Os alunos plantam, cuidam e colhem os alimentos. A atividade promove educação alimentar e conhecimento sobre os vegetais.
Do G1 Itapetininga e Região
O projeto ‘Horta’ tem mudado a rotina em duas escolas municipais de educação infantil em Avaré (SP). As crianças cultivam os alimentos que serão consumidos por elas na merenda escolar. O objetivo do projeto é promover a educação alimentar.
No Centro Educacional Infantil Professora Jandira Pereira, a parte teórica de alimentação saudável é dada em sala de aula. A professora explica sobre os alimentos, a diferença entre eles e os benefícios do consumo de frutas e verduras.
Já para a parte prática, plantar os vegetais, a garotada coloca a mãos na terra enquanto se divertem. Todos participam do plantio, cuidados e colheita nos canteiros de hortaliças e legumes. Na área também são cultivadas frutas, entre elas, morangos.
Os alunos cultivam hortaliças e frutas na horta da
escola. (Foto: Reprodução TV Tem)
De acordo com a diretora Maria Aparecida Gomes, a iniciativa é realizada com as crianças desde 2006. “O objetivo do projeto é que eles [alunos] tenham uma alimentação saudável. Eles ainda apreendem sobre como são produzidos, de onde vêm, os vegetais que eles consomem em casa. Também conhecem sobre as variedades de sementes e plantas”, afirma.
Tudo o que sai da horta vai para o cardápio preparado na cozinha da escola. A cozinheira Eunice Menezes afirma que nada é perdido. Além de verduras e frutas, ervas também não ficam de fora da lista de vegetais cultivados. “Eles cultivam salsinha, cebolinha, manjericão e muitos temperos. Aproveitamos tudo”, ressalta.
O projeto Horta é realizado também na escola municipal da zona rural Professora Evani Elaine Batocchio Casolato, no bairro Ponte Alta. Nos dois locais as professoras contam com a orientação de alunos universitários do curso de agronomia de uma faculdade da cidade. Os universitários ensinam sobre o preparo do local e a forma adequada de utilizar as mudas e realizar o plantio.
Os pais também participam do projeto. Duas vezes por ano eles são convidados a ajudar os filhos. Para as professoras, a ação é uma forma de integrar toda família nas atividades da unidade escolar. “Durante as reuniões de pais, todos comentam que as crianças não comiam determinados tipos de verduras e frutas em casa, mas que agora aprenderam a consumir. Esse é o resultado da atividade realizada pelas crianças. Elas plantam, colhem e, depois, saboreiam no próprio refeitório da escola o alimento produzido”, afirma.
O projeto de cultivo tem a participação de todos os alunos das unidades de ensino envolvidas. (Foto: Reprodução TV Tem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz