sexta-feira, 25 de junho de 2010

 Futebol e Feijoada, dois elementos da nossa brasileiridade que se fizeram presentes na comemorção de aniversário de natalício e de Ordenção do Arcebispo Dom Eduardo, na manhã dessa sexta-feira no Seminário de Aparecidinha, onde os padres se reuniram com Dom Eduardo para torcer pelo Brasil


Ele nasceu em 1941, exatamente no dia 21 de Junho e exatamente 57 anos depois, no dia 25 de Junho aconteceria a sua Ordenação Episcopal, estamos falando do nosso Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que nesta semana festejou essas duas datas tão importantes de sua vida. 

A comemoração principal aconteceu na manhã desta Sexta Feira no Seminário de Aparecidinha onde ele foi recepcionado pela maioria dos Padres da Arquidiocese de Sorocaba para algumas horas de alegria e descontração comemorando o seu aniversário.

As 10h00 n Capela do Seminário, que tem como Patrono o Bom Pastor, Dom Eduardo presidiu Missa festiva cuja liturgia teve a animação dos Seminaristas. 

Terminada a Santaa Missa, algo diferente no dia a dia de um sacerdote, com muito entusiasmo, alguns até uniformizados com a camiseta amarela da Seleção Brasileira, não faltando as terríveis cornetas, Dom Eduardo e o  grupo de sacerdotes, subiu até o auditório do Seminário,  onde em um telão assistiram o jogo pela Copa do Mundo, entre Seleção Brasileira e Seleção de Portugal, que na versão de alguns comentaristas “esportivos” do nosso presbitério, foi um jogo de compadres terminando sem abertura do placar. 


E ao final, fechando com chave de ouro a comemoração, não faltou o tradicional “Parabéns a Você” enquanto o Arcebispo cortava o Bolo feito em sua homenagem.

Tietê: Pavimentação na estrada do bairro São João segue a todo vapor


O secretário municipal de Transportes e Serviços, Antônio Carlos Paludeto, vistoriou nesta terça-feira, dia 22, as obras de pavimentação da estrada que dá acesso ao bairro São João.

Os trabalhos, iniciados na última semana após reunião entre o prefeito José Carlos Melaré e os moradores locais, seguem a todo vapor:
“Primeiro nossa equipe roçou a área, limpou os barrancos, podou as árvores e preparou a sangra – veios no chão por onde escorrem as águas das chuvas -. Depois, então, começamos o recolhimento material inservível oriundo da limpeza para, só em seguida, iniciar de fato os serviços de pavimentação”. – explicou o secretário.
Ainda de acordo com Paludeto, foi realizadaa escarificação do terreno, que consiste basicamente em abrir diversos sulcos na terra para aumentar a aderência. Depois disso, houve a colocação de brita e compactação com o rolo compressor.
Titão explicou que, devido à mudança do clima, ainda não é possível precisar quando os serviços na área serão concluídos, mas ressalta que o trabalho já está bastante adiantado e garante:
“Quando participamos da reunião com os moradores do São João assumimos um compromisso e desde então o prefeito tem enfatizado a relevância desse trabalho. Fomos orientados por ele a realizar a pavimentação com o maior cuidado e presteza possível” – finalizou o secretário.

“Marcha para Jesus” em Boituva acontece nesse sábado


A Marcha para Jesus, realizada todos os anos no município de Boituva, acontece neste sábado (26) a partir das 14 horas. Esta é a 3° edição da Marcha organizada pela APEB - Aliança dos Pastores de Boituva com o apoio da Prefeitura Municipal de Boituva.

A saída será da Praça Prefeito Anthemo Victório na Vila Aparecida, e a concentração será na Praça Pedro Pinesi. Na marcha 2010 “Marchando sobre as águas” haverá show com “Voz da Verdade” e “Marcelo Aguiar”, bandas das igrejas municipais e regionais, trio elétrico e muito mais.
A comunidade evangélica do município se reunirá e percorrerá o centro da cidade com o objetivo de propagar o nome de Jesus.

Ceim Nair Coli recebe doações!

mensagem para você

Sempre escute os especialistas. Eles vão te dizer o que você não pode fazer e porque. Então siga adiante e faça o que não consegue fazer para aprender o que não sabe.



Igreja Católica e a aprovação da FICHA LIMPA


Dois dos temas tratados na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 24, com a presidência CNBB, foram eleições 2010 e a lei Ficha Limpa. Sobre a lei, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fez questão de agradecer a ação da Igreja no Brasil, desde as comunidades até as dioceses, que contribuíram com 1,6 milhões de assinaturas para a aprovação da lei de iniciativa popular.

“A ação da Igreja Católica foi indispensável para a aprovação da Lei Ficha Limpa, pois contribuímos desde as comunidades até as paróquias e dioceses, o que em números significa 90% da contribuição, dados que nos orgulham muito”, disse o presidente.

Dom Geraldo disse ainda que a Igreja fez sua parte e vai acompanhar o trabalho dos tribunais que irão dizer quem está apto a disputar as eleições. Ele ressaltou, porém, que a partir de agora está nas mãos da justiça brasileira coibir aqueles que não merecem disputar as eleições. “Ficha Limpa não é mais uma campanha, mas uma lei que agora está nas mãos da justiça. A CNBB através da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), no entanto, vai continuar acompanhando os trabalhos dos tribunais, que com certeza serão exercidos com grande competência”.

Eleições 2010
Questionado se a CNBB manifestará apoio a um candidato à presidência da República, ou irá avaliar propostas durante a corrida ao Planalto, dom Geraldo afirmou que não é competência da CNBB interferir no processo eleitoral brasileiro, mas ressaltou que a Conferência espera eleições limpas durante a disputa.

“A CNBB trabalha no campo moral, portanto, não é sua atribuição se intrometer no processo eleitoral. Manifestamos apenas a esperança  de uma corrida eleitoral justa e democrática, com respeito ao diferente e à diversidade de nosso país. Ao eleitor, pedimos que avalie bem os candidatos e lembramos que o processo eleitoral não termina ao confirmar o voto, mas continua ao longo dos mandatos”.


Trânsito em Porto Feliz: pintura de faixas de pedestre

Brasil e Portugual

Considerado melhor jogador do Brasil neste jogo, Júlio Cesar foi um grande goleiro

Lúcio brilho no duelo com Cristiano Ronaldo, só faltou mesmo o principal: gols

Selecão antes de entrar em campo contra Portugal


Melhores Estratégias de Mídia Para as Igrejas


Recomendações de um especialista
Por Pe. John Flynn, LC

ROMA, - A cobertura inadequada que os meios de comunicação fazem do campo religioso é um problema frequente, mas um especialista insiste em que as Igrejas têm de comunicar muito melhor a sua mensagem.

Phil Cooke é filho de um pastor e dirige sua própria empresa de consultoria e produção de mídia, a Cooke Pictures. Em dois livros recentes, ele analisa as mudanças na cultura popular e como a geração mais jovem utiliza os meios de comunicação. Se as Igrejas querem-se fazer ouvir, elas precisam responder adequadamente à nova situação, ou correm o risco de não serem escutadas.
Apesar dos livros terem sido escritos no contexto das Igrejas evangélicas nos EUA, há pontos válidos para qualquer análise de religião e mídia.

Em seu livro de 2008, “Branding Faith: Why Some Churches and Non-Profits Impact Culture and Others Don’t” (Regal), ele admite que a ideia de usar a linguagem como a marca em um contexto religioso pode ser inadequada.

Ao final, porém, a questão não é apenas um exercício superficial de marketing, mas sobre como as pessoas percebem a organização e sua mensagem. Sua proposta não é a tentativa de dar uma nova marca à fé cristã, ideia que ele descreve como absurda, mas definir como expressar a fé em uma cultura midiática dominante.

Para ilustrar algumas das mudanças na cultura contemporânea, Cooke observa que o termo mídia de massa já não é exato. Hoje, a mídia está mais para a personalização. O número de canais de televisão explodiu nos últimos anos, a Internet abriu novas possibilidades de comunicação e a audiência das principais estações de TV e jornais declinou drasticamente.

Ainda mais importante que isso é a atitude do espectador, que é muito diferente. No passado, líderes das Igrejas e comunicadores cristãos pensavam que tinham as respostas para o que seu público queria, e que a audiência iria ouvir. No entanto hoje o espectador está mudando, e o desafio é fazê-lo ouvir e responder.


Percepção
A chave da eficácia de uma marca está na percepção, de acordo com Cooke. Isso é evidente tendo em conta o fascínio pelas celebridades. Hoje, basta estar na mídia para se tornar famoso, sendo a contrapartida real não mais necessária, ele salientou.

Nesse sentido, é útil observar o modo como a publicidade passou de informativa para emocional. Muito frequentemente, hoje, quando vemos um anúncio, não é sobre o produto. Ele nos diz como nos sentiremos ao usarmos o produto.
Enquanto as Igrejas podem considerar a questão da percepção como uma mera ferramenta manipuladora, Cooke recomenda que consideremos o seu potencial positivo.

Uma boa marca comunica ideias, valores e padrões. Há, evidentemente, um lado negativo das marcas, Cooke admite. A compra e venda de produtos através da manipulação e distorção altera nossas prioridades.

Por outro lado, Cooke argumenta que muitas vezes as Igrejas têm feito um trabalho pobre de comunicação com a sociedade. Para atingir uma cultura pós-cristã, precisamos falar em uma linguagem que ela entenda. Isto significa respeitar seus valores -mesmo que não se concorde com eles- e ser atraente o suficiente para despertar sua atenção.

“Se nós queremos ter sucesso em comunicar uma mensagem de esperança, temos de perceber que a cultura não pensa do mesmo modo que nós”, Cooke observou.


Mundo digital
Em seu livro publicado no início deste ano, “The Last TV Evangelist: Why the Next Generation Couldn’t Care Less About Religious Media and Why It Matters” (Conversant Media Group), Cooke enfatizada como nesta era da informação instantânea a percepção importa mais do que nunca.

“A geração anterior se satisfazia em ouvir o último sermão, mas os contemporâneos querem ser parte do diálogo, eles precisam dar a sua contrapartida, ou não vão se interessar”, Cooke adverte.

Portanto, Cooke sugere que se comece a desenvolver a cultura de ouvir. Ele também assinala que um único meio não é capaz de captar toda a atenção de um consumidor.

Quanto mais opções midiáticas estiverem disponíveis, ao invés de eliminar as escolhas anteriores, as novas serão simplesmente mescladas a elas. Isso significa que oferecer simplesmente um programa de TV ou de rádio não é suficiente.

Cooke também insiste em que as Igrejas precisam levar em conta o crescimento das redes sociais. Poucas pessoas com menos de 30 anos não têm uma página pessoal em um site de rede social, ele salientou.

O marketing em favor de uma causa é outra característica dos últimos tempos. Empresas têm descoberto que o apoio à caridade pode ser bom para os negócios. A geração mais nova é atraída pela caridade. Ao invés de apenas doar dinheiro, ela se interessa pela causa.

Tecnologias móveis e blogs são outras ferramentas que Igrejas têm de prestar mais atenção, Cooke argumentou.


Recomendações
Nos seus dois livros, Cooke faz uma série de recomendações aos líderes religiosos sobre a forma de comunicar melhor a sua mensagem.

Um dos principais pontos é sobre o poder das imagens. Os jovens de hoje falam a linguagem do design, ele comentou. Portanto, se a Igreja quiser causar impacto, o design é a linguagem que temos de aprender. Sem um elemento visual, atingir as pessoas hoje em dia se torna mais difícil.

Cooke também adverte contra o perigo de perseguição da relevância. “A maioria das pessoas trabalha arduamente para ser relevante e acaba caindo infelizmente na irrelevância”, ele observou. O erro é confundir relevância com tendência. Relevância não é perseguir modismos, ele diz, mas se trata de firmar-se nas verdades eternas.

Especialmente no seu segundo livro, Cooke criticou a tendência de se concentrar nas mensagens negativas. Boicotes e campanhas negativas simplesmente não funcionam, ele diz.

“Hoje, os cristãos são conhecidos como as pessoas que são contra tudo”. “Deveríamos ser conhecidos como pessoas que são a favor de alguma coisa, algo positivo que pode transformar vidas e impactar a cultura”, argumentou Cooke.

É claro -ele acrescentou- que é perfeitamente adequado nomear o mal pelo que ele é, e mobilizar-se para mudar esta situação. O que devemos evitar, no entanto, Cooke recomenda, é fazer-se inimigo de determinada questão.

Cooke também sustentou que, no futuro, não iremos falar sobre mídia cristã, mas sobre cristãos que criam mídias. Não é sobre como criar um “porto seguro”, onde podemos viver protegidos do mundo, mas sobre envolver a cultura contemporânea e comunicar a mensagem evangélica.


Significado
Ele também argumenta que a busca de sentido é a mais poderosa força no mundo. O que precisamos fazer é mostrar à sociedade que nós não estamos contra ela, que temos uma história atraente, e que a história pode mudar as suas circunstâncias. Quando isso acontecer, eu acredito que eles irão escutar, afirmou Cooke.

O autor criticou a tendência de algumas Igrejas cristãs de fornecer respostas simplistas e fácies para o público. Temos de admitir, argumentou ele, que muitas vezes as respostas corretas são difíceis. Nesse sentido, os esforços midiáticos das Igrejas tentarão conquistar a audiência nas questões, e então tentar ajudá-la e encontrar respostas.

Precisamos manter nosso foco em alcançar o mundo com uma mensagem de esperança, Cooke concluiu. Um tema que tem sido prioridade de Bento XVI, em particular em sua encíclica dedicada à esperança.

Nosso foco, Cook conclui, deve ser atingir o mundo com uma mensagem de esperança. Um conselho benéfico para qualquer Igreja.

Circo de Teatro Casquinha em Porto Feliz

A partir desta sexta-feira, 25, estará em Porto Feliz o Circo de Teatro Casquinha, no Centro Municipal de Exposições (Cemex). Durante um mês, o público portofelicense terá a oportunidade de assistir peças teatrais. 

As exibições acontecem todos os dias, menos às quartas-feiras, a partir das 20h30. Na quinta-feira, o espetáculo é voltado apenas para o público adulto. O ingresso custa 8 reais (adulto) e 6 reais (crianças). 

O grupo teatral apresenta 26 pessoas. 

A cada dia uma peça diferente é apresentada. 

O Cemex fica na avenida Getúlio Vargas.

AI PF

Movimento de Emaús completa 35 anos na Arquidiocese de Sorocaba!


 O Movimento de Emaús complesta 35 ano na Arquidioce de Sorocaba, e para celebrar eles montaram uma programação diversificada, como por exemplo, um levantamento de fotos que contam a história do Movimento, em suas principais atividades, encontros e reuniões.



Sexta feira 25/06 às 20h Maranatha de São João Batista - 
no CAP(Centro Arquidiocesano Pastoral) - 
a organização pede a todos os participantes que quem puder pode trazer uma prato de salgado / doce para o nosso tradicional cafezinho

Sabado 26/06 às 21h no Shopping M nosso tradicional Jantar Dançante 
com a Banda Badinni - Convites com Eduardo 91170863 ou Mario 81145955

03 Domingo 27/06 as 19h30min Missa de Ação de Graças na Igreja
de Santa Rosalia - com a animação dos nossos Cantores de Emaús.

Emáus
Emaús é um movimento que somente se instala nas dioceses com autorização e benção do seu Bispo. Estando sempre em obediência a Santa Igreja. Eles priorizam os valores que constituem a família, a vida de participação comunitária e trabalham a evangelização dos Jovens. Anualmente promovem retiros para jovens com idade a partir de 18 anos, e também Maranatha de São João Batista para os seus membros, suas reuniões são semanais, em Sorocaba a escola Missionária se reúne as sextas-feira 20h.


Festividades em Louvor a São João Batista


ARQUIDIOCESE DE SOROCABA
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA 
PORTO FELIZ - SP

PROGRAMAÇÃO:

24/06/10 - Quinta-feira
Natividade de São João Batista
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Frei Eugenio
Equipe de Canto: Ágape
 -------------------------------------------------

25/06/10 - Sexta-feira
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Pe. Antonio Carlos Fernandes (Pe. Toninho)
Equipe de Canto: Viola Divina
---------------------------------------------------

26/06/10 - Sábado
Santa Missa ás 19:30hs
Presidente da Celebração: Pe. Claudinei Pantojo
Equipe de Canto: coral São João Batista
----------------------------------------------------

27/06/10 - Domingo
Procissão e Santa Missa ás 9:30hs
Presidente da Celebração: Frei Eugenio CFP.
Equipe de Canto: Divina Aliança
----------------------------------------------------

Durante os dias do Triduo, após a Celebração haverá barraca de comes e bebes. 

Não haverá Missa nas comunidades Nossa Senhora da Ponte e São Francisco de Assis no domingo, para que todos possam participar da Santa Missa na São João Batista.


Paróquia São João Batista
Rua Pedro Paulo de Oliveira, s/n,
Jardim Santa Elisa
Porto Feliz - SP

Portoprev realizou sua eleição

Tietê:Prazo para atualizar cadastro no “Bolsa Família” termina dia 30

Beneficiário, fique atento ao prazo para não perder o BOLSA FAMÌLIA.
A Prefeitura de Tietê, através do departamento de Assistência Social, informa aos beneficiários do Programa Federal Bolsa Família que se encerra no final deste mês o prazo para atualização do cadastro. Aqueles que não o efetuarem até o dia 30 terão o benefício suspenso.

Para realizar o recadastramento ou até mesmo se inscrever no programa, os interessados devem agendar, o mais breve possível, uma consulta no departamento de Assistência Social, onde receberão as orientações sobre a documentação e critérios exigidos para obter o auxílio.
O Programa Bolsa Família, criado em 2004 para apoiar as famílias mais necessitadas e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, visa à inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais.
Podem fazer parte do programa as famílias com renda mensal de até R$ 137 (cento e trinta e sete reais) por pessoa devidamente registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O departamento de Assistência Social fica na Rua dos Expedicionários, nº. 241, e realiza seus atendimentos de segunda a sexta-feira das 8 às 11h e das 13 às 17h. Mais informações através do telefone: (15) 3282-1708.

Dom Eduardo - nossa Arcebispo - completa aniversário!


Hoje, 25 de junho, é aniversário de nosso arcebispo Dom Eduardo Benes. 
Trazemos então, como uma pequena homenagem, caminhada até o episcopado.


Eduardo Benes de Sales Rodrigues nasceu no dia 25 de junho de 1941, em Bias Fortes, MG. É filho de José Justino Rodrigues e Aurora Sales Rodrigues. Iniciou seus primeiros estudos no grupo escolar Cardeal Mota, entre os anos de 1947 a 1951.
           
Aos 10 anos entrou para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora – MG. Depois de concluir o Seminário Menor foi promovido para o Seminário Maior São José, na cidade mineira de Mariana.
           
Foi ordenado padre no dia 13 de dezembro de 1964 na Catedral de Juiz de Fora, por Dom Geraldo Maria de Moraes Penido.
           
No dia 4 de julho de 1993 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora. Alguns anos depois, em 1998, o Papa João Paulo II nomeou padre Eduardo para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – RS, onde permaneceu até o ano 2000.

Em 10 de janeiro de 2001 foi nomeado também por João Paulo II, Bispo Diocesano de Lorena – SP, sucedendo Dom João Hipólito de Morais.

No dia 4 de maio de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Sorocaba para suceder Dom José Lambert, que esteve à frente da Arquidiocese durante 25 anos.

Dom Eduardo é o segundo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba. Sua posse aconteceu no dia 3 de julho de 2005, na Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Ponte”.

Desde que foi criada em 4 de julho de 1924, a então Diocese de Sorocaba, hoje Arquidiocese teve à frente dos trabalhos pastorais os Bispos: Dom José Carlos de Aguirre (1º Bispo Diocesano – 1924 a 1973), Dom José Melhado Campos (2º Bispo Diocesano – 1973 a 1981), Dom José Lambert (3º Bispo Diocesano e Primeiro Arcebispo Metropolitano – 1980 a 2005).

A elevação de Diocese de Sorocaba para Arquidiocese aconteceu em 29 de abril de 1992, tendo como Dioceses sufragâneas: Jundiaí, Itapeva, Itapetininga e Registro.

Integram a Arquidiocese de Sorocaba os seguintes municípios: Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Nossa Senhora da Ponte é a padroeira da cidade e da Arquidiocese desde a fundação. Devoção portuguesa trazida por Baltazar Fernandes, fundador da cidade.

Festa junina da escola Coronel Esmédio em Porto Feliz