segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Escola Carlinhos realiza oficina de horta e jardins sustentáveis

oficina jardins escola carlinhos (1) A EMEF “Vereador Carlos Roberto de Oliveira”, no bairro Água Branca, realizou na terça-feira, 6, oficina de horta e jardins sustentáveis.
A oficina contou com a participação de alunos da escola e das educadoras Melissa Branco e Mariana Gomes, da Companhia Artística Semeando Encanto Arte, Educação Ambiental Musical e Teatral da cidade de Sorocaba.
Os estudantes aprenderam a utilizar materiais recicláveis e plantar mudas em recipientes plásticos e trabalhar com hortas e jardins, além das orientações sobre o meio ambiente.
A escola Carlinhos foi a vencedora, no ano passado, do concurso realizado pela Lanxess do “Ciclo Verde 2012: Projeto Escola Sustentável não é conversa é atitude”, realizado pela empresa a cada dois anos.
Através do projeto, a escola desenvolveu várias mudanças como: substituição de copo descartável por canecas de porcelana e squeezes; troca de torneiras de banheiros e bebedouros para torneiras com sistema “corta água”; reutilização da água de um bebedouro para irrigar horta urbana; construção de espaço com horta urbana; coleta de papel que é descartado diariamante no lixo da escola; construção de bicicletário; coleta de água de chuva; captação e reaproveitamento da água que sai da máquina de lavar para limpeza do pátio e banheiros; coleta de todo lixo orgânico e descarte em um biodigestor para aproveitamento do adubo em horta e pomar; sinalização em salas de aula para redução do consumo de energia; substituição de pratos plásticos pelos de vidros utilizados na merenda escolar.

AIPF