segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana das Águas 2011



A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável promove de 18 a 22 de março a Semana das Águas edição 2011.

A Semana das Águas foi criada através da Lei 3.811 de 18 de agosto de 2000.  Neste ano, em sua 11ª edição homenageia o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que completou 40 anos no ano passado. O slogan utilizado será “Saae 40 anos: cuidando da nossa água”.


Programação Semana das Águas 2011:

Sexta-feira - 18 de Março
Solenidade Oficial em comemoração ao Dia Mundial das Águas 2011
Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva
Horário: 8h

Ação Socioambiental com o Grupo Teatral Borboleta Violeta
Participação dos alunos da APAE e da Rede Municipal de Ensino de Porto Feliz
Local: Parque das Monções
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h

Abertura Oficial da Semana das Águas 2011
Homenagem aos ex-superintendentes do SAAE
Local: Câmara Municipal
Horário: 20h

Sábado - 19 de Março
Passeio Ciclístico
Saída: Centro Municipal de Exposições
Chegada: Praça 13 de Maio – Jardim Excelsior
Horário: 9h


Missa em Comemoração à Semana das Águas
Local: Parque das Monções
Horário: 10hobs: diferentemente do que foi vinculado em anúncios e em sites. O horário da Missa na gruta será as 10 horas da manhã!

Domingo - 20 de Março
Caminhada Ecológica
Saída: Terminal Rodoviário
Chegada: Parque das Monções
Horário: 9h

Culto Evangélico em Comemoração à Semana das Águas
Local: Igreja Quadrangular
Horário: 19h

Segunda-feira – 21 de Março
Oficina de Educação Ambiental
Construção do Filtro dos Sonhos - Artesanato sustentável com materiais oriundos da mata do Ribeirão Avecuia
Local: Centro de Educação Ambiental - CEA
Horário: 9h às 12h

Terça-feira – 22 de Março - Dia Mundial das Águas 
Mutirão para Plantio de Mudas na APA do Ribeirão Avecuia
Local: Propriedade Rural no Bairro Bom Retiro
Horário: 9h

Oficina de Educação Ambiental
Construção de um Filtro dos Sonhos - Artesanato Sustentável com materiais oriundos da mata do Ribeirão Avecuia 
Local: Centro de Formação Continuada - COC
Horário: 13h às 17h

Palestra “Educação Ambiental”
Premiação do Concurso de Pintura e Redação sobre a Semana das Águas
Palestrantes: Leda Rodrigues de Assis Favetta (coordenadora do curso Ciências Biológicas – Unimep/SP) e Maria Guiomar Carneiro Tomazello (pesquisadora e representante de Educação Ambiental da Agência Nacional das Águas)
Local: Escola São José
Horário: 19h

Fraternidade recebe visita de seu Assistente Espiritual


A fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe, mais conhecidos como os franciscanos, receberam a visita do Frei Gilberto, OFM, da Paróquia Santo Antonio de Sorocaba. Ele é o Assistente Espiritual da fraternidade, e periodicamente deve estar visitando a fraternidade, para acompanhamento da ordem, saber como ela está desenvolvendo suas atividades, suas dificuldades e também para momentos de formação e entretenimento. A fraternidade está sendo erigida na cidade, em breve esta fase terminará.

Nesta noite, Frei Gilberto paticipou da hora fraterna (lanche), orações, falou com todos, e no momento de espiritualidade, abordou a Quaresma como tempo de reflexão, ensinou sobre "As três faces da Justiça, e o lado Franciscano", detalhando sobre o Jejum, esmora e oração. Mais detalhes no Blog Franciscano


Entenda um pouco mais o trabalho da Pastoral da Acolhida

Pastoral da Acolhida, uma proposta para o Bem da Comunidade



“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.
A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas festivas e de finais de semana. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e selar pela ordem básica durante as funções litúrgicas.
Nosso maior objetivo é proporcionar, com esse conjunto de atividades, um clima de maior entrosamento entre os participantes da missa e maiores condições para uma celebração mais confortável, alegre, séria e orante.
Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia-a-dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Mas, o que é Acolher? Parece uma pergunta fácil, mas não é tão simples assim. Acolher alguém na Igreja tem um sentido especial, o acolhimento cristão é carregado de uma profundidade tamanha! Mas cremos que existem alguns segredos que devemos descobrir como uma espécie de tesouro escondido na comunidade.
Acolher, dizendo de forma rápida, é receber bem, e ir ao encontro de alguém. Isso já é uma essência do acolhimento. Receber bem aqueles que adentram à Igreja. O acolhimento é um serviço evangélico que prestamos à comunidade e por isso deve ser disciplinado com base na palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral. A atitude de acolhimento evangélico requer agudeza, sensibilidade e, acima de tudo disponibilidade em atender de forma criativa as pessoas.
Acolher é um gesto. E esse gesto é elevado à categoria de pastoral! Hoje em dia o povo vai onde se sente bem e ali permanece. A comunidade deve estar aberta a essa nova realidade, hoje não adianta mais somente fazer as coisas dentro da Igreja, é preciso sair, “ser missionário (a)”. A equipe deve ser um grupo de pessoas ouvintes. Quem fala são aqueles que entram e a equipe deve aprender a ouvi-los. Saber ouvir é aprender a evangelizar. Esse é o nosso trabalho de pastoral, é isso que tentamos por em prática!
A Pastoral da Acolhida é muito mais do que o “atendimento ao público” de uma empresa. É um sinal de amor da própria comunidade, por isso, a pessoa que assume este ministério da Pastoral da Acolhida deverá cultivar virtudes pessoais que a ajudam a ser simpática e acolhedora. A pastoral da acolhida pode realizar um belíssimo trabalho numa paróquia. Quem não gosta de ser bem acolhido?
A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração. Uma atitude básica de acolhida e de escuta. Uma atitude que vai sendo cultivada a cada dia, é um testemunho cristão num mundo que vive o isolamento e individualismo.
Como seria bom se pudéssemos ouvir o que os primeiros cristãos ouviram daqueles que os observavam com admiração: “Vede como eles se amam”!

A Igreja e a humanidade têm urgência de uma cultura da acolhida.


Coordenação da Pastoral da Acolhida em 2011
Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens
Milton Fernandes Junior
Lucilene Aparecida Brasilio da Silva Fernandes


Escola de Música e Estação das Artes aguardam edital de Concurso em Porto Feliz

Toda prefeitura tem muitas dores de cabeça para promover um concurso público, primeiro que tem que licitar para saber qual será a empresa que aplicará as provas e classificará os habilitados. Neste tempo, pode haver muitos outros problemas que podem surgir pelo caminho e os prazos ficarem maiores ainda. Por isto, a palavra planejamento é muito importante, é importante planejar, para se antecipar aos problemas apresentando as soluções a tempo.
A Educação Municipal,  tem apresentado estas falhas, ao promover um processo seletivo para contratar educadores após o Ano Letivo de 2011 ter começado, para preencher cargos vagos, outros dois setores da prefeitura estão aguardando a regularização de sua situação: escola de música e estação da artes.

escola de música pf
Escola de música
Desde 1º de julho de 2010, escola municipal de música Romário Antonio Barbosa solicitou a realização de um concurso público para o ano seguinte, a fim de preencher certas vagas que até então, naquela época, eram preenchidas por professores contratados. Em 2011, os trabalhos na escola, começaram no dia 14 de fevereiro, diferentemente do que foi
ano passado, com muito atraso, conflitos de datas e reclamações. Já com a maior parte dos professores concursados, as aulas iniciaram com tranquilidade bom andamento, e esta questão sempre foi uma antiga luta dos professores, pois a muitos anos, as vagas sempre foram preenchidas por meio de contratos temporários, apesar da demanda.

O atual problema da escola, é que até o momento o Edital não saiu. Em virtude disto, muitos alunos estão na lista de espera para começar seus cursos, outros que já estavam matriculados, estão sem aulas. Os cursos de bateria, canto, violino e canto coral estão paralisados, por que as vagas não foram preenchidas por conta deste atraso. A última informação, afirma que ainda neste mês de março sairá a publicação do edital para então começar as inscrições e dar andamento ao concurso e tão logo efetivação.

A EMM “Romário Antônio Barbosa” fica na Avenida José Maurino, 80, centro da cidade. Telefone (15) 3262 4188.


19,09,09 05119,09,09 052

Estação das Artes Assumpta Luiza Marchesoni Rogado
Outro departamento da diretoria de Cultura, que também aguarda o lançamento do almejado edital, é Estação das Artes, que aguarda contratação de professores para a oficina de Teatro. Mesmo com esta indefinição, foi aberto e divulgação, inscrições no fim de janeiro e até o momento nada foi definido. Na próxima quinta-feira, 17 de março, haverá uma reunião no local para conversar com os alunos, após este acerto inicial, ficará definido dias e horários e um trabalho preliminar começará a ser feito, até a chegado dos professores efetivos pelo concurso que tanto se espera logo realizar. Na Estação, houve troca de supervisor responsável, agora quem administra o local é o João César.

A Estação das Artes fica na Rua Othoni Joaquim de Souza, s/ nº. Mais informações pelo telefone (15) 3261-2126.

Paróquia São João Batista promove Seminário de estudos sobre os 10 mandamentos da Lei de Deus.

Tem inicio nesta quinta-feira, 17 de março, o primeiro seminário de estudos sobre os 10 mandamentos da Lei de Deus.

Promovido pela Paróquia São João Batista, o encontro se dividirá em 5 quintas-feira, concluindo - se em 14 de abril. O seminário tem como objetivo aprofundar-mos um pouco mais sobre nossa fé, e através dos 10 mandamentos, aproximar-mos ainda mais da misericórdia de Deus. Destina-se a catequistas, ministros, agentes pastorais, leigos em geral.
A idéia de se realizar o seminário, veio da Assembléia Paroquial, realizada em março de 2010, propondo temas que deveriam ser focados e trabalhados em conjunto nas comunidades. Durante todo o ano foram discutidos temas e a melhor maneira de se realizar o projeto através da CPP paroquial.
Os encontros se realizarão na comunidade São Francisco de Assis, toda quinta-feira, com inicio ás 19:15hs. Estará disponível para aquisição, uma apostila no valor de R$6,50, com o resumo do que será estudado, que se baseará no Compêndio da Igreja Católica (versão compactada do Catecismo da Igreja Católica).
Maiores informações: (15)3262-5372 – secretaria da paróquia São João Batista.
Realização: Equipe de formação Paróquia São João Batista.


Evangelho do dia

No final, seremos julgados pelo amor
Mt 25,31-46






"Quando o Filho do Homem vier em sua glória...: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me'. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?...'. Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'. Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!'. E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."









Tríduo de São José – comunidade Caic – programação!


sao-jose
Tríduo em Louvor a São José
Bairro Caic – Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto feliz – SP

PARTE RELIGIOSA
17/03 - Quinta-Feira
19h30m – Missa da Família
Tema – São José, chefe da Sagrada Família
Preside – Pe. Ricardo Cirino Vaz
Liturgia – Com. São João Batista – Faxinal


18/03 – Sexta Feira
19h30m – Celebração Vocacional
Tema – São José, patrono das Vocações
Preside – Seminaristas Rodrigo e Juliano
Liturgia – Com. São José e São Bento


19/03 – Sábado (Solenidade de São José)
19h00m – Missa Solene e Procissão
Tema – São José, pai da Igreja
Preside – Pe. Washington P. Ribeiro
Liturgia – Paroquial


20/03 – Domingo
(Benção das carteiras de trabalho)
10h00m – Celebração da Palavra
Tema – São José, modelo dos operários
Preside – Diácono Valmir A. de Oliveira
Liturgia –São José – Caic

DSCF0002
PARTE RECREATIVA
19/03 – Sábado
Após a Solenidade – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho, mandioca e Leilão de prendas.
20/03 – Domingo
Após a Celebração – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho e mandioca
14h30m – Show de prêmios 

Visto – Padre Washington P. Ribeiro
Administrador Paroquial
Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Comunidade São José - Caic

Salmo



Salmo 132

1 Lembra-te, Senhor, a bem de Davi, de todas as suas aflições;

2 como jurou ao Senhor, e fez voto ao Poderoso de Jacó, dizendo:

3 Não entrarei na casa em que habito, nem subirei ao leito em que durmo;

4 não darei sono aos meus olhos, nem adormecimento às minhas pálpebras,

5 até que eu ache um lugar para o Senhor uma morada para o Poderoso de Jacó.

6 Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo de Jaar.

7 Entremos nos seus tabernáculos; prostremo-nos ante o escabelo de seus pés.

8 Levanta-te, Senhor, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca da tua força.

9 Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e exultem de júbilo os teus santos.

10 Por amor de Davi, teu servo, não rejeites a face do teu ungido.

11 O Senhor jurou a Davi com verdade, e não se desviará dela: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono.

12 Se os teus filhos guardarem o meu pacto, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.

13 Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para sua habitação, dizendo:

14 Este é o lugar do meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o tenho desejado.

15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.

16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes; e de júbilo os seus santos exultarão

17 Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.

18 Vestirei de confusão os seus inimigos; mas sobre ele resplandecerá a sua coroa.

Programação Semanal – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

DSCF1656
14Missa Nossa Senhora Aparecida (Haras Portela) – 19h30m;

15 - Missa Carismática Matriz (RCC) – 19h30m;



16 – Início das Oficinas de Oração e Vida – 14h00m;
Confissão N. S. das Dores (Barreiro Rico) – 18h00m;
Missa N. S. das Dores (Barreiro Rico) – 19h30m;


17 – Confissão Santa Rita (Tabarro) – 18h00m;
Missa Santa Rita (Tabarro) – 19h30m;
Tríduo de São José (Caic) – 19h30m;


18 – Missa Penitencial (Matriz) – 05h30m;
Confissão Nossa Senhora Aparecida (Shinoda) – 18h00m;
Missa Nossa Senhora Aparecida (Shinoda) – 20h00m;
Terço dos Homens (Matriz) – 19h30m;
Tríduo de São José (Caic) – 19h30m;


19 – Início da Capacitação da Pastoral da Criança – 15h00m;
Reunião da Confraria do Cordão de São José – 16h00m;
Missa votiva Santo Expedito – 17h30m;
Celebração Matriz – 19h00m;
Missa Solene e Procissão de São José (Caic) – 19h30m;
Festa de São José (Caic)


20 –Missa Matriz – 08h00m;
Celebração São José (Caic) – 10h00m;
Votos Perpétuos Irmã Natálina 
Par. N. Sra. Mãe dos Homens – 10h00m;
Bingo São José (Caic) – 12h00m;
Confissão São Francisco (Ponte Queimada) – 15h00m;
Missa São Francisco (Ponte Queimada) – 16h30m;
Missa Matriz (5 intenções vicentinos) – 18h00m;
Missa São José e São Bento – 19h30m;
Celebração Santa Rita – 19h30m;

Convite


Neste próximo domingo, dia 20 acontece na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens ás 10h a missa da Profissão dos Votos Perpétuos da Irmã Natalina Aparecida Fernandes.
A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Também estará presente seus familiares da cidade de Minas Gerais e do Paraná, as irmãs de toda a comunidade e a Superiora Provincial Madre Edna Aparecida Gadoti.Entenda um pouco mais sobre o significado da Profissão dos votos perpétuos.








O que é Profissão dos votos perpétuos?

Ora, um religioso vive sob os votos evangélicos, ou seja, ele professa que seu modo de vida deverá ser regido pela pobreza, a castidade e a obediência. Esta opção não é uma obrigação de ninguém, mas uma profissão de quem se sente chamado a tal. Não é um, igualmente, um chamado natural, mas sobrenatural, uma vez que rompe com aquilo que estamos acostumados a ver: casamento ou dedicação parcial a algo.
Neste caso, a pessoa de entrega completamente, radicalizando as promessas do batismo. Como a profissão, neste caso, é perpétua, isso quer dizer que a promessa é para sempre, pois antes disso, o religioso deve renovar anualmente seus compromisso, até sentir que é isso mesmo que ele quer viver e seguir.