segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Arquidiocese do Rio lança tópicos de reflexão para eleições

 


Da Redação, com Arquidiocese do Rio

O período eleitoral se aproxima. Com isso, diversas arquidioceses do Brasil estão elaborando documentos com o objetivo de ajudar as pessoas a refletirem para votarem conscientemente. A arquidiocese do Rio de Janeiro também divulgou um texto em preparação para as próximas votações. Nele, são propostos 14 tópicos para reflexões que antecedem um voto consciente.


Os tópicos são os seguintes:
1- Preparando-se para as eleições de 2012
2- O empenho pela paz
3- Respeito à vida e à dignidade da pessoa humana
4- Defesa da família
5- Direito à educação integral
6- Ensino religioso confessional e plural
7- Efetiva sensibilidade pelos pobres
8- Uso de verbas públicas
9- Respeito à Religião
10- A história pessoal do candidato
11- A verdadeira contribuição do candidato
12- O partido a que o candidato está filiado
13- Voto não tem preço. Tem conseqüências
14- Como agir na comunidade?

JMJ Rio2013 dá início às inscrições, junte-se ao grupo da Arquidiocese de Sorocaba!

Vem com a gente!

Papa Bento XVI é o primeiro peregrino inscrito na Jornada

Foram abertas oficialmente, nesta quarta-feira, dia 29, as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude 2013. O Papa Bento XVI foi o primeiro peregrino inscrito para o evento que, em menos de 24 horas, já contabiliza mais de 220 grupos de jovens de cinco continentes, o que reforça o alcance mundial da Jornada. Peregrinos de países como França, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Chile, Emirados Árabes, Espanha e Guatemala já garantiram a presença na JMJRio2013.

O lançamento das inscrições foi realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro com a participação de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJRio2013, além do Monsenhor Joel Amado (Secretário Executivo do COL), da Irmã Shaiane Machado (Diretora do Setor de Inscrições), de Walmyr Júnior, jovem que participou da última JMJ em Madri, e de Angel Agallano, Vice-presidente do Santander.

Junte-se ao grupo da Arquidiocese de Sorocaba

A JMJ, que ocorre a cada dois ou três anos em uma cidade escolhida pelo Papa, é considerada o maior evento mundial direcionado à juventude. As inscrições dos peregrinos podem ser feitas em um dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polonês) disponíveis no site oficial da JMJ Rio2013 (www.rio2013.com), sendo realizadas pelo responsável pelo grupo, que pode ter até 50 pessoas.

Como não poderia deixar de ser a Juventude da Arquidiocese de Sorocaba já está se preparando para participar e deixar sua marca nesse grandioso evento. Há alguns meses a equipe organizadora tem se reunido para pensar na Semana Missionária que acontecerá na cidade e também para dar suporte aos jovens que desejam ir para o Rio de Janeiro.

Serão montados pacotes de viagem para os grupos peregrinos formados pela Arquidiocese, incluindo avião ou ônibus, hospedagem e a inscrição na Jornada propriamente dita. Tudo isso será divulgado nos próximos dias, dentro de um site que está sendo montado.

É importante ressaltar que a equipe arquidiocesana precisa cadastrar os jovens que irão participar, pois nosso pastor Dom Eduardo quer acompanhar e saber dos seus filhos que representarão a Arquidiocese no Rio de Janeiro.

Inicialmente os interessados em participar como peregrinos, podem escrever para o e-mail jmjsorocaba@gmail.com, enviando os dados pessoais: nome completo; cidade; telefone/celular; idade e e-mail para contato. Também serão enviadas informações importantes sobre a inscrição e os valores dos pacotes da viagem em breve.

A inscrição é a porta de entrada para o peregrino na JMJ Rio2013 e por isso é fundamental que seja realizada com antecedência e organizada. É também por meio da inscrição que a Jornada poderá conhecer, acolher e melhor atender em termos logísticos as necessidades de cada peregrino em termos de hospedagem, alimentação, transporte, entre outros.

O link http://www.rio2013.com/pt/tire-suas-duvidas/inscricao foi especialmente construído para facilitar todo o processo, contendo tanto um vídeo tutorial quanto um FAQ (conjunto de Perguntas e Respostas mais frequentes).

Com informações de FSB Comunicações