domingo, 28 de outubro de 2012

Porto Feliz promove Semana de Incentivo à Leitura

 

Foto

Alunos da EMEF Vilma Fernandes visitaram a Cidade dos Velhinhos

 

Nesta semana, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a 4ª Semana de Incentivo à Leitura em todas as escolas do município. Diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de aumentar o hábito da leitura e da escrita entre os alunos e a comunidade em geral.
Na EMEF Coronel Esmédio, no Centro, os alunos programaram visitas à Biblioteca Municipal e ao 1º Festival Literário de Porto Feliz, o Fliporto, promovido pelo Grupo Sarau na Casa. O festival tem por objetivo incentivar e valorizar a criação literária e promover a revelação de poetas porto-felicenses. De acordo com a direção da escola, as crianças também foram incentivadas a criar hábitos de leitura durante o recreio, além de reforçar outras atividades que são realizadas semanalmente na unidade.
A EMEF Vilma Fernandes Antonio, no Jardim Vante, organizou uma visita dos estudantes à Cidade dos Velhinhos. As crianças fizeram a leitura de contos do escritor Machado de Assis e conversaram com os idosos da entidade.
A EMEF Domingos de Marco, no Bepim, realizou saraus com o tema “Porto Feliz e a Literatura”, que contou com a participação dos escritores porto-felicenses Samantha Holtz, autora do romance “O Pássaro”, e Eduardo Juliano Bello, autor da obra infanto-juvenil “As Aventuras do Palhaço Sardinha”.
A Semana de Incentivo à Leitura foi criada pelo prefeito Cláudio Maffei em julho de 2008 através da Lei Municipal nº 4.609. Ela acontece sempre na semana próxima ao Dia Municipal do Livro, comemorado em 29 de outubro. O prefeito Maffei inclusive participou da Semana da Leitura deste ano. No dia 23 de outubro, Maffei esteve na EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, na Água Branca, quando falou aos estudantes sobre seu livro de poesias “Palavras do Sertão” (lançado em 2011) e também sobre a importância e o prazer da leitura.


Premiações
Na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a Prefeitura fará a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”, que homenageia os profissionais que se destacaram da Educação em Porto Feliz durante o último ano. Anualmente, são premiados dois funcionários da rede de Educação – envolvendo as escolas públicas municipais e estaduais, além das unidades particulares. Os próprios trabalhadores das escolas elegem os vencedores. O prêmio foi criado através da Lei 4.658, de dezembro de 2008. O evento acontece no Espaço Cultural “Olair Coan” (rua João Gastardelli, nº 38, bairro Água Branca), às 19 horas.
Na ocasião, serão premiados ainda os alunos vencedores da fase municipal da das Olimpíadas de Língua Portuguesa em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Crônica. Os textos vencedores seguirão para a fase estadual da competição.
Além disso, também serão homenageados os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que c
onquistaram 44 medalhas para Porto Feliz, entre ouros, pratas e bronzes, e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual a cidade conquistou uma prata e um bronze.


Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Porto Feliz atualmente possui um acervo com cerca de 20 mil títulos, registrando a frequência de cerca de 1.200 usuários todos os meses, entre pessoas que vão até o local para emprestar livros ou fazer leituras e pesquisas.
O funcionamento da Biblioteca Municipal é de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. O endereço é Praça Coronel Eugênio Motta, 86, no Centro da cidade.

Evangelho do dia!

 

Ano B - Dia: 28/10/2012

Jesus cura o cego Bartimeu
Mc 10,46-52


Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar:
- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!
Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais:
- Filho de Davi, tenha pena de mim!
Então Jesus parou e disse:
- Chamem o cego.
Eles chamaram e lhe disseram:
- Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.
- O que é que você quer que eu faça? - perguntou Jesus.
- Mestre, eu quero ver de novo! - respondeu ele.
- Vá; você está curado porque teve fé! - afirmou Jesus.
No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

São Judas Tadeu


São Judas Tadeu
Apóstolo
Século I

28 de outubro
São Judas Tadeu

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.
Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.
Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.
Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.
Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens.
Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.
Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.
A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.