de Santo Expedito levando com eles a imagem, e as mulheres sairam da Igreja de São Jose e São Bento levando em procissão com elas a imagem de Nossa Senhora das Dores, ambos seguiram em procissão a luz de velas, cantando e rezando até se encontrarem na Igreja matriz Nossa Senhora Aparecida.
Todos adentraram a Igreja iluminando-a com suas velas, e puderam refletir através das palavras do Pároco Washington P. Ribeiro, sobre o sofrimento da Mãe de Jesus diante do Filho que era condenado à morte.
Todos assistiram ao clipe da música  "Mãe das Dores" do ministério Divina Aliança e ao final todos se abraçaram e desejaram a paz ao irmão.

Confiram as Fotos:


































 Fotos e texto: Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação










Fiéis católicos iniciam romaria de 140 km em Tatuí, SP

 

O grupo é composto por 88 pessoas.
Eles irão de Tatuí a Pirapora do Bom Jesus.

Do G1 Itapetininga e Região

Nesta terça-feira (03), 88 pessoas iniciaram uma romaria que percorrerá 140 quilômetros. O grupo partiu de Tatuí (SP) com destino o município de Pirapora do Bom Jesus (SP). Os fiéis deverão chegar ao destino na próxima quinta-feira (05), onde se juntarão a outros devotos para celebrações em homenagem ao padroeiro de Pirapora, o Senhor Bom Jesus.

Anualmente, a romaria reúne aproximadamente mil pessoas vindas de várias cidades da região em peregrinação.

Segundo o aposentado Reinaldo do Amaral, um dos organizadores da peregrinação, esse é o 47° ano em que é realizado o ato religioso com o grupo de Tatuí. Reinaldo afirma ainda que ele participa do evento há 33 anos. “Começou com um pedido para parar de beber. Hoje a caminhada é de agradecimento”, afirma.

A tradição é carregar uma cruz de madeira até a porta da igreja de Pirapora. O símbolo da fé, confeccionada pelos romeiros de Tatuí, pesa 65 quilos. A cada ano, a mesma peça é restaurada para a procissão. Ao chegar ao destino, ela será colocada na escadaria da igreja em homenagem ao Senhor Bom Jesus, junto com centenas de outras trazidas pelos peregrinos.

O Senhor Bom Jesus passou a ser adorado depois que a imagem dele foi encontrada no rio Tietê e ainda escapar ilesa de um incêndio no local onde foi guardada.

O grupo de fiéis de Tatuí é acompanhado por um caminhão com alimentos, cozinha, e com medicamentos de primeiro socorros, caso alguém passe mal pelo caminho. No início da caminhada, o grupo recebeu a benção do padre da cidade. Durante os dois dias, eles farão paradas e orações.

O comerciante José Cláudio Bernardo, conta que participar da romaria já é tradição da família. Neste ano, ele vai acompanhado da esposa e das duas filhas.

Saresp terá que esclarecer fraude em avaliação de escola em Sorocaba, SP

 

Unidade de ensino foi avaliada com a melhor nota do Estado. Alunos afirmam que professora ajudou com respostas durante o teste.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Secretaria Estadual da Educação irá pedir aos responsáveis pelas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do estado de São Paulo (Saresp) para avaliar a atuação da escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado. A escola, que fica na periferia de Sorocaba (SP), foi a melhor colocada no índice de desenvolvimento da educação.

Os 27 estudantes do 5° ano do ensino fundamental que fizeram a prova tiraram a nota máxima em matemática e, numa escala de zero a dez em língua portuguesa, a média foi superior a nove. Com isso a unidade de ensino obteve 9,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.

As notas deverão ser investigadas com base na afirmação de alguns alunos, que garantiram ter recebido a ajuda de uma professora durante a realização do teste. A secretaria informou que só irá decidir quais providências serão tomadas após receber o relatório da responsável pela aplicação das provas.

Segundo a secretaria o exame na escola foi aplicado por professoras de outra unidade de ensino, e que pais voluntários que participaram da fiscalização da prova não relataram nenhuma irregularidade. O resultado apontado pelo Idesp serve de base para o pagamento de bonificação por resultados a funcionários das escola. Em 2010, a mesma escola teve nota 6,07.

Encontro com a Juventude na Cidade dos Velhinhos

DSCF0129

Neste sábado, aconteceu o Encontro com a Juventude na Cidade dos Velhinhos, organizado pela Pastoral Vocacional.
Primeiramente os jovens foram chegando e tomando um café da tarde com os velhinhos, com a animação do Coral Renascer. Depois os jovens se dirigiram para a Capela, pra um momento de oração e espiritualidade com o seminarista Diego Ferraz, que formou grupos para a reflexão de alguns textos sobre a terceira idade.
Ao final, um representante de cada grupo fez uma pequena partilha com os demais.

DSCF0107DSCF0109DSCF0112DSCF0114DSCF0116DSCF0123DSCF0124DSCF0125DSCF0133DSCF0134DSCF0135DSCF0136DSCF0137DSCF0143DSCF0144DSCF0145DSCF0146DSCF0147DSCF0149DSCF0155DSCF0157DSCF0161DSCF0166DSCF0170DSCF0172DSCF0194DSCF0197DSCF0202DSCF0207DSCF0211DSCF0214DSCF0239DSCF0244DSCF0248DSCF0257DSCF0258DSCF0266DSCF0267DSCF0272DSCF0292DSCF0293DSCF0295DSCF0297DSCF0299DSCF0301DSCF0303

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação