quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRAS oferece cursos de capacitação para usuários do programa Bolsa Família


O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social está oferecendo cursos de profissionalização para os usuários do Programa Bolsa Família. O projeto seleciona as famílias por bairro e efetua reuniões para a oferta dos cursos que são realizados através do SENAC, com aulas no período noturno. Cada turma tem, em média, 25 participantes.

Para o beneficiário que precise de aulas durante o dia, a Secretaria de Ação Social oferece vários cursos divididos nos núcleos Jardim São Paulo, Recanto Maravilha e Novo Mundo, pelo Projeto Fortalecendo a Família.
Na primeira reunião com os beneficiários no Jardim São Paulo, no mês de Março, houve a formação de turmas dos cursos de Cuidador de Idosos, Atendimento do Balcão e Confeitaria. Já em Abril, na segunda reunião promovida no núcleo central, três novas turmas foram formadas para os cursos de Garçom e Garçonete, Técnicas Secretariais e Escova e Chapinha.
Com estes cursos de capacitação, o CRAS atendeu somente no primeiro semestre cerca de 150 famílias. Durante as reuniões, além da oferta dos cursos, o CRAS oferece palestras sobre diversos temas. Nas últimas reuniões, a palestra foi em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que explanou sobre a Coleta Seletiva na cidade.


Novos Cursos
Para Agosto, serão oferecidos os cursos de Pizzaiollo, Depilação e Operador de Telemarketing. As inscrições serão feitas na primeira semana de Julho. Vale lembrar que para a participação nos cursos é dado preferência para os participantes em Programas Sociais, como o Bolsa Família, o Programa Renda Cidadã, o Ação Jovem, o Pró Jovem Adolescente Socioeducativo, o Projeto de Alfabetização “Lápis na Mão Sempre é Tempo de Aprender”. Se houver disponibilidade de vagas, famílias da comunidade também poderão participar. Para inscrição os interessados deverão estar munidos de RG e CPF, e deverão ter mais de 18 anos. O CRAS fica localizado na rua João Marcon, 283 – Pq. Nossa Senhora das Graças.







Prefeita e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Boituva participam do 1º Fórum Social de Economia Solidária


A Prefeita de Boituva, Assunta Labronici, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) Sônia Schoen e a psicóloga do FSS Eliana Izumino participaram no último dia 24 do 1º Fórum Social de Economia Solidária promovido pela Prefeitura de Itapetininga.

A realização do Fórum permitiu a discussão para a implantação da Economia Solidária como estratégia de inclusão social e qual o papel dos Fundos Sociais neste contexto.
Durante o Fórum, os participantes assistiram a palestras que esclareceram sobre a Política Nacional de Assistência Social; Como desenvolver um município sustentável e a Aplicação de tecnologias sociais nos municípios.
Segundo a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Schoen a participação neste evento foi importante porque foram abordados muitos temas pertinentes ao trabalho do FSS. “A iniciativa nos trouxe um aprendizado para fortalecer ainda mais as parcerias entre as cidades da região”, finalizou Sônia Schoen.



Vencedores do concurso municipal de redação recebem certificados


Os vencedores do Concurso Estudantil de Redação receberam a premiação e os certificados na última quinta-feira, dia 24. A cerimônia foi realizada na Biblioteca Pública Central. As redações foram elaboradas a partir do tema “Drogas, a sedução fatal”.

Durante o evento, os alunos da EMEF “Prof.ª Esmeralda Bertolli Labronici” organizaram apresentações de música e dança. Com um repertório variado, os alunos encantaram o público, que compareceu em bom número.
Os alunos vencedores visitarão o Museu da Língua Portuguesa e a Biblioteca de São Paulo. O passeio está programado para o dia 11 de agosto.
A premiação foi divida por turmas. A vencedora do 6º ano foi Beatriz Portela da escola EMEF “Hélio Zacharias”. Na categoria 7ª ano, a vencedora foi Thaiana Maria Américo Penteado da EMEF “Hélio Zacharias”. Em segundo lugar ficou a aluna Débora Gonzaga Viana da EMEIEF “ Prof.ª Vilma Aparecida Galvão”.
Os alunos do 8º ano premiados foram: 1º lugar - Natália Nunes da EMEF “Prof.ª Esmeralda Bertolli Labronici”; 2º lugar - Daniela Souza da Silva da EMEIEF “Prof.ª Vilma Aparecida Galvão”; 3º lugar - Guilherme Covre Pupio da EMEF “Hélio Zacharias”.
A primeira colocada do 9º ano foi Mariana Brand Camargo da EMEF “Prof.ª Esmeralda Bertolli Labronici”. A segunda colocação foi para Beatriz Kiel Lima da EMEF “Prof.ª Esmeralda Bertolli Labronici”. O terceiro colocado foi Lucas Lopes da Silva da EMEIEF “Prof.ª Vilma Aparecida Galvão”.
Ainda houve a Menção Honrosa para os alunos Matheus Damasceno Ferreira, Pâmela dos Santos Rodrigues e Rafaela Ribeiro Brito Santos.
A Prefeita Assunta Labronici compareceu para entregar a premiação para os alunos. Ela parabenizou os ganhadores pelo empenho e dedicação na elaboração das redações, assim como a colaboração dos pais e professores no processo de produção e correção de todo o material.



Rio de Janeiro ganha Cristo Redentor "novo em folha"



Não é aniversário da cidade, mas o Rio de Janeiro amanheceu esta quarta-feira (30) com um presente. Na verdade, o que mudou mesmo foi o papel de embrulho. Após quatro meses, as obras de restauração do Cristo Redentor foram oficialmente concluídas e o monumento de 38 metros de altura pode novamente enfeitar e iluminar a metrópole que avista de cima.

Dom Dimas Lara, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu uma missa aos pés do monumento restaurado durante o evento desta manhã. Às 12h30, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, rezou no local. “Cabe a nós que estamos no Rio deixá-lo restaurado, com segurança e bonito”, disse
Orçada em R$ 7 milhões, a restauração foi paga pela empresa de mineração Vale, em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A estrutura do Cristo, inaugurado em 12 de outubro de 1931, continuava em boas condições, de maneira que as maiores reparações se concentraram na parte superficial do monumento. Pequenas rachaduras foram resolvidas. Também foi removida uma camada de fungos e micro-organismos acumulados e o mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua foi restaurado. Além disso, foi feita a limpeza de manchas de umidade e os para-raios instalados na cabeça e nos braços foram consertados. Os operários também drenaram 300 litros de água da estátua.
Eleito em julho de 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor costuma receber, em média, 1,8 milhão de visitantes por ano. Na noite de ontem (29), um dos cartões postais mais famosos do país entrou no espírito da Copa do Mundo. O Cristo Redentor ganhou uma nova iluminação e durante sete dias vestirá as cores verde e amarelo.

“Marcha para Jesus” atraiu grande público evangélico na cidade de Boituva


A Marcha para Jesus da cidade de Boituva aconteceu no último sábado (26) e reuniu a comunidade evangélica do município pelo terceiro ano consecutivo. Os presentes caminharam pela cidade acompanhando um trio elétrico ao som das bandas de igrejas locais e regionais.

itA concentração da Marcha foi na praça Pedro Pinesi, onde aproximadamente 1.000 pessoas assistiram aos shows com o grupo “Voz da Verdade”, o cantor “Marcelo Aguiar”, bandas das igrejas municipais e regionais e a participação do público presente em apresentações musicais.
Na ocasião estavam presentes a Prefeita de Boituva Assunta Labronici, o Vice-Prefeito José Cristo, o Secretário de Cultura Luis Eustáquio Gianotti, os vereadores Juninho Barbosa, Noêmia Genaro Nunes de Souza e Décio de Camargo.
A marcha foi organizada pela APEB - Aliança dos Pastores de Boituva com o apoio da Prefeitura Municipal de Boituva. Durante o evento, a Prefeita Assunta Labronici agradeceu a APEB pela iniciativa e parabenizou a todos pela união da comunidade evangélica de Boituva.



Prefeitura nos Bairros esteve no Caic!

Maratona de Bochas do Capivariano começa dia 04

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, realiza de 04 a 10 de junho a Maratona de Bochas, em comemoração aos 178 anos de Capivari. O evento acontece no Clube de Bochas do Capivariano nos dias 04, 09 e 10 de julho a partir das 10h.

As duplas interessadas em participar poderão se inscrever no dia 04, no local das provas. A premiação para as 4 primeiras duplas colocadas será em troféus.
Para o tradicional evento são esperadas duplas de diversas cidades da região, Santa Bárbara, Mombuca, Tietê, Cerquilho e outras.
A Maratona de Bochas do Capivariano acontece no Clube de Bochas Capivariano, localizado no bairro Estação, ao lado do Estádio Municipal Fernando de Marco.
Participe. As inscrições são gratuitas.

Programação do Mês de Julho

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

01/07-quinta-feira- Missa na Igreja de São Benedito às 19h

02/07-sexta-feira- Confissões às 09h – Missa na Matriz às 15h (casamento – 18h)
03/07-sábado- Missa na Matriz às 19h – 20h30 Grupo de Jovens – 15h Reunião com os novos Ministros no Centro Catequético -14h reunião com as Catequistas representantes das 3 Paróquias na Sacristia
04/07-domingo- Missa na Matriz às 07h, 09h e 19h – (Curso de Batismo)