domingo, 8 de agosto de 2010

Festa Nossa Senhora Mãe dos Homens

Acontece em Porto Feliz do dia 06 ao dia 15 de agosto, a tradicional Festividades em louvor à Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O tema desse ano será " MARIA, FORMA MAIS SINCERA DE AMOR E FÉ".

Os Festeiros de 2010 Adilson e Morisa, Alessandro e Joseane, Fernando e Adriana, Geraldo e Maria Luiza, Milton e Lucilene e Paulo e Ivana, convidam a todos a participarem das programações religiosas e festivas.

Programação Religiosa

06/08 (Sexta Feira)

Primeiro dia da Novena

19:30 - Missa para as Famílias

Coral: Divina Aliança

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

07/08 ( Sábado)

Segundo dia da Novena

19:00 - Missa da Solidariedade

Coral: Kerigma

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

08/08 (Domingo)

Terceiro dia da Novena

19:00 - Missa do dia dos Pais

Coral: Renascer

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

09/08 ( Segunda- Feira)

Quarto dia da Novena

19:30 - Missa da Esperança e Fé

Coral: Viola Divina

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

10/08 ( Terça- Feira)

Quinto dia da Novena

19:30 - Missa da Perseverança

Coral: Novo Amanhecer

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

11/08 (Quarta-Feira)

Sexto dia da Novena

19:30 - Missa da Unidade

Coral: Nossa Senhora Mãe dos Homens

Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes

12/08 (Quinta- Feira)

Sétimo dia da Novena

(Primeiro dia do Tríduo)

19:30- Missa Celebrada no CEMEX

Coral: Tua Face

13/08 ( Sexta- Feira)

Oitavo dia da Novena

( Segundo dia do Tríduo)

19:30 - Missa das Crianças

Coral: Coral da RCC

Celebrante: Frei Eugênio Milani

14/08 ( Sábado)

Nono dia da Novena

( Terceiro dia do Tríduo)

19:00- Missa da Consolação

Coral: Ad Libtum

Celebrante: Pe. Carlos Alexandre

15/08 ( Domingo)

Dia da Padroeira

6:00- Alvorada

10:00 Missa Solene

Coral: FAMA ( Filhos Amados de Maria)

Celebrante: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

14:00 - Tarde Mariana ( Na Matriz)

17:00 - Procissão

Programação da Tradicional Festa de Agosto

Porto Feliz - 2010

Local: CEMEX - Data: 12,13,14,15 de Agosto de 2010

Horários: dias 12,13, a partir das 17h; dias 14 e 15 a partir das 09

Shows em Todos os Dias:

No dia 12/08: Entrada Franca: Nos dias 13,14 e 15/08: Contribuição no Valor de R$3,00 ( Maiores de 07 anos)

Profissionais são derrotados no início da 2ª fase do Estadual


Começou neste sábado, dia 7 de agosto, a 2ª fase do Campeonato Paulista da Série B e a equipe Profissional do Desportivo Brasil foi derrotada pelo Primeira Camisa por 2 x 0. O duelo de encerramento da primeira rodada do Grupo 9, foi disputado no estádio Martins Pereira, na cidade de São José dos Campos.

No primeiro tempo, apesar das tentativas de ataque do DB, o Primeira Camisa abriu o placar com o atacante Ceceu, aos 12 minutos, e o resultado se manteve até o intervalo. Na volta para a segunda etapa o rubro celeste se lançou ao ataque, mas aos 29 minutos sofreu o segundo gol na partida, marcado por Junior César e não conseguiu reverter o marcador.
Com a derrota, o Desportivo ficou na 3ª colocação do Grupo 9, já que no outro jogo da chave o Taboão da Serra goleou a Inter de Limeira, por 4 x 0. O DB volta a campo na próxima terça-feira, dia 10, em Jaguariúna, no estádio Alfredo Chiavegato, diante do líder,

Novena Nossa Senhora Mãe dos Homens

Começou nesta sexta-feira dia 6, com a Missa para as Famílias, uma noite muito bonita, com belos cânticos entoados pelo coral Divina Aliança. Em sua homilia, Pe Toninho ressaltou a importância da Família, o quanto que é importante alicerçar uma Fámília nos valores Cristãos.

Na noite de sábado, a Missa da Solidariedade, com participação do Ministério de Canto Kerigma da cidade de Salto.

 DSCF0004 DSCF0008 DSCF0024 DSCF0029 DSCF0032

Equipe de Canto Kerigma da cidade de Salto

DSCF0041 DSCF0042 DSCF0046 DSCF0055

Comentarista

DSCF0058

Primeira Leitura

DSCF0060

Segunda Leitura

DSCF0064 DSCF0067

Evangelho

DSCF0070

DSCF0082

Após muitas fotos, e se posicionando para tirar fotos do fundo da Igreja, eis que surge um modelo fotográfio voluntários, que posou pra fotos e depois avaliou o resultado rs

 

 DSCF0084 DSCF0092

Oração da Comunidade

DSCF0113 DSCF0116 DSCF0120

Oraçao Eucarística

DSCF0131

Cordeiro de Deus

DSCF0132

Festeiros 2010

 

DSCF0157

Programação do Mês de Agosto


Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

09/08-segunda-feira- 07h15 Missa no Cemitério – Plantão de Oração às 14h e Missa na Matriz 15h – 19h30 4º dia da Novena de N.Sra.

10/08-terça-feira- Missa às 19h30 – 5º dia da Novena de N.Sra.
11/08-quarta- feira- Missa às 19h30 – 6º dia da Novena de N.Sra.
12/08-quinta-feira- Missa na Matriz – 7º dia da Novena de N.Sra.
13/08-sexta-feira- Missa na Matriz – 8º dia da Novena de N.Sra.
14/08-sábado – Missa na Matriz – 9º dia da Novena de N.Sra.
15/08-domingo- Missas 07h, 10h Missa Solene N. Sra. Mãe dos Homens – 14h Tarde Mariana – 17h Cortejo – 17h 30 Procissão

Santa Clara de Assis - Parte 2


Frei Hipólito Martendal


Seu nome é Clara

A família de Clara era nobre. Seu pai, o sr. Favarone, filho de Offreduccio. Sua mãe, D. Hortolana, era muito piedosa e participou de diversas peregrinações à Terra Santa e ao Sinai. Dizem que o parto de Clara foi muito difícil, o que levou sua mãe a recorrer às orações, entregando o caso aos cuidados de Deus. Tendo alcançado grande paz, teve uma espécie de iluminação de que sua filha seria uma luz a iluminar o mundo. Não teve dúvidas. Decidiu que a filha chamar-se-ia CLARA.

Vamos ler agora o que Frei Vitório nos escreve:

"Para o mundo bíblico dar nome é trazer para a vida e para o sentido desta vida. Ter nome é ter um papel a cumprir, uma missão a concretizar. O que não tem nome não existe. Clara é seu nome!

A história da espiritualidade é a história da luz, quem nasceu para iluminar caminhos só poderia ter um nome como este. Esta menina nasceu para incendiar a vida com a chama do Amor. É profética a conhecida afirmação de Tomas de Celano: "Foi nobre de nascimento e muito mais pela graça. Foi virgem no corpo e puríssima no coração; jovem em idade mas amadurecida no espírito. Firme na decisão e ardentíssima no amor de Deus. Rica em sabedoria sobressaiu na humildade. Foi Clara de nome, mais clara por sua vida e claríssima em suas virtudes. Sobre ela foi edificada uma estrutura das mais preciosas pérolas, cujo louvor não vem dos homens mas de Deus. É impossível compreendê-la com nossa estreita inteligência e apresentá-la em poucas palavras". (1 Cel 8, 18-19)

Clara nasce em Assis no dia 16 de julho de 1193. É batizada na catedral de São Rufino com o nome escolhido pela mãe iniciando aí uma clara história. Seu pai é o Conde Favarone, nobre e cavaleiro, personalidade forte mas muito terno e afetuoso com seu filho e filhas. É descendente dos Offreduccio Favarone di Bernardino, uma família da melhor estirpe. Sua mãe, Hortolana, Condessa de Sasso Rosso, é uma mulher com o "esprit du finesse", característico das grandes damas medievais. É devota, sábia e segura. Após a morte do marido junta-se às filhas em São Damião.

Clara tem um irmão chamando Boso e três irmãs: Pessenda, Inês e Beatriz. As duas últimas seguiram Clara na experiência contemplativa das Senhoras Damas Pobres.

Família rica e influente em Assis, os Offreduccio Favarone poderiam oferecer à filha um matrimônio de bens e de dotes e um sonhado futuro de riquezas. Contudo Clara nasceu para conduzir vidas para Deus e seu matrimônio foi escolher o Esposo, o Rei dos Reis, num esponsal místico.

Na beleza deste nome um modo de ser. Na grandeza deste nome a dignidade de ser mulher e santa. Na força deste nome um programa de vida. Clara Mãe, Clara Irmã, rogai por nós!".

ESSES HOMENS CHAMADOS PAIS

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

1. Todos os anos, o segundo domingo de agosto é consagrado à reflexão e à comemoração da figura do pai. Certamente, o comércio se serve deste evento para faturar mais e melhor. As emissoras televisivas e radiofônicas haverão de fazer comparação entre o resultado das vendas do ano que passou e aquelas que se verificam agora. A televisão mostrará filhos correndo pelos corredores dos shoppings-centers, na última hora, para comprar um presente para os pais. Desnecessário dizer que o pai é uma das figuras mais importantes de nossa vida. Psicólogos, psicanalistas e estudiosos das ciências humanas são unânimes em afirmá-lo.

2. O domingo dos pais é marcado por um encontro familiar. Aliás, as festas familiares são realidades importantíssimas num mundo sem tempo para encontros. Haverá almoços com pais jovens, pais de meia idade e esses homens alquebrados, curvados... Os filhos sentem sempre um aperto no fundo do coração.

3. Há certos pais que serão trazidos dos “asilos” onde moram. Não discutimos aqui a questão. Há famílias que não podem ter seus pais doentes e idosos em casa. Que fazer? Há pais que não poderão sentar-se à mesa porque não levantam mais de seus leitos de idosos e doentes.

4. Neste dia, os filhos que já perderam os pais, pais que foram levados pela irmã morte, esses órfãos já com sessenta e tantos anos irão ao cemitério colocar uma rosa na lápide da sepultura daquele que chamavam de pai, meu pai, papai... Realmente, mesmo já com idade avançada, é terrivelmente duro perder o pai ou a mãe...
5. Ser pai é uma vocação. Não é fatalidade. Esse ser humano masculino encontrando-se com o ser humano feminino chamado de mulher constituem um casal, uma unidade nova aberta para a vida. Tanto ele quanto ela carregam em seu corpo e em seu espírito germes de vida, desejo de serem pai e mãe. Ficamos sempre chocados quando uma criança nasce antes do tempo, quer dizer, antes da formação do casal, da constituição desse núcleo base. Com dificuldade assimilamos o fenômeno conhecido como mãe e/ou pai solteirismo. Insistimos: uma criança só pode vir ao mundo quando um casal se estima, se ama. O espaço do nascimento e do crescimento de uma criança é o casal, que se forma a partir de uma palavra dada, de um compromisso assumido, de um bem-querer para além do frisson emotivo do encontro dos corpos.

6. Tempos houve em que se fazia uma distinção entre os papéis da mãe e do pai. O pai seria provedor, chefe da família, pessoa forte, valente, que não chora...A mulher cuidava da casa, dos filhos, era toda feminilidade, dada também mais às coisas religiosas... Afinal de contas, homem é homem se dizia... Religião e choro são coisas para mulheres.... Os pais, hoje, trocam fraldas dos filhos, preparam-lhe a comida, levam-os à escola. Os papéis de pai e de mãe são intercambiáveis.

7. Para que um pai seja pai de verdade e marque a vida dos filhos ele deverá, antes de mais nada, ser companheiro delicado e fiel de sua mulher. A solidez de um casal é conditio sine qua non para que esse homem chamado pai possa dar o testemunho de sua vida e transmitir o ensino por sua autoridade. Maridos infiéis à sua esposa não são bom pais... embora o digam.
8. Um jovem é pai pela primeira vez. Tudo pode acontecer. Quem sabe ele e a mulher, antes do tempo, permitiram o envolvimento dos corpos e uma criança nasceu sem ser querida e desejada. Há outros que sonham com a paternidade. Acompanham a gravidez da mulher com cautela e atenção e, interiormente vão se organizando. Há aquele rapaz que, saindo da maternidade com a mulher, passa na igreja e apresenta o menino ou a menino a Deus nosso Senhor.

9. A experiência atesta que alguns rapazes acordam para a vida quando estreitam o corpo frágil do filho ou da filha junto de seu próprio coração, logo depois do nascimento. Até então, o moço era mais ou menos responsável, nem tanto assim... A partir de então as coisas mudam. Pão, presença, carinho, testemunho...são coisas de todos os dias.

10. O pai é pai. Não é um coleguinha ou amigão...O pai é pai, com sua autoridade, sua força, seu modo de amar diferente de todos os outros modos. O pai da terra lembra o Pai dos céus que faz chover sobre justos e injustos, que acolhe com um abraço apertado o pródigo que volta. O pai não pode perder sua condição de pai-autoridade. Mas é bom, profundamente bom. Os filhos, mesmo sabendo que seus pais podem ser falhos, esperam que esse homem sempre mostre sua autoridade de pai. Autoridade não quer dizer autoritarismo.

11. O pai é companheiro. Vive com os filhos. Convive com eles. Interessa-se por sua vida, seus projetos, seus sonhos. Chora sua dores e canta feliz com eles o cantar da alegria. Companheiro no tempo da infância, aquele que mede a febre, que nos leva ao médico, que nos apresenta orgulhoso a seus amigos. Companheiro que nos leva à rodoviária, nos pede prudência, nos adverte a respeito de certos abismos que estão sobre nossos pés de filhos.

12. O pai saberá conversar com seus filhos a respeito do delicado tema da sexualidade. Muitos pais se omitem. Deixam que filhos e filhas “quebrem a cara”. Um casal que vive uma bela harmonia sexual poderá transmitir aos filhos idéias claras a respeito desse vulcão da sexualidade que explode antes do que se esperaria.

13. Importante a figura do pai cristão. Normalmente, as mães insistem nas coisas da religião. O bonito mesmo é ter um pai amigo de Deus. Os filhos são profundamente tocados ao verem seu pai, todos os domingos, participando da missa, comungando respeitosa e dignamente. Belíssimo ver um pai ajoelhado diante do Santíssimo ou recitando salmos na penumbra da sala ao cair da tarde. Belíssimo o testemunho de um pai que, desempregado, não desanima; pai que sofrendo doença, não desespera; pai que tem as cores de Cristo Jesus em seu modo de ser.
14. Pensamos aqui nos pais que apreciam Francisco de Assis, que são membros da Ordem Franciscana Secular, que, franciscanamente, exercem seu ministério da paternidade: vivem dignamente sem ostentação; usam das coisas com modéstia; recusam-se a serem escravos da sociedade de consumo; gostam de freqüentar as igrejas e dizer ao Senhor Jesus que o adoram; pais que criam laços de perdão entre todos, em particular, entre seus familiares; pais que despertam nos filhos o encantamento diante da flor, do ar, da água, de nossos irmãos todos.

15. Cena das mais belas é essa de um pai cercado de seus filhos, seus muitos filhos, seus netos e bisnetos...Seu sangue corre longe... sua história se faz presente na história de tantos, sua vida foi vida para esses todos tão numerosos... Deus seja louvado por todos os pais da face da terra que são imagens e lembranças do Pai nosso que está nos céu!

Evangelho do Dia


O Pai tem prazer em dar o Reino a vocês







Lc 12,32-48



Jesus continuou:
- Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês. Vendam tudo o que vocês têm e dêem o dinheiro aos pobres. Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu, onde elas nunca se acabarão; porque lá os ladrões não podem roubá-las, e as traças não podem destruí-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
E Jesus disse ainda:
- Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.


Então Pedro perguntou:
- Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos?
O Senhor respondeu:
- Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão.
- O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.