quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Enchentes em Capivari

Prefeitura inicia mudança dos desabrigados para alojamento transitório

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Obras, Defesa Civil, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou a mudança das famílias desalojadas pelas enchentes para abrigos transitórios na última segunda-feira (08). Foram transferidas as 10 famílias que estavam abrigadas na escola Eicap Pitangueiras para no novo abrigo no Centro Social de Capivari, o Cesoca.
O local passou por um total processo de adaptação para receber estas famílias com a construção de dormitórios com divisórias em madeirite, além de toda a instalação hidráulica, elétrica e demais reparos em cozinha e banheiros, limpeza e higienização, fornecendo assim privacidade e segurança necessárias para que as famílias fiquem abrigadas até a entrega das 323 casas populares do Núcleo Habitacional Santa Teresa D´Ávila, que deverá acontecer em seis meses.
As famílias desabrigadas estão podendo escolher entre ir para o novo abrigo ou receber o auxílio moradia de R$ 300,00. Muitas das famílias que se encontravam abrigadas nas escolas municipais e no ginásio de esportes optaram pelo auxílio moradia e também já deixaram os abrigos indo para as casas de parentes e/ou amigos e devem começar a receber este recurso em breve. Os relatórios para a disponibilidade do auxílio moradia às famílias que não podem voltar para suas casas estão em andamento junto à CDHU.
Além do Cesoca, um segundo barracão está sendo preparado pela Prefeitura para receber as famílias atingidas pelas enchentes.
O Cesoca, abrigo que já está recebendo as famílias, conta ainda com a instalação de novas lâmpadas, chuveiros e ventiladores, disponibilidade de espaço específico para cozinha com revestimento em azulejos e lavanderia com tanques para lavar roupas, espaços que serão preparados para a recreação e deverá receber até o final desta semana outras 5 (cinco) famílias.
As escolas municipais que estão abrigando temporariamente as famílias atingidas pelas enchentes deverão ser liberadas até o dia 18, quando serão iniciadas as aulas do Sistema Municipal de Ensino em Capivari.


URGENTE: Porto Feliz contra a Dengue!



Aconteceu nesta quarta-feira, no anfi-teatro Olair Coan, na Escola Municipal Vereador Carlinhos, a Mobilização Social - Combate a Dengue, promovida pela Diretoria de Saúde, com a equipe da Vigilância Sanitária.

Diversos setores da Prefeitura, foram acionados para mandar representantes para participar do evento e ser um Vetor contra a Dengue em seu local de atuação. Não foram todos os setores que conseguiram servidores dispostos, mas a maioria conseguiu e enviou cidadãos conscientes.

Empresas da cidade, Associação Comercial de Porto Feliz, Saae entre outros, enviaram representantes, pois Dr Cláudia responsável pela Diretoria, acredita que somente com a mobilização da Sociedade, terá sucesso o combate a Dengue em Porto Feliz de forma efetiva.

Alarmante
Já está sendo registrado em diversas cidades do Estado de São Paulo, grande crescimento de casos confirmados de Dengue, e devido as últimas e intensas chuvas nos Estado e as altas temperatura, é um clima perfeito para acelerar na Proliferação dos Casos.

Em Porto Feliz, já foram registrados de janeiro até dia 11 de Fevereiro 34 casos de Dengue na Terra das Monções. Ainda tem mais um exame médico que está sendo aguardado, embora a pessoa tenha em potecial os sintomas da Patologia, somente se registra quando clinicamente comprovado em Laboratório.


Combate
Durante a Capacitação, conferida pelo representate da Vigilância, Charles enfatizou bem os sintomas, desmitificou certas credices populares, passou vídeos, slides e concedeu um tempo para esclarecer dúvidas.

Todos os que estiveram lá, são contados como um agente Vetor de Combate a  Dengue!

Ano passado, mais de 4000 alunos do Ensino Fundamental também foram orientados a auxiliar no Combate a Dengue junto a Família.

pelos jovens


Carta João Paulo II aos Jovens:


Carta aos jovens:

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão cinema,

ouvem música e passeiam com os amigos.


Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola

e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia.





Oração de uma Clarissa


Senhor, fazei-me uma presença de paz
entre os homens agitados de hoje.

Fazei-me luz
na luz de Cristo.

Fazei-me caminho
Para os que buscam o Pai.

Fazei-me amiga
Das amigas irmãs que sofrem:

Que eu aprenda a dar
E a receber amor.

Fazei-me esperar paciente
Com os que perderam a esperança
De vosso reino.

Fazei-me irmã de todos
Os que têm o coração solitário.

Fazei-me virgem
Na constante purificação do meu amor
A Deus e aos homens.

Fazei-me um sinal de vossa Igreja
No mundo de hoje.

Fazei-me silêncio na plenitude interior.

Fazei-me toda oração e contemplação
Do vosso imenso amor.

Fazei-me corajosamente franciscana,
Autêntica filha de Santa Clara.

Ó Senhor,
dai-me a coragem
de conversão constante e profunda.

Que eu vos busque sem parar.

Que eu reze,
Ame e me renove,
Me encontre diariamente
Com minhas irmãs na oração,
Para construirmos a vivência da fraternidade
E da jubilosa partilha de tudo
No amor.

Amém!

Hoje é dia de Nossa Senhora de Lourdes

Vamos relembrar como estava a gruta antes da reforma, que ainda não terminou e está com o seu calendário de obras atrasado em meses.






Jantar difícil


 Depois das "espetadas", leopardo desiste do jantar  

Leopardo tentar comer porco-espinho e se dá mal
Um leopardo não teve lá uma boa ideia ao tentar fazer de um porco-espinho seu jantar. Apesar de ter utilizado suas técnicas de caça, o felino, de dois anos de idade, não conseguiu saciar a fome.
Ele primeiro encostou as patas bem devagar sobre os espinhos, para “avaliar” o que o esperava. Depois, tentou pegar a presa por cima, e até fazê-la rolar, mas tudo o que conseguiu foram espetadas. Após 25 minutos, o leopardo foi obrigado a aceitar que perdeu a batalha – e desistiu.


Leopardo tenta comer porco-espinho e se dá mal
A cena foi captada na reserva Mashatu Game, em Botsuana, na África, pela câmera de Shem Compion, especialista em fotografar a vida selvagem. “Eu passei da tensão ao suspense, ao medo, e depois ao alívio. Foi uma visão incrível”, afirma o fotógrafo.

(Fotos: BNPS.CO.UK)

Nossa Senhora de Lourdes

A Virgem sem pecado, que vem socorrer os pecadores. E para isso propõe três meios: a fonte de águas vivas, oração, a penitência. Sempre que você encontrar-se diante de uma situação DIFÍCIL, onde suas forças e seus conhecimentos não são capazes de RESOLVER, não entre em pânico. Peça ajuda à Nossa Senhora de Lourdes.


11 de Fevereiro

Enfermo

No dia 11 de fevereiro de 1858, ocorreu em Lourdes, na França, a célebre aparição da Virgem Maria em que esta declarou: “Sou a Imaculada Conceição”. Desde então, milhões de fiéis buscam no santuário ali construído a saúde do corpo e da alma.

Em alusão a tal data, o Papa João Paulo II instituiu o Dia Mundial do Enfermo, no ano de 1993. Seu principal objetivo é sensibilizar os governos e a sociedade civil para que os enfermos tenham a melhor assistência possível.

A Igreja Católica também enfatiza a importância de ajudá-los a valorizarem o sofrimento em seu significado cristão de aproximação com Deus. Outra intenção é defender a formação moral e espiritual dos agentes sanitários.

Uma cidade é escolhida a cada ano para a celebração da data na presença do Papa, em um dia de orações e incentivo ao envolvimento de todos.

As origens de Clara


Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM
As Edizioni Poziuncola, de Assis, publicaram um alentado estudo sobre Clara de Assis da autoria de Chiara Giovanna Cremaschi, conhecida autora de textos sobre a vida das Irmãs Pobres de São Damião (Chiara di Assisi. Um silenzio che grida, 2009). Desta obra colhemos as informações que agora apresentamos a respeito das origens de Clara.

1. Clara nasceu na cidade de Assis em 1193. Segundo uma antiga biografia o fato ter-se-ia dado a 20 de maio. Nasce numa família da pequena nobreza do interior, conhecida como aristocracia. Em sua casa haviam sete cavaleiros todos nobres e poderosos (cf. Proc 19, 1). As origens de seu nome de família devem ser buscadas num castelo nobre do condado. De seu lugar de origem, seu antepassado, conde Bernardino, há uns cinqüenta anos havia se transferido para a cidade e construído um palácio com torre, símbolo da nobreza e do poder, na praça da Catedral dedicada a São Rufino. João de Ventura de Assis, no Processo de Canonização, descreve o modo de se viver na casa: “Ainda que a corte de sua casa fosse das maiores da cidade e lá se fizessem grandes despesas, ela deixava de lado e guardava os alimentos que lhe eram dados para comer, na fartura de uma casa grande...” Nada faltava, nem mesmo para os fâmulos.

2. Não temos condições de saber o sobrenome familiar e nobre. Tudo leva a crer que Offreduccio já estaria morto no momento do nascimento de Clara. No palácio viviam seus filhos e respectivas famílias. Monaldo é o chefe, porque o mais idoso. Entre os outros se pode contar Simão, pai de Rufino, que ingressaria no grupo dos irmãos de Francisco de Assis e por fim Favarone. No Processo de Canonizaçao Pedro de Damião da Cidade de Assis, diz ter conhecido o pai de Clara, messer Favarone, nobre e grande poderoso na cidade. Clara pertence às vintes famílias nobres de Assis

3. “Segundo certos estudiosos o nome Favarone indica a nobreza de quem o tem, segundo outros é um sobrenome que se dava a quem queria aparecer mais do que era”. Na verdade, é o filho mais novo, e por costume é um miles, um cavaleiro armado, muitas vezes ausente de casa. É pouco conhecido de seus concidadãos. Casou-se com uma nobre da cidade a respeito da qual, segundo alguns, não se conhece o verdadeiro nome. Há os que afirmam que o nome de Ortolana é índice de alta nobreza, para outros trata-se de um nome que lhe foi dado por ter colocado no mundo criaturas como flores.(Ortulana-Hortelã). Estamos diante uma mulher dotada de grande capacidade e de profunda fé cristã que é sem mais a domina, a senhora do palácio, colocada à frente das outras mulheres e da criadagem. É cercada do afeto e da amizade de muitas senhoras aristocratas que freqüentam sua casa. Havia uma convivência entre essas mulheres; os trabalhos que realizavam juntas nos mesmos cômodos, favorecia a partilha de pensamentos e de desejos. As freqüentes ausências do marido davam a Ortolana ampla liberdade de movimento. Ela se dirigia em peregrinação a vários lugares que eram metas habituais da Idade Média, até meso à Terra Santa.

4. Enquanto espera seu filho . reza diante do Crucifixo pedindo ajuda para o momento do parto. Num determinado momento ouve uma voz que lhe diz: tu darás à luz uma criança que iluminará o mundo. Não é aqui o lugar de discutir sobre o modo como se deu tal fato. A voz explica as razões pelas quais a filha recebeu o nome de Clara. Em latim Clara significa ilustre, famosa e segundo alguns esse nome só era dado a mulheres da aristocracia. Recebendo esse nome de Clara, na língua popular da Umbria, atribui-se ao termo a característica da luminosidade.

5. Celano pinta Ortolana como protótipo da mulher assisiense, com o escopo de apresentar um modelo de mulher para aquelas que não podiam seguir Clara em tudo. “Sua mãe, Ortolona que devia dar à luz a planta frutífera no jardim da Igreja, também era rica em não poucos bons frutos. Embora fosse presa aos laços do matrimônio e aos cuidados familiares, entregava-se como podia ao serviço de Deus e a intensas práticas de piedade. Tanto que, por devoção foi com os peregrinos ao ultramar e voltou toda feliz, depois de visitar os lugares que o Deus homem consagrou com suas pegadas. Também foi ao santuário de São Miguel Arcanjo para rezar e visitou piedosamente a as basílicas dos apóstolos.

Extraído de http://www.franciscanos.org.br/v3/almir/artigos/clara/01.php

Ilustração: Die heilige Klara verteilt Almosen. Badische Landesbibliothek, Karlsruhe, Codex Tennenbach 4, fol. 17r. Antes de 1492. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Codex_Tennenbach_4_017r.jpg
acesso em 20 jan. 2010. acesso em 20 jan. 2010.

Notinhas de Porto Feliz




Discordância na Prefeitura
Em uma de suas edições o Jornal Tribuna das Monções destacou a entrevista do vice prefeito Júlio Bronze, em que ele discordava da realização do Carnaval Solidário de Porto Feliz, de volta às ruas centrais. Ele mesmo foi pego de surpreso, mas não interferiu. 

Já nesta edição de sábado dia 6 de fevereiro, o entrevistado foi o Prefeito licenciado Maffei, onde a principal especulação gira em torno do primeiro escalão, sobre a nomeação dos Secretários, tudo em virtude da nova reforma adminstrativa efetuada recentemente em Porto Feliz.

Certos nomes são tidos como certo, por exemplo a Diretora de Saúde Dr Cláudia, e também o Professor Miguel Arcanjo.


Outro assunto que o jornal abordou foi a grande deterioração do asfalto por toda a cidade de Porto Feliz. Maffei afirmou que "chuva não é desculpa".

Javé é o meu pastor. Nada me falta.


Às vezes me pergunto quem seria eu



se em Ti não acreditasse...


A quem confiaria o que temo,


a quem entregaria os que amo?


Como seria se não Te escutasse


e se Contigo não pudesse partilhar…


Talvez me assemelhasse a uma bússola almariada


que algures desorientada seguiria sem direcção…


Talvez fosse um ser abstracto, sem um querer exacto


e nada relevante saísse da minha mão…


Talvez me assemelhasse,


a uma árvore sem flor nem fruto


e tivesse um coração devoluto


ansiando por ruir,


talvez meus olhos fossem rios


meus sentimentos mais frios


e não soubesse sorrir…


Talvez…


Vivesse vegetando,


não chorasse de alegria


talvez vivesse procurando


o que encontro em Ti, meu Jesus


A cada segundo do dia…






Javé é o meu pastor. Nada me falta.


Em verdes pastagens me faz repousar;


Para fontes tranquilas me conduz,


E restaura as minhas forças.


Ele me guia por bons caminhos,


por causa do Seu nome.


Embora eu caminhe por um vale tenebroso,


Nenhum mal temerei,


pois estás junto de mim;


O Teu bastão e o Teu cajado deixam-me tranquilo.


Diante de mim preparas a mesa,


à frente dos meus opressores;


unges a minha cabeça com óleo


e a minha taça transborda.


Sim, felicidade e amor me acompanham todos


os dias da minha vida.


A minha morada é a casa


de Javé, por dias sem fim.

Salmo 23

Nossa Senhora de Lourdes




Em Lourdes, na gruta de Massabielle, Nossa Senhora apareceu dezoito vezes a Santa Bernardete, então menina de 14 anos. Na última das aparições, a Virgem Se identificou: " Eu sou a Imaculada Conceição ". Com essas palavras, confirmava o ato solene pelo qual o Papa Pio IX, quatro anos antes, proclamara a Conceição Imaculada da Santa Mãe de Deus. Até nossos dias, curas e milagres prodigiosos ocorrem no local, que é procurado por peregrinos do mundo inteiro.