segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Médicos alertam para riscos que a automedicação trazem para saúde

 

Venda de medicamentos sem receita preocupa autoridades.
Problemas de saúde podem aparecer a longo prazo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Uma prática perigosa, mas muito fácil de encontrar é a automedicação. Muita gente toma medicamento por conta própria e, também, é comum achar farmácias que vendem remédios sem receita médica.

Além do risco para as pessoas, a automedicação, no caso dos antibióticos, também é um caso de saúde pública, pois se a doença não é corretamente tratada com o auxílio de um médico, a bactéria não é eliminada do organismo e, ainda, se torna mais resistente ao medicamento, mais difícil de ser combatida.

Segundo Fernando Antonio de Almeida, médico e professor de nefrologia em Sorocaba (SP), se o paciente usa antibiótico por um período inadequado, as bactérias podem desenvolver resistência ao medicamento e isso pode, a longo prazo, causar a presença de bactérias super-resistentes.

Os efeitos desse tipo de automedicação costumam aparecer a longo prazo. “Os efeitos mais comuns dos antibióticos são sobre o tubo digestivo. Eles causam muita irritação gástrica e intestinal. Eles também pertencem a uma classe de medicamentos que podem produzir alergias”, afirma o médico.

Mesmo sabendo dos riscos, a exigência de receita para a compra de antibióticos faz com que muitas pessoas dêem um “jeitinho”. No entanto, tanto o profissional quanto a farmácia que faz a venda desses medicamentos sem receita pode ser punido pelo Conselho Nacional de Farmácia.

De acordo com Rogério Gomes da Silveira, diretor do Conselho Regional de Farmácia de Sorocaba (SP), a prescrição do medicamento não cabe ao profissional farmacêutico. A prescrição é um ato exclusivo do médico e os farmacêuticos orientam quanto ao uso, como deve ser aplicado, com o que deve ser tomado e as interações medicamentosas que existem entre determinados produtos.

Cantata de Natal atrai milhares de pessoas na estreia em Sorocaba, SP

Tema do espetáculo este ano é o Cristianismo por meio da comunicação.
Apresentações foram prolongadas até a próxima sexta-feira (21).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Cristianismo por meio da comunicação é o tema da 6ª edição da Cantata de Natal deSorocaba (SP), que começou neste domingo (16) às 20h30, em frente à Estação Ferroviária. A estreia estava marcada para sábado (15), mas por causa da chuva que caiu na cidade, a apresentação foi cancelada.

O espetáculo trouxe a floresta e os índios que sempre tiveram uma comunicação perfeita com a natureza. Segundo o diretor Hamilton Sbrana a cidade faz parte do caminho dos índios, “o caminho Peabiru dos índios ia do Atlântico ao Pacífico, e passava aqui a Sorocaba, então nós temos muita história para contar da nossa cidade e mostrar para o nosso povo”.

Os atores e cantores do coral se prepararam para apresentar ao público. Com uma hora antes do show começar, eles repassam as posições e terminam de se arrumar. Ansiedade marcou a estreia de muitas crianças e jovens que participaram pela primeira vez do espetáculo.

Um show de cores e efeitos deixou a platéia admirada. As apresentações continuam até a próxima sexta-feira (21), sempre às 20h30. A apresentação é gratuita.

Evangelho (Mateus 1,1-17)

Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2012
17 de Dezembro

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Só os perseverantes vencerão

Mensagem do dia

 

Segunda-Feira, 17 de dezembro 2012

Veja o que nos diz a Carta de São Tiago: "Que ninguém, quando for tentado, diga: ‘Minha tentação vem de Deus’. Pois Deus não pode se tentado a fazer o mal e a ninguém tenta. Cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz" (Tg 1,13-14).

A concupiscência é “sem-vergonha”. Depende de você aceitá-la ou não para o pecado se concretizar (cf. Mc 7,20-22). É do coração do homem que saem as más intenções que o tornam impuro. Concupiscências são sementes do mal que têm forças e querem florescer em nós. Em determinado momento, é a ganância; em outro, é a inveja; ainda em outro, é a impureza... e assim por diante. São Paulo fala sobre isso claramente. A Palavra de Deus esclarece: não é o maligno, é a própria concupiscência que nos arrasta e seduz. O diabo apenas se utiliza dela para nos derrubar. “Uma vez fecundada, a concupiscência dá à luz o pecado, e o pecado, tendo atingido a maturidade, gera a morte” (Tg 1,15a).
Quando o pecado amadurece e cria raízes em nós, fica difícil de nos livrarmos dele. Somente pelo arrependimento e pela confissão Deus o arranca pela raiz. Mas, mesmo assim, temos de ficar atentos, porque a concupiscência continua dentro de nós, como semente.
Ceder à concupiscência qualquer fraco o faz... e está fazendo. Mas aqueles que são realmente homens e mulheres de Deus vencem a tentação movidos pela vontade de dar ao Senhor a vitória.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova