A construção da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) será retomada em Porto Feliz. No dia 13 de dezembro, a empresa M&G Empreendimentos, vencedora do processo de licitação, assinou o contrato com o Governo Federal e já se prepara para dar prosseguimento às obras.
De acordo com o gerente executivo regional do INSS, Décio Araújo, cerca de 30% da construção já foi realizado. A previsão é de que a agência seja concluída num prazo de seis meses.
A construção da unidade da Previdência Social em Porto Feliz é resultado da parceria entre Governo Municipal e Governo Federal. O Município entrou com a doação do terreno no valor estipulado em R$ 350 mil. Já a União ficou responsável pelo investimento na construção do prédio.
A agência de Porto Feliz ficará na Rua Milton Bistafa, entre a sede da Companhia da Polícia Militar e o Centro de Especialidades II "Simone Habice Prado Mattar". A unidade deverá oferecer serviços como perícia médica, concessão de benefício, acerto cadastral, aposentadoria por idade e tempo de contribuição, requerimento auxílio doença, concessão salário maternidade, entre outros. Com isso, os beneficiários do INSS não precisarão se deslocar até outras cidades para receber atendimentos, tirar dúvidas e se aposentar.
“Fico feliz em saber que o Governo Federal vai continuar a obra da agência do INSS, pois Porto Feliz e os porto-felicenses merecem esse beneficio”, afirma o prefeito Cláudio Maffei (PT).
Histórico da obra
Em abril deste ano, o contrato com a empresa inicialmente responsável pela construção do prédio em Porto Feliz foi rescindido em virtude de sérios atrasos no cronograma de obras estabelecidos pelo INSS. Na época, mesmo com os prorrogamentos e aditivos concedidos pelo instituto, a empresa ficou impossibilitada de continuar o trabalho.
A Previdência Social então elaborou o inventário da obra e a realizou medições no local, relacionando quais etapas foram cumpridas e os itens necessários para concluir o prédio. Uma nova licitação foi aberta para contratar a nova construtora.
O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), chegou a ir até Brasília para pedir agilidade do Ministério da Previdência Social no processo de retomada das obras e reuniu-se com o secretário-executivo do departamento, Carlos Eduardo Gabas, e com a secretária-executiva adjunta, Elisete Berchiol da Silva Iwai.
Vale lembrar que, por se tratar de uma obra federal, a Prefeitura teve impedimentos legais que não permitiram que o próprio município desse continuidade aos trabalhos e finalizasse a agência.
AIPF