terça-feira, 5 de março de 2013

Oração é necessidade mais urgente ante Conclave, diz cardeal


Da Redação, com ACI Digital

ACI Digital

Cardeal Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston - Estados Unidos

O Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Sean Patrick O’Malley, afirmou nesta segunda-feira, 4, que a oração é a necessidade mais urgente da Igreja e de todos os católicos ante o início do Conclave, que irá eleger o novo Papa.
O cardeal, que será um dos 115 que escolherá o sucessor de Bento XVI, assinalou que "a necessidade mais urgente neste momento é a oração para que o Espírito Santo nos ilumine".
"Isto tem que ser como a novena antes de Pentecostes para que o Espírito Santo se derrame entre nós para que possamos encontrar nosso novo Pedro que poderá confirmar nossa fé e ajudar-nos a encontrar o caminho que chega ao Pai".
:: Reze a oração do Veni Creator pelo Conclave
Para o Cardeal norte-americano, o mais importante que devem fazer os fiéis católicos em todo o mundo é "rezar com muita fé e buscar cumprir com nosso dever de ser porta-vozes do Evangelho, buscar viver a Nova Evangelização convidando outros a seguir a Cristo".
Depois de comentar que sua reação ao saber da renúncia de Bento XVI foi de incredulidade como o Apóstolo Tomé, mas que logo se transformou em confiança na decisão do agora Papa Emérito, o Cardeal O’Malley disse que estes dias prévios ao Conclave são "muito importantes porque nos dão uma oportunidade de conhecer-nos melhor e compartilhar informação sobre a situação da Igreja em distintas partes do mundo".
"Também nos permitem falar do governo da Igreja e das características que deveríamos procurar em um possível candidato para o papado. Além disso, estão presentes os que têm mais experiência e uma sabedoria que compartilham conosco que estamos entrando pela primeira vez em um conclave".
O Arcebispo de Boston disse que o ambiente espiritual destes dias das congregações gerais "é como um retiro espiritual. Nesta mesma tarde recebemos uma conferência espiritual do Padre Raniero Cantalamessa (pregador da Casa Pontifícia) porque a atmosfera tem que ser de oração, de reflexão profunda e de uma busca da vontade de Deus".

Arcebispo estabelece normas para período de Sé vacante

 


O arcebispo de Sorocaba passa orientações litúrgicas durante período de Sé vacante (Foto: Arquivo DS)

No final de semana, retornando do retiro espiritual anual realizado na cidade de Atibaia (SP) pelo clero sorocabano, o arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, seguindo orientações recebidas da Sé Apostólica e da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também emitiu Comunicado a seus arquidiocesanos estabelecendo normas eclesiásticas e pastorais para este período de Sé vacante, depois do papa Bento XVI ter deixado definitivamente o Múnus Petrino e a missão de bispo de Roma. Assim, destaca o arcebispo de Sorocaba nesse novo Comunicado, "a Igreja católica passa a viver um momento muito especial de sua vida, devendo escolher o novo sucessor de Pedro" e, portanto, "peço a todos os fieis que acompanhem com orações a eleição do novo Papa".

As orientações emanadas da Igreja e reiteradas por dom Eduardo Benes para a Arquidiocese de Sorocaba para este período de Sé vacante são estas que seguem:

1. LITURGIA - Na vacância, ou seja, a partir das 16 horas no Brasil de 28 de fevereiro, até a eleição do novo Papa, nas Orações Eucarísticas omite-se o nome do Papa. Neste período, diga-se, portanto, apenas o nome do Bispo local.

2. MISSAS E ORAÇÕES PELA ELEIÇÃO DO PAPA - No período da vacância, duas vezes por semana, não nos domingos, seja celebrada, nas paróquias e comunidades, a "Missa pela Eleição do Pontífice" que consta do Missal Romano. As leituras podem ser próprias alusivas ao Sucessor de Pedro. Nos domingos antes do envio final, seja rezada a oração pela eleição do Pontífice. Em todas as paróquias, sejam feitas ainda adorações do Santíssimo Sacramento pedindo ao Senhor da Igreja que ilumine os cardeais em conclave para que escolham aquele que melhor possa responder às necessidades da Igreja e aos apelos de Deus que nos chegam pelos sinais dos tempos.

3. CATEQUESE - Os sacerdotes, catequistas e colégios católicos cuidem de mostrar a importância da missão do Papa na Igreja, bem como expliquem que a Igreja somos todos nós e que todos devemos empenhar-nos em dar testemunho de Cristo no mundo.

4. SINOS FESTIVOS E MISSA - Quando for eleito o novo Papa, peço que sejam tocados todos os sinos das igrejas e capelas, com toque festivo, uma hora após a publicação da eleição, ou seja, do `Habemus Papam' (`temos Papa'). Sejam também celebradas missas de ação de graças em todas as paróquias ou comunidades nas intenções no novo Papa e da Igreja. Sendo domingo ou dia festivo, não se poderá usar outros textos a não ser os indicados pela liturgia do dia.

"Acompanhemos com espírito de fé, na oração, estes momentos tão especiais que estamos vivendo", apela por último a todos os seus arquidiocesanos dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

Cruzeiro

Vaticano atrai mais de 3.600 jornalistas de diversas partes do mundo

 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 04-03-2013, Gaudium Press) A Igreja Católica está mais do que nunca no foco da imprensa mundial, isso porque nos próximos dias ela iniciará as reuniões de Cardeais que elegerão o próximo sucessor de Pedro.

imprensa_no_vaticano.jpg

Esse acontecimento tem atraído a atenção dos mais diversos meios de comunicação. Só para se ter uma ideia, até o momento já são mais de 3.600 jornalistas credenciados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé.

De acordo com dados divulgados pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, esses jornalistas pertencem à 968 meios de comunicação de 24 idiomas diferentes. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

.