quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Solenidade do martírio de São João Batista, no Faxinal

DSCF8208 DSCF8216 DSCF8236 DSCF8238 DSCF8241 DSCF8246 DSCF8251 DSCF8252 DSCF8253 DSCF8254 DSCF8258 DSCF8259 DSCF8260 DSCF8261 DSCF8262 DSCF8275 DSCF8276 DSCF8281 DSCF8290 DSCF8330 DSCF8340 DSCF8341 DSCF8344 DSCF8346

Neste dia 29 agosto, foi celebrado com missa e procissão a Solenidade do Martírio de São João Batista, com missa presidida pelo pároco Washington P. Ribeiro.

Os cânticos foram animados pela equipe da comunidade, com presença das crianças da catequese, que no final fizeram homenagem a sua catequista.

Com o tema "São João Batista, derrama seu sangue por causa da Justiça", o sacerdote falou em sua homilia que ele teve um testemunho muito forte, chegando a ponto de derramar seu sangue por causa da Justiça, que foi o precursor da vinda de Jesus, e em vida deixou a mensagem de Salvação, indicando o caminho para todos. Um lindo exemplo cristão de vida e conversão. Após a cerimônia, houve procissão e confraternização no salão de festas da comunidade com comes e bebes. Também foi noite de concentração paroquial, reunindo comunidade urbanas e rurais, noite de igreja cheia e com micro-ônibus.

 DSCF8347 DSCF8349 DSCF8350 DSCF8351 DSCF8352 DSCF8353 DSCF8354 DSCF8357 DSCF8358

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Projeto ‘Horta’ muda a rotina de estudantes em escolas de Avaré, SP

 

Os alunos plantam, cuidam e colhem os alimentos. A atividade promove educação alimentar e conhecimento sobre os vegetais.

Do G1 Itapetininga e Região

 

O projeto ‘Horta’ tem mudado a rotina em duas escolas municipais de educação infantil em Avaré (SP). As crianças cultivam os alimentos que serão consumidos por elas na merenda escolar. O objetivo do projeto é promover a educação alimentar.

No Centro Educacional Infantil Professora Jandira Pereira, a parte teórica de alimentação saudável é dada em sala de aula. A professora explica sobre os alimentos, a diferença entre eles e os benefícios do consumo de frutas e verduras.

Já para a parte prática, plantar os vegetais, a garotada coloca a mãos na terra enquanto se divertem. Todos participam do plantio, cuidados e colheita nos canteiros de hortaliças e legumes. Na área também são cultivadas frutas, entre elas, morangos.

Os alunos cultivam hortaliças e frutas na horta da escola. (Foto: Reprodução TV Tem)Os alunos cultivam hortaliças e frutas na horta da
escola. (Foto: Reprodução TV Tem)

De acordo com a diretora Maria Aparecida Gomes, a iniciativa é realizada com as crianças desde 2006. “O objetivo do projeto é que eles [alunos] tenham uma alimentação saudável.  Eles ainda apreendem sobre como são produzidos, de onde vêm, os vegetais que eles consomem em casa. Também conhecem sobre as variedades de sementes e plantas”, afirma.

Tudo o que sai da horta vai para o cardápio preparado na cozinha da escola. A cozinheira Eunice Menezes afirma que nada é perdido. Além de verduras e frutas, ervas também não ficam de fora da lista de vegetais cultivados. “Eles cultivam salsinha, cebolinha, manjericão e muitos temperos. Aproveitamos tudo”, ressalta.

 

O projeto Horta é realizado também na escola municipal da zona rural Professora Evani Elaine Batocchio Casolato, no bairro Ponte Alta. Nos dois locais as professoras contam com a orientação de alunos universitários do curso de agronomia de uma faculdade da cidade. Os universitários ensinam sobre o preparo do local e a forma adequada de utilizar as mudas e realizar o plantio.

Os pais também participam do projeto. Duas vezes por ano eles são convidados a ajudar os filhos. Para as professoras, a ação é uma forma de integrar toda família nas atividades da unidade escolar. “Durante as reuniões de pais, todos comentam que as crianças não comiam determinados tipos de verduras e frutas em casa, mas que agora aprenderam a consumir. Esse é o resultado da atividade realizada pelas crianças. Elas plantam, colhem e, depois, saboreiam no próprio refeitório da escola o alimento produzido”, afirma.

Os alunos cultivam hortaliças e frutas na horta da escola. (Foto: Reprodução TV Tem)O projeto de cultivo tem a participação de todos os alunos das unidades de ensino envolvidas. (Foto: Reprodução TV Tem)

“Cardápio Rubem Alves” em Porto Feliz

 

Monólogo com o ator e professor Silvionê Chaves da Cia Teatral Matéria Vertente. Direção de Luan Chaves e Marco Antonio Garbelline

 

No espaço cultural Estação das Artes Assumpta Marchesoni Rogado que fica na Rua Othoni Joaquim de Souza, s/n. Porto Feliz. As apresentações acontecerão nos dias 15 e 16 de setembro, às 20 horas.

Convites a R$ 15,00 com Mara Faustino (3261-1459) ou com Elineu (9779-5740). Contato também pelo e-mail: elineurt@hotmail.com, ou pelo facebook.

19,09,09 051

A peça  foi escrita baseando-se em textos do autor Rubem Alves, educador, psicanalista, teólogo e escritor brasileiro, autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Muito apreciado entre educadores, tido por muitos como um escritor referencia na área educacional.

Trata de temas como: tempo, transformação, casamento, grande mistério, saudade, escutatória, paterno e educador. O espetáculo destina-se ao público em geral e em especial a professores e educadores.

Silvionê Chaves é professor desde 1980 e ator desde 1990. Formou-se em Filosofia pelo Instituto Filosófico Franciscano de Petrópolis e Teologia na Faculdade Nossa Sra. Assunção em São Paulo. Licenciou-se em Educação Artística na Faculdade Mozarteum e como ator na Escola de Teatro Macunaíma. Desde 1993 ministra oficinas para educadores usando o teatro como instrumento pedagógico.

Para saber mais:

Emef Coronel Esmédio realiza atividades na Semana do Folclore

 

cor 058 cor 094 cor 102 cor 110

    A Emef Coronel Esmédio iniciou a semana do Folclore com exposição no pátio da escola. Os  educadores e educandos  puderam apreciar de perto o acervo que pertence a Casa da Cultura. Além da exposição os professores abordaram o tema em sala de aula, realizando diversas atividades. Os alunos visitaram também a Exposição do Folclore na  Casa da Cultura “D. Narcisa Stettener Pires”de Porto Feliz  e participaram  do Sarau a noite.

    Segundo a  diretora da unidade escolar  Odila Barnabé “os resultados foram positivos, pois os alunos sentiram motivados em participar das atividades, enriquecendo ainda mais seus  conhecimentos sobre o folclore portofelicense e do Brasil”.

   A escola encerrou  a Semana do Folclore com encenação teatral realizada por servidores municipais.

  Lembrando que em novembro de 2011 o prefeito  CLÁUDIO MAFFEI instituiu no Município de Porto Feliz  que : Art. 2º - A “Semana do Folclore” dar-se-á na semana que contiver o dia 22 de Agosto (Dia Nacional do Folclore).

Fonte: Emef Coronel Esmédio

 

Fotos da exposição na Casa da Cultura:

DSCF7974 DSCF7956 DSCF7963 DSCF7964 DSCF7966 DSCF7967 DSCF7971

Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Alckmin anuncia criação da terceira Etec em Sorocaba, SP

 

Cidade é a segunda do Estado a ter três Etecs. Nova unidade será erguida no bairro Parada do Alto.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O governador Geraldo Alckmin assinou, durante sua visita a Sorocaba (SP) nesta terça-feira (28), o decreto que cria oficialmente a Escola Técnica do bairro Parada do Alto. Com isso, a cidade terá a terceira Escola Técnica Estadual (Etec), tornando-se o primeiro município paulista, depois da capital, a ter três unidades do Centro Paula Souza.

A nova Etec funcionará no prédio da antiga EE "Prof.ª Josefa Rodrigues Fernandes", que está sendo reformado e adaptado pela prefeitura para tornar o edifício acessível a portadores de necessidades especiais.

O Centro Paula Souza, mantenedor das Etecs, ficará responsável por toda a infraestrutura para o funcionamento do curso e sua manutenção. Inicialmente, a Etec deverá oferecer cerca de 800 vagas nos cursos de Automação Industrial, Autotrônica, Instrumentação e Equipamentos Industriais e Manutenção Automotiva.

A nova escola contará com seis salas de aula e 12 laboratórios: Comando Lógico Programado (CLP) e Redes Industriais; Máquinas e Comandos Elétricos; Eletrônica Analógica e Potenciais; Controle de Instrumentações e Sinais; Eletricidade; Célula Robotizada; Ciências; Instrumentação Pneumática; Instrumentação Analítica; Instrumentação Protocolo Hart e dois de Informática; além de biblioteca, dependências administrativas e de apoio.

Nasce primeiro macaco ameaçado de extinção em zoo de Sorocaba, SP

 

Existem menos de 25 exemplares da espécie em cativeiro no mundo. Mãe do filhote foi criada pelos funcionários do parque na mamadeira.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

z (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)Filhote macho nasceu no fim de julho
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Nasceu o primeiro filhote de macaco da espécie Muriqui no Zoológico Quinzinho de Barros em Sorocaba (SP). Somente três instituições no Brasil, incluindo a da cidade, tiveram sucesso na reprodução desse tipo de animal, criado em cativeiro.

O feito inédito comprova o sucesso do programa de reprodução do zoológico, já que se trata de uma espécie exclusivamente brasileira e ameaçada de extinção.

De acordo com a equipe do zoo, o bebê  - um filhote macho - nasceu no dia 30 de julho e está saudável, apresentando desenvolvimento motor e ganho de peso normal. A cria é o membro mais novo dos muriquis residentes no parque, juntando-se assim aos outros sete animais da espécie.

A mãe de primeira viagem, chamada "Moninha", chegou ao "Quinzinho" ainda filhote, procedente do Parque Estadual "Carlos Botelho" de São Miguel Arcanjo (SP). Ela foi criada pelos funcionários do parque na mamadeira. "Apesar de ser a primeira cria, Moninha está sendo uma mãe exemplar, dando ao filhote todos os cuidados que um bebê precisa", comenta Adalto Nunes, médico veterinário do zoológico.

Para a bióloga Cecília Pessuti, o grande sucesso foi a possibilidade da reprodução em cativeiro e o fato de a mãe estar sendo muito cuidadosa para com o filhote, já que ele se encontra no mesmo recinto que os outros animais da espécie que vieram da natureza e foram criados artificialmente no parque. "Eles poderiam apresentar algum problema comportamental no cuidado do filhote, mas ela está sendo muito cuidadosa com ele, prestando muita atenção em tudo", conta Cecília.

Apesar de diversos estudos realizados em vida livre fornecerem o conhecimento da biologia da espécie, o cativeiro também é uma fonte de informação. Assim, biólogos, tratadores e estagiários estão se revezando durante todo o dia para monitorar e registrar tudo que a mamãe faz e, assim, obter ainda mais conhecimento para auxiliar na conservação dessa espécie, tanto em cativeiro como em vida livre.

Esta espécie de primata é a maior encontrada nas Américas e está restrita em reservas de mata natural em Minas Gerais (MG) e em São Paulo. Devido ao seu porte, o Muriqui sofreu e continua sofrendo muita perseguição e caça na natureza como troféu.

O "Quinzinho de Barros" fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (15) 3227-5454.

ss (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)Zoológico de Sorocaba é a terceira instituição do Brasil a conseguir a reprodução da espécie em cativeiro
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)