sábado, 20 de novembro de 2010

Dilma envia carta ao Papa Bento XVI comprometendo-se a manter amplo diálogo com o Vaticanor o título da postagem

 

BRASILIA, 19 Nov. 10 / 06:00 pm (ACI).- A presidente eleita Dilma Rousseff escreveu uma carta ao Papa Bento XVI com a intenção de aprofundar relações com o Vaticano. O emissário da correspondência é o chefe do gabinete pessoal da presidência, Gilberto Carvalho. O texto será entregue ao secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, na segunda-feira, 22. Até lá, a íntegra da carta não será divulgada, conforme informou o assessor do gabinete pessoal, Diogo de Sant'Ana a Canção Nova Notícias.


Em declarações ao portal de notícias da Rede de rádio e TV católica Canção Nova, Sant’Ana afirmou que "a carta não possui um viés programático. Antes, serve para demonstrar o desejo do novo governo de continuar e aprimorar as relações de altíssimo nível tecidas com o Vaticano ao longo dos últimos anos".


Segundo o Portal Canção Nova Notícias, Gilberto Carvalho é o nome preferido do governo quando o assunto é relações com a

Igreja. Carvalho está em Roma para representar o presidente Lula na cerimônia em que o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será oficializado como membro do Colégio Cardinalício por Bento XVI, neste sábado, 20.


Sant'Ana adianta que o objetivo principal da correspondência é o de reforçar as relações de fraternidade entre o Brasil e o Vaticano. "O texto também expõe o entendimento do governo acerca da liberdade religiosa, fé e outras disposições constitucionais e políticas do relacionamento com a Igreja", complementou.


Segundo ele, a carta não toca em temas polêmicos levantados durante a campanha, como a questão do

aborto e da possível revisão do Acordo entre o Brasil e o Vaticano.
"Foram boatos eleitorais", classifica o assessor nas declarações divulgadas pela Canção Nova Notícias.


Entretanto o Estadão em uma reportagem publicada hoje na sua página de internet recorda que “a duas semanas da eleição, e sob pressão de religiosos, Dilma havia lançado uma carta-compromisso aos cristãos em que destacava ser pessoalmente contra o aborto. Foi a segunda versão de um texto preparado por um grupo de católicos e evangélicos. Ela se recusou a assinar o primeiro rascunho, que condenava o casamento entre homossexuais”.


Até o momento a presidente-eleita insiste que no seu governo, como afirmava seu predecessor, Luis Inácio Lula da Silva, o aborto será tratado como “tema de saúde pública”, um eufemismo condenado pelo perito brasileiro José Nunes, quem afirma que “aborto como questão de saúde pública” é dar ao estado o direito de tirar vidas. Poucos dias antes da eleição Dilma usou cifras não-oficiais infladas e opinou que as mulheres que acudiam ao aborto não deveriam ser presas e que nem sequer existem prisões suficientes para tantas mulheres no país, insinuando uma posição favorável a que no Brasil a prática anti-

vida, que sempre supõe a morte do não-nascido, seja legalizada.


Segundo o Estado de São Paulo a carta de Dilma foi “mais um gesto para se aproximar da

Igreja Católica, agora como presidente eleita do Brasil”.


"A intenção da presidente eleita é fazer uma saudação ao papa e garantir que as relações do próximo governo com a Igreja continuarão sendo as melhores possíveis", disse o chefe de gabinete de Lula e ex-seminarista, Gilberto de Carvalho,  na matéria do Estado de S. Paulo publicada hoje.

CONHEÇA A NOVA COMISSÃO DOS DIÁCONOS DE SOROCABA



Diac. Gerson, Silveira, Silvio e Claudiney


A última reunião ordinárias dos Diáconos da Arquidiocese de Sorocaba, realizada em Outubro realizada na Paróquia Cristo Rei em Sorocaba, teve em sua pauta de trabalhos a eleição da nova Comissão que conduzirá as atividades no quatriênio 2011 á 2014.
O Diácono Gerson Schiming de Votorantim é o novo Presidente da Comissão que ficou assim constituída : Diácono Silvio Buzzo – Porto Feliz, Claudinei Alves – Salto de Pirapora, e Antonio Silveira – Boituva.
Gerson Schiming, nascido em 17 de Março de 1955, casou-se em 16 de Junho de 1979 com Maria Consolata Schiming, e tem um casal de Filhos, Aline Schiming e Rodrigo
Schiming, ordenou-se no dia 01 de Maio do ano de 2008 a pedido do Padre Antonio José Albertine, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Jardim Tatiana – Votorantim, pela imposição das mãos de D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Gerson está concluindo o Curso de Teologia no Instituto João Paulo II da nossa arquidiocese, na vida profissional é aposentado.

Claudiney Alves, nascido a 12 de Agosto de 1958, casou-se em 31 de Outubro de 1987, com Maria Gabriel Nascimento Alves e tem duas filhas, Denise Nascimento Alves 22 anos, e Bruna Nascimento Alves, 20 anos, ambas solteiras. Claudiney foi ordenado por D. José Lamberte no dia 13 de Junho de 1999 na Igreja Matriz São João Batista em Salto de Pirapora, a pedido do Padre Francisco, então Pároco em Salto. Claudiney fez o Curso Médio de Teologia juntamente com a esposa, e na vida profissional é Bancário trabalhando no Bradesco Agência Salto de Pirapora.

Antonio José Dias da Silveira nasceu em 07 de Maio de 1950 – e casou-se em 05 de Julho de 1975 com a Senhora Jesuíta Araújo da Silveira, de cuja união nasceram os Filhos Marco Antonio Araújo da Silveira, 34 anos, Marco José Araújo da Silveira, 31 anos, e Mário Eduardo Araújo da Silveira, 30 anos, tem ainda duas filhas adotivas que são o xodó de toda família, são elas Mariane Jéssicam Araújo da Silveira de Almeida, e
Marina Luciana Araújo da Silveira, 11 anos. Antonio José Dias é Advogado em exercício com seu escritório em Boituva. A sua ordenação ocorreu em  25 de Agosto de 2007 em Boituva, sendo Arcebispo Ordenante D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

Silvio Buzzo, nascido em 19 de Junho de 1958, já foi Presidente da Comissão nos anos 90, sucedendo ao Diácono Davi, que foi o primeiro Presidente, quando Itapetininga pertencia a Diocese de Sorocaba. Silvio casou-se no dia 24 de Julho de 1982 com a Senhora Jonadir de Moraes Buzzo, e tem duas filhas, a Letícia Buzzo de 25 anos, e a Priscila Buzzo, de 23 . Silvio trabalha em empresa privada na área administrativa, e a sua ordenação, pedida pelo Padre Isac Isaias Vale, aconteceu no dia 07 de Setembro de
1992, pela imposição das mãos de D,. José Lamberte.

Enquete é encerrada: Paróquia Mãe dos Homens ganha com tranquilidade


Desde a semifinal, a enquete teve na liderança a Paróquia Mãe dos Homens, que contou com a Pascom PF mobilizando jovens e adultos de diversas pastorais e movimentos para votarm a favor. 

Foram diversas frentes de pedidos de votos: e-mails, msn, skype, yahoo messenger, orkut, twitter, telefonemas, imprensa local e campanha boca a boca. Conquistar a capa neste momento será muito importante para os franciscanos da paróquia, pois eles irão realizar a primeira exposição de presépios em Porto Feliz.

Em telefone, Pe Toninho ficou muito feliz com a vitória, porém ele ficou assustado (positivamente) com a porcentagem e os números da enquete, parabenizou pela campanha.

Agradecimento
A Pastoral da Comunicação agradece a todos que ajudaram nesta campanha, apesar da tranquilidade com que ganhamos, a votação não parou em nenhum momento. Deus abençoe a todos que entenderam este chamado e deram a sua contribuição.

Enquete está chegando ao fim


Encerrará agora as 12h a Enquete do site da Arquidiocese de Sorocaba se Porto Feliz continuar com mais votos que a soma de todos os outros candidatos. Até o momento a Paróquia Mãe dos Homens tem mais de 62%, e desde que Salto de Pirapora teve um grande crescimento na enquete ontem, a votação não para de crescer.

Nossa paróquia já passou de mais de 17mil votos, um grande recorde! Somando nas duas fases, a nossa votação superou a enquete de outubro, que escolheu a capa do mês de novembro, com disputa entre Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu.

Agradecemos tods que tem ajudado nesta votação. Continuem votando, falta menos de 1 horas!

Paz e Bem