1. Ele guarda as promessas de Deus para sua vida – vs. 6,7 e 9
Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, ele creu e não abriu mão delas. Por quarenta anos, insistiu em crer e, pela sua perseverança, Deus o abençoou.
2. Ele não dá ouvidos às vozes da incredulidade – vs. 8
Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer de que nosso trabalho evangelizador, inclusive na Escola Santo André, não nos levará a nada. Calebe foi um dos poucos em sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não se amoldou aos incrédulos! Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos
3. Ele reconhece o favor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca – vs. 10
Calebe reconhecia que a Esperança no Senhor o mantivera vivo e com vigor! A gratidão é um segredo espiritual. Aquele que não “vê” a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar.
4. Ele tem disposição de lutar pelos seus sonhos – vs. 11
O monte que Calebe almejava estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas, mas na verdade temos que lutar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude.
5. Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus – vs. 12
Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer. Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, confiando não na sua própria força, mas no poder do Altíssimo.
Paz e Bem!!!