sexta-feira, 26 de abril de 2013

Santa Casa de Porto Feliz apresenta novas conquistas

Secretário da Saúde afirmou que acabou com a empurroterapia e ambulanciaterapia

 

 DSCF8576  DSCF8614
Primeira dama Isabel de Fátima Fernandes
é presenteada com flores, em gratidão pelo seu empenho

Na manhã desta sexta-feira, o único hospital da cidade de Porto Feliz, a Santa Casa de Misericórdia, inaugurou a nova clínica médica, sala de ultrassom e integração no centro de reabilitação da fisioterapia e a ortopedia.

O atual interventor da Santa Casa, em conversa com a Pascom, detalhou a importância da unificação da Ortopedia também no Centro de Reabilitação onde fica a fisioterapia. "Era um volume muito grande de pessoas no pronto socorro, agora a sala de gesso fica no Centro {de Reabilitação}. Afirmou que na cidade acabou a espera de até 6 meses por um exame de ultrassom, "andou-se até realizando mutirão para acabar com a fila de espera". O interventor também destacou a nova Clínica Médica saltando de 45 leitos para 60 no total, a ala recebeu pintura, melhorias na iluminação, mobília nova etc. Para o Centro Cirúrgico foi adquirido carro de anestesia e arco cirúrgico, ambos para possibilitar a realização de cirurgias no hospital. A luta agora é buscar verba para um novo pronto socorro. Também adiantou em breve haverá inauguração da ampliação do Pronto Socorro, e já está em estudo de viabilidade, a colocação de pulseiras no pacientes e talvez acompanhantes para organizar e controlar o número de pessoas que transitam internamente.

DSCF8629 DSCF8630 DSCF8641DSCF8656 DSCF8658 DSCF8645DSCF8590

Dr. Cássio
Em seu pronunciamento na cerimônia, o secretário da saúde Antonio Cassio Habice Prado, fez um discurso simples, direto e objetivo, começou comparando as gestões quando ainda estava a frente do hospital e agora quando retorna. Agradeceu grandemente a verba de R$ 1,5 milhão aprovados pelos vereadores e destinada ao hospital para pagar com urgência dividas e abastecer o hospital, corria-se "o risco de fechar".

Dr. Cássio também afirmou da relevância do hospital, que para sua complexidade e tamanho da cidade, deveria ter pelo menos 150 leitos.  Destacou o "abandono" que estava, com paredes precisando de pinturas, pisos de melhorias, jardim e iluminação externa deficitárias. Na questão do Centro Cirúrgico, contou para os presentes que em três meses foi operado o dobro de 2012, "estamos acabando com empurroterapia e ambulanciaterapia".

Em conversa a Pascom, o secretário afirmou que são mais de 45 processos trabalhistas contra o hospital. Afirmou que as contas estão fechando, e não sobra dívidas para o outro mês, mas ainda se tem dívida para pagar.

DSCF8594 DSCF8607 DSCF8609

Marola, Erval e Levi
Presidente da Câmara dos Vereadores,  Claudio dos Santos contou que depois da posse no dia 02 de janeiro, visitou a Santa Casa e depois o gabinete do prefeito Levi, onde encontrou os secretários  Simone Ap. M. Almeida e o dr. Cássio com o "semblantes preocupados" por que encontraram a "coisa" pior do que imaginavam.

Ex-prefeito Erval Steiner, cumprimentou a todos, elogiou os novos gestores da saúde, falou de moralidade e transparência no uso dos recurso públicos em benefício da população, classificou como administração "cristalina". Erval também criticou os 8 anos da gestão do Governo Maffei (PT), que em seu entendimento desaparelhou e sucateou a prefeitura, além do desperdício de dinheiro público.

Ansioso e feliz, prefeito Levi Rodrigues Vieira assim começou sua fala, agradecendo a todos por ter ultrapassado os 100 (cem) dias de governo, "encontramos muitos desafios, mas "o dinheiro público está sendo bem empregado". ´Também falou do abandono predial, do jardim, da iluminação externa, falta pintura, obra parada, pombas etc. Também adiantou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Popular está finalizando a reforma e será um pronto atendimento até às 22 horas. A UBS do Jardim Vante também está sendo reformado.

DSCF8662 DSCF8664

Nascimento
Durante a visitação dos convidados e autoridades a sala de ultrassom, foi possível registar o nascimento da Lorena, filha de Adriele Freitaz Camargo e Lucas Camargo que estava acompanhando-a.

 

 

DSCF8670 DSCF8671

Mamógrafo ou tomógrafo
Já está em estudo para verificação da viabilidade de qual exame de diagnóstico por imagem deverá ser instalado no local. A próxima etapa será buscar parcerias e verbas.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação