quarta-feira, 14 de março de 2012

Bento XVI medita sobre a oração na vida de Maria



Na Catequese desta quarta-feira, 14, realizada na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI mostrou, aos fiéis e peregrinos da Itália e de todo mundo, que a Virgem Maria foi sempre uma presença orante junto aos discípulos.
Depois de concluir a série de meditação sobre a oração na vida de Jesus, Bento XVI iniciou nesta quarta, a série de Catequeses sobre a oração nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo. Em ambos este livros, um dos elementos recorrentes é justamente a oração, desde aquela de Jesus àquela de Maria, dos discípulos, das mulheres e da comunidade cristã.
Com Maria inicia a vida terrena de Jesus e com Maria iniciam-se também os primeiros passos da Igreja; em ambos os momento, o clima é de escuta de Deus, de recolhimento”, explica o Papa.
O Pontífice esclarece que entre a Ascenção do Ressuscitado e o primeiro Pentecostes cristão, os Apóstolos e a Igreja se reúnem com Maria para esperar com ela pelo dom do Espírito Santo. Ela que já O reconhece por ter gerado o Verbo encarnado e divide com toda Igreja este mesmo dom.
“Se não há Igreja sem Pentecoste, não já nem mesmo Pentecostes sem Maria de Jesus, porque ela viveu de modo único aquilo que a Igreja experimenta todos os dias sob a ação do Espírito Santo”, destaca.
Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa ainda aprender com ela a ser comunidade que reza, salienta o Santo Padre. Ele ressalta que normalmente a oração é feita a partir de situações de dificuldade, problemas pessoais que levam a dirigir-se ao Senhor para ter luz, conforto e ajuda. Mas Maria convida a abrir as dimensões da oração, a dirigir-se a Deus não somente na necessidade e não somente para si mesmo, mas de modo unânime, perseverante, fiel, com um “coração só e uma alma só” (cfr At 4,32).
“Maria nos ensina a necessidade de orar e nos indica que só com a ligação constante, íntima, plena de amor com seu Filho podemos sair da “nossa casa”, de nós mesmo, com coragem, para conquistar os confins do mundo e anunciar em qualquer lugar o Senhor Jesus Salvador do mundo”, conclui.


Fonte: Canção Nova

Santa Sé reafirma valor social da água em Fórum Mundial

A água é um bem público e deve ser usufruído por todos, sem exceção. Esse é o teor do documento divulgado nessa terça-feira, 13, pela Santa Sé, que participa, por meio do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, do VI Fórum Mundial da Água, em andamento em Marselha, na França.
devem esquecer que a água tem um valor social indispensável para o desenvolvimento integral dos povos e para a paz”, diz ainda o texto.
Lembrando que neste momento histórico bilhões de pessoas estão sem água em quantidade ou qualidade suficientes parO documento “Água, elemento essencial para a vida” pede ações urgentes da comunidade internacional para assegurar o acesso à água ressaltando que ela não é um bem meramente mercantil, mas público. “É compreensível que atores privados tendam a desenvolver atividades rentáveis, não se a uma vida digna, segura e confortável, a Santa Sé afirma que são necessárias mais do que “declarações de intenções”.
Segundo o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, os números da sede estão “subestimados”, porque o direito à água deve se basear no acesso regular e constante à água potável. Assim, constata-se que 1,9 bilhões de pessoas acessam somente água insalubre e 3,4 bilhões utilizam ocasionalmente água de qualidade insegura. E o acesso à água potável não está definitivamente garantido a cerca de metade da população mundial.
A Santa Sé alerta: se em 2012 não forem tomadas decisões incisivas neste campo, o aquecimento global e as alterações climáticas vão afetar os recursos disponíveis e milhões de pessoas poderiam ficar privadas da água. Por isso, o documento destaca também a importância da sobriedade nos consumos.
O Fórum Mundial é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e esta edição reúne 20 mil pessoas de 140 países.
Já o Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos em 22 de março, e foi criado na Conferência da ONU sobre o Ambiente e o Desenvolvimento de 1992, no Rio de Janeiro.

Fonte: Canção Nova

Vem ai a 2° Copa Católica de Futsal


Vem ai a 2° Copa Católica de Futebol de Salão da Igreja Católica 2012.
Depois do sucesso da 1°edição a 2° edição terá seu inicio no dia 15 de Abril.
Com o tema "Deus nos Revela um Jeito Novo de Evangelizar" essa edição promete ser ainda mais disputada.
As inscrições estão abertas e vão até o próximo dia 31 de março, os interessados deverão procurar o Valdir para adquirir a ficha de inscrição onde no dia 31 haverá uma reunião na comunidade Nossa Senhora da Ponte com os representantes dos times para a entrega das fichas.
Para mais informações pelos telefones (15)9633-9108 ou 326-2003.



Festa do Sorvete em Pról a Juventude Ágape



Neste domingo, dia 18 acontecerá a Festa do Sorvete em pról a Juvetude Ágape. O evento acontecerá na comunidade Nossa Senhora das Graças na vila américa das 10h30 até as 17h.
Haverá concurso de Dança e de Teatro os vencedores ganharão prêmios, para quem quiser colaborar os ingressos do sorvete custam R$10,00 onde vem com quatro cupons.
Para mais informações entrar em contato com o Valdir através do telefone (15)9633-9108 ou 3261-2003.
Esse evento está tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Feliz

Semana Santa 2012



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

(Ano 2012)

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Porto Feliz – SP

DOMINGO DE RAMOS(01 de Abril)

             07h – Missa na Matriz
            09h – Missa com Bênção dos Ramos e Procissão, saindo da Igreja de São Benedito para              Igreja Matriz
            19h – Missa na Matriz
            COLETA EM PROL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE(nas missas)

           SEGUNDA-FEIRA(02 de Abril)
           
            07h15 – Missa no cemitério
            15h- Missa na Igreja Matriz
            20h – Via Sacra Pública, saindo da Igreja de São Benedito e percorrendo as ruas da cidade,                  terminando na Matriz
            TRAZER O LIVRO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
           TERÇA-FEIRA (03 de abril)
            07h15 – Missa na Matriz
            19h30- Celebração Penitencial

           QUARTA-FEIRA SANTA(04 de abril)
            07h15 – Missa na Matriz
           19h – Missa na Catedral( Sorocaba) com Benção dos Santos Óleos e Renovação das             Promessas Sacerdotais

            QUINTA-FEIRA SANTA(05 de Abril)
            20h- MISSA DA CEIA DO SENHOR – Dia da Instituição da Eucaristia, Cerimônia do               Lava Pés
            VIGIA EUCARÍSTICA APÓS A MISSA
            SEXTA- FEIRA SANTA DA PAIXÃO DO SENHOR (06 de Abril)
            08h às12h – Confissões na Matriz
           ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
            7h-8h- Irmandade de São Benedito – Movimento de Assis                  
            8h-9h- Catequistas(1ª Comunhão e Crisma)  - Pastoral da Acolhida   
            9h-10h- Vicentinos – Pastoral da Saúde            
            10h-11h- Religiosas e Equipe Vocacional         
            11h-12h – Pastoral do Dízimo
            12h-13h - Jovens do EAC e Jovens RCC
            13h-14h - ECC e Apostolado de Oração
            14h-14h45- RCC Adultos   
            15hCELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE CRISTO
            19hPROCISSÃO DO SENHOR MORTO- saindo da Matriz de São João Batista,             concluindo- se na  Igreja Matriz ( trazer vela para procissão luminosa)
           COLETA EM PROL DOS LUGARES SANTOS, a pedido do Papa

            SÁBADO SANTO(07 de Abril)
            20h- MISSA VIGÍLIA PASCAL (trazer velas)

           DOMINGO DE PÁSCOA(08 de Abril)
             06h – PROCISSÃO DE CRISTO RESSUSCITADO(na matriz)
            MISSAS NA MATRIZ – 07h(após a missa café comunitário) , 09h e 19h(Missa com       Envio da Bandeira do Divino com os Setores da Matriz)
            BATIZADOS
FELIZ PÁSCOA A TODOS! Pe. Antonio Carlos Fernandes e Diáconos

             



Formação para Leigos- Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens



No próximo sábado, dia 17 acontecerá a Formação para Leigos sobre as Diretrizes Gerais da CNBB da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
O encontro será realizado no Centro Comunitário e terá início as 14h e se encerrará as 19h com a Santa Missa que acontecerá no próprio centro comunitário.
Todos os integrantes de pastorais estão convocados para essa formação que abordará algumas diretrizes que devem ser seguidas.
Padre Toninho fez um apelo para que todas as pastorais enviem agentes para esse encontro que será muito importante, e que ele já vem destacando esse encontro há alguns meses.
Vale lembrar que este encontro é aberto e todos os leigos podem participar, pois essa formação será um grande aprendizado para todos.



Convite!

417128_340334439345469_100001067475247_934669_37852099_n[1]

A Missa Votiva à Nossa Senhora Mãe dos Homens, acontecerá amanhã, às 19h30, este mês com Bênção de Chaves dos Lares. Participe!

Programação Semanal–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Programação da Semana_thumb[4]

Chiara Lubich


Focolarinos lembram 4º ano de   falecimento de Chiara Lubich




Nesta quarta-feira, 14, o Movimento dos Focolares lembra o quarto ano de falecimento de sua fundadora Chiara Lubich.

“Este ano desejamos dedicar as celebrações de modo especial ao impacto que o seu carisma teve sobre as novas gerações: jovens de hoje e de ontem, de várias regiões do mundo vão testemunhar o que suscitou em sua vida o encontro com Chiara”, destaca a atual presidente dos focolares, Maria Voce.

Em mensagem escrita especialmente para a data, Maria Voce recorda a predileção que Chiara tinha pelos jovens e o quanto ela confiava nos membros dos focolares para dar continuidade a obra.

“Juntos, todos em unidade, queremos olhar para um futuro cheio de esperança, porque Deus nos deu um grande ideal”, ressalta a presidente dos focolares.

Maria Voce salienta que esta será ainda uma ocasião para exprimir gratidão àquela que, correspondendo plenamente à luz do carisma que Deus colocou em seu coração, abriu o caminho para muitos como portadores de um espírito novo.

“Façamos desta data um ponto de partida: gratos por tal dom, procuremos comunicá-lo a todos os que nos circundam para contribuir à edificação da fraternidade universal: a realização do seu sonho, a aspiração de Jesus: ‘Que todos sejam um’”, pede Maria Voce aos membros do Movimento dos Focolares.

 

Santa Matilde

Santa Matilde Santa Matilde foi educada numa nobre família junto a um mosteiro beneditino. Cresceu e casou-se com Henrique I, rei da Alemanha, mas manteve sua nobreza interior, não deixando influenciar-se pelo poder. Teve cinco filhos, e sempre como mãe humilde e orante, buscou ensinar aos filhos os caminhos da salvação eterna.
Matilde também foi mãe para o povo, para os pobres. Mulher cheia de compaixão que dentro das possibilidades ajudou e influenciou a muitos.
Com o falecimento de Henrique I, essa grande mulher de Deus disse aos filhos: "Gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação".
Com a morte do marido, o seu calvário começou: foi traída pelos filhos, sob a falsa acusação de que estaria desperdiçando os bens com os pobres. Retirou-se para um convento e ali intercedeu pelos seus amados filhos, através da oração e sacrifícios.
Seus filhos então, tomaram consciência da injustiça que estavam cometendo. Com a conversão deles, teve mais facilidade para ajudar a muitos outros pobres. Em 968 partiu para o Reino dos céus, o Reino dos santos.
Santa Matilde, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 14/03/2012

Proposta para o Reino

Leitura Orante
Mt 5,17-19
Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

A Luz de São José


Formação sobre a Ação Evangelizadora para leigos da N. S. Aparecida

 DSCF6899DSCF6908 DSCF6913DSCF6919DSCF6925 DSCF6924DSCF6926 DSCF6927     DSCF6922 DSCF6923

Em unidade e obediência ao Arcebispo, o Pároco de Nossa Senhora Aparecida, padre Washington P. Ribeiro, deu a abertura para a realização da Formação sobre as Diretrizes Gerais da  Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, o sacerdote aproveitou e justificou a necessidade desta formação na paróquia e o estímulo do Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Irmã Virgínia Filomena Pitanguy, Map, da Congressão das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial contou um pouco de sua ordem religiosa e o seu carisma missionário, completou a explicação do padre, contando a origem e necessidade deste documento como resposta aos anseios da Igreja no Brasil.

Propôs a todos para rezar ao longo do encontro o documento, para depois encontrar uma direção e colocá-lo em prática. Após conduzir todos a fazerem um relaxamento e alongamento, usando da música uma motivação, foi propondo que todos busquem ser um vaso novo nas mãos do Oleiro.

  DSCF6932 DSCF6937DSCF6982DSCF6984

Irmã Virgínia, Map, afirmou que a ação do Espírito está em todos que disseram SIM ao chamado que assumiu na paróquia, motivou a todos a continuarem a evangelização. Tratou da relação afetiva com Deus, que leva o leigo dar respostas concretas na Fé, e disse que hoje(neste domingo 11/03) era motivo para parar e pensar na “nossa Fé”, questionar no que cremos. O Papa Bento XVI propôs para se vivenciar até o ano que vem o “Ano da Fé”. Ensinou que pela Fé é que nos comunicamos com Deus e ele conosco. Irmã Virgínia afirmou que vivenciamos a Fé que temos, precisamos viver a nossa Fé em nossas comunidades. A Fé é querer conhecer Deus, depois de quereremos estar/conhecer a Deus. O ponto de partida para os que querem evangelizar é Jesus Cristo, e devemos rezar a este Jesus que está no meio de nós. Refletiu o texto do Antigo Testamento Ex: 2: 11-3:08, após a leitura fez uma breve reflexão da passagem, e estimulou a todos se isolarem para refletir em silêncio e responder as perguntas:

Perguntas de reflexão para o exercício:

Quais são as marcas do amor de Deus em minha vida?

 

Quais foram os momentos que o amor de Deus cuidou de mim? Os momentos em que parecia que eu não iria conseguir e Ele me conduziu.

 

Identificar o modo (maneira) de Deus me amar pessoalmente.

DSCF6980 DSCF6976 DSCF6977 DSCF6978 DSCF6979

Retornando da reflexão, todos se reuniram em roda e testemunharam qual o rosto de Deus em sua vida, momento muito profundo, rico e belo de Espiritualidade. Muitos depoimentos sinceros e emocionados. Após o almoço, todos foram divididos em grupos, para partilharam oque foi vivenciado no período da manha assim como também as respostas às perguntas.

Após a dinâmica e a conclusão dos grupos, Irmã Virgínia, Map, prosseguiu com slides e aprofundou o conteúdo do documento incentivando todos a prosseguirem com os trabalhos e com apoio sacerdotal, todos encontraram as respostas para os atuais desafios das Evangelização encontrados na paróquias.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação