quarta-feira, 4 de abril de 2012

Domingo de Ramos- Paróquia Mãe dos Homens



No último domingo, dia 01 de Abril foi realizado a Missa e Procissão do Domingo de Ramos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A Santa missa teve seu inicio na comunidade de São Benedito com a Proclamação do Evangelho onde logo após a homilia todos os fiéis seguiram em procissão para a Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Após a chegada na Matriz a Santa Missa teve continuidade. Na entrada as crianças da catequese fizeram um tapete com ramos. Toda a liturgia foi organizada pela Pastoral do Dizimo.
A paróquia estava completamente tomada pelos fiéis que juntamente com o ministério Adoradores do Senhor conduziram a Santa Missa com seus canticos.

Confira abaixo as fotos da Procissão e da Missa:























Fotos: Mauricio Toledo/ Lucas Araujo/ André Hope- Pastoral da Comunicação
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação





Papa diz que visita a México e Cuba ficou gravada em seu coração

 

Bento XVI recorda viagem a México e Cuba destaca que a experiência de visitar os dois países foi inesquecível

O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 04, às recordações da viagem que fez a México e Cuba, de 23 a 28 de março. Tradicionalmente, o Pontífice faz um resumo de todas as viagens que faz na audiência geral que acontece após a visita apostólica.

Diante de milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre agradeceu por todos aqueles que contribuiram para o bom êxito da viagem apostólica e destacou que a visita o marcou profundamente.

"Foram dias inesquecíveis de alegria de esperança que ficarão gravados no meu coração!", salientou

Ao final da catequese o Papa falou sobre o Tríduo Pascal, no qual todos os cristãos começarão a celebrar a partir de quinta-feira, 05, com a missa da Ceia do Senhor e se estende até o Sábado Santo. O Pontífice convidou cada fiel a viver bem esses dias.

"Cada um de nós foi amado por Jesus até o fim, isto é, até o dom total de si na cruz, quando gritou: “ Está consumado!”. Deixemo-nos alcançar por este amor, deixando-nos transformar, para que verdadeiramente se realize em nós ressurreição. Vos convido, portanto, a viver com intensidade o Tríduo Pascal e desejo a todos uma Santa Páscoa!", destacou.



Estatuto dos Servidores é aprovado

 

Depois de três Sessões Extraordinárias os vereadores aprovaram por unanimidade o Estatuto dos Servidores Públicos.

Na manhã da última terça-feira, 03 de abril foi realizada a primeira Sessão Extraordinária de 2012. A convocação de urgência pelo presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues, se deu em virtude da discussão e votação do Projeto de Lei Complementar de nº 01/2012, que dispõe sobre alteração do Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Feliz. O projeto de lei é resultado de três audiências públicas realizadas com a participação dos servidores, representantes do Sindicato da categoria e também do Poder Executivo Municipal.

Imagem

Nesta sessão, um pedido de adiamento da votação por um dia, feito pelo vereador José Antonio Queiroz da Rocha, foi aprovado por unanimidade. Na discussão, o primeiro a falar sobre o tema foi o vereador Ednilson de Jesus Macedo (PSB): "Comparei o antigo estatuto com este novo. Concordo que alguns pontos devem ser alterados, mas também entendo a dificuldade do município para atender todas as reivindicações. Como também sou funcionário público vou tentar lutar pelo bem dos meus colegas", declarou Ednilson.

O vereador Marco Antonio Campos Vieira (PT), também emitiu sua opinião: "É um projeto de grande responsabilidade, além de ser uma evolução para os funcionários", afirmou Marquinhos.

Em seguida, o vereador Armando Ambrósio Sobrinho (DEM), usou a palavra: "Eu acompanhei duas audiências públicas sobre este Estatuto e percebi que muitas melhoras foram incluídas. Temos que entender que o antigo Estatuto é do ano de 1992, sendo que, 20 anos se passaram e muita coisa mudou", lembrou Armando.

Imagem

José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (DEM) comentou que teve um pequeno tempo de estudo do projeto: "Não tivemos tempo para estudar a matéria. É um estatuto que merece discussão e tempo para que todos possam ser escutados. Vamos votar um projeto importante, eu gostaria de mais tempo", relatou Gerão.

Fernando César de Miranda (PR) também deu sua opinião: "Não tivemos tempo para estudar e preparar o Projeto, e ver se todos os pontos estavam sendo abordados. E se pode notar que alguns pontos do Estatuto não agradam a todos", disse Nando.

José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) encerrou a discussão: "Eu gostaria que o bom senso prevalecesse. Um diálogo com o Executivo seria o melhor, como fizemos há tempos para o Estatuto dos Professores. Entendo que este projeto precisa ser aprovado para todos serem beneficiados", encerrou Queiroz.

2º e 3ª Sessão Extraordinária

Em obediência às normas regimentais, às 13h desta quarta-feira, dia 04 de abril, os vereadores votaram favoravelmente à retirada pelo Executivo do projeto de lei complementar 01/2012 e, em seguida, já atenderam à convocação do presidente para a 3ª Sessão Extraordinária. Nesta sessão, o projeto de lei complementar, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores e recebeu o nº 03/2012, foi aprovado por unanimidade de votos.

Em resumo, a alteração no projeto versou sobre uma reivindicação dos servidores levada ao Prefeito Maffei na tarde de terça-feira pelos vereadores Urias de Oliveira e Andrea Nunes de Mattos*. A reivindicação agora atendida consta no artigo 40 do estatuto aprovado e prevê um dia de folga mensal aos servidores que trabalham no sistema de escala 12 X 36 horas, 12 X 24 e 12 X 48 horas.

Para o presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues, a aprovação deste estatuto "significa uma grande vitória para todos os servidores de Porto Feliz, que lutaram junto com o Sindicato da categoria para fazer os seus direitos." O presidente agradeceu aos vereadores pelo "excelente diálogo que mais uma vez reinou na Casa" e agradeceu em especial os vereadores Urias e Andrea, pelo desempenho junto ao Executivo Municipal, o que resultou em mais uma conquista para os servidores.

Fonte: A. I. Câmara

*desde o começo o Sindicato e diversos servidores apresentaram ao prefeito a necessidade da categoria em receber duas folgas no mês. Em virtude da negativa, propuseram então uma folga pelo menos. O Governo não queria atender as folgas alegando que falta servidores nos setores que reivindicavam as folgas. Antes dos dois edil apresentarem o pedido, já era de conhecimento antigo do prefeito este pedido. da categoria.

Santo Isidoro

Santo IsidoroO santo de hoje é resultado de uma família de santos, gente que buscou a vontade de Deus em tudo.
Nasceu na Espanha no ano de 560, perdeu os pais muito cedo e ficou aos cuidados dos irmãos que, recebendo dos pais uma ótima formação cristã, puderam introduzir o pequeno Isidoro a este relacionamento com Deus.
Ele se deparou com muitos limites, por exemplo, nos estudos. E fugia desse compromisso.
No entanto, com a graça divina e o esforço humano, ele transcendeu e retomou os estudos, tornando-se um dos homens mais cultos, versados e reconhecido pela Igreja como doutor.
Santo Isidoro foi um homem humilde, de oração e penitência, que buscava a salvação das almas, a edificação das pessoas.
Com o falecimento de um irmão seu, foi eleito bispo em Sevilha, consumindo-se de amor a Cristo, no povo.
Santo Isidoro, rogai por nós!

Jogos Comunitários do Idoso começam dia 12 em Tietê, SP

 

Competição reúne participantes de seis bairros da cidade. Inscrições devem ser feitas no Departamento de Assistência Social.

Do G1 Itapetininga e Região

tiete sp

A cidade de Tietê (SP) vai receber a 4ª edição dos Jogos Comunitários do Idoso, que começa no próximo dia 12 de abril. O evento reúne competidores com mais de 60 anos em modalidades esportivas e de dança.

Organizada pela Prefeitura, a competição reúne membros do projeto da terceira idade “Vivendo Feliz” de seis bairros da cidade. Serão promovidas disputas nas modalidades: atletismo, buraco, damas, dominó, coreografia, dança de salão e voleibol adaptado.

Os interessados em participar devem procurar o departamento de Assistência Social ou Secretaria de Esportes e Lazer. Os telefones para contato são respectivamente (15) 3282-1708 e 3282-1952.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 04/04/2012

Judas trai Jesus

Leitura Orante
Mt 26,14-25
Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse: - Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: - Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor? Ele respondeu:- Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: "O Mestre manda dizer: A minha hora chegou. Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa." Os discípulos fizeram como Jesus havia mandado e prepararam o jantar da Páscoa. Quando anoiteceu, Jesus e os doze discípulos sentaram para comer. Durante o jantar Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar: - O senhor não está achando que sou eu; está?Jesus respondeu:
- Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido! Então Judas, o traidor, perguntou:- Mestre, o senhor não está achando que sou eu; está? Jesus respondeu: - Quem está dizendo isso é você mesmo.

UMA NOVIDADE NA JMJ RIO2013: SEMANA MISSIONÁRIA

Iniciados os trabalhos da JMJ Rio2013, uma das primeiras necessidades que verificamos como comissão junto ao Pontifício Conselho para os Leigos, era que, em todo trabalho que tivéssemos até a Jornada Mundial da Juventude, deixássemos diversos tipos de legados e que os frutos desse evento favorecessem a Igreja espalhada por todo o mundo, carinhosamente a todo o Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a própria sociedade em um todo.

Com esta responsabilidade, iniciamos uma grande preparação nacional à JMJ Rio2013 quando os sinais da JMJ (a Cruz e o ícone de Nossa Senhora) chegaram ao Brasil, vindos diretamente de Madri.

Esta grande maratona brasileira iniciada no dia 18 de setembro de 2011 durará quase dois anos até que estes sinais da Jornada Mundial da Juventude cheguem ao Rio de Janeiro. A data já está marcada: dia 6 de julho de 2013 quando a Cruz e o ícone finalmente chegarão à cidade maravilhosa. Até essa data muitos trabalhos devem dar prosseguimento.

Uma grande mobilização nacional tem acontecido. Muito se deve à comissão formada pela CNBB para a JMJ Rio2013 e o trabalho dos “jovens conectados” (www.jovensconectados.com.br) que reforçam o setor juventude nacional e acompanham este ambiente de comunhão, onde as mais de 50 expressões juvenis espalhadas pelo Brasil se unem num objetivo único: viver o discipulado de Jesus Cristo.

Diante desta estrutura formada nas dioceses, a peregrinação dos sinais JMJ pelo país tem ganhado uma grande repercussão nas mídias sociais e favorecido um fortalecimento das comunidades. Não falo apenas da realidade juvenil, mas da Igreja no Brasil.

Por onde os sinais passam, vemos um rastro de testemunhos emocionados e de experiências positivas. O próprio Pontifício Conselho para os Leigos, onde fica o Comitê Central no Vaticano, está surpreso da maneira como isso tem gerado repercussão em cada estado do país. Nunca na história das jornadas a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos por tantos jovens num país, chegando hoje a mais de um milhão deles. Temos que salientar que ainda não chegamos à metade do percurso a ser cumprido.

Na semana anterior à JMJ Rio2013 chegaremos a um momento especial: a Semana Missionária. Anteriormente esse período era chamado de “Dias nas Dioceses” ou de “Pré-Jornada”, mas durante a visita do Cardeal Rylko - presidente do Pontifício Conselho para os Leigos - ao Rio de Janeiro em fevereiro de 2012, ele concordou que esta semana tenha um forte caráter missionário, seguindo a linha do Documento de Aparecida. Deseja-se assim, deixar como legado para as demais jornadas, este momento que move o jovem a um discipulado missionário. 

A data para a Semana Missionária para os jovens estrangeiros acontecerá de 17 a 20 de julho de 2013. Após esta data, os estrangeiros e todos os brasileiros, estarão se deslocando para a cidade do Rio.

A proposta na semana missionária para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil. Durante este tempo, todas as dioceses seguirão uma programação comum sobre três pilares: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. Isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.

Há todo um esforço para preparar bem esta Semana Missionária com os próprios fiéis da diocese: envolvimento na formação de grupos de voluntários, acolhida dos peregrinos, entre outros aspectos que são demandados para estes dias.

Unamo-nos em nossas orações para que além dos que virão de outros países para a Semana Missionária, todo o Brasil experimente um novo tempo onde o jovem se lança na aventura de ser discípulo de Jesus.

Padre Jefferson Gonçalves

Diretor do Setor de Pré-Jornada

Ofício das Trevas–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

DSCF0634

Durante a Semana Santa, acontecem muitas celebrações e rituais muito bonitos. Ontem aconteceu o Ofício das Trevas, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Com a igreja toda em trevas, com apenas 15 velas acesas em frente ao presbitério, é lembrado dos mártires e inocentes que morreram por desastres e tragédias, como também parentes dos que estavam presentes. Ao fim do Ofício, com apenas o Círio aceso, que representa Jesus, os fiéis puderam fazer suas preces e orações.

 DSCF0638DSCF0641DSCF0642DSCF0643DSCF0644DSCF0645DSCF0647DSCF0649DSCF0650DSCF0652DSCF0653DSCF0655DSCF0658DSCF0659DSCF0660DSCF0663DSCF0665DSCF0668DSCF0669DSCF0671DSCF0673DSCF0674DSCF0675DSCF0676DSCF0685DSCF0688DSCF0689DSCF0690DSCF0691DSCF0692DSCF0693DSCF0694

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação