quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Luta pela vida!

Caríssimos Irmãos em Cristo,

Muitas pessoas não entenderam o Movimento em Defesa da vida que fizemos e continuaremos fazendo.

A época das eleições é propícia para debater os problemas nacionais. A preservação da vida é um problema nacional.

Existe um projeto de liberação do aborto no Brasil, que vem sendo defendido, há muito tempo, por partidos e políticos engajados nesse objetivo. Matar seres humanos indefesos, no útero de suas mães, antes deles chegarem à luz, é problema nacional e assassinato. Os leigos católicos, os religiosos, os padres, os evangélicos, todas as religiões têm o direito de defender sua Doutrina e sua Moral.

Muita gente confundiu a ação pastoral com política. Defender a vida, contra a cultura da morte, não é política. Tem reflexos na política, mas é uma ação pastoral. O Papa Bento XVI não confundiu. Tanto que aprovou a campanha contra o aborto.A Igreja Católica estava usando o seu direito de defender o Evangelho e a Moral Cristã, e continuará a fazê-lo.

O Papa Bento XVI vem alertando o Mundo sobre o relativismo. No caso das eleições, se uma pessoa é cristã e obedece os Mandamentos da Lei de Deus, ela não pode apoiar candidatos com projetos de liberação do aborto. O cristão não pode relativizar e aprovar atitudes e ações que são contra a sua fé e a Doutrina Cristã.

A candidata Dilma Rousseff e sua Coligação me acusaram, no Tribunal Superior Eleitoral, de Brasília, de ter falsificado o documento da CNBB-Regional SUL-1. Imagine um Bispo falsificando um documento assinado por outros três Bispos. Eu e a Igreja Católica fomos vítimas da mentira e da violação dos direitos constitucionais. A defesa apresentada pelos advogados da Diocese de Guarulhos mostra como os direitos da Igreja Católica foram violados. O Ministério Público Eleitoral Federal também entendeu que os direitos da Igreja Católica foram violados.

A vida é o maior bem que temos. Deus nos deu a vida e só Ele pode nos tirá-la. Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. A vida humana pertence a Deus. O ser humano e suas leis terrenas não podem mudar isso. Nenhuma lei, nenhum plebiscito, nenhum partido, nenhum grupo de pessoas pode decidir quem vai morrer e quem vai nascer. Os políticos cristãos deveriam formar uma frente parlamentar nacional para impedir os governos de adotarem medidas para facilitar ou incentivar o aborto.

A campanha em favor da vida, que se iniciou há muito tempo, vai continuar. O projeto de lei para liberação do aborto foi derrotado nas Comissões de Saúde e Seguridade Social e de Constituição e Justiça, da Câmara Federal. Os defensores da vida pensaram que o assunto estava encerrado. Mesmo com essas decisões, um deputado do PT solicitou que o projeto seja apreciado pelo Plenário da Câmara Federal. Depois disso, 21.12.2009, o Governo Federal editou o PNDH-3, e ressurgiu o projeto de liberação do aborto. E em 16.07.2010, numa reunião de países da América Latina, o Governo Federal assinou o "Consenso de Brasília", que pretende estender a liberação do aborto para toda a América Latina. E, no dia 04 de outubro, um dia após a eleição do primeiro turno, o Governo Federal publicou convênio, no Diário Oficial da União, para prosseguir no caminho da liberação do aborto. Os católicos que votaram nesse projeto serão responsáveis, com os eleitos por eles que apoiam o aborto, pelas mortes das crianças indefesas que forem retiradas dos úteros de suas mães e atiradas no esgoto, como se fossem dejetos.

De minha parte, por amor ao Evangelho, pela fidelidade a Jesus Cristo, à sua Igreja e ao sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, manterei a luta pela vida dos indefesos, contra a cultura da morte que querem implantar no Brasil e na América Latina.

Exorto todos os cristãos a seguirem este mesmo caminho. Venham comigo lutar pela Vida!

As minhas bênçãos a todos diocesanos.

Guarulhos, 11 de novembro de 2010.

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

Bispo Diocesano de Guarulhos.

PS: NO DIA 27.11.2010, O PAPA BENTO XVI DECRETOU O DIA MUNDIAL DA VIGÍLIA PELA VIDA DO NASCITURO. Participe da vigília

Todos os textos sobre o Movimento pela Vida podem ser vistos e copiados do site da Diocese de Guarulhos - www.diocesedeguarulhos.org.br

Mensagem para você!

Hospitalidade é uma coisa excelente quando a praticamos de graça.
Malba Tahan

  Nunca deixe de sorrir, nem mesmo quando estais tristes, porque nunca sabes quem poderá enamorar-se do teu sorriso. - Gabriel Márquez

Assentamentos recebem variedade de abacaxi resistente à fusariose



Evento nesta sexta-feira irá apresentar a variedade Vitória a assentados de Porto Feliz e região
A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o Departamento de Produção de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), realiza nesta sexta, dia 12, um ‘Dia de Campo’ para apresentar a assentados uma nova variedade de abacaxi: o Vitória, cujas mudas estarão disponíveis para cerca de 40 produtores dos assentamentos Porto Feliz (Porto Feliz), Ipanema (Iperó), Horto Bela Vista (Iperó), Capão Alto (Itapetininga) e Carlos Lamarca (Itapetininga).
Serão disponibilizadas 54 mil mudas produzidas em laboratório, isentas de pragas e doenças, através do programa de Fruticultura da Fundação Itesp. Os assentados pagarão 10% do valor da muda no ato do recebimento e o restante de maneira facilitada, quando a produção tiver início.
O ‘Dia de campo’ será coordenado pelo engenheiro agrônomo Ryosulke Kavati, da Cati de Lins.

A variedade Vitória
O abacaxi ‘Vitória’ foi lançado em 2006, após 10 anos de pesquisas. Suas principais características são frutos com cerca de 1,5 kg, ausência de espinhos nas folhas e coroa pequena, o que facilita o manejo. A variedade pode ser destinada tanto para o mercado de consumo in natura quanto para a agroindústria.
Obtido a partir da seleção e do cruzamento de híbridos desenvolvidos pela Embrapa, o ‘Vitória’ apresenta como principal característica a resistência à fusariose, principal doença da cultura do abacaxi no Brasil e que provoca perdas de até 40% na produção, ameaçando praticamente todo o território nacional.
Com este novo cultivo, os custos de produção das lavouras de abacaxi são bem inferiores, pois não há necessidade da aplicação de fungicidas para o controle da doença, aumentando a competitividade do setor e trazendo benefícios ao meio ambiente e à saúde dos produtores e consumidores.

SERVIÇO

‘Dia de Campo’ – variedade de abacaxi ‘Vitória’
Dia 12 de novembro, sexta-feira
Local: Entreposto do Produtor do Assentamento Porto Feliz - Rodovia Castelo Branco, km 101, Porto Feliz
Programação:
8h30 às 10h - abordagem teórica;
10h – lanche;
10h30 às 12h30 - abordagem no campo, no lote do agricultor Jorge Monfrinati



fonte: fundação Itesp 

Agenda do Papa Bento até janeiro


A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a agenda das celebrações que serão presididas pelo Papa Bento XVI até janeiro de 2011. Entre elas destaca-se o Consistório para a criação de 24 novos cardeais que foram anunciados por ele mesmo no último 20 de outubro.
Eis a relação de celebrações que serão presididas pelo Santo Padre:
Novembro
- Sábado 20: Às 10h30 (hora de Roma) na Basílica de São Pedro, Consistório ordinário público para a criação de 24 novos cardeais, entre os quais, está o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno.
- Domingo 21: Na Basílica de São Pedro, às 9h30, Santa Missa e entrega do anel cardinalício aos novos cardeais.
- Sábado 26: Às 18h na Basílica de São Pedro, celebração das primeiras vésperas de Advento.
Dezembro
- Quarta-feira 8: Solenidade da Imaculada Concepção da Virgem Maria. Às 16h na Praça de Espanha, ato de veneração à Imaculada.
- Domingo 12: Visita pastoral à paróquia romana São Maximiliano Kolbe. Santa Missa às 9h.
- Quinta-feira 16: Na Basílica vaticana, às 18h celebração das vésperas com os universitários dos ateneus romanos.
- Sexta-feira 24: Solenidade do Natal do Senhor. Às 22h na Basílica de São Pedro, o Papa celebrará a Santa Missa do Galo.
- Sábado 25: Solenidade do Natal do Senhor. Às 12h do balcão central da basílica vaticano, o Papa concederá a bênção "Urbi et Orbi".
- Sexta-feira, 31: Às 18h, na Basílica de São Pedro, o Santo Padre presidirá as primeiras Vésperas em ação de graças pelo ano transcorrido.

Janeiro
- Sábado 1º: Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus e 44° Dia Mundial da Paz. Às 10h na Basílica de São Pedro, Santa Missa.

- Quinta-feira, 6: Solenidade da Epifania do Senhor. Às 10h na Basílica vaticana, Santa Missa.

- Domingo 9: Festividade do Batismo do Senhor. Na Capela Sistina, às 10h, Santa Missa e Batismo de crianças.

- Terça-feira 25: Festividade da conversão de São Paulo Apóstolo. Na Basílica de São Paulo fora dos Muros, às 17h30, celebração das Vésperas. (SP)
 

Fonte: Rádio Vaticano

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens continua em primeiro lugar na votação da enquete


1 lugar classificada 4.141 votos – Nossa Sra. Mãe dos Homens – Porto Feliz
2 Lugar classificada 1.035 votos – São José – Cerquilho
3 Lugar 625 votos ( ainda com chances reais) São João Batista – Votorantim
4 Lugar 145 votos – São João Batista – Salto de Pirapora
5 Lugar 93 votos - Santo Antonio – Iperó

Classificados do Grupo A - Nossa Senhora das Dores Araçoiaba da Serra 2.257 votos
Catedral Metropolitana de Sorocaba 230 votos

No Grupo B – todos os participantes, inclusive os menos votados, tem chances reais de se classificar pois ainda restam 4 dias sendo possível uma mobilização.
A enquete atual encerra-se as 22h00 do domingo quando inicia-se a segunda fase onde os internautas votarão nos quatro classificados e os dois mais votados disputam a final.
Como incentivo aos que tem poucos votos, lembramos que na enquete anterior, Araçoiaba virou o jogo práticamente dois dias antes do encerramento quando ocupada a penúltima posição.
Terminada a fase classificatória faremos uma análise das chances de cada um dos classificados, com base nas fases anteriores.



Fonte: http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/ acessado em 11/11/2010 ás 11:50

Missa em devoção a Nossa Senhora Aparecida

Cumprindo o prometido na Missa Solene de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pe Washington presidirá a Missa Votiva a Padroeira da Paróquia e do Brasil. As Missas Votivas, são de devoção popular, neste caso à Padroeira.

Também estará se eregindo a Irmandade de Nossa Senhora Aparecida na paróquia, com Missas votivas todos os dias 12 de cada mês na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida no Bairro Cidade Jardim na rua Octávio de Moraes,s/n, dúvidas tel 3262 1728 Secretaria Paroquial, ou pelo e-mail: serjovem7@hotmail.com (Pascom PF).

Primeira vez
Inaugurando estas novas atividades, na noite do dia 12 sexta-feira, as 19h começando com o Santo terço Mariano, em seguida às 19h30 Novena Perpétua a Nossa Senhora Aparecida e as 20h Santa Missa votiva, com liturgia e cântico próprios.


Irmandade
Em Porto Feliz, além da criação da irmandade de Nossa Senhora Aparecida, também temos a irmandade de São Benedito, que em sua comunidade tem todas as suas Missas as quintas-feira 19h. 

Outra Missa Votiva em Porto Feliz é a de Nossa Senhora Mãe dos Homens criadas pelo Pe Toninho, acontecendo na Igreja Matriz Mãe dos Homens todo dia 15 de cada mês. 

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade de Santo Expedito, todo dia 19 em sua Igreja também tem uma Missa Votiva ao Santo.

Outra devoção popular com Missa Votiva é a do Sagrado Coração de Jesus, que acontece nas três paróquias de Porto Feliz, sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Resumindo:

12 de Novembro sexta-feira: 

votividade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

19h - Santo Terço;

19h30m - Orações da Novena Perpétua

20h - Santa Missa votiva à padroeira