quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nota de falecimento

 

 

São José do Rio Preto, 17 de novembro de 2011.

Dom Paulo Mendes Peixoto, unido em oração a toda a Igreja de São José do Rio Preto, comunica o falecimento de dom José de Aquino Pereira, bispo emérito da Diocese.
Dom José, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa desde o último dia 30 de outubro, foi vítima de broncopneumonia bilateral; “agravada” por sua idade avançada. Seu falecimento se deu no início da tarde dessa quinta-feira, 17 de novembro.



HISTÓRICO
Dom José de Aquino Pereira
Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Dona Maria do Rosário Pereira.
Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.
Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote a 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos, onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.
Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo Papa Pio XII, Bispo da Diocese de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A sagração foi no dia 13 de abril de 1958, na Catedral de São Carlos. A posse em Dourados deu-se em 26 de maio do mesmo ano.
Em seu brasão dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare" (É necessário que Ele reine).
Aos 25 de março de 1960, o Papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada Diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse aos 2 de julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado 2º. Bispo da Diocese de Rio Preto (SP), pelo Papa Paulo VI, e dela tomou posse solene aos 4 de agosto do mesmo ano.
Dom José de Aquino assumiu a nova diocese em tempos difíceis de mudanças de paradigmas trazidas pelo Concílio Vaticano 11. Dois grandes desafios o esperavam: a escassez e diversidade de mentalidade do clero aliadas à situação econômico-financeira recessiva na qual tinha entrado a diocese. O novo bispo sentiu a necessidade de ter um presbitério moldado segundo uma orientação sólida, humana e eclesial.
Depois de avaliar as iniciativas, as experiências e as desistências de muitas dioceses do Brasil, no tocante à formação do clero, decidiu criar e instalar o Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus. O acontecimento se deu aos 17 de fevereiro de 1975, às 9 h, durante a celebração da missa na capela do Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora da Paz, com a participação do Conselho de Presbíteros.
Assim, com apenas 5 seminaristas maiores, apoiados pela Diocese de Pavia (Itália), dava seus primeiros passos o único Seminário Filosófico-Teológico da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. O prédio novo do Seminário foi negociado com a Secretaria Estadual de Educação e a ela vendido. O antigo prédio, à Rua Floriano Peixoto, 1967, foi reformado e ampliado para receber os novos alunos. As obras terminaram em 1969.
Preocupado em organizar a diocese, assim como ativar sua vida pastoral, dom José publica o 1º Plano de Pastoral de Conjunto, que valera para o triênio 1970 a 1972. Aos 17 de março e 1979, o novo bispo institui seis Vicaranias Forâneas com seus respectivos vigários.
À medida que os compromissos financeiros iam sendo saldados, dom José recuperava e fortalecia o patrimônio do Seminário, assim como reformava o Palácio Episcopal e começava a campanha de construção da nova catedral.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a Diocese.
Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivação canônica; observando o limite de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Enquanto a diocese, cujo território de 16.276 km2 ocupava as áreas de 57 municípios, com uma população de 888.799 habitantes, chegou a 79 paróquias. Portanto, durante o Episcopado de dom José de Aquino foram criadas 28 paróquias e ordenados quarenta sacerdotes.
De 1966 a 1995 surgiram as comunidades religiosas diocesanas femininas da Ressurreição, do Instituto Imaculado Coração de Maria, assim como os Servos e Servas da Igreja.
Após a aceitação, pela Santa Sé, de seu pedido de renúncia, dom José teve a alegria de consagrar, na Catedral, juntamente com Dom Serafim Fernandes de Araújo, Cardeal de Belo Horizonte, Pe. David Dias Pimentel, Reitor do Seminário Maior da diocese, como Bispo Auxiliar da capital mineira.
Nos últimos anos, dom José de Aquino Pereira residia em São José Rio Preto (SP). O bispo emérito faleceu nessa quinta-feira, 17 de novembro, aos 91 anos de idade.


Assessoria de Imprensa da Diocese de São José do Rio Preto

PAT, Porto Feliz oferece 39 vagas de emprego.



O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Porto Feliz está nesta semana com oferta de 39 vagas de emprego em 10 funções.
As vagas são para Vigilante (1 vaga, masculino, com experiência, com curso de brigada de incêndio, com curso de vigilante) / Operador de empilhadeira (1 vaga, masculino, com curso de operador de empilhadeira) / Tapeceiro (1 vaga, com experiência) / Serviços gerais (1 vaga, masculino, limpeza em geral e conservação da empresa ¿ hidráulica e elétrica) / Montador de móveis (2 vagas, com experiência, ter moto) / Costureira piloteira (1 vaga, com experiência) / Mecânico de ônibus (1 vaga, com experiência) / Eletricista de ônibus (1 vaga, com experiência) / Ajudante geral (10 vagas, feminino) / Auxiliar de produção (20 vagas, masculino, 1º grau).

Ao comparecer ao PAT leve sempre carteira de trabalho, RG e CPF. O posto fica no Paço Municipal, na Rua Ademar de Barros, 340, Centro. Mais informações pelo telefone 3262-1206.


Fonte, Jornal Cruzeiro do Sul.

A importância do Cyberespaço na evangelização

"O cyberespaço deve ser considerado uma grande oportunidade de evangelização", diz Dom Claudio Maria Celli

O presidente do Pontifício Conselho para as Comuicações Sociais, Arcebispo Dom Claudio Maria Celli, fez um balanço ao jornal L'Oservatore Romano sobre o Congresso sobre a Igreja e a Cultura Digital, realizado no Chile entre os dias 17 e 19 de outurbro.

Segundo o prelado "os habitantes deste continente digital são agora mais de dois bilhões em todo o mundo e estão conectados, principalmente, através dos telefones celulares". Dom Claudio afirma ainda que "esta é uma nova forma de realidade, embora não visíveis a olho nu, sobre pessoas reais. Um sinal encontrado nos jovens, por vezes, focada em seus telefones, computadores e iPods. Talvez a metade mais jovem dos nossos fiéis habita neste territótio, e quem sabe se a nossa linguagem, o pensamento consegue ser significativo para eles".

Segundo Dom Celli, os meios sociais devem ser campo de missão O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais afirma ainda que os meios sociais, devem ser campo de missão. " A sociedade digital se compõe de milhões de pessoas que vão à Igreja no domingo ou que nunca participam da Santa Missa. Como podem se sentir tocados pelo amor de Deus se ninguém faz nada pelo seu próximo em nome de Cristo?" Dom Claudio Maria Celli aponta ainda que "o cyberespaço deve ser considerado, cada vez mais, uma grande oportunidade para a evangelização".

Esse empenho da Igreja pela Nova Evangelização no "continente da comunicação" não é de agora, tendo em vista que "desde o Concílio Vaticano II ela foi interpelada por diversas transformações culturais, provocadas pela aceleração da comunicação em massa". Os papas - em particular João Paulo II e Bento XVI - tem encorajado os fiéis a fazer parte efetiva no campo da comunicação, colocando o Evangelho como centro da mensagem a ser difundida e fazer conhecer a nova realidade da aldeia global.

"A comunicação está no DNA da Igreja"

Neste contexto, "com um novo saber sempre achamos que a essência de cada ato comunicativo da Igreja não pode deixar de recorrer à sua própria natureza, de uma comunidade fundada por um Deus feito homem e sua Palavra." A essência da mensagem permanece a mesma, apesar do muitos aspectos inovadores.

Para Dom Claudio Maria Celli, "a comunicação está realmente no DNA da Igreja e ela não pode ignorar qualquer fase ou objetivo da comunicação, muito menos a 'cultura digital' causada por novas mídias. A comunidade dos crentes também deve reviver comunicação".

O prelado afirma ainda que "a comunidade deve reavivar a comunicação em seu interior e iluminar a cultura digital com a luz do Evangelho, atuando como fenômeno de massa". Esses desejos inspiraram o recente Congresso da Igreja e da Cultura Digital, promovido pela Rede da Igreja na América Latina. Sobre a Teologia da Comunicação, Dom Claudio disse que seu objetivo não pode ser outro que "aprofunde o conhecimento de Deus do ponto de vista da comunicação."

Neste sentido, o arcebispo recordou a declaração do arcebispo de Luján, Argentina, que afirmou que "a transformação do tempo em que vivemos, com suas virtudes e tentações, pode ser descoberto ancorado em uma nova descoberta de Deus, o mundo e a realidade profundamente amarrados uns aos outros, entrelaçados em uma comunicação dinâmica que se realiza no dom de si, e ser resolvido em uma aproximação com a comunhão.
Fonte. Site Arquidiocese de Sorocaba.

Morre Dom José Aquino, bispo emérito de São José do Rio Preto



Bispo emérito de São José do Rio Preto (SP), Dom José de Aquino Pereira, faleceu nesta quinta-feira, aos 91 anos
O bispo emérito de São José do Rio Preto (SP), Dom José de Aquino Pereira, 91 anos, faleceu no início da tarde desta quinta-feira, 17, no Hospital Beneficência Portuguesa, vítima de uma broncopneumonia bilateral. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 30 de outubro.

A Missa de corpo presente de Dom José de Aquino será nesta sexta-feira, 18, às 16h, na Catedral de São José, presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, que está em Brasília para uma reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética. O sepultamento acontecerá, às 17h, na cripta dos bispos da catedral.

“É meu desejo que desde já sejam iniciadas as Missas em sufrágio da alma de Dom Aquino, nas comunidades, desde a presente data”, afirmou Dom Paulo Mendes Peixoto.

Biografia


Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Maria do Rosário Pereira.

Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.

Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote no dia 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos (SP), onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.

Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo Papa Pio XII, bispo de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Em seu brasão, Dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare" (É necessário que Ele reine).

Em 25 de março de 1960, o Papa João XXIII nomeou Dom José de Aquino para a recém criada diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse em julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), pelo Papa Paulo VI, e dela tomou posse em 4 de agosto do mesmo ano.

A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a diocese.

Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivo de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.

Fonte, Canção Nova

Pascom se reuniu neste sábado, dia 12

Pascom Logo(2)

Todo segundo sábado de cada mês, a Pastoral da Comunicação se reúne após a santa Missa, na Matriz Nossa Senhora Aparecida. As reuniões acontece na paróquia do seu diretor espiritual, Padre Washington Pascoal Ribeiro que desde setembro deste ano, assumiu a Pastoral. Seminarista Diego, pela Paróquia Mãe dos Homens também está fazendo acompanhamento pastoral com a Pascom. São reforços bem vindos e esperados.

O atual coordenador Felipe Miranda, que desde sua fundação, em janeiro de 2010, tem coordenado os trabalho. Na missa, o sacerdote convidou a quem interessasse conhecer a Pastoral, para participar da reunião. "O trabalho da comunicação é muito grande, e requer a participação das pessoas, cada um na sua pastoral, movimento, pode ajudar a Pascom divulgar as atividades da Igreja, não precisa ser agente" afirma Felipe.

Na pauta, foi avaliado a cobertura de alguns temas da cidade, assim como as principais atividades do mês de outubro, com destaque positivo para a Dozena de N. S. Aparecida, e avaliação aquém do esperado para a divulgação do aniversário da cidade. Foi planejado o mês de novembro, assim como a participação de 4 agentes no encontro Regional da Comunicação que acontece de sexta-feira (18) até domingo (21), com apoio e incentivo das paróquias Mãe dos Homens e Nossa Senhora Aparecida.

Na próxima reunião mensal, haverá eleição para nova coordenação, o que motivou neste mês um formação sobre o papel do coordenador na Pascom. Até lá, muitas orações e trabalho.

Audiência
No mês de outubro, a Pascom bateu recordes de acesso mensal e na média diária. Parabéns à equipe. Assim como também ao espaço conquistado nos jornais impressos da cidade, e pelos sites da região.

VOTORANTIM Musicalização nas creches estimula desenvolvimento das crianças

image

Seguindo a Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação, decretada em 2008, a Prefeitura local, através da Secretaria de Educação, incluiu aulas de musicalização para alunos de 0 a 5 anos.

De acordo com a coordenadora Ana Paula Oliveira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Alda Luchini Vial, que trabalha com as aulas desde fevereiro, a música é de extrema importância para a vida da criança. "Ela precisa ter o contato com os ritmos. A partir disso, o aluno desenvolve a parte afetiva, a socialização, a aquisição da linguagem. Com isso, ela acaba treinando também a coordenação motora, a memória e a orientação" pontua ela.

Entre os temas trabalhados com os alunos que freqüentam desde o berçário I até a etapa 2, estão as cores, alimentação saudável e os números, para que aprendam de uma maneira divertida. A equipe docente trabalha ainda com poesias de autores conhecidos, como Vinicius de Moraes. Além disso, às segundas-feiras as crianças cantam o Hino Nacional, uma maneira de estimular o civismo entre os pequenos. Segundo a diretora Cláudia Mendes, antes da musicalização, alguns dos alunos eram inseguros e tímidos, mas com o hábito das aulas, que acontecem todas as manhãs, eles ficaram mais participativos e confiantes. "Tivemos vários casos em que percebemos a mudança de comportamento. A questão de afetividade, socialização e desenvoltura que eles têm depois das aulas não estão escritas no papel, mas não deixam de ser surpreendentes", declara. 

Para Ediran da Costa Melo, mãe da aluna Sthefany, 4 anos, a mudança de comportamento foi sentida na própria casa. "Ela chega em casa contando tudo o que fez na creche e as atividades que já estão planejadas para os próximos dias. Ela passou a conversar, brincar e cantar mais. Ficou muito comunicativa após as aulas", contou a mäe. 

Os instrumentos também fazem parte das aulas, mas, segundo Ana Paula, a maneira a trabalhar eles é um pouco diferente. "Começamos apresentando o tambor, mas é tudo questão de programação. Antes de tudo, há toda a evolução para eles assimilarem os instrumentos". 

Fonte:

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220350

Porto Feliz
A prefeitura sempre fez um trabalho pioneiro com musicalização infantil na educação infantil (ceches e pré-escolas) na cidade. Porém, neste ano de 2011, estes trabalhos não foram continuados.

Importância da musicalização, clique aqui

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação