domingo, 7 de junho de 2009
Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)
4. No coração dessas pessoas, efetivamente, está presente o desejo de viver a aventura do Evangelho. Buscam a perfeição na caridade, ou seja, a santidade, com as cores francisclarianas. Desejam fazer uma profunda experiência do Deus Altíssimo, do Bem, do Sumo Bem. Na realidade querem conformar-se com Cristo. Sentem-se chamados a entrar num processo de conversão evangélica que não conhece termo. Em suas vidas, com efeito, o doce se torna amargo e o amargo , doce. A contemplação dos mistérios de Cristo ocupa lugar importante em suas vidas. Mais do que isto, como Paulo, querem viver em sua carne os mistérios do Filho de Deus.
Paz e Bem
Recorde
Trezena 8
8º Dia :: 7/6 – Santo Antônio e o Espírito Santo- Sinal da cruz
- Palavra de Deus: "O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos lembrará tudo o que eu vos disse". (Jo 14,26)
- Palavra do Santo: "Em contato com o Espírito Santo, a alma vai, pouco a pouco, perdendo suas manchas, sua frieza, sua dureza e transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela".
- Oração: Ó Deus, vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por Ele nasceu a Igreja no mundo. Vosso Espírito fez de Antônio o santo de todos os povos e o pregador de vossa Palavra. Que sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória. Amém!
- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...
Mensagem para o seu dia
O homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta. | |||
Bob Dylan
| |||
|
Notinhas da Igreja
Saúde Pe Carlos Alexandre se resguardou este final de semana com ituinto de reestabelecer-se de seu estado gripal. Diáconos Benedito, Valmir e Silvio deram apoio nas comunidades.
Primeira Eucaristia Está aberta ate o dia 15/06 as inscrições para a catequese na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Levar, comprovante de residência, Certidão de batismo e nascimento. Na Secretaria Paroquial de terça a sexta 9 as 11h e de seg a sext das 14 as 16hs. Informaçãoes 3262 1728
Festa Junina A comunidade São Francisco de Assis, realizou sua festa Junina para angariar fundos. A partir das 18 horas com musica, comes e bebes, a comunidade participou ontem.
Sites desatualizados Site da diocese de Itapetininga está desatualizado a mais de um ano. O nosso da Arquidiocese de Sorocaba, é atualizado uma vez por mes fielmente. Porém no resto do mês não.
Movimento de Assis Está realizando trezena de Santo Antonio. Quer participar? 3262 1459 com Mara Faustino. Venha ainda dá tempo.
Semana do Meio Ambiente Realizado ontem missa pela semana. Muita pessoas participando. Em seguida teve o Show na praça Matriz. Hoje terá Culto na Igreja do 1a Evangelho Quadrangular.
Tríduo EucarísticoTodas as paróquias irão realizar. Segunda, terça e quarta feira as 19h30m na Nossa Senhora Aparecida e Mãe dos Homens e São João Batista. Os párocos irão reverzar e visitarão outras comunidades, assim como também as equipes de canto.
Quinta feira
as 15h Na N S Mãe dos Homens, missa e procissão. Todas as paróquias irão se reunir neste grande momento.
Cerimônia de abertura Semana do Meio ambiente
O biólogo e professor universitário Demis Lima foi o palestrante da noite e rquestra Monções da Escola Municipal de Música Romário Antonio Barbosa
Paz e Bem
Sucesso de público e de crítica
Oswaldo Montenegro, chegou em nossa cidade e encontro muita alegria e hospitalidade.
O Show teve um bom público, que manifestou muito elogios sobre seu desempenho e repertório.
Ele tem 25 anos de carreira, mais de 32 CDs lançados, além de muitas trilhas sonoros de diversamos ramos artísticos, que foram embalados pelas suas músicas. No cinema brasileiro, nas telenovelas e também no teatro.
A diretoria de Meio ambiente está de Parabéns, pela escolha pautada na qualidade musical.
São Francisco de Assis, patrono da ecologia,
rogai por nós e pela mãe natureza que sofre e padece.
Paz e Bem
Emaús em Porto Feliz
Neste sábado, as 16 horas da tarde, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, estiveram mais uma vez com intuito de formar uma Pastoral de Jovens, os Movimento de Emaús de Sorocaba, no qual o Padre Carlos é diretor Espiritual.
Estiveram cerca de 50 jovens presentes. Com atividades e dinâmicas, grupos foram formados, nome de grupo foi escolhido.
Todos estavam a vontade e animados em participar.
Depois um lanche rápido, ficou decidido uma mudança: a partir da semana que vem, será as 17h horas o encontro, terminando com a Santa Missa.
Paz e Bem!!!
Exposição de orquídeas em Porto Feliz
Claudio, um dos cultivadores, que estava na feira, expondo suas orquídeas. Ele nos acompanhou, e nos deu uma verdadeira aula. Ele é servo do grupo de Oração Jesus Caminho Verdade e Vida, no ministério de Cura e Libertação. Deus abençoe todos.
Aconteceu no Centro Comunitário Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Mãe dos Homens, a primeira edição da Mostra Municipal de Orquídeas. A abertura foi sexta feira a noite, sabado o dia todo com palestra sobre cuidados com orquídeas. E hoje no domingo se encerra a exposição.
Cultivadores de Porto Feliz, Salto e Itu, estiveram prestigiando o evento. O que se viu foi um lindo espetáculo proporcionado por espécies (encontradas na natureza) e por outras tantas, provindas de cruzamentos. Um festival de beleza a custo zero: entrada grátis.
Estivemos por lá no sábado. Glorificado seja Deus por este espetáculo da Mãe natureza aos homens da Terra, filhos seus.
São Francisco, rogai por nós.
Sair das sacristias
para encontrar as pessoas',
afirma ministro-geral dos franciscanos
Os Irmãos Menores, conhecidos como franciscanos, estão em celebração. Neste ano, completam-se os oito séculos desde que São Francisco de Assis fundou a Ordem. Seu ministro-geral, o galego José Rodríguez Carballo, enfrenta com esperança esse aniversário, assim como o Capítulo Geral de maio e pede que se retorne ao Evangelho, "para que nossa vida recupere a beleza e a poesia das origens".
A reportagem é de Darío Menor, publicada no jornal Revista Vida Nueva, 24-04-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis a entrevista.
Quais são os desafios dos franciscanos hoje?
Os franciscanos, como os demais consagrados, têm como desafio fundamental ser mais contemplativos para ser mais proféticos e comprometidos com a humanidade. Para isso, temos que trabalhar para arraigar a nossa vida no encontro admirativo e entusiasta com Jesus Cristo, que nos chama a segui-lo com a radicalidade com que Francisco o seguiu. Não podemos domesticar a radicalidade que o Evangelho nos propõe para adaptá-la a um estilo de vida cômodo. Temos que voltar ao Evangelho para que a nossa vida recupere a beleza e a poesia das origens onde quer que as tenha perdido ou onde não brilhem como deveriam brilhar.
Quais são os novos caminhos de evangelização na Europa?
Falando concretamente dos franciscanos, penso que, além da fidelidade às exigências fundamentais de nossa vocação franciscana, devemos fazer com que nossa vida seja realmente significativa. Temos que permanecer próximos às pessoas, particularmente das pessoas mais simples (...). Acredito que precisamos sair de nossas sacristias para ir ao encontro das pessoas, ou, como diria São Francisco, ir "inter gentes". A evangelização na Europa passa também pelo trabalho pela justiça, pela paz e pela integridade da criação, assim como pelo diálogo inter-religioso.
Qual é o seu diagnóstico da situação atual do cristianismo na Europa?
A situação não é tão ruim que nos leve a pensar que é preciso começar do zero, nem é tão boa que possamos cruzar os braços. É preciso ter em conta que o cristianismo na Europa tem raízes profundas, o que dá muita estabilidade. Por outro lado, o secularismo e o laicismo estão fazendo com que elementos essenciais da mensagem cristã, às vezes, parecem vir abaixo.
Como a diminuição das vocações está afetando os franciscanos?
Antes de tudo, temos que reconhecer, com gratidão ao Senhor, que a diminuição não é generalizada (...). Mas, sem deixar de levar em consideração esse dado, eu sempre digo que não é o número que salvará o franciscanismo, mas sim a qualidade evangélica de vida que os franciscanos tenham. Mesmo em zonas onde as vocações diminuem, não diminui o compromisso com uma renovação profunda da nossa vida e missão, de acordo com as exigências do nosso carisma e dos sinais dos tempos e lugares.