sábado, 1 de setembro de 2012

Conselho Pastoral Paroquial – Nossa Senhora Aparecida

 DSCF9539 DSCF9543 DSCF9547

Nesta sexta-feira (31), a paróquia Nossa Senhora Aparecida reuniu seus líderes, coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos, com mais de 92 pessoas presentes. O pároco Washington P. Ribeiro agradeceu a todos pela ajuda em seus 2 anos a frente da paróquia, e que dia 10 de outubro celebra 1 ano como pároco. Avaliou as últimas festividades nas comunidades, pediu a todos para ajudarem a venderem os 1 mil ingressos que a paróquia ficou encarregada em ajudar o asilo Cidade dos Velhinhos, na festa do Ancião.

Dia 16/09 – Bingo beneficente à paróquia, com cartelas já sendo comercializadas pela empresa responsável.

Comunidade Santa Clara no Bom Retiro – está fazendo Rifa de Ação entre amigos, sorteando um kit churrasco pela loteria federal 22/09.

Pediu empenho no envio das Bandeiras e visitação das casas, acolhimento da imagem peregrina nas comunidades. As bandeiras este ano também percorrerão lares que estejam fora do território paroquial. Durante as atividades serão apresentado envelopes para coletar donativos para ajudar o pagamento das tendas que serão alugadas para a dozena.

Foi apresentado a estrutura da Dozena 2012, assim como as barracas, liturgia, celebrantes etc. Cada pastoral, movimento, comunidade ficou responsável por arrecadar um donativo para ajudar na festa.

Dia 04 – uma caravana sairá as 18h da matriz N. Sra. Aparecida até Araçoiaba da Serra, na posse do Padre Carlos Alexandre da Silva. Informações: 3262 1728.

Também foi apresentado o plano de ampliação e reforma da Matriz N. Sra. Aparecida os presentes ficaram impressionados positivamente.

Alanon
A participante Dirce Del Rio, falou um pouco do grupo de ajuda a alcoólicos e aos familiares dos alcoólicos, e convidou dos para o encontro do distrito 54 no centro comunitário da Mãe dos Homens, no dia 23 de setembro a partir das 9h, com convidados e muitos depoimentos.

Eleições
O pároco finalizou pedindo muita responsabilidade a todos para votar consciente nestas eleições, "o futuro da cidade depende do seu voto consciente" afirmou.

 

INTENÇÕES DO SANTO PADRE – SETEMBRO

 

Intenção Geral

A NOBRE ARTE DA POLÍTICA
Para que os políticos actuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade.
A política é, de facto, uma arte nobre, se exercida dentro dos devidos parâmetros, porque se assim não for será a pior e mais maléfica das artes. Com efeito, concorrer para o bem comum, como deve acontecer com os políticos, é uma missão importante, porque diz respeito não só à própria nação, mas a outras, sobretudo numa globalização como aquela que nós vivemos.

Na Antiguidade, ninguém praticou melhor esta arte que os romanos e os gregos e os filósofos da Grécia designaram o homem de «animal político», interessado na «coisa pública» (do latim res+publica), concorrendo, assim, para o bem-estar da nação, no que diz respeito ao bem comum. Por isso, tem todo o sentido a afirmação dos mesmos filósofos, que para uma correcta política «ou os reis se tornam filósofos ou os filósofos se tornam reis».

Mas se todos os cidadãos de uma nação devem exercer o seu papel na boa condução de tudo o que tem relação com o bem da nação, os dirigentes políticos detêm nisto uma especial responsabilidade, dado o lugar que ocupam, para o qual foram (ou deviam ter sido) escolhidos pelos seus compatriotas. Por isso, as leis feitas e promulgadas pelos políticos, devem ser eles os primeiros a cumpri-las, o que nem sempre acontece, nem muito menos...
Importância dos políticos e da política

De tudo o que acabamos de afirmar se deduz facilmente a extrema importância da política num país, por tudo o que ela pode representar de positivo e de negativo, pois sendo ela que organiza a vida de uma nação, que toma as decisões que regulam as relações entre pessoas e grupos, se isso não é feito correctamente pode ter efeitos catastróficos.

Os políticos têm a missão imprescindível de pôr o bem comum acima dos bens particulares, partidários, sectoriais ou corporativos. A política tem que constituir uma vocação de serviço aos seus concidadãos (ministro=ministrare: servir, em latim), e nunca uma via carreirista de promoção pessoal e de favorecimentos indevidos. A política exige honestidade, integridade e amor à verdade.
Políticos cristãos

Um bom político não é necessariamente cristão, mas se o é, deve desempenhar cabalmente o seu papel, a um novo título. Por isso, os cristãos fazem falta na política, desde que não abdiquem dos seus ideais que devem pautar a sua vida segundo o Evangelho. Os cristãos não buscam a hegemonia política, cultural ou qualquer outra, mas onde quer que se concretize a sua acção, esta deve ser pautada pelo respeito da pessoa humana e o interesse pelo seu bem-estar.

Os cristãos devem mostrar que a fé permite ler de uma forma nova e profunda a realidade e ensina a transformá-la; devem evidenciar que a esperança alarga o horizonte limitado do homem e projecta-o para a verdadeira altura do seu ser, para Deus; devem mostrar que o Evangelho é garantia de liberdade e mensagem de libertação. Pede-se aos cristãos políticos um compromisso forte em favor da cidadania, para a construção de uma nova vida na sua nação e também na comunidade internacional.

Temos necessidade de políticos autenticamente cristãos que sejam testemunhas de Cristo e do Evangelho. Trata-se de um desafio exigente nos tempos que correm, de problemas grandes e complicados, que se agravam ainda mais por se tentar resolvê-los numa base exclusivamente economicista, quando a solução deve ser buscada a outros níveis, baseados nos valores morais.
Papel da Igreja

Não pertence à Igreja formular soluções práticas e concretas em relação à «coisa pública», mas tem, por outro lado, um importante papel no que diz respeito à vida política de qualquer nação, onde esteja inserida, mesmo que seja em minoria. Como declarou o Papa actual, em 21 de Maio de 2010, citando a Gaudium et spes, n. 76, pertence à Igreja: «emitir um juízo moral também sobre as coisas que afectam a ordem política, quando o exigem os direitos fundamentais da pessoa [...] aplicando todos e só aqueles meios que sejam conformes ao Evangelho e ao bem de todos». É, portanto, direito e dever da Igreja pronunciar juízos morais sobre realidades da política, quando a fé ou a lei o exigem.

Aquilo que se diz comummente, que «a Igreja não se deve meter na política», não tem qualquer sentido se se entender devidamente o que é política e o que é Igreja. Esta tem, com efeito, o dever de ser a «consciência crítica» de qualquer sociedade onde viva e se esquecer este papel não será a Igreja de Jesus Cristo.

O Papa pede-nos que, neste mês, peçamos pelos políticos, concretamente para que sejam honestos, íntegros e amantes da verdade, de maneira que sirvam o bem comum, que sejam cidadãos exemplares, cujo exemplo possa ser seguido, e amantes da verdade, uma verdade que signifique transparência, prevaleça sobre os interesses mesquinhos e se abra a um diálogo aberto e imparcial.

Intenção Missionária

AJUDA ESPIRITUAL E MATERIAL ÀS IGREJAS MAIS POBRES

Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres.

A Igreja é constituída por um grande número de comunidades espalhadas por todo o mundo. Muitas dessas comunidades vivem a sua fé em circunstâncias extremamente difíceis em todos os aspectos, como sejam guerras, incompreensões, perseguições e inclusivamente mortes e também no aspecto material de falta dos meios mais essenciais, necessários para a evangelização.

A Igreja é universal (isso é que quer dizer «católica»), sem limites nem fronteiras de qualquer espécie e, por isso, sente-se responsável pelo anúncio do Evangelho a todos os povos e este anúncio pressupõe a ajuda às Igrejas mais pobres em pessoal e meios necessários para este anúncio. É chamada a continuar o serviço de Cristo ao mundo que teve compaixão das multidões famintas da sua palavra e também de pão e por isso também alimentou essas multidões com o pão.

Toda a Igreja, a começar por cada um de nós, se deve sentir comprometida na sua missão evangelizadora, que constitui a missão essencial da Igreja, até que a salvação soberana de Cristo se realize plenamente.

Apelava o Papa na Mensagem da Jornada Mundial das Missões de 2009: «Convido a todos a dar um sinal credível de comunhão entre as Igrejas, com ajuda económica, especialmente na fase da crise que a humanidade está a atravessar».

O Papa convida-nos também, neste mês, a sermos agradecidos e a partilhar o que temos com outros irmãos das comunidades eclesiais mais pobres. Muitas vezes, quando se tem tudo, as pessoas não se lembram daqueles que têm muito menos. O Papa convida-nos ainda a refrescar a nossa fé para vivê-la em comunidade com aqueles que estão longe ou perto e a abrir o coração e as mãos para repartir com os mais pobres, porque assim chegará para todos, como aconteceu no episódio evangélico da multiplicação dos pães e dos peixes.

António Coelho, s.j

Hoje: envio das Bandeiras e peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

 

Pelo segundo ano consecutivo, em preparação para a Dozena de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz, começa hoje o envio de 40 bandeiras para percorrerem o território paroquial e este ano também os lares de toda a cidade que solicitarem a visita. A imagem peregrina também sairá em peregrinação, percorrendo todas as 21 comunidades da paróquia em Porto Feliz.

 

clip_image002

Mais uma vez a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assume a tarefa de com Maria, nossa Rainha, ajudar seus paroquianos a se aproximar de nosso Mestre e Senhor. A visita da Bandeira de Nossa Senhora quer assim ser uma lembrança da presença materna de Maria que simplesmente nos leva a isso ensinando-nos a Fazer tudo o que Ele (Jesus) nos disser (Jo 2, 5).

DSCF8321  DSCF8318

Visita da Bandeira

A Bandeira é recebida na porta da casa da Família. Alguém, a recebe e a leva para o interior da casa, abençoando todos os cômodos. No final se a família quiser poderá rezar uma (1) Ave Maria juntos. Se também puderem e quiserem, podem fazer uma doação em dinheiro ou em gênero alimentício. Portanto, como vimos os Bandeireiros não entram na casa, ficam sim do lado de fora cantando e rezando pela família visitada. Vocês que receberão a Bandeira poderão também em sinal de Prece e/ou Agradecimento, amarrar nas bandeiras uma fita (cetim, por exemplo) de tamanhos, cores e largura diversos, que depois serão queimados em meio a orações.

DSCF8256

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM PELAS COMUNIDADES:

 

01/09 – Missa de Envio Matriz N. Sra. Aparecida as 19h00m

02/09 – Missa Santa Rita (Vila Angélica) as 19h30m

06/09 – Missa Santa Rita (Tabarro) as 19h30m

07/09 – Missa N. Sra. Aparecida (Haras Portela) as 08h30m

08/09 – Missa N.Sra. Aparecida (Campo Largo) as 20h30m

09/09 – Missa São José e São Bento as 19h30m

10/09 – Missa Santo Antonio (Colônia) as 20h00m

11/09 – Missa N. Sra. da Conceição (Gramado) as 19h30m

14/09 – Missa Santa Cruz (Avecuia do Alto) as 19h30m

15/09 – Missa N. Sra. das Dores (Barreiro Rico) as 20h00m

16/09 – Missa São José (Caic) as 10h00m

17/09 - Missa São Francisco (Ponte Queimada) as 19h30m

19/09 – Missa N. Sra. da Penha (Jupira) as 19h30m

20/09 – Missa Santa Clara (Bom Retiro) as 19h30m

21/09 – Missa N. Sra. de Fátima (Glória) as 19h30m

22/09 – Missa Santo Expedito as 17h30m

23/09 – Missa N. Sra. Aparecida (Shinoda) as 18h00m

25/09 – Missa São Roque (Piquirá) as 20h00m

26/09 – Missa São Miguel Arcanjo (Cond. Portal dos Bandeirantes) as 19h30m
obs: para participar no condomínio é necessário entrar em contato com a secretaria paroquial para informar seu nome e comunicar a coordenadora da comunidade, para autorizar a entrada no condomínio.

28/09 – Missa São João Batista (Faxinal) as 20h00m

30/09 – Missa São José (Val Paraíso) as 10h00m

30/09 – Missa N. Sra. Rosa Mística (Jardim Brasil) as 16h30m

Planejamento mensal: paróquia N. Sra. Mãe dos Homens

 

Programação de Setembro 2012

01/09-Sábado-07h15 Missa na Matriz - Missa às 19h - Grupo de Jovens 20h30 - 20h reunião da Pastoral da Educação

02/09-Domingo- Missas 07h, 09h e 19h - Curso de Batismo

03/09-Segunda-feira-07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz - 19h30 reunião do CPP

04/09-Terça-feira-07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 18h terço do Apostolado de Oração e 18h30 Oração do Sagrado Coração de Jesus - 19h30 Adoração do Santíssimo da RCC

05/09-Quarta-feira-07h15 Missa na Matriz - Igreja fechada - 18h terço do Apostolado de Oração e 18h30 Oração do Sagrado Coração de Jesus - 20h reunião do Conselho Administrativo

06/09-Quinta-feira- 07h15 Missa na Matriz - 18h terço do Apostolado de Oração e 18h30 Oração do Sagrado Coração de Jesus - Missa 19h na Igreja S. Benedito

07/09-Sexta-feira-FERIADO - Sem Missa as 07h15 na Matriz - 18h terço do Apostolado de Oração e 18h30 Oração do Sagrado Coração de Jesus - 19h Missa do Sagrado Coração - 20h Hora Santa com todas as Pastorais

08/09-Sábado-07h15 Missa na Matriz - 14h reunião de Cateq. de 1ª Comunhão - Missa às 19h - Grupo de Jovens 20h30

09/09-Domingo- Missas 07h, 09h e 19h - Batizados

10/09-Segunda-feira- 07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz

11/09-Terça-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 19h30 grupo de oração

12/09-Quarta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - Igreja fechada

13/09-Quinta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 19h Missa na Igreja S. Benedito

14/09-Sexta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na Matriz - 19h30 Casamento

15/09-Sábado- Sem 07h15 Missa na Matriz - 19h Missa Votiva de N. Sra - Grupo de Jovens 20h30 - Reunião Equipe de Noivos

16/09-Domingo- 07h Missa, 09h Celebração e Comunhão, 19h Missa? - Curso de Noivos - Encontro com os Crismando 2ª Fase

17/09-Segunda-feira- 07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Celebração e Comunhão na Matriz

18/09-Terça-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 19h30 grupo de oração

19/09-Quarta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - Igreja fechada - 19h30 reunião da Vocacional no Colégio 20/09-Quinta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - Missa 19h na Igreja S. Benedito - 20h reunião da Past. do Dízimo C. Cateq. - 20h reunião com os Pais da 1ª Comunhão na Matriz

21/09-Sexta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na Matriz

22/09-Sábado- Sem 07h15 Missa na Matriz - 09h Inicio dos ensaios de 1ª Com. - Missa às 19h? - Grupo de Jovens 20h30

23/09-Domingo- 07h Missa, 09h Celebração e Comunhão, 19h Missa?

24/09-Segunda-feira-07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz

25/09-Terça-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 19h30 grupo de oração

26/09-Quarta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - Igreja fechada

27/09-Quinta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - Missa 19h na Igreja S. Benedito - 19h30 reunião da Equ. Liturgia

28/09-Sexta-feira- Sem 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na Matriz - 19h30 Casamento - 19h30 Missa no Setor 2

29/09-Sábado- Sem 07h15 Missa na Matriz - Missa às 19h - Grupo de Jovens 20h30

30/09-Domingo- Missas 07h, 09h e 19h

Planejamento mensal: paróquia São João Batista



com rurais set

Tríduo de N. S. das Dores

Barreiro Rico - Paróquia N. Sra. Aparecida –Porto Feliz –SP

07/09 – Sexta Feira

19h30m – Missa do Sagrado Coração de Jesus

Tema – Com Maria vivendo a esperança no Coração de Nosso Senhor

Preside – Padre Carlos Alexandre da Silva

Liturgia e Canto – Apostolado da Oração e Viola Divina

 

 

08/09 – Sábado

19h00m – Celebração da Palavra

Tema – Com Maria aprendemos verdadeiramente a amar

Preside – Diácono Valmir Aparecido de Oliveira

Liturgia e Canto – Com. Santa Cruz – Avecuia do Alto

 

 

09/09 – Domingo

10h00m – Missa e Procissão

Tema – Com Maria celebramos a plenitude da fé

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Liturgia e Canto – Paroquial

 

 

15/09 – Sábado

19h30m – Devoção as Dores de Maria

20h00m – Missa festiva

Tema – Celebrando as Dores de Maria aprendemos abraçar a Cruz

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Liturgia e Canto – Comunidade N. Sra. das Dores – Barreiro Rico

Tríduo da Natividade de Nossa Senhora

Haras Portela - Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto Feliz –SP

05/09 – Quarta Feira

19h30m – Missa

Tema – Maria e o anuncio da Boa Nova do Reino de Deus

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Liturgia – Matriz e Irmandade de N. Sra. Aparecida

 

DSCF7624

06/09 – Quinta Feira

19h30m – Celebração de Coroação de Nossa Senhora

Tema – Maria mãe dos pescadores de Cristo

Preside – Diácono Valmir Ap. de Oliveira

Liturgia – Com. N. Sra. Aparecida (Shinoda e Campo Largo)

 

 

07/09 – Sexta Feira
CONCENTRAÇÃO PAROQUIAL
INFORMAÇÕE SOBRE CONDUÇÃO NA SECRETARIA PAROQUIAL – 3262 1728

08h30m – Missa e Procissão

Tema – Maria ensina-nos a viver a vida em toda a sua plenitude

Preside – Pe. Washington P. Ribeiro

Liturgia – Paroquial

DSCF7604

Por que a política deve interessar os cristãos?

 

Jéssica Marçal
Da Redação

Arquivo

Para padre José Ernanne, os leigos cristãos podem e devem ser candidatos na política, assumindo sua missão de transformação da sociedade

Promessas e mais promessas. Isso é o que marca o período eleitoral, em que a população se prepara para escolher, como será nas próximas eleições do dia 7 de outubro, por exemplo, seus representantes municipais. Com uma tarefa importante nas mãos, nada melhor do que os cristãos se interarem também dos assuntos políticos, buscando formação e informação para um voto consciente.
E para quem pensa que o papel do leigo católico é passivo, restringindo-se a fazer uma escolha entre as opções oferecidas, padre José Ernanne Pinheiro diz o contrário. Ele é diretor executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e destacou a possibilidade dos leigos serem também candidatos, assumindo sua missão de transformação da sociedade.
“Não só podem (ser candidato), mas devem. No nosso Centro de Fé e Política, na nossa 4ª turma agora nós temos vários candidatos a vereador e a prefeito, porque nós estamos exatamente formando cristãos para assumir uma política com critérios éticos”, disse.
Ele informou que o CEFEP preparou uma cartilha, intitulada "Eleições municipais 2012: cidadania para a democracia", em que se insiste que as eleições municipais são uma grande oportunidade dos cristãos atuarem com dignidade.
“Porque estão (os cristãos) mais próximos dos candidatos, então têm mais possibilidades de fazer chegar as suas opções, a defesa dos seus projetos, tendo consciência, do que nos dizia Paulo VI, de que a política é uma forma sublime de exercício da caridade”.


política x Política
Ainda falando sobre a importância dos cristãos se interessarem por assunto políticos, padre José Ernanne destacou uma distinção feita no "Documento de Puebla" (fruto da 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe - CELAM - em 1979) , uma observação importante que poderia passar despercebida.
“O documento de Puebla nos traz uma distinção importante: Política, com “p” maiúsculo, e política, com “p” minúsculo. Não quer dizer que uma é melhor do que a outra, mas se complementam. Política, com “p” maiúsculo, é a perspectiva do bem comum, da sociedade digna para a pessoa humana. A política, com “p” minúsculo seriam os partidos políticos. A posição nossa enquanto cristãos é na perspectiva do bem comum, de trazer valores para a sociedade”.
E para exercer esse papel de atuar buscando o bem comum, o padre revelou que a cartilha elaborada pelo CEFEP para as eleições segue o método “ver, julgar e agir” e no “agir”, foram elencados alguns critérios básicos.
“Quando se apresenta esse critério do ‘agir’, naturalmente é para fazer brotar todas as questões fundamentais. Essa cartilha que nós estamos divulgando tem feito muito bem, porque realmente parte da necessidade de criarmos um Estado mais digno para os brasileiros, depois fundamenta isso na Palavra de Deus e apresenta a proposta do agir”

Política e Doutrina Social da Igreja

Padre Ernanne destacou que os valores pertencentes ao Reino de Deus, como a verdade, a justiça, o bem comum e a fraternidade, devem ser buscados. Ele informou que o documento de preparação para o Sínodo traz uma frase que lhe chamou a atenção, dizendo que não é possível distinguir entre o espiritual, o temporal e o material porque Cristo veio salvar o mundo todo, Cristo é a unidade, Ele nos ama na unidade.
“Então me parece que a questão da Doutrina Social da Igreja são luzes, é essencial na missão, instrumento missionário para realmente construir essa nova sociedade e essa nova pessoa humana com que todos nós sonhamos para que concretizemos a aliança de Deus com a humanidade que é chamada ‘as bem aventuranças’”.

Tríduo de São Miguel Arcanjo

Portal dos Bandeirantes - Paróquia N. S. Aparecida – Porto Feliz –SP

 

 

26/09 – Quarta Feira

20h00m – Missa

Tema – São Miguel Arcanjo: quem como Deus?

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Local – Condomínio

 

 

27/09 – Quinta Feira

20h00m – Missa

Tema – São Miguel Arcanjo: Defendei-nos no combate!

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Local – Condomínio

 

 

28/09 – Sexta - Feira

20h00m – Celebração da Palavra

Tema – São Miguel Arcanjo: Príncipe da Milícia Celeste

Preside – Diácono Valmir Aparecido de Oliveira

Local – Condomínio

 

 

29/09 – Sábado

19h00m – Missa e Procissão

Tema – São Miguel, nosso poderoso Arcanjo.

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Local – Matriz N. Sra. Aparecida

Tríduo das Chagas de São Francisco de Assis

Ponte Queimada - Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto Feliz – SP

15/09 – Sábado

18h00m – Celebração da Palavra

Tema – Com Maria, Francisco abraçou pobre e Humildemente a Cruz de Jesus

Preside – Diácono Valmir A. de Oliveira

Liturgia e Canto – Com. Santa Clara de Assis – Bom Retiro

 

 

16/09– Domingo

16h00m – Missa

Tema – São Francisco e a busca incessante em seguir os passos de Jesus Cristo

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Liturgia e Canto – Matriz N. Sra. Aparecida

 

 

17/09 – Segunda Feira

19h00m – Missa e Procissão Luminosa

Tema – Chagas: o perfeito amor de São Francisco ao Crucificado

Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro

Liturgia e Canto – Paroquial