sábado, 21 de abril de 2012

Sem visita e superlotado, presídio de Piracicaba irrita parentes de detentos

 

Regalia foi suspensa em um dos pavilhões pelo 2º final de semana seguido. Com 512 vagas, unidade abriga 1.709 presos que aguardam julgamento.

Suzana Amyuni Do G1 Piracicaba e Região

 

O pavilhão D do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) terá a visita familiar suspensa neste sábado (21) e no domingo (22), por conta de ato de indisciplina. Este é o segundo final de semana seguido em que a pena é aplicada a uma parcela dos presos. A informação, confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), aliada à superlotação do local, que tem uma população três vezes maior do que a capacidade, deixa os parentes dos presos indignados.

“É um absurdo, eles nunca avisam. A gente vai de Itapetininga, são quase duas horas de viagem que a gente perde para ir e outras duas para voltar. Sem contar os gastos”, desabafou a dona de casa de 20 anos que visita o marido todos os finais de semana, há mais de um ano, e pediu para não ser identificada.

A indignação é compartilhada por outra dona de casa, de 42 anos, que visita o filho semanalmente há nove meses. “Toda vez é a mesma história. A gente leva mantimento e não consegue entregar. Como forma de castigo eles cortam água e luz no pavilhão. Imagine todos eles espremidos nessas condições”, comentou a mulher que também não quis se identificar com medo de represália.

Superlotação
Neste mês, o CDP de Piracicaba registrou o índice populacional mais alto em toda história da unidade, inaugurada em outubro de 2001 para abrigar presos provisórios, que aguardam julgamento. Com capacidade para 512 pessoas e mais 100 novos 'moradores’ só em abril, o local atingiu a marca dos 1.709 detentos.

“Eu chego na unidade às 2h da madrugada para conseguir ver meu filho por volta das 9h. Quando o local abre, a gente fica quase duas horas na fila para entrar. Isso se não tiver que voltar para o final da fila porque eles implicaram com a nossa roupa ou com qualquer outra coisa. Tem dias, que eu vou conseguir entrar no CDP já passa de 12h.”, contou a mãe do preso. A SAP tem ciência da superlotação do local, já que os números são divulgados no próprio site da Secretaria.

Oficial
Apesar de ter confirmado a suspensão das visitas familiares, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a SAP negou que o fornecimento de água e luz seja interrompido no final de semana. Embora questionada sobre a superlotação recorde no local, a Secretaria não se pronunciou sobre o assunto até às 21h40 desta sexta-feira.

Agressão em escola aumenta 40% Campinas, diz Conselho Tutelar

 

Balanço leva em consideração casos de violência entre 2011 e 2012. Estudantes estão com medo de voltar às aulas, após caso de agressão.

Do G1 em Campinas e Região

 

O número de casos de violência e agressão em escolas de Campinas cresceu 40%, comparando com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Conselho Tutelar. Após suposta ameaça do padrasto, que ficou revoltado com uma briga envolvendo o enteado e estudantes de uma escola municipal no Jardim Aeroporto, a maioria dos alunos deixaram de frequentar às aulas nesta sexta-feira (20).
A Secretaria de Educação deixou afixada no muro da escola um aviso para os pais que tem filhos que sofreram algum tipo de agressão física nos arredores da escola para procurar o Conselho Tutelar ou a delegacia. De acordo com o documento, o direito de receber proteção contra qualquer forma de violência física está garantido dentro do ambiente escolar. No entanto, da porta da escola para fora não é mais responsabilidade da direção.
Um dos registros de violência que cita a instituição foi o que envolveu um menino, de 12 anos, agredido por pelo menos 15 alunos na porta da escola. Segundo um grupo de mães, após o caso o padrasto da vítima retornou na escola para fazer supostas ameaças com os responsáveis que teriam iniciado a confusão.

Padrasto Nildo Dias Junior, que ficou revoltado com uma briga na escola (Foto: Reprodução EPTV)Nildo Dias Junior ficou revoltado com uma briga na
escola (Foto: Reprodução EPTV)

"A família falou enquanto a gente não pegar o culpado todos vão apanhar", afirma a mãe de um dos alunos Sheila de Lima. "As crianças estão com medo e hoje de manhã não teve aula e pedir para que eles parem, para que eles procurem a justiça e não ficar amedrontando as crianças que não tem culpa do que aconteceu com o filho dele”, diz Cláudia Gimenez Fontana.
Um boletim de ocorrência foi registrado contra o padrasto do aluno, Nildo Dias Junior. No entanto, ele nega e afirma que é “difamação”. O enteado passou mal no início da semana e está internado desde quarta-feira (18) em estado grave com apendicite. Ele acredita que a doença teria sido desencadeada por conta das agressões. No entanto, a assessoria de imprensa do hospital recusa a relação.
De acordo com o delegado Carlos Simionato, o padrasto será investigado. "Se ele tiver alguma coisa com isso ele será responsabilizado e aí no caso haverá abertura de inquérito para que seja apurado judicialmente”, explica.

Escola municipal no Jardim Aeroporto em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Escola municipal no Jardim Aeroporto em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Campeonato Amador será realizado com sete equipes

O Campeonato Portofelicense de Futebol – Amador volta a ser realizado neste ano. Sete equipes participarão do evento esportivo. São elas: Associação Atlética Portofelicense, Esporte Clube Operários Araritaguaba, Atlético Futebol Clube, Independente Futebol Clube, Comilão Futebol Clube, Grêmio Esportivo Popular e Associação Atlética Estrela de Ouro.
Para este ano várias modificações foram implantadas numa parceria da Coordenadoria de Esportes, Liga Portofelicense de Futebol e os clube de futebol, entre elas a determinação de idade máxima e mínina (17 a 35 anos) e somente três jogadores de fora do município poderão se inscrever por equipe.
O campeonato será disputado em turno único, onde todos se enfrentam entre si e os dois melhores classificados farão os dois jogos da final. As partidas serão disputadas aos domingos de manhã em um único estádio com duas partidas. Cada equipe poderá inscrever até 20 atletas. A rodada inicial acontece no dia 6 de maio.


Fonte: Porto Mais Feliz

Copa Católica terá mais dois jogos neste domingo




Neste domingo acontecerá mais dois jogos encerrando o primeiro turno da 2º Copa Católica. Os jogos irão acontecer na quadra da escola Domingos de Marco e terá inicio as 14h.

Na primeira partida se enfrentam São João Batista x São Francisco as 14h e logo após essa partida encerrando o primeiro turno se enfrentam Nossa Senhora da Ponte x Santa Clara.

A entrada será 1KG de alimento não perecível onde será doado para uma instituição de caridade.

Campinas tem 69 leitos de UTI a menos do recomendado pela OMS

Cidade tem 261 leitos e secretário reconhece sobrecarga no sistema. Ele diz que idosa morta após espera de 36h "teve todo suporte necessário".

Do G1 Campinas e Região

 

Campinas, SP, tem 69 leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a menos do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o porte da cidade. A administração municipal reconheceu a sobrecarga do sistema de emergência, após a morte de Josefa Araújo Andrade, de 74 anos, no pronto-socorro São José. A vítima esperou 36h por uma vaga no Hospital Municipal Mário Gatti.

O secretário da Sáude de Campinas, Fernando Brandão, informou nesta sexta-feira (20) que a cidade possui déficit de 20 leitos públicos de unidades de terapia intensiva (UTI). "Não foi possível que essa paciente fosse transferida. Foram feitos todos os fluxos possíveis e adequados para solucionar a situação, mas infelizmente não conseguimos. Durante esse tempo (espera) ela recebeu todo o suporte necessário", defende.

Para uma cidade do porte de Campinas, com população estimada em um milhão de habitantes, a OMS recomenda um mínimo de 330 leitos. O município tem, no entanto, 261 unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A administração municipal informa que a solução está no Hospital Ouro Verde, que desde a inauguração, em 2008, trabalha com capacidade ociosa na região sudoeste, a que mais cresce na cdade. A equipe da EPTV foi ao local e constatou que 51 leitos estão vazios e os equipamentos estão amontoados, sem uso.

"A prefeitura tem se esforçado para chegar a um bom termo de negociação com a empresa que gere o Ouro Verde. Estamos no final desse processo para que a gente possa fazer a assinatura de contrato e expandir o hospital com os leitos que tanto necessitamos", explicou Brandão.


Morte idosa
Segundo os familiares, a paciente deu entrada no pronto socorro na manhã de terça (17) com suspeita de virose, mas no dia seguinte o estado dela piorou e teve início uma busca por vaga na UTI do Mário Gatti, mas ela não resistiu.

O coordenador do Samu em Campinas, José Roberto Hansen, disse que nenhuma vaga em UTI foi conseguida, mas o quadro era grave e mesmo se um leito fosse conseguido ela iria a óbito.

RCC promove Retiro de Reavivamento para servos em Porto Feliz

 

agenda_rcc_2012-300x225

Acontece amanhã em Porto Feliz, o primeiro Retiro de Avivamento para servos (agentes) da Renovação Carismática Católica (RCC). O objetivo principal, é promover um dia de muitas orações, pregação e formação, para aqueles agentes que servem a RCC em Porto Feliz, ou seja, nos Grupos de Oração presentes nas três paróquias, em quase todas as comunidades urbanas.

 

Nova coordenação
Assumiu em fevereiro, a coordenação do RCC – Porto Feliz, Cláudio de Jesus, ele é conhecido cultivador de orquídeas na cidade, além de ser atuante no Grupo de Oração Jesus Caminho, Verdade e Vida, da comunidade N. S. das Graças. No dia 25 de março, foi realizado a Assembléia da RCC na Igreja de São Benedito, este evento é momento de mobilizar a todos na cidade, para se reunirem e orarem pela nova coordenação local, pelos novos responsáveis pelos ministérios, orar pelos grupos de orações.

8º dia da Novena de Santo Expedito

DSCF1594

No penúltimo dia da Novena de Santo Expedito, a Capela de Santo Expedito acolheu a equipe de canto São José e São Bento, e o sacerdote convidado padre Miguel Ângelo Bayer Meneguelli, ele atualmente presta assistência à Arquidiocese de Sorocaba, junto ao arcebispo Dom Eduardo Bene de Sales Rodrigues. Auxiliando na missa, esteve diácono Valmir de Oliveira participando.

Padre Miguel foi muito simpático à todos os presentes, contou da história de Santo Expedito, como grande exemplo em se buscar "hoje" a Conversão e a Salvação. Aproveitou para testemunhar a sua devoção pelo santo, contando um episódio muito importante de sua vida, que recorreu pela intercessão de Santo Expedito e foi atendido prontamente.

 DSCF1558 DSCF1560 DSCF1576 DSCF1580 DSCF1582 DSCF1585 DSCF1592  DSCF1598 DSCF1600 DSCF1607 DSCF1610 DSCF1612 DSCF1614 DSCF1618 DSCF1629 DSCF1632 DSCF1634

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação