quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quarta-feira de Cinzas!

 

A Igreja Católica inicia hoje, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.

1. A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.

2. O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia 27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval. A festa da Páscoa era primitivamente um ritual realizado por pastores que, para proteger as suas famílias e seus rebanhos dos espíritos maus, matavam um cordeiro e tingiam a entrada das tendas com o seu sangue. Por volta de 1250 anos antes de Cristo, esse ritual adquiriu um novo sentido, com a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Depois, com a ressurreição de Jesus, a Páscoa se tornou a principal festa dos cristãos, lembrando que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo cordeiro pascal.

3. Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro.

4. A Quarta-feira de Cinzas abre a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB desde 1964, destacando uma situação da realidade social para a reflexão das comunidades e de toda a sociedade. O tema deste ano é Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8), querendo propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum. A CF tem os jovens como tema em momento propício, quando o Brasil recebe o novo Papa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em julho próximo.

Bento XVI: "Agradeço a todos pelo amor e pela oração"

 

sala paulo vi t2

Bento XVI recebeu nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, na Sala Paulo VI, milhares de fiéis e peregrinos para a Audiência Geral – o primeiro evento público depois do anúncio de sua renúncia.

De fato, no início da Audiência, o Pontífice se dirigiu aos presentes com essas palavras:

Como sabem, decidi (aplausos)... obrigado por vossa simpatia. Decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Eu o fiz em plena liberdade pelo bem da Igreja, depois de muito rezar e examinar diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade deste ato, mas, ao mesmo tempo, consciente de não ser mais capaz de desempenhar o ministério petrino com aquela força física e de espírito que isso requer. Ampara e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o Qual jamais a faltará sua guia e seu cuidado. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com os quais me acompanharam. Obrigado, senti quase fisicamente nesses dias para mim nada fáceis, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me oferece. Continuem a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor nos guiará.

A catequese desta quarta-feira foi dedicada ao início do tempo litúrgico da Quaresma – os quarenta dias que nos preparam à celebração da Santa Páscoa. “É um período de esforço especial no nosso caminho espiritual”, disse o Papa, explicando que é o tempo que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, e onde foi tentado pelo maligno.

Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: Que lugar tem Deus na minha vida?

As provas às quais a sociedade atual submete o cristão, de fato, são muitas, e dizem respeito à vida pessoal e social. Não é fácil ser fiel ao matrimônio cristão, praticar a misericórdia na vida cotidiana, deixar espaço à oração e ao silêncio interior. “A tentação de colocar de lado a própria fé está sempre presente e a conversão se torna uma resposta a Deus que deve ser confirmada mais vezes na vida”, afirmou.

Neste Tempo de Quaresma, no Ano da fé, o Papa nos convida a renovar nosso empenho no caminho de conversão, para superar a tendência de nos fechar em nós mesmos e para deixar, ao invés, espaço a Deus, olhando com seus olhos a realidade cotidiana.

“Converter-se significa não fechar-se na busca do próprio sucesso, do próprio prestígio, da própria posição, mas fazer de modo que todos os dias, nas pequenas coisas, a verdade, a fé em Deus e o amor se tornem a coisa mais importante.”

Eis o resumo que o Papa fez de sua catequese em português, seguido da saudação aos lusófonos:

Queridos irmãos e irmãs, hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? Que lugar tem Deus na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu? De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida.
Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias! Obrigado!

Bento XVI envia mensagem aos brasileiros no início da Campanha da Fraternidade

 

bentoxvi janela t2

Neste dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para o início da Campanha. Eis a íntegra da mensagem:

 

Queridos irmãos e irmãs,

Diante de nós se abre o caminho da Quaresma, permeado de oração, penitência e caridade, que nos prepara para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

No Brasil, esta preparação tem encontrado um válido apoio e estímulo na Campanha da Fraternidade, que este ano chega à sua quinquagésima realização e se reveste já das tonalidades espirituais da XXVII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho próximo: daí o seu tema “Fraternidade e Juventude”, proposto pela Conferência Episcopal Nacional com a esperança de ver multiplicada nos jovens de hoje a mesma resposta que dera a Deus o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!” (6,8).

De bom grado associo-me a esta iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens a tornar-se – como lhes pedi em São Paulo – “protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho” (Discurso aos jovens brasileiros, 10/05/2007).

É que os “sinais dos tempos”, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens; menosprezar estes sinais ou não os saber discernir é perder ocasiões de renovação. Se eles forem o presente, serão também o futuro. Queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles. Isto requer guias – padres, consagrados ou leigos – que permaneçam novos por dentro, mesmo que o não sejam de idade, mas capazes de fazer caminho sem impor rumos, de empatia solidária, de dar testemunho de salvação, que a fé e o seguimento de Jesus Cristo cada dia alimentam.

Por isso, convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é através da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime: “Agora que isto tocou os teus lábios, tua culpa está sendo tirada, teu pecado, perdoado” (Is 6,7).

Desse encontro transformador, que desejo a cada jovem brasileiro, surge a plena disponibilidade de quem se deixa invadir por um Deus que salva: “Eis-me aqui, envia-me!’ aos meus coetâneos” - ajudando-lhes a descobrir a força e a beleza da fé no meio dos “desertos (espirituais) do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial: (…) o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio Vaticano II são uma expressão luminosa, assim como o é o Catecismo da Igreja Católica” (Homilia na abertura do Ano da Fé, 11/10/2012).

Que o Senhor conceda a todos a alegria de crer n’Ele, de crescer na sua amizade, de segui-Lo no caminho da vida e testemunhá-Lo em todas situações, para transmitir à geração seguinte a imensa riqueza e beleza da fé em Jesus Cristo.

Com votos de uma Quaresma frutuosa na vida de cada brasileiro, especialmente das novas gerações, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecia, a todos concedo uma especial Bênção Apostólica

Vaticano, 8 de fevereiro de 2013

Benedictus PP. XVI

Prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU vence na próxima semana

 

A Diretoria de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura Municipal de Porto Feliz pede atenção do contribuinte para as datas de vencimento da primeira parcela do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) que serão nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, conforme a região da cidade.

O valor mínimo de cada parcela é de R$ 20 e não pode ultrapassar dez parcelas. O contribuinte que fizer o pagamento à vista terá desconto de 5%.

Os seguintes locais estão autorizados a receber o pagamento: Banco Bradesco e demais agências da rede bancária, Rocco Supermercado (centro), SuperBen (Água Branca), A Toka Confecções (centro), agência dos Correios e lotéricas. Boletos com valores acima de R$ 1.000 devem ser pagos somente nas agências bancárias.

Retiro de Carnaval reuniu jovens do setor castelo da Arquidiocese de Sorocaba


561645_391860424243444_71577970_n 11195_392383074191179_564191010_n 11295_392369340859219_86340549_n 48141_392378984191588_958574174_n 59690_391864660909687_430975090_n 64880_391864207576399_1599074440_n 64893_392382620857891_1672261978_n 149404_391863224243164_209744283_n 179717_391860600910093_16052314_n 308021_392376810858472_1775979700_n 526483_392372457525574_512396115_n 529456_392376327525187_1438083507_n 561506_392379150858238_1790738281_n
3º dia Retiro de Carnaval 305 3º dia Retiro de Carnaval 015 3º dia Retiro de Carnaval 021 3º dia Retiro de Carnaval 079 3º dia Retiro de Carnaval 126 3º dia Retiro de Carnaval 214 3º dia Retiro de Carnaval 239 3º dia Retiro de Carnaval 255 3º dia Retiro de Carnaval 270 3º dia Retiro de Carnaval 288
72627_393303194099167_941677535_n
"Se creres, verás a glória de Deus", este foi o tema central do Retiro Jovem de Carnaval, organizado pela RCC (Renovação Carismática Católica) do setor castelo da Renovação Carismática Católica. O retiro aconteceu no centro de Porto Feliz, na escola São José, com participantes das cidades de Boituva, Iperó, Tietê, Itu, Cerquilho e Porto Feliz. Ao todo mais de 300 jovens participaram nos quatro dias de encontro entre os dias 9 e 12 de fevereiro.
Este ano a organização do encontro optou pelo caminho inverso da inflação, reduzindo os preços do retiro e do barzinho que funciona durante o encontro. "Deus foi providente, reduzimos os valores e nunca nos chegou tanta doações em alimentos para as refeições" disse o coordenador jovem da RCC Jovem de Porto Feliz, Vinicius Ribeiro Bagattine. Outra mudança também foi o cardápio do retiro que ficou ainda mais gostoso e diversificado, graças ao empenho e carinho da equipe de cozinha.
No retiro que não faltou foi é muita música, para animação, para o louvor e para oração, marcaram presenças os ministérios de música Estação Jesus Explanação (Sorocaba/SP), Coração Adorador (Porto Feliz), Tua Face (Porto Feliz) e Pequeno Rebanho (Boituva). Estação Jesus animou o baile das máscaras no domingo a noite e Tua Face o baile do Brega.
A Palavra de Deus foi anunciada pelos pregadores Adalberto da Comunidade Dei Verbum (Porto Feliz), Carlos Maximiliano (Espírito Santo), Neto (Sorocaba), Vinícius (Porto Feliz) e Revolução Jesus (Canção Nova). A orações estiveram presentes durante todo o encontro com efusão do Espírito Santo (domingo), Cura e Libertação (segunda-feira) conduzido por Monica Vianna, momentos de Adoração ao Santíssimo com Padre Washington (sábado) e Frei Eugênio (segunda-feira).
Outro tema que recebeu muita atenção foi a Jornada Mundial da Juventude, a JMJ, que foi abordada todo fim de noite nas partilhas do quartos, que organizou uma apresentação para abordar o tema. O grupo de perseverança do Grupo de Oração Jovem Mensageiro da Paz apresentou uma peça teatral, que teve participação do ministério de dança Pura Graça. Outro momento de animação foi a gincana de torta na cara com perguntas de contexto religioso.
Foram participadas três missas, presididas pelos párocos Washington P. Ribeiro (Porto Feliz), Antonio Carlos Fernandes (Porto Feliz) e pelo vigário da paróquia São Roque de Boituva, padre José Brasílio de Oliveira.
No encerramento, a cruz foi conduzida pelo jovens percorrendo a praça José Sacramento e Silva, a praça da matriz Mãe dos Homens no centro de Porto Feliz. Muito testemunhos foram apresentados durante o encontro, em especial antes do encerramento do retiro.
Alguns testemunhos:

"Para mim foram os melhores quatro dias de minha vida"

"Senti a presença de Deus, que me mostrou sempre estar ao meu lado"

"Valeu toda esforço, toda oração, cada lágrima e suor por este retiro, vimos a confirmações"

"Antes da Santa Missa observei bem os testemunhos, que mostram a ação de Deus" Pe. José Brasílio

"Participo todos os anos, este está sendo marcante para minha vida"

"Ficou em meu coração o agir de Deus, que me chama a mudar de vida, a me entregar a este amor".

"Toda a vontade que eu tinha de ir embora no primeiro dia (sábado) passou, quando olho o rosto de todos do meu quarto, minha vontade não é de ir embora".

Mais fotos no Facebook da Pascom:

Mais um ano de cobertura da Pascom Porto Feliz durante todo o retiro. Visita registrada da Pascom Boituva, responsável pelo Tribuna Católica.
Cobertura: Rafael Corrêa, Lucas Rafael Araújo e Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação