sábado, 23 de março de 2013

Via Sacra – pq Mãe dos Homens!

 Via Sacra 2013 018 Via Sacra 2013 035 Via Sacra 2013 036 Via Sacra 2013 085 Via Sacra 2013 121

Encerrou nesta sexta-feira a Via Sacra que percorreu todos os setores da paróquia Mãe dos Homens, teve presença do pároco Antonio Carlos Fernandes, diácono Silvio Buzzo, seminarista Diego S. Ferraz, além da grande presença dos moradores e fiéis de outros, que se fizeram presentes.

Pe. Toninho agradeceu a presença do Trânsito (CSV), GM, Pastoral da Acolhidas, as famílias que acolheram, ministros e cerimoniários.

Via Sacra
A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao Pai Eterno e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Papa Francisco viaja a Castel Gandolfo para se reunir com Bento 16

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

O papa Francisco visitou a residência apostólica de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde teria um almoço com Bento 16, que está hospedado no local desde que deixou de ser o sumo pontífice.

Trata-se de um evento inédito na história da Igreja Católica, já que é a primeira vez que um papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.

Francisco embarcou às 8h03 (de Brasília) em um helicóptero no Vaticano e aterrissou no heliporto da residência pontifícia às 12h15 locais (8h15 de Brasília), informou o Vaticano.

No heliporto da residência de Castel Gandolfo, Francisco foi recebido, segundo o programa divulgado pelo Vaticano, pelo papa emérito Bento 16, pelo bispo de Albano (diocese à qual pertence Castel Gandolfo), Marcello Semeraro, e pelo diretor das Vilas Pontifícias (nome do complexo pontifício), Savero Petrillo.

Segundo informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto da residência pontifícia e chegarem à residência papal, Francisco e Bento 16 foram a uma capela para rezar.

Bento 16 cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, lhe dizendo: "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco.

Papa Francisco se reúne com Bento 16

 

  •  

 

Osservatore Romano/Associated Press

 

O papa emérito Bento 16 dá as boas-vindas ao papa Francisco em visita do pontífice a Castel Gandolfo

Após a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.

Durante o encontro, Francisco presenteou seu antecessor com uma imagem da Virgem da Humildade.

"Francisco disse que escolheu esta virgem porque pensou nele (Bento 16) e em todos os exemplos de humildade que deu durante seu pontificado", explicou Lombardi.

Diversas pessoas reunidas na pequena praça central do balneário aplaudiram quando o helicóptero com o novo papa sobrevoou a localidade.

Esta é a primeira vez que Francisco e Bento 16 se reúnem desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito papa, no último dia 13, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões recentemente.

Francisco ligou para o agora papa emérito após ser eleito pelos cardeais no conclave e também no último dia 19, festa de São José, já que o nome de batismo de Bento 16 é Joseph (José).

Bento 16, de 85 anos, está em Castel Gandolfo à espera que terminem as obras de reestruturação do mosteiro no interior dos Jardins Vaticanos, onde viverá após sua renúncia, feita em 28 de fevereiro.