quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VOTORANTIM Musicalização nas creches estimula desenvolvimento das crianças

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Seguindo a Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação, decretada em 2008, a Prefeitura local, através da Secretaria de Educação, incluiu aulas de musicalização para alunos de 0 a 5 anos.

De acordo com a coordenadora Ana Paula Oliveira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Alda Luchini Vial, que trabalha com as aulas desde fevereiro, a música é de extrema importância para a vida da criança. "Ela precisa ter o contato com os ritmos. A partir disso, o aluno desenvolve a parte afetiva, a socialização, a aquisição da linguagem. Com isso, ela acaba treinando também a coordenação motora, a memória e a orientação" pontua ela.

Entre os temas trabalhados com os alunos que freqüentam desde o berçário I até a etapa 2, estão as cores, alimentação saudável e os números, para que aprendam de uma maneira divertida. A equipe docente trabalha ainda com poesias de autores conhecidos, como Vinicius de Moraes. Além disso, às segundas-feiras as crianças cantam o Hino Nacional, uma maneira de estimular o civismo entre os pequenos. Segundo a diretora Cláudia Mendes, antes da musicalização, alguns dos alunos eram inseguros e tímidos, mas com o hábito das aulas, que acontecem todas as manhãs, eles ficaram mais participativos e confiantes. "Tivemos vários casos em que percebemos a mudança de comportamento. A questão de afetividade, socialização e desenvoltura que eles têm depois das aulas não estão escritas no papel, mas não deixam de ser surpreendentes", declara. 

Para Ediran da Costa Melo, mãe da aluna Sthefany, 4 anos, a mudança de comportamento foi sentida na própria casa. "Ela chega em casa contando tudo o que fez na creche e as atividades que já estão planejadas para os próximos dias. Ela passou a conversar, brincar e cantar mais. Ficou muito comunicativa após as aulas", contou a mäe. 

Os instrumentos também fazem parte das aulas, mas, segundo Ana Paula, a maneira a trabalhar eles é um pouco diferente. "Começamos apresentando o tambor, mas é tudo questão de programação. Antes de tudo, há toda a evolução para eles assimilarem os instrumentos". 

Fonte:

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220350

Porto Feliz
A prefeitura sempre fez um trabalho pioneiro com musicalização infantil na educação infantil (ceches e pré-escolas) na cidade. Porém, neste ano de 2011, estes trabalhos não foram continuados.

Importância da musicalização, clique aqui

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

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