sábado, 18 de julho de 2009

Até as 13 horas....




Primeira Manha Franciscana
Esta acontecendo hoje, domingo dia 19 de julho de 2009, a nossa Primeira Manhã Franciscana, venha participar com a gente, e conhecer um pouco da Espiritualidade Franciscana.

O Movimento de Assis, está promovendo este encontro e está convidando toda a comunidade e outras paróquias de Porto Feliz e outras Fraternidades da região.

Você que está lendo agora esta publicação e sentiu vontade, venha assim mesmo, nosso encontro vai terminar as 13horas, nós receberemos visitas de Sorocaba.

Não precisa pagar nada, somente trazer sua Bíblia. Previsão para mais de 80 pessoas.

Local Centro Catequético
no centro de Porto Feliz ao lado da Igreja Matriz Nossa Mãe dos Homens.

Paz e bem!!!


Viva os animais criaturas de Deus


Clique na foto para ler a legenda





Jupiter abraça Ana Julia Torres durante a comemoração de seu 10º aniversário. O leão era parte das atrações de um circo e foi abandonado. Ana que é proprietária de um refúgio para animais vítimas de maus-tratos, abandono e tráfico, cuida de 800 bichos em Cali, Colômbia

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

17. O novo documento sobre a formação permanente na Ordem dos Menores, já mencionado anteriormente, insiste: “Marcada muitas vezes por conflitos interpessoais, a Fraternidade aparece como lugar privilegiado para “fazer misericórdia” , para que o negativo se transforme em ocasião de crescimento. A situação de imperfeição das fraternidades não pode nos levar ao desânimo. Somos sempre interpelados pelo exemplo e pela palavra de São Francisco. Na Carta a um Ministro, a delicada situação fraterna é vivida como uma graça, não tanto pelo que ela tem de doloroso (des-graça) mas antes de tudo porque ela oferece ao Ministro a possibilidade de ser misericordioso, podendo desta forma exprimir, como ser humano, a realidade de um ser criado à imagem de Deus. A misericórdia nos faz compreender que não nos é permitido impor tempos e modos de conversão a todos (“Ama-os com tudo isso e não queiras que sejam cristãos melhores” / Carta a um ministro, 7), mas a respeitar os diferentes ritmos dos percursos de cada Irmão e da Fraternidade” (n.12).



Notinhas da Igreja

Missas neste sábado dia 18:

Mãe dos homens 19h
N S Aparecida as 19h
Santa Cruz 18h
Santo Expedito 17h30m
N S das Graças 19h30m


Festa julina
Acontece na noite de sábado dia 18 de julho, a festa julina da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, depois da missa. Haverá até quadrilha da Catequese.




Junfec

Pastoral Jovem da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, se reuniu neste sábado dia 18 de julho, as 15horas, mais cedo, em virtude da festa julina. Semana que retoma horário normal de 17hs.




Semana Querigmática para Integrantes de Movimentos e Pastorais
As 3 paróquias de Porto Feliz, estará oferencendo uma curso de formação, para todas as pessoas que participam de algum movimento ou pastoral que atua dentro das paróquias de Porto Feliz. Pede-se que leve a Biblia. Para participar, basta se inscrever nas secretarias das paróquias, preenchendo a ficha. Todos os dias da 19h30m a 21h, do dia 20 a 24 de julho (semana que vem).




Escapulário
Quinta feira, dia de Nossa Senhora do Carmo, aconteceu missa com bençãos de escapulários, na igreja de São Benedito.




Cemitério
Toda segunda, as 7hs da manha, na Capela do Calvário, missa. Participe!!




Igreja Matriz Mãe dos Homens
Segunda
14horas grupo de oração
15 Missa Participe!!





Primeira Manha Franciscana
Estamos em festa com o econtro que vai acontecer amanha (domingo) no centro catequético, das 8hs com Café da Manhâ, depois, as 9h Missa, e terminando as 13hs. Acontecerá momentos de reflexão, sob passos e caminhos Franciscano, com o Tema "Amar como Jesus Amou".

Temos quase 40 convidados de Sorocaba, jovens da fazenda de Reabilitação Nossa Senhora da Piedade. Além de católicos portofelicenses. Encontro abertos a todos interessados.

Traga sua bíblia. Participe!!!

Ecumenismo

Publicamos aqui um texto de um sitio protestante, o ultimato, um texto que começa através
de um comentário católico que abrange todos os Cristão não-católicos.



http://coracaofiel.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/pomba7723.bmp
No dia 12 de janeiro de 1868, O Apóstolo, ”periódico religioso, moral e doutrinário, consagrado aos interesses da religião [católica] e da sociedade”, publicado “impreterivelmente aos domingos” na corte, queixava-se de que “alguns pobres innocentes têm se deixado embahir pelos pregadores de Calvino e de Lutero”. O autor do artigo afirmava: “um brazileiro protestante sôa tão mal como o nome de traidor a seu paiz e ao seu Imperador” (p. 10).

Havia certa lógica nesse raciocínio, desde que, à época, o Brasil era um país oficialmente católico e não laico. A essa altura, Dom Pedro II tinha 43 anos e Ashbel Green Simonton, “um dos pregadores de Calvino”, havia morrido de febre amarela, um mês antes, aos 34 anos.

Curiosamente, entre os primeiros “traidores da pátria e do imperador” estavam duas damas da corte: Gabriela Augusta Carneiro Leão, irmã de Honório Hermet Carneiro Leão (Marquês do Paraná) e de Nicolau Neto Carneiro Leão (Barão de Santa Maria), e sua filha Henriqueta Soares do Couto Esher. Em janeiro de 1859, elas foram batizadas pelo médico e missionário escocês Robert Reid Kalley em Petrópolis, RJ, onde Dom Pedro II passava grande parte de seu tempo. Kalley foi o primeiro missionário protestante a se fixar no Brasil e era amigo do imperador. O pior de tudo é que outro “traidor”, batizado em outubro de 1864 e ordenado pastor em dezembro do ano seguinte, era o ex-padre José Manoel da Conceição.

Hoje, com 26 milhões de “traidores da pátria e do imperador”, não seria de todo improvável derrubar o atual “imperador” e colocar no lugar dele nem que seja um garotinho, nascido e criado no Rio de Janeiro, o menos católico de todos os Estados brasileiros...

Os pesquisadores, com razão, dividem os evangélicos brasileiros em
históricos,
pentecostais
e neopentecostais.

O primeiro grupo, formado por congregacionais, presbiterianos, metodistas, batistas, luteranos, episcopais e outros, destaca-se por reunir as primeiras igrejas que se estabeleceram no país. Foram eles que abriram as clareiras, colocaram a Bíblia nas mãos do povo, receberam os primeiros convertidos, construíram os primeiros templos, abriram as primeiras escolas, seminários e hospitais, e ordenaram os primeiros pastores brasileiros. Fizeram tudo isso sozinhos, a partir de 1855 e até a chegada dos pentecostais, 55 anos depois, em 1910.


O segundo grupo, formado pela Congregação Cristã no Brasil, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor e outras, destaca-se por um evangelismo mais ousado e por seu fenomenal crescimento.


O terceiro grupo, formado pela Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Renascer em Cristo, Comunidade Sara Nossa Terra e várias outras, todas muito recentes e comprometidas com a atraente e complicada teologia da prosperidade, destaca-se (principalmente as três primeiras) pelo uso intenso da mídia (80% da programação religiosa na TV é evangélica).


Os evangélicos são mais fortes na região Centro-Oeste (com 19,1% de fiéis) e mais fracos no Nordeste (10,3%). De acordo com a projeção feita pela Sepal para 2001, seis Estados têm porcentagem de evangélicos superior a 20%: Espírito Santo (28,8%), Rondônia (28,6%), Roraima (25,7%), Rio de Janeiro (22,1%), Goiás (22,1%) e Acre (22,0%).

Era de se esperar que o Estado de São Paulo ocupasse um lugar de destaque, por abrigar a maioria das mais importantes organizações evangélicas brasileiras, como universidades, seminários, editoras, agências missionárias etc. Todavia o Estado ocupa o 12o lugar, com 18,4% de evangélicos.

O mesmo se poderia dizer do Rio Grande do Sul, onde se fixou a maior parte dos imigrantes luteranos e onde nasceu a Igreja Episcopal. O Estado está em 19o lugar, com 13,1% de evangélicos.

Os seis Estados que têm porcentagem abaixo de 11% são todos do Nordeste: Rio Grande do Norte (10,6%), Paraíba (10,4%), Ceará (10,1%), Alagoas (9,4%), Sergipe (7,9%), e Piauí (6,1%).


Embora tenha a menor porcentagem de evangélicos, a região Nordeste possui a maior taxa de crescimento anual (8,67%), superior à taxa nacional (7,42%). Depois vêm as regiões Centro-Oeste (8,29%), Sudeste (7,87%), Norte (7,54%) e Sul (4,36%).

Roraima tem a maior taxa de crescimento estadual (14,22%), duas vezes a taxa nacional. O Rio Grande do Sul tem a taxa mais baixa (2,08%). A taxa de crescimento anual dos evangélicos no país (7,42%) é mais de quatro vezes e meia a taxa de crescimento da população (1,63%).

As denominações que mais cresceram no período de 1991 a 2000, de acordo com o censo, foram, em primeiro lugar, as neopentecostais (especialmente a Sara Nossa Terra)

e, depois, as pentecostais (especialmente a Assembléia de Deus). Das denominações históricas, os batistas experimentaram o maior crescimento.

As seis maiores denominações são a Assembléia de Deus, a Congregação Cristã, a Universal, a Batista, a Adventista e a Quadrangular. Dessas seis, três são pentecostais, duas são históricas e uma é neopentecostal.


Hoje o Brasil tem 26 milhões de evangélicos assim distribuídos:

pentecostais e neopentecostais com 17,6 milhões,

históricos com 7,1 milhões

e outras igrejas com 1,3 milhão.


Se todos os 26 milhões de evangélicos fôssemos “o bom perfume de Cristo” (2 Co 2.15), “o sal da terra” e “a luz do mundo” (Mt 5.14), o Brasil forçosamente seria outro. Esse comprometimento real com Jesus Cristo é muito mais importante do que um presidente evangélico!

Depois de uma queda, o Papa Bento XVI sofre leve fratura na mão direita






Depois de uma acidental queda na residência de Les Combes onde repousa, o Papa Bento XVI sofreu esta manhã uma leve fratura na mão direita. Acompanhado de seu secretário particular, o Santo Padre chegou ao Hospital de Aosta onde foi atendido.

Conforme explica Rádio Vaticano, o Pontífice teve que ser submetido a uma pequena operação com anestesia local. A respeito, o Diretor da Sala de Imprensa, Pe. Federico Lombardi, assinalou em um comunicado que "como resultado de uma queda em sua habitação, a noite passada, o Santo Padre sofreu uma leve fratura do pulso direito".