Do começo ao fim, muitas novidades e recordes quebrados, assim foi a programação religiosa e festiva da Padroeira do Brasil em Porto Feliz. A terceira paróquia da cidade, fundada em 1985 graças ao empenho do Pe Francisco de Assis Moraes e muitos paroquianos, as primeiras Missas foram celebradas na Escola Estadual Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta, o Bambu como é conhecida, depois de um tempo as Missas foram transferidas para o barracão da Família Brasilio e tempos depois para a atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
Desde 85, a paróquia não pára de crescer, hoje já são 4 comunicades urbanas e 19 rurais, configurando-se na maior paróquia de Porto Feliz em extensão territorial, com comunidades que fazem divisas com cidades como Itu, Sorocaba, Boituva e Tietê. E desde o dia 1ª de outubro a Paróquia se reuniu para a dozena (12 dias) de celebrações religiosas e 4 dias festivos.
Segundo números prévios da Pastoral da Comunicação, pelo menos 7500 pessoas participaram, sendo mais de 5 mil pessoas na programação religiosa e 2500 na programação festiva. As missa em suas liturgias foram dividas por movimentos e pastorais, também por comunidade rurais que se reuniram e cuidaram da liturgia. Foram 11 equipes de cantos, terminando no dia 12 com a união de corais urbanos São José e São Bento, Santa Rita de Cássia, Pequenos Gigantes e Ministério Tua Face. O Tua Face cantou uma musica de composição própria, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Outra novidade, foi o cuidado em convidar os Padres portofelicenses que estão exercendo o sacerdócio em outras cidades, como Pe Rubinho, Pe Reinaldo, Pe Fernando H. Giuli, Pe Luis, Pe Claudinei, e Pe Chico que se encontra em Porto Feliz. Também estiveram os Padres Ricardo e Pe João Alfredo. De Porto Feliz, Frei Eugênio da Paróquia São João Batista e Padre Toninho da Paróquia Mãe dos Homens marcaram presenças, trazendo paroquianos de onibus, ministros, coral e liturgia.
Os diáconos Roney da Paróquia São João Batista, Silvo e Paulo da Paróquia Mãe dos Homens e Valmir da Paróquia Nossa Senhora Aparecida também participaram das celebrações. Diacono Benedito, também da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, acompanhou todas as notícias das festividades, com muita alegria e orgulho, em virtude das boas notícias que surgiram ao longo desta festa.
A Pastoral da Comunicação também esteve presente todos os dias, fotogranfando, fazendo gravações em vídeo de alguns momentos, a maioria já está disponível no you tube. Pe Washington teve uma grande preocupação que tudo fosse registrado e divulgado. As fotos estão todas postadas em nosso blog, e quase todas em nosso orkut. A Pascom agradece o cuidado e carinho com o Padre Washington tem pelo nosso trabalho, por ter nos enviado de primeira mão o planejamento da festa
Durante os 12 dias, as equipes de liturgia preparam com todo cuidado a ornamentação litúrgica, tudo feito de acordo com o tema da noite, em todos os dias também houve uma Bnão em especial, água, velas, óleo, alianças, chaves, terços, pães, sal, carteiras de trabalho, rosas, casais e crianças.
O gesto concreto proposto a Paróquia, foi o de arrecadar alimentos, os resultados foram surpreendentes.
Missa Solene (dia 12)
Em Porto Feliz, a comemoração da Padroeira de Porto Feliz começou cedo as 6h da manhã com uma marcha de cavaleiros que sairam da Igreja Santa Rita ( Bairro Tabarro), outra marcha saiu 7h30 saindo do Posto Beira Rio, ambas trouxeram imagem de Nossa Senhora Aparecida e terminaram chegando até a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
A procissão saiu da Capela de Santo Expedito, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com participação da Corporação Musical Bandeirante, reunindo 450 pessoas, cruzando as ruas dos Bairros Bambu, Jd Porto Feliz e cidade Jardim, músicas, orações e agradecimentos. Todo o percurso foi acompanhado pela Coordenadoria de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar.
A Missa Solene contou com a presença dos diáconos Paulo, Silvio e Valmir, o Padre Toninho, da paróquia Mãe dos Homens, e Frei Eugênio, da paróquia São João Batista. As musicas foram conduzido por uma união de corais das Comunidades São José e São Bento, Santa Rita de Cássia, coral infantil Pequenos Gigantes e Ministério Tua Face, que cantou uma música de própria composição à Nossa Senhora, que foi escolhida para concorrer em um festival de música católica no final do ano.
Padre Washington, o administrador paroquial, em sua homilia contou vários testemunhos de Fé ao longo da dozena, agradeceu a ajuda e dedicação de todos, em especial pela união dos paroquianos das comunidades urbanas e rurais. Afirmou que surgiu a ideia de estender de 3 (tríduo) para 12 (dozena) dias de celebrações religiosas. Segundo a Pastoral da Comunicação, pelo menos 5000 mil católicos participaram da programação religiosa, e 2500 dos 4 dias de programação religiosa.
A parte festiva foi realizada ao lado da Igreja, com a instalação de grandes tendas, oferecendo churrasco, bebidas, churros, assados, salgados, pizzas, artesanto, pula-pula, leiloes e show sertanejo. Na terça-feira dia 12, o almoço fez grande sucesso, diversos artigos se esgotaram rapidamente, seguranças foram contratados para dar comodidade, mas nenhum inconveniente foi registrado.
A comissão de festa, as equipes de liturgia e o Pe Washington Pascoal Ribeiro, agradecem a todos os féis, autoridades e comerciantes que ajudaram de alguma forma na realização desta grande festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz