quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Desmatamento


BRASÍLIA - O desmatamento na Amazônia este ano foi o mais baixo desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a monitorar a região amazônica, em 1988, informou o governo federal nesta quinta-feira.

Entre agosto de 2008 e julho de 2009 foram desmatados 7.008 km2 de floresta, de acordo com os dados do projeto de monitoramento por satélite do Inpe (Prodes). Isso significa uma redução de 45% com relação ao período anterior (agosto de 2007 a julho de 2008), quando o desmatamento atingiu 12,9 km². Esta também foi a primeira vez em 21 anos que a área derrubada ficou abaixo dos 9 mil quilômetros quadrados.

O número superou as expectativas do governo - que previa 9 mil km² - e foi divulgado nesta quinta-feira pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, em solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, e de governadores da região. (Vote: O meio ambiente será um tema decisivo na campanha eleitoral?)

- É uma queda substancial. De longe a menor [taxa] desde que o Inpe começou a observação - afirmou durante apresentação dos dados.

Em seu discurso, Dilma ressaltou o pacto entre o governo federal, estados e municípios na operação Arco Verde, de combate ao desmatamento. Para Dilma, "os números são impactantes". Ela destacou que os dados divulgados são importantes para serem apresentados pelo Brasil na reunião da cúpula sobre mudanças climáticas em Copenhague.

- O governo vem fazendo seu dever de casa - disse Dilma.

" O governo vem fazendo seu dever de casa "

Além de prestar contas e comemorar, a ministra disse que agora também é momento de planejar novas ações. O desafio, segundo ela, será manter o ritmo de trabalho para reduzir o desmatamento, e também viabilizar a agenda de trabalho com ações nos 44 municípios que integram a operação Arco Verde.

A taxa de desmatamento é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 km².

O Inpe registrou queda em quase todos os estados da Amazônia. Em Mato Grosso e no Pará, tradicionalmente líderes dos rankings de desmatamento mensais, a queda foi de 65% e 35%, respectivamente. Em Rondônia, a queda foi de 55%.

Apesar da redução, o Pará foi o estado que mais desmatou no período, com 3.680 km², seguido por Mato Grosso, com 1.047 km² , e Amazonas, com 980 km² a menos de florestas.

De acordo com o Inpe, a margem de erro da estimativa anual de desmatamento é de 10%, ou seja, pode resultar em uma variação de 700 km² para ou mais ou para menos quando os dados forem consolidados.

A pedido do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual o Inpe é vinculado, os dados do desmatamento foram apressados para que o país leve essa carta na manga a Copenhague, onde haverá reunião de cúpula para discutir ações contra o aquecimento do planeta. O que será apresentado nesta quinta é uma estimativa dos dados de 2009. Os números consolidados só ficarão prontos no início do ano que vem.

Evento reforça estratégia de aproximar Dilma da pauta ambiental

Embora não seja a primeira vez que Dilma, pré-candidata à Presidência da República, participa de um anúncio sobre dados do desmatamento, o evento reforça a estratégia do governo de aproximá-la da pauta ambiental do país. (No blog Diário de uma repórter: Dilma na cartilha de Ricupero)

A ex-ministra Marina Silva também é pré-candidata à sucessão presidencial. Em 2007, ao lado de Marina, que ainda comandava o Ministério do Meio Ambiente, Dilma participou do anúncio oficial de que a destruição da floresta tinha caído 25,3%, no período entre agosto de 2005 e julho de 2006.

Denunciar crimes na internet


http://www.fortium.com.br/blog/fotos/logo_policia_federal.gif

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) lançou nesta quinta-feira em seu site um formulário eletrônico para denúncias anônimas de crimes de pedofilia, preconceito e genocídio na internet. De acordo com a PF, o recebimento de denúncias com mais rapidez deve acelerar a identificação da autoria e preservar indícios dos crimes, agilizando a responsabilização criminal do suspeito. ( Infográfico: Saiba como combater a pedofilia )

A ideia é que o internauta informe, no formulário, o endereço de sites que divulguem conteúdo suspeito. É possível também deixar um comentário sobre a denúncia, sem ser identificado.

A PF quer coibir crimes como a prática de qualquer tipo de preconceito (raça, cor, religião, nacionalidade etc), assim como a fabricação, a venda, a distribuição ou a divulgação de símbolos nazistas. O crime de genocídio é qualquer ação que tenha por objetivo destruir determinado grupo de pessoas, por causa de diferenças de raça, cor ou nacionalidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Anjos na Rede, uma parceria entre a PF, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e a ONG Safernet. A ideia surgiu no ano passado, durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quando os parceiros assinaram um termo de compromisso para criar a Central de Denúncias de Crimes Violadores dos Direitos Humanos na Internet.

Abatedouro de cães

http://i.olhares.com/data/big/263/2635215.jpg

SÃO PAULO - Roberto Moraes, de 46 anos e Roseli Nascimento, de 39 anos, foram presos acusados de manter um abatedouro de cães em Suzano, na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os animais eram recolhidos nas ruas, mantidos para engorda e depois mortos. A carne dos cachorros era vendida para a comunidade oriental, por R$ 180 a R$ 220 por animal.

No abatedouro, a polícia encontrou um cachorro ainda vivo que seria abatido, duas mesas, um freezer com carnes, ganchos e outros equipamentos. As investigações, feitas pela 2ª Delegacia de Saúde Pública do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPCC), duraram um mês. De acordo com a polícia, o local funcionava há três anos.

Os dois presos são acusados também de incinerar as partes dos cães que não conseguiam aproveitar.



Simbolo da vida, um sobrevivente:

Ainda vivo, seria próxima vítima.

Deficientes físicos: vida segue sobre 4 rodas


O tetraplégico Fabiano Puhlmann faz exercícios no parque do Ibirapuera (SP) (Foto: Arthur Calasans/Divulgação)

Por dentro e por fora - Pouca gente sabe, mas manter controle sobre o intestino e a bexiga é um dos maiores desafios de quem está em uma cadeira de rodas. "É preciso reeducar os órgãos para condicioná-los a trabalhar em horários determinados", revela Fernando Fernandes, ex-modelo e ex-participante do Big Brother Brasil.

Ele sofreu um acidente de automóvel em julho, em São Paulo. Desde então, não sente as pernas e não sabe se voltará a andar. Mas está animado com a independência conquistada na fase de reabilitação. Ele já pratica esportes e toma banho sozinho.

Da Basílica de Latrão até a nossa Catedral Metropolitana de Sorocaba

Catedral metropolitana de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte



A Basílica de São João de Latrão (9 de Novembro)

Uma solenidade litúrgica especial, no dia 9 de novembro, comemora a dedicação da Basílica de Latrão. Esta é considerada a igreja-mãe de todas as igrejas católicas, por ser a catedral do bispo de Roma, isto é o Papa patriarca do Ocidente.


A igreja originária foi construída pelo imperador Constantino, durante o pontificado de papa Melquíades no séc. IV, no terreno doado por Fausta, esposa do Imperador.

Nela foram realizados os quatro primeiros Concílios Ecumênicos realizados no Ocidente:

em 1123 para resolver a questão das Investiduras, ou seja, provimento em algum cargo eclesiástico por parte do poder civil: e

m 1139, sobre questões disciplinares;

em 1179 para tratar da forma de eleição do Papa;

em 1215, sobre várias heresias e a reforma eclesial. Inúmeras verdades lembra esta comemoração. Em primeiro lugar a importância de Roma onde se acha o Chefe visível da Igreja de Jesus.


A Basílica de São João de Latrão

Na Quinta-feira santa se celebra em todas as Catedrais a Missa do Crisma, quando são bentos os Santos Óleos, depois levados para todas as Paróquias. Pelo que foi dito, a Catedral por excelência é a do Papa em Roma, a Basílica de Latrão "Mãe e Mestra de todas as Igrejas", da urbe romana e do orbe católico. Tudo isto lembra, além disto, a importância do Templo, lugar sagrado no qual se cultua de modo especial a Deus. É nele que se recebem os maiores favores divinos.

No Antigo Testamento o templo de Jerusalém era o sinal da presença do Ser Supremo entre os homens. Centro do culto a Javé para ele convergiam peregrinações de todas as partes para contemplar a face do Todo-Poderoso (Sl. 42,3).


A Bíblia ensina que Deus está no céu (Sl 2,4; 103,19; 115,3), mas o templo é como que uma cópia fiel do palácio celeste, que o Onipotente torna presente aqui na terra. Nele se desenrola o culto oficial. No Novo Testamento se tornou viva a doutrina de que cada batizado é o templo vivo da Trindade de acordo com o ensinamento de Jesus: "Se alguém me ama, meu Pai o amará, viremos a ele e faremos nele nossa morada" (Jo 14,23). Paulo de Tarso firmaria esta verdade, argüindo aos Coríntios: "Porventura não sabeis que os vossos membros são templo do Espírito santo, que habita em vós que vos foi dado por Deus e que não pertenceis a vós mesmos" (Cor 6,19).

O verdadeiro católico preza a Catedral do Papa, a Basílica de Latrão; tem carinho especial para com a Catedral de sua Diocese e para com a Igreja Paroquial, Matriz de todas as outras; lembrado sempre de que, sendo o templo vivo de Deus, deve ornamentar esta Casa Santa com as virtudes, cuidando de seu corpo e respeitando a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança do Criador, estimando sobretudo o batizado templo consagrado ao Espírito Santo.

A Catedral Metropolitana de Sorocaba, fica no Centro da Cidade de Sorocaba.


Paz e Bem


mensagem para o seu dia

Não importa o tamanho da sua queda, do seu erro, da sua derrota, você está mais próximo agora do que estava antes. Por isso, não desista.



A diferença entre um fracasso e um sucesso não é aquilo que sai errado.