domingo, 28 de março de 2010

Automobilismo

Na madrugada deste domingo foi realizada a segunda etapa do mundial de Fórmula1, o GP que aconteceu na Austrália teve emoção do começo ao fim, com uma grande corrida com vários acidentes e trocas de posições, confira abaixo a classificação final da corrida.


1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 58 voltas em 1h33m36s531



2 Robert Kubica POL Renault a 12s034
3 Felipe Massa BRA Ferrari a 14s488
4 Fernando Alonso ESP Ferrari a 16s304
5 Nico Rosberg ALE Mercedes a 16s683
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 29s898
7 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 59s847
8 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1m00s536
9 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m07s319
10 Michael Schumacher ALE Mercedes a 1m09s391
11 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m11s301
12 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 1m14s084
13 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 2 voltas
14 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 5 voltas

Não completaram
Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 17 voltas/mecânico
Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 32 voltas/mecânico
Sebastian Vettel ALE RBR-Renault a 33 voltas/freio
Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 49 voltas/mecânico
Vitaly Petrov RUS Renault a 49 voltas/rodada
Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 54 voltas/hidráulico
Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 58 voltas/acidente
Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 58 voltas/acidente
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 58 voltas/acidente
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 58 voltas/não largou




Salto: Paixão de Cristo terá investimento de R$54 mil

Espetáculo deste ano será menor do que os dos anos anteriores


O espetáculo “Paixão de Cristo”, que será apresentada nos próximos dias 27 e 28, na Praça XV de Novembro, às 20h, contará com um investimento de R$54 mil, segundo informou o secretário da Cultura e Turismo Valderez Antonio da Silva em coletiva de imprensa realizada na manhã da última quinta-feira.
Segundo Valderez este valor será destinado ao pagamento de som, luz, arquibancada e segurança e foi bem parecido com a verba gasta no ano passado, mesmo com o aumento dos equipamentos que foram locados. Citou também que economizarão nos figurinos a serem usados, já que os da edição anterior serão remodelados.



Itu será sede do Pólo Regional de Museus

O espaço será instalado no espaço cultural Almeida Júnior.

A cidade de Itu sediará um encontro com representantes de mais de trinta instituições museológicas paulistas no dia 29 de março (segunda-feira), para debater a criação do Pólo Regional de Museus na cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura de Itu, o Pólo será instalado no espaço cultural Almeida Júnior.

Atualmente, o prédio é a sede da Secretaria Municipal da Cultura e dará suporte à instalação e funcionamento da organização. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM).
Na reunião, a direção do SISEM pretende analisar a atuação do órgão e as razões da escolha de Itu para sediar o Pólo. O órgão pretende ainda criar modos de intercâmbio entre as instituições museológicas, avaliar a atuação e as demandas dos museus da região (estrutura e difusão) e examinar a necessidade de capacitação de gestores e representantes dos museus.
O objetivo com isso é aprimorar o diagnóstico da região. As cidades que integrarão o pólo já estão preparando um histórico das suas instituições e de seus projetos.

Domingo de Ramo no Vaticano

Foto: Gregorio Borgia/AP

Bento XVI andou no 'papamóvel' cercado por seguranças (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Domingo de Ramos

Foto: Divulgação/Diocese de Campina Grande

Dom Jaime Vieira Rocha celebra Missa de Ramos neste domingo (Foto: Divulgação/Diocese de Campina Grande)

Aquífero Guarani, o gigante subterrâneo


Excessos na extração de água ameaçam o reservatório estratégico situado sob o Brasil e outros três países vizinhos

Texto: Keila Cândido / Infográficos: Filipe Borin



Um imenso depósito de água embaixo de nossos pés. Com uma extensão de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e capacidade para armazenar até 160 trilhões de litros de água, o Sistema Aquífero Guarani (SAG) é o maior reservatório transfronteiriço da América do Sul, situado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A maior parte está no Brasil, onde ocupa uma área subterrânea de 840 quilômetros quadrados. Cerca de 15 milhões de pessoas vivem sobre os locais de influência do aquífero.
Pesquisas da Embrapa Meio Ambiente apontam que os 40 trilhões de litros utilizáveis do Guarani (porção que pode ser obtida com segurança e para a qual já há tecnologia de extração disponível) seriam suficientes para abastecer, por um ano, duas vezes e meia a população brasileira, a um consumo médio diário per capita de 250 litros d'água - dobro da quantidade sugerida pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS).
O principal uso do Guarani atualmente é o abastecimento das cidades. Mas alguns setores da indústria e da agricultura também têm o reservatório como fonte de fornecimento, com a vantagem de que a água não precisa de tratamento. Na região de Ribeirão Preto, SP, por exemplo, a citricultura é irrigada pelo aquífero, demandando cerca de 400 mil litros d'água por hora.
No Brasil, o aquífero atinge os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. São Paulo é o maior consumidor. Cerca de 17% da demanda por água do estado é feito pelo Guarani. As principais cidades do norte, noroeste e oeste do estado utilizam suas águas, com destaque para Ribeirão Preto (100% abastecida por ele), São Carlos, Bauru e Araraquara.
Qualquer pessoa pode usufruir da riqueza do sistema Guarani. Não existe no Brasil um órgão regulador único que fiscalize a exploração. O controle é feito pelos estados, que têm uma legislação específica. "A legislação pode ser diferente, mas há normas gerais quanto ao monitoramento e à classificação da água subterrânea", diz Fernando Roberto de Oliveira, gerente de águas subterrâneas da Agência Nacional de Águas (ANA).
Para explorar esse recurso hídrico, é necessário que o departamento que administra as questões da água em cada estado conceda a outorga para perfuração de poços. Mas o controle interestadual tem gerado polêmica entre pesquisadores, justamente porque o aquífero abrange áreas que ultrapassam as fronteiras nacionais, por isso seria necessário ter uma legislação que regulamente o uso para que não haja excessos e para que a exploração seja feita de forma sustentável nos quatro países abrangidos pelo Guarani. "Pode ser que no futuro haja alguma intervenção da União, uma vez que o aquífero é de abrangência continental e de caráter transfronteiriço", diz Marco Antônio Ferreira Gomes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, de Campinas, SP.
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) de Ribeirão Preto, SP, estima que existam cerca de 150 mil poços regularmente explorados em todo o sistema. Não há limite de exploração, mas o órgão avalia a quantidade de água necessária ao tipo de atividade exercida.
Cerca de 90% da água do aquífero está confinada, ou seja, protegida por rochas, e 10% está em áreas de afloramento. Essas últimas estão mais suscetíveis à poluição. De acordo com especialistas, não é possível falar em uma ameaça em curto prazo. As camadas de rocha basálticas e arenitos que separam a água da superfície dificultam a penetração desses poluentes. Porém, para o diretor do Daee de Ribeirão Preto, Carlos Alencastre, a existência de cemitérios e lixões próximos às áreas de recarga pode causar um escoamento de substâncias danosas à qualidade da água do reservatório.
Já a sustentabilidade do Guarani está em perigo pela extração em excesso. "Em Ribeirão Preto, por exemplo, extrai-se 13 vezes mais do que a capacidade de recarga", diz Alencastre, informando que a superexploração pode provocar um afundamento da área. Ele conta que, há algum tempo, pesquisas da Embrapa de Campinas, SP, constataram contaminação por substâncias utilizadas na agricultura, um dos riscos a que as áreas de afloramento estão suscetíveis. Mas ressalva que a coleta foi feita em áreas de água rasa, assim, não há como confirmar a poluição, pois o reservatório é profundo (pode chegar a 1.500 metros de profundidade). "Não existe informação segura sobre contaminação, até porque os produtos químicos, agrotóxicos e fertilizantes, usados apresentam degradação rápida no ambiente", esclarece o pesquisador.
O Guarani, segundo ele, tem grande potencial estratégico, tratando-se de uma reserva que poderá ser utilizada pelas gerações futuras de todos os países que o compõem. "O aquífero tem um valor inestimável. Mas, se não tomarmos cuidado, isso poderá se perder", diz.

Retiro da RCC para música e artes

Clique para ampliar e conhecer a programação!

Paixão de Cristo Tietê 2010




Está tudo pronto para um dos maiores eventos Culturais e de Turismo religioso da Região de Sorocaba, A Paixão de Cristo de Tietê que acontecerá este ano nos próximos dias 31 de Março (Quarta feira) e 02 de Abril (Sexta feira).

O espetáculo que teve no ano passado um público de aproximadamente 8.000 pessoas em dois dias espera este ano um público recorde e promete surpreender os presentes.
Os figurinos de época elaborados pela produção do espetáculo trarão várias novidades para este ano, bem como toda trilha sonora que foi refeita e modernizada. O espetáculo também contará com um novo texto escrito por Joice Monteiro. A produção conta com os atores Marco Ferrazzi e Luiz Xavier.
Com Direção geral de Luis Sandei e Direção Artística de Sofia Morás a Paixão de Cristo Tietê 2010 já é tradição na cidade de Tietê e contará este ano com cerca de 150 integrantes, dentre eles Daniel Moura que há quatro anos interpreta o papel de Cristo.
O local da apresentação, como acontece há vários anos será em frente ao Santuário Santa Teresinha, devido a sua bela Arquitetura Romana.
Com Realização da Prefeitura do Município de Tietê através da Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes Eventos e Lazer e Grupo Teatral Luma, Tietê terá a maior Paixão de Cristo da Região de Sorocaba e estará entre as maiores do Estado de São Paulo.

Maiores informações podem ser obtidas através dos fones: (15) 9701 2019 ou (15) 3282 2375 e também pelo e-mail: paixaodecristotiete@hotmail.com



Atenção: não é coelho!

278101_chinchillaSeus pais não te deixam ter um cachorro ou um gatinho? Você quer muito um bicho de estimação, mas não tem tanto espaço assim em casa? Então, a chinchila é uma ótima opção pra você! Este pequeno animal é um mamífero de hábitos noturnos, não exige muito espaço pra correr e brincar e é super independente. Esta última característica torna a chinchila diferente de cães e gatos: ao invés de colo e carinho, prefere correr, pular e explorar o ambiente. 

Sem esquecer de um detalhe que seu bolso vai adorar: manter a chinchila não é muito caro! E sua mãe também vai ficar feliz em saber que ela não solta muito pelo, nem fortes odores, logo, não deixará nenhum cheiro desagradável pela casa. Mas não adquira o bichinho apenas por impulso!!! Se saudável e criada em boas condições, a chinchila pode viver até 18 anos! Então, é preciso ter muita responsabilidade! No Brasil, a chinchila foi descoberta como animal de estimação recentemente, mas há muitos anos – infelizmente – este simpático bichinho é usado na produção de casacos de pele no mundo todo.

CONFISSÕES SEMANA SANTA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA



 PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA TERÁ HORÁRIOS E DIAS ESPECIAIS PARA CONFISSÕES NESTA SEMANA SANTA. CONFIRA:


QUARTA-FEIRA (31/03) CONFISSÕES NA PARÓQUIA S.J. BATISTA - 8:30 ÁS 11:00HS.
QUINTA-FEIRA (01/04) CONFISSÕES COM. SÃO FRANCISCO DE ASSIS (POPULAR) - 8:30 ÁS 11:00HS.
QUINTA-FEIRA (01/04) CONFISSÕES COM. N. S.PONTE (JD. VANTE)- 14:00 ÁS 16:30HS.
SÁBADO (03/04) PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - 8:30 ÁS 11:00HS

ATENÇÃO: HORÁRIOS ALTERNATIVOS Á NOITE - CONSULTAR HORARIOS PARÓQUIA N. S. MÃE DOS HOMENS.

insetossssssssss


Polonês fotografa insetos em superclose
Não, não são criaturas de outro planeta. São insetos, fotografados em superclose. O resultado: imagens tão detalhadas que libélulas, moscas e besouros parecem estar “vestidos” com diamantes, tamanho o brilho que as gotas de orvalho ganham sobre os animais.
O trabalho foi realizado pelo fisioterapeuta Miroslaw Swietek, por volta de 3 horas da manhã, em uma floresta perto de sua casa, em Jaroszow, uma vila na Polônia. Utilizando uma espécie de farolete, o fotógrafo amador ressaltou os insetos na escuridão, antes de posicionar a câmera e o flash a alguns milímetros deles.


Polonês fotografa insetos em superclose Polonês fotografa insetos em superclose Polonês fotografa insetos em superclose
Polonês fotografa insetos em superclose Polonês fotografa insetos em superclose Polonês fotografa insetos em superclose
Clique nas imagens para ampliar
“Faço fotografias por hobby,  há cerca de 2 anos e meio, e gosto particularmente de retratar insetos”, afirma. “Por volta das 3 e 4 horas da manhã, os insetos estão sonolentos e fotografá-los nesse período é bem mais fácil, mas também é mais difícil encontrá-los. É preciso ser rápido no ‘gatilho’ da câmera, inclusive porque o sereno se dissipa rapidamente”, conta Swietek.

(Fotos: Solent News and Photo Agency)