segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Programa de Alfabetização Popular (Proalp) em Porto Feliz



AI PF

GO Sagrada Família - Seminário de vida no Espírito Santo


Com uma programação dividida em 7 terças-feira, o grupo de Oração Sagrada Família realizará um Seminário de Vida no Espírito Santo, com pregadores que virá de Sorocaba, Porto Feliz, Salto de Pirapo, Votorantim e Boituva.


O Seminário de Vida no Espírito Santo, é um período de anúncio querigmático (primeiro anúncio), tempo de fazer catequese aos que frequentam o grupo de oração, são temas básicos, porém muito importantes para o Cristão Católico. A Coordenação do Grupo de Oração, ainda trará a presença do Padre Carlos Alexandre, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz.

 Rafael, atual coordenador 2010/11

confira a programação:




22 de junho
JESUS SENHOR E SALVADOR
Maurício de Salto de Pirapora



29 de junho

FÉ E CONVERSÃO
Rubens de Votorantim




06 de julho
JESUS EUCARÍSTICO
Padre Carlos, Porto Feliz




13 de julho
NOITE DE EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO
Lílian e Júnior de Sorocaba

20 de julho
OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO E SEUS CARISMAS
Osmir de Sorocaba


27 de julho
VIDA EM COMUNIDADE E O AMOR PELOS IRMÃOS
Adalberto e Ednéia, comunidade Dei Verbum Porto Feliz






Os encontros acontecerão sempre na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida
Rua Octávio de Moraes, s/n Bairro Cidade Jardim

Tietê: Abertura oficial do 2º JOCIT acontece na quarta-feira, 23

A Prefeitura de Tietê, através do Fundo Social de Solidariedade e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Eventos e Lazer, realizará entre os dias 23 e 24, quarta e quinta-feira, os Jogos Comunitários do Idoso de Tietê.

A abertura oficial desta que é a segunda edição do JOCIT acontecerá na quarta-feira, 23, no ginásio de esportes “Acácio Ferraz”, a partir das 8h com a realização das disputas de dança de salão, coreografias e voleibol adaptado além do concurso que elegerá Miss e Mr. JOCIT.
Na quinta-feira, dia 24, a competição segue, também a partir das 8h, nas categorias coreografia, damas, dominó, buraco e atletismo. O encerramento acontece no mesmo dia e será feito com uma grande festa junina e apresentação de quadrilha da qual participarão os atletas dos jogos, entre eles inscritos e integrantes do projeto “Vivendo Feliz” dos bairros Cecap, São Pedro, Bonanza, Povo Feliz, Jardim da Serra, COHAB e Centro.
Todos os participantes do JOCIT têm mais de 50 anos e, segundo os organizadores do evento, o mérito do JOCIT é justamente o de promover entre a terceira idade o convívio social e a qualidade de vida através do esporte.

FESTIVIDADES EM LOUVOR A SÃO JOÃO BATISTA


ARQUIDIOCESE DE SOROCABA
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA 
PORTO FELIZ - SP

PROGRAMAÇÃO:

24/06/10 - Quinta-feira
Natividade de São João Batista
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Frei Eugenio
Equipe de Canto: Ágape
 -------------------------------------------------

25/06/10 - Sexta-feira
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Pe. Antonio Carlos Fernandes (Pe. Toninho)
Equipe de Canto: Viola Divina
---------------------------------------------------

26/06/10 - Sábado
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Pe. Claudinei Pantojo
Equipe de Canto: coral São João Batista
----------------------------------------------------

27/06/10 - Domingo
Procissão e Santa Missa ás 9:30hs
Presidente da Celebração: Frei Eugenio CFP.
Equipe de Canto: Divina Aliança
----------------------------------------------------

Durante os dias do Triduo, após a Celebração haverá barraca de comes e bebes. 

Não haverá Missa nas comunidades Nossa Senhora da Ponte e São Francisco de Assis no domingo, para que todos possam participar da Santa Missa na São João Batista.


Paróquia São João Batista
Rua Pedro Paulo de Oliveira, s/n,
Jardim Santa Elisa
Porto Feliz - SP











 

Projeto Cidade Limpa em Porto Feliz

Festas Juninas/julinas

Santo Antônio, 
São João e São Pedro Santo Antônio, São João e São Pedro

Da Redação

entretenimento@band.com.br


O mês de junho é especial em muitas regiões do Brasil. É época de Festa Junina, com muita celebração, comes e bebes especiais e as homenagens a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, que são comemorados nos dias 13, 24 e 29, respectivamente.

Conheça um pouco sobre a história dos três santos lembrados no mês de junho.

Santo Antônio
O primeiro santo homenageado é Santo Antônio, que nasceu em Lisboa, Portugal, em data incerta, entre 1190 e 1195 e seu nome de batismo era Fernando. O rapaz era de uma família rica, chamada Bulhão ou Bulhões. No entanto, deixou tudo para trás por volta de 1210 para se dedicar a ordem dos franciscanos.

Fernando seguiu para o atual Marrocos para desenvolver trabalho missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Doente, voltou à Europa, dessa vez na Itália, e se curou. Nesse período, demonstrou grande talento para a oratória, além de grande conhecimento da Bíblia e seus sermões, que impressionavam tanto os intelectuais quanto as pessoas simples.

Seu carisma conquistava multidões, mas sua saúde, porém, continuava frágil e ele morreu em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte. Santo Antônio está enterrado em Pádua, na Itália, e sobre seu túmulo foi construída uma basílica, que é lugar de grande peregrinação.

São João Batista
Mais conhecido como São João apenas, ele tem um diferencial dos outros: enquanto comemora-se no dia de sua morte, com ele a data é de seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido.

João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante em 27 d.C. e aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo. Até o próprio Jesus foi batizado lá.

A região que São João usava para os batismos é tão importante que Israel e a Jordânia disputam a posse do local exato do rio até hoje, já que isso atrai uma imensa quantidade de peregrinos e turistas.

Em certa época, São João passou a ser perseguido e foi atirado na prisão por haver censurado o rei Herodes Antipas, quando este se casou com Herodíades, a mulher de seu meio-irmão. De acordo com a Bíblia, Herodes prometeu à jovem Salomé, filha de Herodíades, o que ela lhe pedisse, depois de ficar hipnotizado ao vê-la dançar. Instigada pela mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista, que lhe foi entregue numa bandeja. O triste episódio teria ocorrido em 29 d.C.

São Pedro
São Pedro era um pescador no mar da Galiléia, casado. Irmão de Santo André, os dois foram chamados por Cristo para se tornarem "pescador de homens". Seu nome original era Simão, mas Jesus deu-lhe o título de Kephas, que, em língua aramaica, significa "pedra", e cujo equivalente grego tornou-se Pedro.

O nome surgiu quando Simão declarou "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo", ao que Jesus respondeu "Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei minha Igreja", entregando-lhe as "chaves do reino do Céu" e o poder de "ligar e desligar". Os evangelhos dão testemunho da posição de destaque ocupada por Pedro entre os discípulos de Jesus. No entanto, mesmo assegurando que jamais trairia Cristo, negou conhecê-lo por três vezes, quando seu mestre foi preso. Após a ressurreição, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu e, depois disso, ele se tornou chefe da comunidade cristã.

Contam que Pedro teria sido crucificado em Roma e pesquisas arqueológicas têm contribuído para confirmar este fato, de que ele foi martirizado a mando de Nero. Dizem ainda que o santo pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus e no local onde foi sepultado, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas isso não foi confirmado pelos arqueólogos.

Canções populares

De todas as canções mais famosas entre as festas juninas brasileiras, apenas uma mostra os três santos homenageados no mês de junho. Geralmente, as músicas lembram São João, mas “Pedro, Antônio e João” é a única que traz os três santos juntos, mesmo que a letra não seja relacionada com a histórias deles.


Pedro, Antônio e João
Autores: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.



Redator: Paulo Borgia

Santo do Dia: São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga Patrono da juventude

Nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Por parte da formação de seus pais, a cristã veio da mãe. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses, mas graças ao amor de Deus, Luiz, desde cedo, se deixou possuir por esse amor.

Deixar-se amar por Deus é fonte de santidade.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho, e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado a vida religiosa e queria ser padre. Seu pai ao saber disso, o levava para festas mundanas, tentando fazendo-o desistir da vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu seis anos.

Com pouco mais de 20 anos, faleceu de uma peste que estava espalhada por Roma.

São Luiz Gonzaga, rogai por nós!