Um exemplo para Porto Feliz, que ainda não saiu do discurso
A Prefeitura de Capivari continua investindo na segurança da população e já está operando o novo Sistema Integrado de Segurança, que consiste na instalação de câmeras em pontos estratégicos do município e outras ações, que aumentarão a sensação de segurança dos munícipes e inibirão crimes que possam vir a ocorrer nas proximidades onde foram instaladas.
Trata-se de um dos compromissos assumidos pelo Prefeito Luis Campaci e vice Júnior Pacheco no Plano de Governo, que consiste na implantação deste inovador sistema, que tem como principal objetivo a segurança preventiva e a efetiva participação da comunidade.
Para sua implantação, o Governo Municipal já investiu R$ 225.000,00 (duzentos e vinte e cinco mil reais) em recursos próprios, com a implantação de 26 câmeras entre móveis e fixas em 17 pontos estratégicos, como entradas e saídas da cidade, praça central, alguns bairros com alto índice de violência e em locais com grande concentração e circulação de pessoas, como no centro da cidade. A empresa contratada por meio de licitação, responsável também pela manutenção do equipamento é a Direct Security.
Estas câmeras serão monitoradas na sede da Guarda Civil, destinada especialmente ao monitoramento, que será próximo a rotatória do Bianchi onde os próprios guardas operarão o sistema durante as 24 horas do dia. A central de monitoramento, equipada com 2 computadores interligados a este sistema e telas de LCD, registrará todas as imagens obtidas nestas câmeras em um arquivo, que poderá ser utilizado posteriormente.
Para o prefeito Luis Campaci, Capivari dará um grande salto qualitativo com todas as medidas que estão sendo implantadas por essa administração na área da Segurança.
“Nosso plano de governo é inovador na área de Segurança. Tenho a certeza que Capivari nestes 4 anos de nosso governo terá uma maior sensação de segurança, assim como a população será bem participativa na prevenção de crimes”, enfatizou
Ainda de acordo com o Prefeito Campaci também estão sendo investidos cerca de 1 milhão de reais com recursos próprios da Prefeitura, em infovias, uma tecnologia inovadora que permitirá a interligação em ambientes tecnológicos, tais como Prefeitura, postos de saúde, guarda, polícias, dentre outros.
Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Marcelo Codo, as câmeras são de altíssima tecnologia, com zoom de 36x e grande potência na área de cobertura. “Além das 26 câmeras já implantadas, a Defesa Social implantará uma 27º câmera no bairro Santa Teresa D´Ávila. Será este o 18º ponto de monitoramento que será operado pela Guarda Civil”, registrou Marcelo.
A inauguração desse Sistema integrado de monitoramento acontece na próxima terça-feira, às 16 horas, na sede da Guarda na Rotatória do Bianchi.
Mais segurança
A Prefeitura de Capivari, além da Implantação deste Sistema de Monitoramento, continua investindo e apoiando ações para aumentar a sensação de segurança no município, como com a criação do Conselho Integrado de Segurança Pública em Capivari. O CISPC vem desenvolvendo um trabalho com participação de lideranças da sociedade, da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda municipal e já está reunindo os moradores de bairros específicos para a criação de Conselhos Comunitários de Segurança.
O Governo Municipal também está realizando investimentos maciços na Guarda Civil Municipal. Houve a compra de novo fardamento para os 92 agentes da Corporação e também foram comprados no ano passado 5 veículos 0Km, sendo 4 Paratis e uma S10 cabine dupla, implantando ainda a RTP (remuneração por trabalho policial, aos guardas municipais)
“Nossa meta é transformar Capivari em referência na área de Segurança Pública e para isso temos que ter a participação de toda sociedade. Por meio de ações integradas e gradativas queremos diminuir a sensação de insegurança das pessoas e criar mecanismos que inibam ações criminosas na cidade”, registrou o Prefeito de Capivari, Luis Campaci.
O Secretário de Defesa Social, João dos Santos, ressaltou que um segundo processo de monitoramento também já está em planejamento, que é um Circuito Fechado das escolas municipais. A intenção é de que todas as escolas municipais recebam câmeras em sua área externa e no pátio, com sistema de CFTV (circuito fechado de TV). As câmeras servirão para inibir tráfico de drogas na porta das escolas, entre outros delitos. “Esta ação é apenas uma das muitas planejadas e já em execução na área de segurança Pública”, finalizou o Secretário.