sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Congresso de leigos em andamento

 

Em sua primeira Encíclica, “Deus caritas est”, o Papa Bento XVI esclarece que a formação de estruturas justas “não é imediatamente um dever da Igreja, mas pertence à esfera da política. Entretanto, o dever imediato de trabalhar por uma ordem justa na sociedade é próprio dos fiéis leigos. Estes como cidadãos do Estado são chamados a participar pessoalmente na vida pública. Não podem, pois, abdicar da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum.”

Em consequência, afirma “ser missão dos fieis leigos configurar retamente a vida social, respeitando a sua legítima autonomia e cooperando, segundo a respectiva competência e sob a própria responsabilidade, com os outros cidadãos” (n. 29). Em sua Encíclica “Caritas in veritate” Bento XVI explicita longamente as exigências da caridade na vida social, refletindo sobre a justiça e sobre o Bem Comum. A justiça é a primeira exigência da caridade: “Não posso dar ao outro do que é meu, sem antes lhe ter dado aquilo que lhe compete por justiça. Quem ama os outros com caridade é, antes de mais nada, justo para com eles. A justiça não só não é alheia à caridade, não só não é um caminho alternativo ou paralelo à caridade, mas é inseparável da caridade , é-lhe intrínseca. A justiça é o primeiro caminho da caridade ou, como chegou a dizer Paulo VI, « a medida mínima » dela, parte integrante daquele amor « por ações e em verdade » (1 Jo 3, 18) .

Caridade , Bem Comum e Justiça estão estreitamente ligados: “ Querer o bem comum e trabalhar por ele é exigência de justiça e de caridade. Comprometer-se pelo bem comum é, por um lado, cuidar e, por outro, valer-se daquele conjunto de instituições que estruturam jurídica, civil, política e culturalmente a vida social, que deste modo toma a forma de pólis, cidade. Ama-se tanto mais eficazmente o próximo, quanto mais se trabalha em prol de um bem comum que dê resposta também às suas necessidades reais. Todo o cristão é chamado a esta caridade, conforme a sua vocação e segundo as possibilidades que tem de incidência na pólis. Este é o caminho institucional — podemos mesmo dizer político — da caridade, não menos qualificado e incisivo do que o é a caridade que vai diretamente ao encontro do próximo, fora das mediações institucionais da polis.(n. 7).

Nosso Congresso de leigos(as) está em processo nas reuniões dos grupos que se organizaram para refletir sobre a missão dos fieis leigos na Igreja e no mundo. No dia 03 de setembro teremos as oficinas temáticas precedidas de uma exposição que orientará os trabalhos. Deveremos ter as seguintes oficinas: a)Vida e Missão do leigo na Educação em todos os níveis; b) Vida e Missão do Leigo no mundo da Saúde; c) Vida e Missão do Leigo na promoção da Justiça e da Solidariedade Social; d) Vida e Missão do Leigo no mundo da Comunicação Social; f) Vida e Missão do Leigo no âmbito das Responsabilidades Públicas; g) Vida e Missão do Leigo no mundo do Trabalho (empresários e trabalhadores). Mesmo leigos, de vida eclesial ativa, que não tenham participado das reuniões preparatórias poderão participar das oficinas. O Objetivo é refletir sobre a missão do leigo no mundo e esboçar  projetos que visem a formação dos leigos para a ação missionária nas respectivas áreas, conforme as orientações da Encílica “Caritas in Veritate”.

O encontro de 03 de setembro deverá, pois, mostrar que sem o protagonismo dos leigos a Igreja – a mensagem do evangelho - ficará ausente da cultura emergente e deixará a sociedade à deriva das mais estapafúrdias correntes de pensamento. É missão dos pastores motivar para a urgência da organização do laicato, o grande responsável pela inculturação do evangelho, fermento bom para um mundo mais humano: “Ide vós também para a minha vinha” e ainda; “vós sois a luz do mundo e o sal da terra”.

Teremos, no encerramento do Congresso, no dia de Cristo Rei, propostas concretas desse caminho e a consolidação de um Conselho de Leigos cuja missão será a de dar continuidade a esse trabalho promovendo a organização dos leigos em pequenos grupos, por área de atuação profissional, para serem fermento de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

cartaz_rosa1

Dia 28 agosto, sairá de Porto Feliz, às 14h uma van até o Recreativo Campestre para o Show da Banda Católica Rosas de Saron.

Informações com Mariane: cel 9122-6847.

Sete mil crianças retornaram das férias esta semana em Porto Feliz

banner

Mais de sete mil crianças das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Escolas Municipais de Ensino Fundamental retornaram às atividades escolares no dia 1º de agosto.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rural e as turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA) também já voltaram a frequentar as aulas. Os Centros de Educação Infantil Municipal não entraram em recesso e permaneceram abertos em período integral, das 6h30 às 17h30.

Desde 2006, as creches não param nas férias de janeiro e nem no recesso de julho.

portomaisfeliz.com.br

Campeonato Paulista de Motocross em Tietê neste fim de semana

 

 

123

Neste fim de semana, nos dias 06 e 07 de agosto, Tietê sediará a 3ª etapa do Campeonato Leste Paulista de Motocross 2011.
A competição, que em suas duas últimas fases aconteceu nas cidades vizinhas de Cerquilho e Jumirim, tem realização da Prefeitura de Tietê e será organizada pela equipe Extreme Racing Competições.

A estrada escolhida como circuito do evento é a do bairro Mandissununga. Serão 1.300 metros de piso de areia e saibro a serem vencidos pelos pilotos de 11 diferentes categorias.

No sábado, dia 06, das 14h às 17h serão realizados os treinos e no domingo, dia 07, a partir das 11h, começarão as provas. Os interessados em participar poderão se inscrever no local.

A estrada municipal Mandissununga possui dois acessos: um pela Rodovia Marechal Rondon no km156 (Pelo Núcleo de Produção de Mudas, conhecido como Posto de Fumo) e outro pela Rodovia João José Rodrigues, entrada na DNP Terraplanagem.

Ambos os acessos estarão sinalizados e a entrada é gratuita.

Para saber mais acesse: www.motox.com.br

A.I. Tietê

Festividades em Louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens


De 06 a 15 de Agosto de 2011 acontece as festividades em Louvor a Padroeira da cidade de Porto Feliz Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A abertura acontece no dia 06 com a Santa Missa na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens as 19h, já a programação festiva acontecerá a partir do dia 11 no Cemex.
Confira abaixo um especial contendo um pouco da história da padroeira de Porto Feliz, e também a programação completa da parte religiosa e festiva.

Conhecendo um pouco a história de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Há séculos atrás, a cidade de Porto Feliz, que assim é chamada, era denominada antigamente como Freguesia de Araritaguaba, e era um lugar muito alegre e que progredia a olhos vistosos por todos.
A Capela de Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade, tornou-se pequena de mais para reunir o grande número e cada vez maior de fiéis que a frequentava a cada dia.
No Livro número 1 do Tombo da Paróquia de Porto Feliz, uma "imagem Majestosa e perfeita" foi mandada vir especialmente para ser coloca na Igreja que o moradores de Araritaguaba, estava construindo suntuosamente, pois todos os fiéis coloboravam com as suas humildes esmolas.
Após a contrução da grande Igreja, que passou a ser de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela passou a ser Matriz, sendo padroeira da paróquia e da cidade.
Diz uma lenda, que esta Imagem iria para outro lugar, que ao partir tornou-se tão pesada que ninguem conseguia transportá-la, entendendo-se assim entre os fiéis que seria vontade de Nossa Senhora Mãe dos Homens permanecer em Porto Feliz e tornar-se padroeira de todos.

Programação Religiosa:

06/08 - Sábado
Missa- 19h na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens em nossa História
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes
Coral: Nossa Senhora Mãe dos Homens 

07/08- Domingo
Missa- 19h na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoa os Jovens
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes
Coral: Renascer

08/08 - Segunda Feira
Missa - 19h30 na Matriz
Tema: Nossa Senhora e a vida Religiosa
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes
Coral: Santa Cruz

09/08- Terça Feira
Missa - 19h30 na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoa as Crianças
Celebrante: Frei Eugênio Milani
Coral: Deus Proverá

10/08 - Quarta Feira
Missa - 19h30 na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens os Trabalhadores 
Celebrante: Pe. Washington Pascoal Ribeiro
Coral: Nossa Senhora Aparecida

11/08 - Quinta Feira
Terço - 18h na Matriz
Carreata - 18h30 saída da Matriz
Missa- 19h30 no Cemex
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoa as Famílias
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes
Coral: A Família

Dia 12/08 - Sexta Feira
Missa - 19h30 na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens Amparo da Fé
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes 
Coral: Viola Divina

Dia 13/08 - Sábado
Missa - 19h na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoa todas as mães
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes 
Coral: Adoradores do Senhor

Dia 14/08 - Domingo
Missa - 19h na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoa todos os pais
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes
Coral: RCC

Dia 15/08 - Segunda Feira - Dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Missa Festiva - 10h na Matriz
Tema: Nossa Senhora Mãe dos Homens nos Leva a Jesus
Celebrante: Pe. João Carlos Alampe (Vigário Geral)
Coral: Filhos Amados de Maria (FAMA)

Tarde Mariana- 14h na Matriz
Procissão- 16h- Saída da Matriz

Programação Festiva:

Local: CEMEX
Data: 11/08 a 15/08
Horários: Dias 11 e 12/08 a partir das 17h
Dias 13 e 14/08 a partir das 09h
Dia 15/08 das 09h as 18h

11/08 - Quinta Feira
21h - Show com a banda Tua Face

12/08 - Sexta Feira
21h - Show com a Dupla Diego e Leandro e Banda

13/08 - Sábado
21h - Show com a banda Virada do Século

14/08 - Domingo
21h - Show com a dupla Marcos e Cauan e com a banda Cover Hits

15/08 - Segunda Feira
21h - Show com a Dupla Fernando e Sorocaba

13 a 15/08
Show com DJ

Atenção: No dia 11 entranda franca, já nos dias 12, 13 e 14 contribuição de R$3,00 para os maiores de 10 anos. Agora no dia 15 das 09h as 18h a entrada será franca. As 18h o recinto será fechado para a preparação do show da dupla Fernando e Sorocaba, no qual será reaberto as 19h. A partir das 19h será permitida a entrada apenas de quem possuir ingressos para o show.
Os ingressos estão a venda nos seguintes locais:

Porto Feliz
Agro Porto do Fubá
Bilci Auto Peças
Controller informática
Hot Point

Boituva
Randal Fogos

Cerquilho
O Boticário

Itu
Randal Fogos

Tietê
O Boticário


1ª Cearense Beneficente em prol do EAC (Econtro de Adolescentes com Cristo)




dia 07/08/2011
Horário - das 11h a 14h
Local - Comunidade N. S. das Graças - Vila América
Valor R$ 10,00
Observação: Quem for almoçar no local, é para levar pratos e talheres. Para levar, será servido em marmitex.

1ª BALADA SOLIDÁRIA EM PRÓL AO GRUPO "ACREDITAR

Acontece hoje a 1ª BALADA SOLIDÁRIA EM PRÓL AO "ACREDITAR* (Grupo de apoio às pessoas com Câncer).


*Show com Banda de Jazz, Grupo Alma Gitana, show de humor com grupo Ararapuca e Deejay Gustavão*.
Mesa: R$ 50,00 com direito a 4 cadeiras.
Individual: R$ 10,00
Os ingressos já estão sendo vendidos!

Os interessados podem entrar em contato com os Integrantes do "ACREDITAR".

Ou facebook com Andréa Nunes Matos, Michel Portela e
Mara Faustino.

Email: andreanunesmatos@yahoo.com​.br / michelportela@hotmail.com

Pe. Antonello estará pregando no 28º Cenáculo

 

http://www.cancaonova.com/portal/arquivos/fotos/2010/maio/peantonello_01_22.jpg

 

A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Sorocaba realizará neste ano a 28ª edição do Cenáculo, tradicional evento religioso que acontecerá no dia 21 de agosto, a partir das 7 horas, no Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), Jardim Santa Rosália. Neste ano o tema será “Por causa de tua palavra, lançaremos as redes” (Lucas 5, 5) e terá a presença de Pe. Antonello, fundador da Comunidade Aliança de Misericórdia, com sede em São Paulo. O sacerdote tem um forte carisma de cura e libertação, também foi diretor espiritual da RCC nacional.

cartaz 28 cenáculo sorocaba

O 28º Cenáculo começará com o santo terço e terá a animação de Tony Allyson, de Goiânia, ministro de música em evidência no movimento, por causa de suas canções que propiciam a experiência com Deus. Membros do Conselho Arquidiocesano da RCC Sorocaba estarão presentes. Às 16 horas o arcebispo metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues presidirá a Santa Missa, com a participação de sacerdotes e diáconos.

“O tema do Cenáculo nesse ano nos remete a um ardor pela evangelização, que precisa queimar no coração de cada um de nós, não apenas nas lideranças e participantes de grupo de oração, mas em todos os católicos de nossa arquidiocese”, diz o coordenador arquidiocesano da RCC, Adriano de Marqui.

O Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC) fica na Avenida Pereira da Silva, em Santa Rosália, Sorocaba. No local haverá barracas de alimentação.

Informações sobre o 28º Cenáculo podem ser obtidas no site: www.rccsorocaba.org.br e no escritório arquidiocesano da RCC: (15) 3232- 5091.

Colaboração Andréa Freire

Novos equipamentos são entregues para a Santa Casa

 

AI/ Prefeitura de Porto Feliz

Foto

A Santa Cara recebeu um aparelho de Raio X e dois oxímetros de pulso

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz recebeu um aparelho de Raio X e dois oxímetros de pulso. A entrega simbólica dos aparelhos foi feita no dia 28 de julho, pelo prefeito Cláudio Maffei ao interventor da Santa Casa, o médico Renato Cassani.

De acordo com a secretaria de Saúde, os aparelhos foram adquiridos por meio de emenda do deputado estadual Jonas Donizette(PSB), no valor de R$ 58.200, e beneficiarão milhares de pessoas todos os meses.

Para o prefeito Maffei, a aquisição dos aparelhos faz parte do processo de modernização da Santa Casa implantado em 2007, com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento à população

 

portomaisfeliz.com.br