segunda-feira, 5 de março de 2012

Valcke culpa tradução por polêmica com governo brasileiro sobre a Copa

image

Wagner Vilaron - estadão.com.br

SÃO PAULO - O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, alegou que foi mal entendido e lamentou que suas palavras tenham causado problemas com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e com o governo brasileiro. A explicação consta de uma carta em papel timbrado da entidade que chegou nesta segunda-feira ao Ministério do Esporte e foi obtida com exclusividade pelo estadao.com.br.

No documento Valcke diz: "lamento profundamente que a interpretação incorreta de minhas palavras tenha causada tanta preocupação" e atribuiu a um erro de tradução toda a confusão: "Em francês, 'se donner un coup de pied aux fesses' significa apenas 'acelerar o ritmo'. Infelizmente essa expressão foi traduzida para o português usando palavras muitomais fortes".

Pastoral da Educação segue os seus trabalhos de espiritualidade

 DSCF5972 DSCF5974

O Centro de Convivência Dom José Lambert, recebeu mais uma reunião mensal da Pastoral da Educação, com reunião acompanhada pelo Diácono Paulo Moreau e Seminarista Diego S. Ferraz. Nesta noite de espiritualidade, os trabalhos foram refletidos com o Evangelho de São Lucas 15:11 a 32 com a temática do Filho Pródigo.

DSCF5973 DSCF5977 DSCF5975

Foi refletido também a alegria e motivação por iniciar o Ano Letivo Escolar e o desafio de não se deixar desanimar, Diácono Paulo questionou a todos do por que frequentar e o que buscam através da Pastoral da Educação. Nas linhas gerais de evangelização, este mês de fevereiro foi encaminhado as escolas o planejamento semestral e a oração do professor. Como meta ficou desenvolver cartazes para fixação nas igrejas, com informação sobre a Pastoral.

Como projeto futuro, está em desenvolver um marcador de página e cartão de visitas para divulgar a Pastoral. Próxima reunião da Pastoral será 14 de março. Informações na Secretaria Paroquial 3262 1074 ou pelo e-mail: pascomportofeliz@hotmail.com

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

3ª Sessão Ordinária da Câmara de Porto Feliz

 

Cinco Projetos de Lei e 4 Decretos Legislativos foram aprovados por unanimidade de votos dos vereadores, durante esta 3ª Sessão Ordinária de 2012.

Cinco Projetos de Lei e quatro Decretos Legislativos foram aprovados por unanimidade de votos dos vereadores, durante esta 3ª Sessão Ordinária de 2012, realizada nesta última segunda-feira, 27 de fevereiro.

Durante o expediente, a Casa fez um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de dois cidadãos: o Sr. José Maria Leroy e a Sra. Laura de Souza Mello.

Na sequência foram aprovados duas Moções de Aplausos, as de nº 04 e 05/2012. A primeira, de autoria do vereador Urias de Oliveira (PT), cumprimenta toda a corporação da Polícia Militar e da Guarda Municipal, pelo trabalho de captura de um agressor na madrugada do último dia 15 de fevereiro, no bairro Vila Martelli.

A segunda, de autoria do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (DEM), parabeniza a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, na pessoa do seu Secretário João Carlos Esquerdo Junior, pela organização e realização do carnaval de rua de Porto Feliz, entre os dias 18,19, 20 e 21 últimos.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 06/2012, que dispõe sobre afetação e desafetação de imóveis. Com esta matéria aprovada, a área onde está construído o Estádio Municipal Ernesto Rocco passa a integrar o sistema de lazer do Loteamento Fortunato Fioravante Angeliéri. Nesta mesma área será construído, futuramente, um novo campo de futebol a ser destinado ao uso coletivo daquele bairro.

O vereador José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) foi o primeiro a usar a palavra: "Este terreno será para a construção de um novo campo para a comunidade do Jardim Vante e adjacências. O Executivo Municipal realizou uma grande obra ao construir o novo estádio, mas seria de grande importância que toda a população pudesse usar o Estádio Municipal," relatou Queiroz.

O Presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues (PT), concordou com o vereador Queiroz: "Concordo com o vereador Queiroz e, esta semana, estarei em reunião com a Diretoria de Esportes, para que toda a população tenha acesso ao estádio. Quanto ao novo estádio, já existe material para o início das obras e em breve a comunidade do Jardim Vante terá sua praça esportiva própria", finalizou o presidente.

Os outros oito Projetos aprovados durante a 3º Sessão Ordinária são:

Projeto de Lei 3/2012: Fica denominado "Joaquim Felix" a quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zilda Thomé, localizada no Bairro Bambu.
Autor: Urias de Oliveira.

Projeto de Lei 7/2012: Fica denominada área de lazer "Laura de Souza Maurino", a atual área de 7.479,00 m², localizada na Rodovia Mario Covas, no Bairro Rolando Giuli.
Autor: Marco Antonio Campos Vieira.

Projeto de Lei 9/2012: Autoriza a locação de imóvel residencial. A propositura atende a necessidade de amparar o zelador do Campo de Futebol da Vila Manduquinha, Sr. Odair Domingues, vez que a casa por ele ocupada naquela praça esportiva será demolida para dar lugar à construção de um Centro de Educação Infantil Municipal.

Projeto de Lei 11/2012: Fica denominada "Rua Cardoso Pimental" (continuação) trecho da atual Estrada Municipal da Cachoeira - PFZ-149, compreendido entre a Av. Governador Mario Covas até o cruzamento com a Rua Valdemar Veroneze.
Autor: Armando Ambrósio Sobrinho

Projeto de Decreto Legislativo nº 52/2011: Outorga título de cidadã porto-felicense a Senhora Lizandra Collodoro Rocha.
Autor: Ednilson de Jesus Macedo.

Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2012: Outorga título de cidadão porto-felicense ao Senhor Eli Martins de Oliveira.
Autor: Urias de Oliveira.

Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2012: Outorga título de cidadã honorária a Senhora Ana Lúcia Boscolo Branquinho.
Autor: Andréa Aparecida Nunes de Matos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2012: Outorga título de cidadã porto-felicense a Senhora Neide Arruda Mello de Lima.
Autor: José Antonio Queiroz da Rocha.

A. I. Câmara

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 05/03/2012


Não julguem...não condenem...perdoem

Leitura Orante
Lc 6,36-38
"Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês".

Quaresma: a busca de um novo homem


Quaresma, período de penitência e preparação para a festa mais importante da fé cristã, a Páscoa. Embora seja um tempo penitencial, não é triste e depressivo, como muitos pensam. Trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar em plenitude e com mais alegria do mistério pascal de Cristo.
Durante quarenta dias somos convidados à experiência do deserto vivido por Jesus na tentação. O deserto, apesar de nos trazer a figura do sofrimento e da penúria, remete-nos à esperança de renascermos para uma vida nova, assim como o povo de Israel que, após a libertação da escravidão no Egito, chegou à Terra Prometida.
A Quaresma nos chama à renovação, conversão e “morte ao pecado”, para que possamos ressurgir para uma vida nova com Cristo na sua Páscoa. As cinzas, recebidas no início da Quaresma, são usadas como sinal desse arrependimento e luto pelo pecado. Dessa forma, reconhecemos que somos todos igualmente pecadores e pedimos ao Senhor a graça da conversão, a fim de mudar nossa vida pessoal e social.
A Igreja recomenda aos cristãos três principais obras de misericórdia que, de modo especial na Quaresma, devem ser praticadas frequentemente: a oração, para o recolhimento e proximidade com Deus; o jejum, renúncia alegre do supérfluo, como forma de ser solidário com aqueles que não têm o necessário; e a esmola, não de forma mesquinha de quem dá o que sobra, mas no sentido bíblico de ter amor e compaixão pelos excluídos e injustiçados. Esses gestos não podem fazer parte do nosso cotidiano como um mero costume ou formalismo, pois acabariam perdendo seu real significado, o de serem um método a serviço da vida, uma forma de possibilitar o encontro do homem consigo mesmo, com Deus e com os outros irmãos.
Como diz o documento “Sacrosanctum Concilium”, do Concílio Vaticano II, “a penitência do tempo quaresmal não seja somente interna e individual, mas também externa e social.” (SC, 110) Por isso a Igreja no Brasil organiza todos os anos, durante o tempo da Quaresma, desde 1964, a Campanha da Fraternidade que focaliza um aspecto de nossa vida em sociedade em que a fraternidade não está sendo vivida, a fim de que, como cristãos, possamos contribuir para que a humanidade alcance este objetivo. Este ano, ela tem como tema “Fraternidade e saúde pública” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo. 38,8).
Por ocasião da Quaresma, são retirados das celebrações litúrgicas os cantos de Glória e de Aleluia, que manifestam alegria e regozijo para dar lugar a um clima de maior recolhimento e penitência. Pelo mesmo motivo, o ambiente das igrejas requer sobriedade e despojamento não se usando flores nem outros enfeites para orná-lo.
A Quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. Esse caminho supõe cooperar com a graça, para dar morte ao homem velho que atua em nós. Trata-se de romper com o pecado que habita em nossos corações, afastando-nos de tudo aquilo que nos separa do Plano de Deus e, por conseguinte, de nossa felicidade e realização pessoal.
Reflitamos a palavra de Cristo que nos diz: “Não se coloca vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam.” (Mt 9, 17) Portanto, para que a Páscoa seja vivida com toda a sua riqueza espiritual, a Quaresma deve ser vista como um meio de conversão, uma proposta de caminhada em busca do nascimento de um homem novo.

Santa Águeda (Ágata)

5 de fevereiro


Pouco se sabe sobre a vida de Santa Águeda ou Ágata como também era chamada. Ela era italiana, nasceu por volta do ano 230 na Catânia, pertencia à uma família nobre e rica.
Muito bela, ainda na infância prometeu se manter casta para servir a Deus, na pobreza e humildade. Não quebrar essa promessa lhe custou a vida, porque o governador da Sicília se interessou pela casta jovem e a pediu em casamento. Águeda, recusou o convite, expondo seus motivos religiosos. Enraivecido, o político a enviou ao tribunal que a entregou a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como isso não aconteceu, ela foi entregue aos carrascos para que fosse morta, por ser cristã.
As torturas narradas pelas quais passou a virgem são de arrepiar e estarrecer. Depois de esbofeteada e chicoteada, Águeda foi colocada sobre chapas de cobre em brasa e posteriormente mandada de volta à prisão.
Neste retorno, ela teve a graça de "ver" o Apóstolo São Pedro, o que a revitalizou na fé. Seus carrascos que esperavam vê-la fraquejar em suas convicções se surpreenderam com sua firmeza na fé, por isso a submeteram à outras cruéis torturas, desta vez com o desconjuntamento dos ossos e o dilaceramento dos seios. Foi arrastada por sobre cacos de vidros e carvões em brasa.
Depois de passar por esses tormentos, foi conduzida ao cárcere e ali morreu, enquanto rezava pedindo à Deus para parar a erupção do vulcão Etna, que iniciara bem na hora do seu martírio. Assim que ela expirou o vulcão se aquietou e as lavas cessaram. Até hoje o povo costuma pedir a sua intercessão para protegê-lo contra a lava do vulcão Etna, sempre que este começa a ameaça-los. Santa Águeda é invocada contra os perigos do incêndio.
O martírio de Águeda aconteceu durante o império de Décio, no seu terceiro consulado, no ano de 251. Santa Águeda é uma das santas mais populares da Itália, e uma das mais conhecidas mártires do cristianismo dos primeiros séculos. Apenas Roma chegou a ter doze igrejas dedicadas à ela.

Servidores e Prefeitura fazem segunda discussão da nova Proposta do Estatuto do Servidor

 DSCF5951 DSCF5952
Conforme o combinado, aconteceu a segunda Audiência Pública entre servidores públicos municipais e o Governo Municipal. A discussão é para debater a nova proposta do Estatuto do Servidor. Este segundo encontro não conseguiu mobilizar o mesmo número de servidores, porém, mais autoridades estiveram presentes como a vereadora Andréa Nunes Matos, Armando Ambrósio e o presidente da Câmara dos Vereadores Roberto Brandão Rodrigues. Do governo municipal, Maffei e a Chefe de Gabinete Regiane Bergamo trouxeram a equipe da prefeitura para dar apoio as discussões, porém, ficou a crítica dos sindicato e dos servidores que reclamam que apesar da presença da equipe assuntos dependem de um levantamento sobre a possibilidade de aplicação, por exemplo, impacto financeiro, quadro de funcionários diante folgas e licenças etc.
DSCF5953 DSCF5956
O clima da audiência ficou complicado já de inicio, quando se discutia a respeito das duas folgas dos GMs (Guardas Municipais), quando Maffei afirmou que precisa de um parecer do Comandante da Guarda a respeito. De imediato o Advogado do Sindicato Dr. Claudinei J. Marchioli, a presidente Shirley Maria da Silva, e o edil Robertinho esbravejaram que a regulamentação das folgas já haviam sido negociadas e até encaminhadas para a Câmara, não havendo por que se discutir ou não a viabilidade novamente.

Férias atrasadasFoi proposto que haja punição para a Prefeitura, quando o funcionário vencer duas férias, ganhando o direito de gozar uma terceira. Maffei sinalizou positivamente, como uma forma de disciplinar as Chefias e Recursos Humanos para não permitir que aconteça este tipo de situação. Considerada a medida como um avanço.
DSCF5965 DSCF5967
13º em duas parcelasFoi proposto que o décimo terceiro salário, só seja pago no 50% no mês de aniversário do servidor e o outros 50% até dezembro, quando for a opção do servidor, sem impor uma agenda ao servidor, segundo a alegação dos presentes, a mudança não agradou a maioria dos setores, e por que as pessoas se programa com este dinheiro no final do segundo semestre momento de maiores gastos.
DSCF5961 DSCF5962
InsalubridadePrefeito Maffei também revelou que já está em contratação uma empresa para realizar um Laudo Ambiental do Trabalho, com um engenheiro do trabalho verificando cada desempenho de função e avaliar se há necessidade e qual o grau de insalubridade a receber pelo trabalho exercido. Uma notícia que agradou os auxiliares de professor que trabalham nas creches e pré-escolas do município, que estavam presente na reunião, além de certamente agradar outras categorias que também reivindicam insalubridade.
DSCF5968 DSCF5970
Outros assuntosApesar do estatuto não comtemplar, algumas pessoas abordaram alguns assuntos importantes:
Merendeiras – foi levantada a questão da mudança que ocorreu, pois desde ano passado, além das creches, agora também as pré-escolas e escolas do ensino fundamental, tem que preparar as suas refeições, e foi questionado sobre a realidade das merendeiras que estão cozinhando, enquanto que segundo o que foi informado, no edital do concurso, não seria atribuição delas, e sim das cozinheiras. Atualmente as merendeiras estão recebendo uma gratificação financeira para cozinharem.
Auxiliares de Educação e de Professor – foi questionado qual a diferença das nomenclaturas, se ambos fazem o mesmo serviço, também foi questionado o fato do governo ter implantado professoras nos dois períodos da creches para se adequar a Lei, enquanto que nas férias as CEIMs (Centro de Educação Infantil – creches) podem receber as crianças sem os professores, e os auxiliares exercem as atividades com as crianças e não recebem nenhuma gratificação pelo trabalho executado em janeiro e julho. Também foi questionado sobre estes profissionais não serem considerados como profissionais da educação, há um movimento nacional acontecendo sobre este assunto.
Próxima audiência
Talvez dia 19 ou 24 de março (o Governo manifestou pressa), acontecerá a audiência pública final, tendo o seu caráter expositivo, delineando as principais mudanças e reivindicações atendidas ou não e o por que.  Maffei garantiu que vai convocar sua equipe, e todas as questões terão justificativas.
O Sindicato do Servidores, na pessoa da Shirley, ressalta mais uma vez que é importante o servidor participar e representar os anseios da categoria, assim como também cobrar da participação dos vereadores e do Governo Municipal.
saiba mais:
Reunião no Sindicato, aqui
Primeira audiência, aqui

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Papa encerra retiro espiritual com profundo agradecimento a Deus



O Papa Bento XVI participou na manhã deste sábado, 3, da última meditação dos exercícios espirituais da Quaresma, que se realizaram ao longo de toda a semana. Ao final deste retiro quaresmal, o Papa dirigiu algumas palavras de agradecimento ao Cardeal congolês Laurent Monsengwo Pasinya, que este ano foi o autor das meditações, que tiveram como tema a comunhão com Deus.
"Obrigado, Eminência, em nome de todos, pela guia que nos doou nesses Exercícios Espirituais. O senhor nos guiou, como dizer, no grande jardim da Primeira Carta de S. João e assim em toda a Escritura, com grande competência exegética e com experiência espiritual e pastoral. Guiou sempre com o olhar dirigido a Deus, e justamente com este olhar a Deus, aprendemos o amor, a fé que cria comunhão. E o senhor temperou essas suas meditações com belas histórias, principalmente de sua querida terra africana, que nos deram alegria e nos ajudaram".

Bento XVI disse que ficou particularmente impressionado com a história que o Cardeal contou de um amigo seu, que, em coma, tinha a impressão de estar num túnel escuro, mas no final via um pouco de luz e, sobretudo, ouvia uma bela música.

"Parece-me que esta possa ser uma parábola da nossa vida: muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luz e ouvimos um bela música, percebemos a beleza de Deus, do céu e da terra, de Deus criador e da criatura, e assim nossa salvação é objeto de esperança (cfr Rm 8,24)”.

Além das palavras pronunciadas de maneira improvisada, Bento XVI entregou uma carta de agradecimento ao Arcebispo de Kinshasa. Em um dos trechos da mensagem, o Papa destacou que as reflexões permitiram um profundo reconhecimento por Deus.

"Comentando alguns trechos da Primeira Carta de S. João, o senhor nos guiou num itinerário de redescobrimento do mistério de comunhão em que fomos inseridos a partir do nosso Batismo. Graças a este percurso, o silêncio e a oração desses dias, de modo especial a adoração eucarística, foram repletos de profundo reconhecimento por Deus, pelo “grande amor” (1 Jo 3,1) que nos deu e com o qual nos uniu a Si numa relação filial, que constitui a nossa mais profunda realidade".
A partir deste domingo, 4, com o a oração mariana do Angelus, o Papa retoma sua habitual agenda de encontros e audiências. (BF)

Fonte: Canção Nova