quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Muro cai e mata oito pessoas na região central de Sorocaba, SP

 

Queda teria acontecido por causa da chuva forte que atingiu a cidade.
Desabamento atingiu pedestres, motos e carros.

Natália de Oliveira Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Um muro da antiga fábrica de tecidos Cianê desabou e matou, pelo menos, oito pessoas na noite desta quinta-feira (20), na região central, de Sorocaba (SP). Além disso, ainda há informações de pessoas soterradas e de uma vítima encaminhada em estado grave para o hospital.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a queda da estrutura de mais de 10 metros de altura atingiu pedestres, motos e carros que passavam pelo local.

Oficiais da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros confirmaram as mortes. Viaturas de resgate estão no local verificando a ocorrência; o número total de vítimas ainda não foi divulgado.

De acordo com a Guarda Municipal, que ajuda nos trabalhos de busca de vítimas, uma criança estaria entre os mortos. Uma pessoa foi levada para atendimento no Hospital Regional. O estado de saúde da vítima não foi informado. Foram contabilizados quatro carros e uma moto sob os escombros.

A estrutura pertence a uma fábrica de 1913, que está sendo restaurada para a construção de um shopping. Ela está localizada perto da ponte que fica na rua Comendador Oeterer, que dá acesso à rua Álvaro Soares. Ao lado, funciona o maior terminal de ônibus da cidade. O acidente aconteceu por volta das 19h e havia congestionamento na rua.

O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese de que tenha ocorrido infiltração de água, pois chovia forte na cidade no momento da queda do muro. A causa só será confirmada após laudo técnico da perícia.

A Prefeitura de Sorocaba informou que disponibilizou todas as equipes da Defesa Civil e SAMU para atender a ocorrência. A Cantata de Natal na Estação Ferroviária foi cancelada para liberar o tráfego da avenida Afonso Vergueiro. Ainda segundo a prefeitura, a obra tinha sido liberada, porque estava regular. O prefeito Vitor Lippi está no local acompanhando as buscas.

Muro cai e mata oito pessoas na região central de Sorocaba, SP (Foto: Bruno Cecim / FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)Muro cai e mata oito pessoas na região central de Sorocaba, SP (Foto: Bruno Cecim / FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

CNBB cria Comissão Especial para os Bispos Eméritos

 


CNBB

A Presidência da CNBB criou nesta quarta-feira, 19, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos. Esta é a terceira comissão especial da Conferência, uma vez que já conta com uma para acompanhar a realização da Missão Continental e outra para a Amazônia. Segundo o documento oficial de criação, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos terá como atribuições:
"acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos eméritos;atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses".

Veja a íntegra do documento que cria, oficialmente, a Comissão Especial

Brasília/DF, 19 de dezembro de 2012

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, no exercício de suas atribuições e nos termos do Art. 49,k do Estatuto Canônico da CNBB, nomeia a COMISSÃO ESPECIAL PARA OS BISPOS EMÉRITOS constituída pelos seguintes membros:

Bispos:

 

Dom Geraldo Cardeal Magela Agnelo – Presidente

 

Dom Albano Cavalin

Dom Lelis Lara, C.S.s.R

Dom Angélico Sandalo Bernardino

Dom Augusto Alves da Rocha

Dom Esmeraldo de Farias

 

Secretário:

Pe. Valdecir Ferreira

Ligada à Presidência da CNBB, a Comissão terá como atribuições: acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos e os bispos eméritos; atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses.



 

Cardeal Raymundo Damasceno de Assis

Arcebispo de Aparecida (SP)

Presidente da CNBB


 

José Belisário da Silva

Arcebispo de São Luis (MA)

Vice-Presidente da CNBB

 

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília (DF)

Secretário Geral da CNBB

Tratamento dentário em leão mobiliza 'batalhão' de veterinários e técnicos

 

Em Jundiaí, especialistas fizeram procedimento de canal em felino.
Juba, de 18 anos, foi vítima de maus-tratos ao longo da vida.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, em Jundiaí

 

Leão Juba foi anestesiado antes de receber tratamento dentário e realizar exames em ONG de Jundiaí (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Leão Juba foi anestesiado antes de receber
tratamento dentário e realizar exames em ONG de
Jundiaí (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Um leão macho de 18 anos, vítima de maus-tratos, passou por uma cirurgia dentária nesta quarta-feira (19), em Jundiaí (SP), para fazer um tratamento de canal. O procedimento envolveu cerca de 15 pessoas, entre veterinários e técnicos.

O leão Juba, de origem africana, chegou à Associação Mata Ciliar, uma área verde cravada na Serra do Japi, em junho deste ano.

De acordo com Cristina Harumi Adania, médica veterinária e coordenadora de fauna da ONG, o felino foi maltratado ao longo da vida.

Segundo ela, o leão perdeu parte dos dentes pela falta de cuidados, além de parte dos movimentos da pata dianteira esquerda, devido a uma artrose no ombro – diagnóstico feito nesta quarta após exames de raios X. O bicho ainda tem tumores benignos no rosto devido ao excesso de exposição ao sol.

saiba mais

“Não sabemos a origem dele, mas esse leão já trabalhou em circo, e morou em zoológicos do Rio de Janeiro e do Ceará, que foram fechados sob acusação de maltratar animais. Foram sete anos de deslocamentos, até que houve uma mobilização de voluntários que conseguiu trazê-lo para Jundiaí”, explica.
Quando chegou ao interior de São Paulo, Juba havia perdido reflexos do comportamento típico de leões, como a autolimpeza, não rugia mais e ainda tinha medo de humanos. Após seis meses de reabilitação, a fera recuperou parte de seu instinto selvagem – assustando os poucos corajosos que se aproximam dele.

O leão africano tem manchas no rosto, devido à exposição excessiva da pelo ao sol. Segundo a ONG Mata Ciliar, o felino foi vítima de maus tratos (Foto: Eduardo Carvalho/G1)O leão africano tem manchas no rosto, devido à exposição excessiva da pelo ao sol. Segundo a ONG Mata Ciliar, o felino foi vítima de maus-tratos (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Cirurgia reuniu batalhão
Para a realização do procedimento cirúrgico, foi necessário lançar dardos tranquilizantes, que paralisaram partes do corpo do animal, o que permitiu sua remoção para o centro cirúrgico montado na sede da ONG. Depois, recebeu sedação intravenosa, o que paralisou todos os seus movimentos e permitiu a colocação de um tubo para que recebesse oxigênio.

Em seguida foi feito o tratamento de canal no dente canino superior esquerdo, que teve de ser removido em outubro pelo médico veterinário Roberto Fecchio, da Universidade de São Paulo (USP). “Esse leão não estava nem comendo direito. Em outubro, cuidamos de parte de sua arcada dentária e agora vamos finalizar o tratamento”, explica.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

O procedimento reuniu ao menos 15 pessoas, entre veterinários e especialistas (Foto: Eduardo Carvalho/G1)O procedimento reuniu ao menos 15 pessoas, entre veterinários e especialistas (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Tratamento de canal foi um dos principais procedimentos feitos no felino (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Tratamento de canal foi um dos principais procedimentos feitos no felino (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Chuvas da primavera faz mato se multiplicar em espaços públicos!

 

Começa o período de chuvas a cada ano, e o tão incômodo mato é esperado nos espaços públicos, como escolas, postos de saúde, praças, centros esportivos, canteiros das avenidas. Para ajudar nesta questão a prefeitura além do seus auxiliares operacionais, também mobiliza os caseiros, além do serviço terceirizado realizado pela empresa Sanepav.

Todo ano a prefeitura tem dificuldade de dar conta de imediato de todos os espaço, mas o serviço vem acontecendo na medida do possível.

 

    DSCF0308DSCF0311 DSCF0309  Jardim Morumbi

 

Um parquinho pela metade
Atendendo a indicação de um edil, um parquinho foi feito pela metade no bairro Cidade Jardim, somente foram instalados os aparelho recreativos (brinquedos) parquinhos, mas não tem calçada, bancos, bebedouros, nem plantio de árvores recebeu! Agora o mato cresce.

DSCF7451

DSCF7453 DSCF7454 DSCF7456 DSCF7458 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Eu me decido a não pecar!

Quinta-Feira, 20 de dezembro 2012

“Não vos enganeis, meus irmãos muito amados” (Tg 1,16).


Ceder à concupiscência qualquer um o faz. Isso é muito fácil. Mas aqueles que são realmente homens e mulheres de Deus vencem a tentação movidos pela vontade de dar ao Senhor a vitória. O inimigo de Deus sabe que tudo está em nossa vontade, somos nós que decidimos; assim como sabe que somos fracos. Por isso decidiu miná-la e anular nossa capacidade de decisão. Muitos acabaram “indo na onda” dos outros e se afundaram.
Peça ao Senhor que fortaleça sua vontade. Abra o coração para que o Divino Espírito Santo lhe revele as concupiscências que pesam sobre você, fazendo esta oração:
"Eu me decido por Ti, Senhor: Pelos teus caminhos e pelas tuas leis. Eu me decido a não deixar que a concupiscência seja fecundada em mim. Dá-me, portanto, Senhor força de vontade. Dá-me a graça da decisão. Eu me decido a não pecar. Mesmo que eu sinta a força da concupiscência em mim, querendo me arrastar, eu não vou ceder. Eu sou “terra boa” e não posso produzir maus frutos. Não posso produzir pecado em minha vida. Só tuas sementes podem florescer em mim. Sei que cedi à tentação muitas vezes, e por isso, minha vontade se enfraqueceu. Peço: fortalece minha vontade. Dá-me a graça de não pecar. Senhor, eu me decido por Ti! Amém".
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Votorantim : Diácono Elton celebrou no encerramento da Novena de Natal

 

 

Na noite dessa quarta-feira dia 19, na comunidade Divino Espírito Santo, aconteceu o encerramento da novena de Natal que teve como celebrante o Diácono Elton Carlos, recém ordenado e que servia a Paroquia Nossa Senhora Consolata, e hoje serve a Paroquia do Éden. A celebração foi recheada de momentos evangelizadores como a entrada dos representes de grupos com o menino Jesus, vários cartazes que as famílias trouxeram em agradecimento pela oportunidade de ter um encontro realizando em suas casas e, por fim, uma encenação apresentada pelo grupo de adolescentes. O Diácono ressaltou a importância para a comunidade da realização dessa novena de Natal. É um momento em que todos nós, em grupo em uma casa, temos a oportunidade de refletir a palavra de Deus. Parabenizou cada um pela grande participação dessa novena, pois foram muitos grupos formados e terminou a homilia dizendo que é preciso deixar que o menino Jesus faça parte de nossas vidas, nos mostrando o caminho a seguir. Após a celebração, aconteceu uma confraternização partilhada com todos que ali estavam, por sinal o bolo estava muito gostoso!

Fonte: pascom--equipe-de-redação--fotos-e-texto-cirilo-martins

Acidente entre três caminhões deixa trânsito lento na Castello Branco

 

Vítima ficou presa nas ferragens.
Colisão aconteceu no km 70, trecho de Itu, SP.

Luana Eid Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Três caminhões se envolveram em um acidente na manhã desta quinta-feira (20), no km 70 da Rodovia Castello Branco, em Itu (SP). De acordo com a concessionária que administra o trecho, as faixas dois e três ficaram interditadas por uma hora.

Segundo a Polícia Rodoviária, um dos caminhões estava carregado de sorvetes. Um dos motoristas ficou preso nas ferragens e foi encaminhado ao pronto-socorro. As causas do acidente ainda não foram identificadas.

Ainda de acordo com a concessionária, o trânsito ficou lento durante toda a manhã, mas já fluía normalmente no início da tarde.

Monobra arriscada
A manhã também foi de transtorno para os motoristas que seguiam pela Rodovia Raposo Tavares. Um caminhão ficou parado na alça de acesso do km 102 depois que o motorista não conseguiu fazer uma manobra. A pista precisou ser interditada.

A carreta, que transportava máquinas de rolo compressor, teve problemas na curva de entrada da Avenida Armando Pannunzio. A parte de trás do veículo ficou presa no barranco e uma das máquinas precisou ser retirada por causa do peso.

Funcionários da empresa responsável pelo transporte e da concessionária que administra a rodovia ajudaram na remoção. O trânsito no local ficou fechado por quase três horas e houve congestionamento na avenida, já que o local é uma das principais saídas para quem precisa pegar a Rodovia Raposo Tavares.

O motorista não conseguiu fazer uma manobra e ficou parado na alça de acesso (Foto: Reprodução / TV Tem)O motorista não conseguiu fazer uma manobra e ficou parado na alça de acesso (Foto: Reprodução / TV Tem)

Entenda a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e do cristão

 

Jéssica Marçal
Da Redação

Arquivo

'o Espírito Santo está em todas as atividades que fazem parte da nossa vida espiritual', destaca o professor Felipe Aquino

Creio no Espírito Santo, diz a oração do Credo. Mas você de fato crê no Espírito Santo? Quem é Ele? Como Ele age na vida da Igreja, na vida dos fiéis?
“Crer no Espírito Santo é crer que Deus revelou que o Espírito Santo é Deus, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho e que é a alma da Igreja, a sua força, a sua inspiração, o seu guia e quem revelou isso foi Jesus”, explicou o professor Felipe Aquino, estudioso da doutrina católica.
Ele acrescentou o fato de que, tendo como guia o Espírito Santo, a Igreja é invencível e infalível ao ensinar a verdade da doutrina católica. “É uma questão de fé naquilo que Jesus revelou”.
E a Igreja ficou cheia do Espírito Santo no dia de Pentecostes, ocasião em que Ele desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo. De acordo com professor Felipe, esse acontecimento marca o nascimento da Igreja como continuadora da missão, da ação, da presença de Cristo no mundo.
“O que faz com que Cristo esteja presente no mundo é a ação do Espírito Santo. Quando por exemplo a Igreja batiza, é Cristo que batiza através da Igreja no poder do Espírito Santo e assim todos os Sacramentos. Então o Espírito Santo torna o Cristo presente hoje na Igreja como um braço prolongado do Cristo na história dos homens”, disse.

Ação do Espírito Santo

Conforme lembrado por professor Felipe, o Espírito Santo age na vida da Igreja tornando presente o próprio Cristo. Na vida de cada fiel em particular, Ele é o santificador.
Retomando o exemplo do Batismo, professor Felipe explicou que, a partir deste sacramento, a criança recebe os chamados dons infusos: sabedoria, ciência, inteligência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. “Estes são os dons que vão desenvolver a fé na criança, que preparam para a vida de cristão”, destacou.
Mas a ação do Espírito Santo não se resume a este sacramento inicial da vida cristã. O professor lembrou que, ao atingir a adolescência, período em que o jovem começa a enfrentar o mundo e principalmente o pecado, o adolescente precisa ter a força sacramental do Espírito Santo, então recebe o sacramento da Crisma, que é a confirmação do Batismo.
“O Espírito Santo age assim, no Batismo, na Crisma. Depois, em cada Sacramento que a gente recebe Ele age, na oração Ele age, na Palavra de Deus Ele age, na doutrina da Igreja Ele age. Então o Espírito Santo está em todas as atividades que fazem parte da nossa vida espiritual, para a nossa santificação”, finalizou.