quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz


Do começo ao fim, muitas novidades e recordes quebrados, assim foi a programação religiosa e festiva da Padroeira do Brasil em Porto Feliz. A terceira paróquia da cidade, fundada em 1985 graças ao empenho do Pe Francisco de Assis Moraes e muitos paroquianos, as primeiras Missas foram celebradas na Escola Estadual Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta, o Bambu como é conhecida, depois de um tempo as Missas foram transferidas para o barracão da Família Brasilio e tempos depois para a atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida.



Desde 85, a paróquia não pára de crescer, hoje já são 4 comunicades urbanas e 19 rurais, configurando-se na maior paróquia de Porto Feliz em extensão territorial, com comunidades que fazem divisas com cidades como Itu, Sorocaba, Boituva e Tietê. E desde o dia 1ª de outubro a Paróquia se reuniu para a dozena (12 dias) de celebrações religiosas e 4 dias festivos.



Segundo números prévios da Pastoral da Comunicação, pelo menos 7500 pessoas participaram, sendo mais de 5 mil pessoas na programação religiosa e 2500 na programação festiva. As missa em suas liturgias foram dividas por movimentos e pastorais, também por comunidade rurais que se reuniram e cuidaram da liturgia. Foram 11 equipes de cantos, terminando no dia 12 com a união de corais urbanos São José e São Bento, Santa Rita de Cássia, Pequenos Gigantes e Ministério Tua Face. O Tua Face cantou uma musica de composição própria, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Outra novidade, foi o cuidado em convidar os Padres portofelicenses que estão exercendo o sacerdócio em outras cidades, como Pe Rubinho, Pe Reinaldo, Pe Fernando H. Giuli, Pe Luis, Pe Claudinei, e Pe Chico que se encontra em Porto Feliz. Também estiveram os Padres Ricardo e Pe João Alfredo. De Porto Feliz, Frei Eugênio da Paróquia São João Batista e Padre Toninho da Paróquia Mãe dos Homens marcaram presenças, trazendo paroquianos de onibus, ministros, coral e liturgia.


Os diáconos Roney da Paróquia São João Batista, Silvo e Paulo da Paróquia Mãe dos Homens e Valmir da Paróquia Nossa Senhora Aparecida também participaram das celebrações. Diacono Benedito, também da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, acompanhou todas as notícias das festividades, com muita alegria e orgulho, em virtude das boas notícias que surgiram ao longo desta festa.


A Pastoral da Comunicação também esteve presente todos os dias, fotogranfando, fazendo gravações em vídeo de alguns momentos, a maioria já está disponível no you tube. Pe Washington teve uma grande preocupação que tudo fosse registrado e divulgado. As fotos estão todas postadas em nosso blog, e quase todas em nosso orkut. A Pascom agradece o cuidado e carinho com o Padre Washington tem pelo nosso trabalho, por ter nos enviado de primeira mão o planejamento da festa

Durante os 12 dias, as equipes de liturgia preparam com todo cuidado a ornamentação litúrgica, tudo feito de acordo com o tema da noite, em todos os dias também houve uma Bnão em especial, água, velas, óleo, alianças, chaves, terços, pães, sal, carteiras de trabalho, rosas, casais e crianças.



O gesto concreto proposto a Paróquia, foi o de arrecadar alimentos, os resultados foram surpreendentes.


Missa Solene (dia 12)
Em Porto Feliz, a comemoração da Padroeira de Porto Feliz começou cedo as 6h da manhã com uma marcha de cavaleiros que sairam da Igreja Santa Rita ( Bairro Tabarro), outra marcha saiu 7h30 saindo do Posto Beira Rio, ambas trouxeram imagem de Nossa Senhora Aparecida e terminaram chegando até a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. 

A procissão saiu da Capela de Santo Expedito, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com participação da Corporação Musical Bandeirante, reunindo 450 pessoas, cruzando as ruas dos Bairros Bambu, Jd Porto Feliz e cidade Jardim, músicas, orações e agradecimentos. Todo o percurso foi acompanhado pela Coordenadoria de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar.

A Missa Solene contou com a presença dos diáconos Paulo, Silvio e Valmir, o Padre Toninho, da paróquia Mãe dos Homens, e Frei Eugênio, da paróquia São João Batista. As musicas foram conduzido por uma união de corais das Comunidades São José e São Bento, Santa Rita de Cássia, coral infantil Pequenos Gigantes e Ministério Tua Face, que cantou uma música de própria composição à Nossa Senhora, que foi escolhida para concorrer em um festival de música católica no final do ano.

Padre Washington, o administrador paroquial, em sua homilia contou vários testemunhos de Fé ao longo da dozena, agradeceu a ajuda e dedicação de todos, em especial pela união dos paroquianos das comunidades urbanas e rurais. Afirmou que surgiu a ideia de estender de 3 (tríduo) para 12 (dozena) dias de celebrações religiosas. Segundo a Pastoral da Comunicação, pelo menos 5000 mil católicos participaram da programação religiosa, e 2500 dos 4 dias de programação religiosa.

A parte festiva foi realizada ao lado da Igreja, com a instalação de grandes tendas, oferecendo churrasco, bebidas, churros, assados, salgados, pizzas, artesanto, pula-pula, leiloes e show sertanejo. Na terça-feira dia 12, o almoço fez grande sucesso, diversos artigos se esgotaram rapidamente, seguranças foram contratados para dar comodidade, mas nenhum inconveniente foi registrado.

A comissão de festa, as equipes de liturgia e o Pe Washington Pascoal Ribeiro, agradecem a todos os féis, autoridades e comerciantes que ajudaram de alguma forma na realização desta grande festa.

Porto Feliz - terra das Monções!


Porto Feliz Terra das Monções por maurobatis no Videolog.tv.

Salmo 31



Salmo 31

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!

2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!

3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

4 Tira-me do laço que me armaram, pois tu és o meu refúgio.

5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.

6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.

7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição. Tens conhecido as minhas angústias,

8 e não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.

9 Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.

10 Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.

11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim.

12 Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado.

13 Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida.

14 Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus.

15 Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.

16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua bondade.

17 Não seja eu envergonhado, ó Senhor, porque te invoco; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam no Seol.

18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra o justo, com arrogância e com desprezo.

19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam!

20 No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas.

21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para comigo numa cidade sitiada.

22 Eu dizia no meu espanto: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste as minhas súplicas quando eu a ti clamei.

23 Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; o Senhor guarda os fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de soberba.

24 Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.

Passeio Fluvial pelo rio Tietê

Ainda hoje, se você quiser ir dá tempo, como não está tendo uma fila de espera grande, a equipe de organização está aceitando mais pessoas, desde que elas tragam 1 kg de alimento não perecível. Que foi garante que é seguro e maravilho.

Durante o passeio, pode se sentir o cheiro característico do rio por causa da poluição, a sujeira que enrosca nos galhos e troncos das árvores, assim como também pássaros, borboleta e muita vegetação, resquícios da Mata Atlântica.

A empresa contratada para o dia de hoje, ofereceu barco com 14 lugares, mas em Piracicaba, na rua do Porto, é cobrado 5,00 reais por cada pessoa num trajeto de 15 min, podendo variar para mais ou para menos conforme a velocidade, nos finais de semanas das 8h as 20h, com uma média de 400 pessoas/dia.

É sabido que a atual administração tem buscado por novas idéias para continuar atraindo mais pessoas ao Parque das Monções, após a revitalização da gruta Nossa Senhora de Lourdes, mirante, banheiros, bancos e luminárias.

DSCF5719 DSCF5686 DSCF5687 DSCF5688 DSCF5689 DSCF5690   DSCF5693 DSCF5694 DSCF5695 DSCF5696 DSCF5697 DSCF5698 DSCF5699 DSCF5701 DSCF5702   DSCF5705 DSCF5706 DSCF5707 DSCF5708 DSCF5709 DSCF5710 DSCF5711 DSCF5712 DSCF5713 DSCF5714 DSCF5715 DSCF5716 DSCF5717 DSCF5718

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral


 
cnbb_logoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.


A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.

Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito – e, mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. 

A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.


Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que 

“falam em nome da CNBB somente 
a Assembléia Geral, 
o Conselho Permanente 
e a Presidência”. 

Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.

Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, 

exortamos os fiéis católicos a terem presentes 
critérios éticos, 
entre os quais se incluem 
especialmente o respeito incondicional 
à vida,
à família
à liberdade religiosa 
e à dignidade humana.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 08 de outubro de 2010
P. nº 0849/10
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB


Festa São Lucas

Às vésperas de comemorar, em dezembro próximo, seu 40º aniversário de criação canônica, a Paróquia de São Lucas, do bairro do Vergueiro, prepara-se para celebrar a festa em honra de seu Padroeiro, médico e evangelista, que tem sua data litúrgica assinalada a 18 de outubro pelo calendário romano.  “São Lucas, médico e missionário anunciador do Reino” foi o tema escolhido pelo seu pároco, o teatino padre Osman Procópio da Silva, CR, para esta festa.

A programação da Festa de São Lucas 2010 é esta:
Dia 14 – Quinta-feira – 19 horas - 1º dia do tríduo de São Lucas
Tema: “São Lucas, o Evangelista de Nossa Senhora”
Missa com Unção dos Enfermos. Bênção dos enfermos e idosos
Responsáveis pela liturgia: Pastoral da Saúde e Apostolado da Oração

Dia 15 – Sexta-feira – 19 horas - 2º dia do tríduo de São Lucas
Tema: “São Lucas, mestre e discípulo zeloso”
Bênção para todos os profissionais da Saúde
Responsáveis pela liturgia: Capelas São José e São Camilo

Dia 16 - Sábado – 18 horas - 3º dia do tríduo de São Lucas
Tema: “São Lucas, o Evangelista da misericórdia de Deus”
Bênção das Famílias e Renovação das Promessas Matrimoniais
Responsável pela liturgia: Pastoral da Catequese

Dia 17 – Domingo - Festa de São Lucas, Evangelista.
Tema: “São Lucas, médico e missionário anunciador do Reino”
12 horas - Almoço Festivo de São Lucas
18 horas - Festa Solene de São Lucas – Missa e Procissão
Bênção especial para os médicos, devotos de São Lucas e todos da Comunidade
Bênção do tradicional Bolo de São Lucas
Responsável pela liturgia: Pastoral da Liturgia

Dia 18 – Segunda-feira – Solenidade litúrgica de São Lucas, Evangelista
19h30 - Missa em Louvor de São Lucas
Bênção para os devotos, médicos e todos os paroquianos