domingo, 11 de abril de 2010

Mais de 14,6 mil foram vacinados no dia D contra a gripe influenza A (H1N1)

Número de protegidos contra a nova gripe já é de 76.607 pessoas


No primeiro Dia D da vacinação contra a gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1), 14.606 sorocabanos foram imunizados, até as 16h deste sábado. Apesar de não haver determinação do Ministério da Saúde para a contagem de doses aplicadas, o balanço dos dados foi realizado pela Vigilância Epidemiológica Municipal às 16h, uma hora antes do encerramento da vacinação, para permitir uma avaliação do evento.
Com as 14.606 doses aplicadas até as 16h deste sábado, o número de sorocabanos já protegidos contra a nova gripe é de 76.607 pessoas. Este total corresponde a uma cobertura de 28,62% da população estimada nos grupos a serem imunizados que é de 267.670 sorocabanos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 85% da população alvo.
O objetivo do Dia D foi facilitar o acesso das pessoas que trabalham de segunda a sexta-feira e alegam ter dificuldade para comparecer aos Centros de Saúde cuja maioria funciona das 7h às 19h. “Observamos que a procura foi satisfatória especialmente na faixa etária de 20 a 29 anos. Apenas neste grupo, atendemos mais de 12.300 pessoas”, destacou Ângela Monteiro Moraes, do setor de imunização da Vigilância Epidimiológica.
Ela acrescenta que, entre as gestantes e os portadores de doenças crônicas menores de 60 anos, mesmo com a prorrogação do atendimento, as orientações e esclarecimentos, a procura desses grupos continua abaixo do esperado. “Juntamente com as crianças de 6 a 23 meses e os adultos de 20 a 29 anos, essas pessoas têm até dia 23 de abril para procurar os postos de vacinação”, orientou.


Campanha continua
Quem faz parte da atual fase da vacinação pode procurar qualquer um dos 30 Centros de Saúde de Sorocaba para receber a dose. É necessário apresentar documento de identidade e, aqueles que possuírem, a carteira de vacinação. Até dia 23 de abril prossegue a vacinação de adultos saudáveis de 20 a 29 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, crianças de 6 a 23 meses e gestantes.
Devido à concentração de pessoas de 20 a 29 anos nas universidades, a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba também tem realizado vacinação nas instituições de ensino superior da cidade. No dia 14 de abril, próxima quarta-feira, também haverá um posto de vacinação na Prefeitura, no Alto da Boa Vista. O atendimento estará disponível das 8h30 às 11h a todos os interessados, desde que estejam dentro das indicações para receber a dose.
A partir de 24 de abril, que cairá em um sábado, começa a vacinação das pessoas com mais de 60 anos. Para dar início a esta nova etapa da campanha haverá mais um “Dia D”. Os idosos portadores de doenças crônicas receberão a vacina contra H1N1 e a também a dose contra o vírus Influenza que causa a gripe sazonal, também chamada de “gripe comum”. Já os que não possuírem doenças crônicas, receberão exclusivamente a dose contra a gripe sazonal, como ocorre todos os anos.


Cobertura da campanha em Sorocaba (até 10/04)
Profissionais de saúde - 94%
Crianças de 6 a 23 meses - 88,2%
Doentes crônicos menores de 60 anos - 65,51%
Adultos saudáveis de 20 a 29 anos - 37,95%
Gestantes - 56,03%

Capivari: GERANDO EMPREGOS



O Prefeito Luis Campaci fala sobre a geração de empregos que está acontecendo em Capivari.



Acreditamos que estamos dando um salto qualitativo muito grande com relação a empregos e formação profissional em nosso governo. Já estamos colhendo alguns frutos de nosso trabalho, pois são empregos para as casas populares, empregos gerados com a vinda da escola federal, empregos que virão com empresas que já estão sendo construídas no município e que já estão praticamente certas para serem instaladas. Eu e o Secretário de Desenvolvimento Econômico o senhor Antonio Rossi Pagotto, tratamos desse assunto diariamente.

RUMO CERTO
Acredito que estamos no caminho certo, pois o crescimento tem que ser ordenado, ou seja, estamos construindo casas, estamos gerando empregos e estaremos formando profissionais com a escola federal, tudo isso acontecendo concomitantemente.


COMPROMISSO
Apesar dessas conquistas não estamos parados não. eu o Secretário Antonio Pagotto estamos em busca de novas empresas. Fazemos contatos quase que diariamente inclusive com empresas multinacionais, enfim além dessas conquistas já anunciadas, temos certeza que em breve anunciaremos outras.















Domingo da Divina Misericórida

Neste domingo, 11, a Igreja celebra o Dia da Misericórdia em todo o mundo. São várias manifestações da misericórdia de Deus na vida dos cristãos. Neste dia, a Igreja convida os fiéis a viverem o perdão e o amor de Deus.
“À noite quando estava em meu quarto percebi a presença do Senhor Jesus”. Esse é um relato feito em 1931 por irmã Faustina, uma humilde camponesa da Polônia. De acordo com a história, Jesus apareceu para ela vestindo uma túnica branca de onde saiam raios de luz. A imagem foi fielmente reproduzida pela religiosa e se tornou símbolo da misericórdia de Deus com os pecadores.

Propagar seu amor e sua misericórdia é uma vontade de Jesus relatada a Faustina. Por isso, o Papa João Paulo II instituiu uma das datas mais importantes do calendário da Igreja Católica: a festa da Divina Misericórdia de Jesus, comemorada no segundo domingo da Páscoa e que passou se a chamar Domingo da Divina Misericórdia.

O Domingo da Misericórdia é especialmente dedicado ao arrependimento dos fiéis e à indulgência plenária , perdão máximo concedido pela Igreja. Na aparição, Jesus teria dito à irmã Faustina que as pessoas deveriam ir até Ele, mesmo sendo pecadoras. 

Para vivenciar o período da misericórdia de Deus, a orientação é que o fiel se prepare de forma específica para o período. Uma confissão bem feita, a comunhão e muita oração, fazem parte do caminho que o fiel deve percorrer para atingir o que Jesus desejou na visão: que sua misericórdia seja refúgio e abrigo para as almas.

Jesus, Eu confio em Vós! 

Secretária da Saúde responde sobre polêmica do uso "indevido de ambulância"

Foi ao ar neste sábado dia 10 de abril, no Programa Sábado em Foco (uma revista eletrônica da rádio Nova Porto) a entrevista feita ao vivo, com a Secretária Dra Cládia da Costa Meirelles. Entre assuntos variados, nosso agente da Pascom, Felipe Miranda, enviou uma pergunta para a Secretária a respeito de uma polêmica:

PASCOM - O que ela (a Secretária) tem a dizer a respeito das acusações do Vereador Gerão, que entrou com uma denúncia no Ministério Pública, a respeito de um suposto uso indevido da única ambulância com UTI móvel de Porto Feliz, em um evento particular de resort hotel. Denúncia que já circulou na imprensa local e nesta semana (dia 07) em entrevista na TV Nova Regional!

Dr Claúdia no congresso da Educação 2009, orientando professores

A Secretária disse que temos que fazer uma diferenciação entre "Política na Saúde" (referindo-se ao vereador) e "Política de Saúde" (que a Secretaria faz), segundo ela há grandes diferenças. Esta acusação é "crua", pois o "SUS é para todos, e sendo para todos, na medida do possível atendemos sem distinção, não existe isto, atuamos de acordo com as possibilidade".

O Sus é o Sistema Único de Saúde e considerado pela Secretária como algo "ousado", sendo ele de acesso universal e gratuito para todos no Brasil. Assim ela considera esta "história sem pé e nem cabeça", pois segue uma "política sem distinção, que segue preceitos originais do SUS, esperando que dê certo e atenda a todos"


Diponibilidade de ambulância
A Secretária divulgou também um dado interessante a respeito do dia a que se refere o vereador Gerão: em Porto Feliz "temos 7 ambulâncias e no dia nenhuma ocorrência foi registrada". Assim podendo a princípio considerar que não fez e não faria falta ao município.

Destacou também que entre as 7 ambulâncias, a referida que tem UTI Móvel "é a menos usada, e ele só pode transportar (paciente) com acompanhamento médico" e neste dia não houve ocorrênia que solicitasse a Ambulancia com o seu equipamento.


Encontro da Juventidade na Com. São Francisco de Assis



Aconteceu, simultaneamente na cidade de Porto Feliz, neste sabado dia 10/04, o Encontro da Juventude, organizada pela Pastoral Vocacional, nas 3 paróquias de nossa cidade.

Foi uma tarde muito gostosa, pois jovens da catequese e Crisma de todas as comunidades que pertencem a Paróquia São João Batista, reuniram-se no salão de festas da comunidade São Francisco de Assis, no bairro Popular, para passarem uma tarde com outros jovens. Teve gincanas, teatro, momento de oração e apresentação dos coordenadores.
Confira abaixo o que rolou no Encontro:

      Coordenadora da Catequese Paroquial, Ieda 
e coordenadora de comunidade, Lazara.

Catequistas e coordenadoras da Paróquia S.Joao Batista

      Teatro das Crianças.


 Irmã Tatiana liderando o Encontro.


                   Frei Eugenio também esteve presente

  As crianças foram dividas em  grupos



  

As crianças foram dividas em grupos, onde eram representadas por cores. Ao fim, foram convidadas a colar suas cores no coração de Jesus, simbolizando o compromisso de voltarem no próximo encontro.


mensagem para você

A compreensão é a chave do entendimento, da convivência pacífica, e da liberdade.
Luiz Marcio Martins

  A razão e o amor são inimigos jurados. Pierre Corneille

Capivari: BURACOS

Prefeito de Capivari fala sobre os buracos que têm incomodado os moradores.




Estou inconformado com os buracos, mas a realidade é a seguinte: cada vez que chove não pode ser colocada massa asfáltica no buraco, senão todo material é perdido. E nestes últimos meses tivemos muita, mas muita chuva.

Já contratamos muitos caminhões e tapamos diversos buracos, mas essa solução definitiva depende muito do tempo também.
Nesta semana já aconteceu a licitação de massa asfáltica aplicada e se o tempo contribuir teremos um trabalho mais ágil em breve, pois a empresa contratada, não só fornecerá a massa, como também o serviço. Não dependo, portanto, de nossos servidores.
Nesta semana acontece um pregão para recapearmos diversas ruas e asfaltarmos outras.
Enfim sei que os moradores sofrem, sofro pelo tempo continuar chuvoso ainda no mês de abril, mas reafirmo que em breve a população terá diversas ruas recapeadas e os buracos tapados.

Maffei com Durval Orlato PT

O Prefeito Cláudio Maffei (PT) recebeu na terça-feira, dia 6 de abril, a visita do vereador de Jundiaí e ex-deputado federal Durval Orlato (PT).


O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre a administração pública. Na oportunidade, o prefeito apresentou algumas das ações do Governo Municipal nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura.

O encontro teve a presença do chefe de Gabinete Urias de Oliveira, secretário de Governo Aguinaldo Leite, secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Rodnei Bergamo e o vereador Roberto Brandão Rodrigues.