Existem menos de 25 exemplares da espécie em cativeiro no mundo. Mãe do filhote foi criada pelos funcionários do parque na mamadeira.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Filhote macho nasceu no fim de julho
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
Nasceu o primeiro filhote de macaco da espécie Muriqui no Zoológico Quinzinho de Barros em Sorocaba (SP). Somente três instituições no Brasil, incluindo a da cidade, tiveram sucesso na reprodução desse tipo de animal, criado em cativeiro.
O feito inédito comprova o sucesso do programa de reprodução do zoológico, já que se trata de uma espécie exclusivamente brasileira e ameaçada de extinção.
De acordo com a equipe do zoo, o bebê - um filhote macho - nasceu no dia 30 de julho e está saudável, apresentando desenvolvimento motor e ganho de peso normal. A cria é o membro mais novo dos muriquis residentes no parque, juntando-se assim aos outros sete animais da espécie.
A mãe de primeira viagem, chamada "Moninha", chegou ao "Quinzinho" ainda filhote, procedente do Parque Estadual "Carlos Botelho" de São Miguel Arcanjo (SP). Ela foi criada pelos funcionários do parque na mamadeira. "Apesar de ser a primeira cria, Moninha está sendo uma mãe exemplar, dando ao filhote todos os cuidados que um bebê precisa", comenta Adalto Nunes, médico veterinário do zoológico.
Para a bióloga Cecília Pessuti, o grande sucesso foi a possibilidade da reprodução em cativeiro e o fato de a mãe estar sendo muito cuidadosa para com o filhote, já que ele se encontra no mesmo recinto que os outros animais da espécie que vieram da natureza e foram criados artificialmente no parque. "Eles poderiam apresentar algum problema comportamental no cuidado do filhote, mas ela está sendo muito cuidadosa com ele, prestando muita atenção em tudo", conta Cecília.
Apesar de diversos estudos realizados em vida livre fornecerem o conhecimento da biologia da espécie, o cativeiro também é uma fonte de informação. Assim, biólogos, tratadores e estagiários estão se revezando durante todo o dia para monitorar e registrar tudo que a mamãe faz e, assim, obter ainda mais conhecimento para auxiliar na conservação dessa espécie, tanto em cativeiro como em vida livre.
Esta espécie de primata é a maior encontrada nas Américas e está restrita em reservas de mata natural em Minas Gerais (MG) e em São Paulo. Devido ao seu porte, o Muriqui sofreu e continua sofrendo muita perseguição e caça na natureza como troféu.
O "Quinzinho de Barros" fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (15) 3227-5454.
Zoológico de Sorocaba é a terceira instituição do Brasil a conseguir a reprodução da espécie em cativeiro
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)