quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arraiá 3PA!

 

532489_452101818144564_158850112_n

O projeto jovem 3PA! promove neste sábado o seu primeiro Arraiá, reunindo jovens das três paróquias de Porto Feliz.

Todos virão para participar da missa, e logo após acontecerá o Arraiá com brincadeiras, música, comidas tipicas, danças, quadrilha e teatro.

cartaz: Mauricio Toledo/3PA!

Tietê ganha mais 3 escolas do Governo Federal

 

 

Além da construção em andamento de uma creche no bairro Altos do Tietê e de uma escola de ensino fundamental no bairro Terras de Santa Maria, o governo federal, através do MEC, anunciou mais três escolas para o município de Tietê, dentro do programa PROINFANCIA no âmbito do PAC. Esse programa apóia a construção de creches, escolas e quadras esportivas. Ainda no bairro Terras de Santa Maria já se iniciaram as obras de uma quadra coberta ao lado da escola em construção.

Os bairros que serão beneficiados com essas escolas de ensino fundamental serão São Roque, Emilio Gardenal juntamente com o futuro loteamento Terra Nova e Altos do Tietê.

Para o prefeito José Carlos “é mais uma demonstração do empenho da atual administração na melhoria da qualidade do ensino em Tietê desde que a municipalização do ensino passou a ser realidade no município. Os bairros beneficiados com essas escolas estão em ritmo de crescimento acelerado e com isso os pais poderão ficar mais sossegados ao saber que seus filhos poderão estudar nos bairros onde moram, sem enfrentar todos os problemas com transportes para locais mais distantes”.

Escolas públicas de Porto Feliz recebem livros didáticos no próximo ano

 

A partir de 2013, alunos do 1º ao 5º ano da rede pública municipal receberão livros didáticos, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Entre as disciplinas que terão os livros didáticos, estão Letramento e Alfabetização, Alfabetização Matemática, História, Ciências, Geografia, Português, Matemática, História Geral e Geografia Regional.

Para o Vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio Cesar Bronze, a importância da adesão ao PNLD é que, com essa medida o município passa a receber os livros do programa sem custo algum para o município, pois são enviados pelo Ministério da Educação (MEC). “Esses livros, além de se constituírem em mais uma ferramenta de trabalho para os professores, pode ser trabalhado em paralelo ao material apostilado como fonte alternativa de pesquisa e atividades”, diz Bronze.

Em Porto Feliz, sete das nove unidades escolares possuem alunos de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), portanto serão beneficiados a principio. Posteriormente o programa disponibilizará os demais alunos.

As escolas beneficiárias são: EMEF Prof.ª Aurora Machado Guimarães, EMEF Coronel Esmédio, EMEF Prof.º Antônio de Pádua Martins de Mello, EMEF Prof.ª Zilda Tomé de Moraes, EMEF Prof.ª Luiza Carvalho Pires, EMEF Prof.ª Maria Aparecida Fernandes Leite e EMEF Prof.ª Vilma Fernandes Antônio.

As escolas do município já têm o sistema apostilado, ou seja, todos os alunos recebem apostilas bimestralmente e fica a critério dos próximos gestores manterem ou não o uso do material apostilado. “Estamos deixando a total liberdade de escolha, a qualidade e a autonomia do seu projeto educacional têm que ser garantida”, afirma o secretário.

Piedade X Impiedade

A palavra "piedade" vem de pio e significa "aquele que tem amor filial para com seu pai"; já impiedoso, o ímpio, é aquele que não possui esse amor filial.
O que o inimigo de Deus quer atingir é justamente o nosso amor pelo Pai. Ele golpeia, de modo certeiro, o nosso coração para arrancar dele a piedade, esse amor de filhos.
A piedade é um dom do Espírito Santo, o qual nos faz amar a Deus, reconhecendo-O como Pai. É o Espírito Santo que nos dá a certeza de que Deus é nosso Pai. É o próprio Espírito que clama dentro de nós "Abbá, Pai".
A impiedade é como um câncer que vai se ramificando e tomando conta, sem que a pessoa perceba. Mas Nosso Senhor Jesus Cristo vem em nosso auxílio, como veio em auxílio aos discípulos de Emaús. Ele caminha conosco porque vê nossa situação e cuida de nós. Ele mesmo disse: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11). Jesus, como um Pastor, cuida de cada ovelha pessoalmente, pois Ele é o maior interessado na nossa recuperação.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

CMDCA abre inscrições para Conselheiro Tutelar

 

A Prefeitura de Porto Feliz, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), está com inscrições abertas para candidatos à Conselheiro Tutelar. Os registros podem ser feitos até o dia 20 de agosto, na Diretoria de Desenvolvimento Social, Rua Adhemar de Barros, 529, de segunda a sexta-feira, nos horários entre 9h às 12h e 14h às 16h.

Para o candidato participar da eleição, deverá ter no mínimo 21 anos e passar por uma prova seletiva, que será no dia 15 de setembro, com questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/90).

Já o Pleito Eleitoral, será no dia 24 de novembro, para assumir o mandato de três anos (2013 a 2015), com referência salarial de R$ 1.466,06.

Para mais informações e acesso à resolução, o candidato pode se dirigir à Diretoria de Desenvolvimento Social, entrar em contato pelo telefone (15) 3262-3023 ou acessar o sitewww.portofeliz.sp.gov.br.

Diretoria de Cultura abre inscrições para oficina de audiovisual

 

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Diretoria de Cultura, está com inscrições abertas para a oficina de audiovisual “Narrativas Fantásticas”. São apenas 20 vagas e os interessados devem ter no mínimo 16 anos.

A oficina acontecerá entre os dias 9 de agosto e 27 de setembro, todas as quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, ministrada pela coordenadora do setor audiovisual da Associação Cultural Pisa Incontra II Brasile, Itália, Fabiana Ghringhello.

De acordo com a Diretoria de Cultura, o projeto “Narrativas Fantásticas” parte da ideia de criação de uma rede de atividades conectadas, em que o fio condutor será a experimentação com a linguagem audiovisual. Em Porto Feliz, assim como em 14 cidades da região, serão propostas oficinas de realização de curtas-metragens (com câmeras de vídeo, máquinas fotográficas ou celulares), tendo por tema o imaginário fantástico do município, como lendas urbanas e rurais, causos contados pelo povo, relatos assombrosos, criaturas sobrenaturais, entre outros. Ao final do processo, todos os trabalhos serão exibidos na Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba.

A coordenadora da oficina, Fabiana Ghiringhello é mestre em Cinema Europeu pela Universidade de Bath, na Inglaterra, especialista em Documentário Social pela Città Del Teatro, em Cascina, na Itália, foi repórter da Rádio CBN Campinas e produtora e apresentadora da Frome FM, na Inglaterra.

As inscrições vão até o dia 8 de agosto, na Casa da Cultura, rua Tristão Pires, 123, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-4788.

Museu de Sorocaba, SP, recebe escultura feita 'sob encomenda'

 

 

Escultura leva o nome de “Expansão”.
Obra é do artista plástico Caciporé Torres.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Escultura foi feita para o museu (Foto: Divulgação)Escultura foi feita para o museu (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Contemporânea Sorocaba(MACS) recebeu, no último dia 20, uma escultura chamada “Expansão”, confeccionada especialmente para a instituição. A obra é do artista plástico Caciporé Torres, que possui obras nos acervos dos principais museus do Brasil.

Além desta, a cidade receberá novamente outras duas obras do artista, feitas em 1981, para ocupar a prefeitura, na ocasião, recém-inaugurada. As obras, que passaram recentemente por um processo de restauração, retornarão para a cidade ocupando espaços públicos e, portanto, mais próximas da população.

A sede provisória do MACS fica no Chalé Francês, na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/n, Jd. Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. Mais informações, pelo e-mail macs@macs.org.br ou pelo telefone (15) 3233-1692.

Polícia Militar dá dicas de segurança para quem vai ao banco

 

Assaltos durante o dia e a famosa "saidinha de banco" têm se tornado frequentes, e a ousadia dos bandidos é tamanha que é difícil estar a salvo das ações dos criminosos mesmo em lugares movimentados. No entanto, atitudes simples podem evitar a ocorrência desses crimes.

Para auxiliar a população, O 50º Batalhão da Polícia Militar de Itu dá várias dicas de segurança.

Confira:

- Não demore no interior de caixas eletrônicos. Planeje antecipadamente a operação desejada.

- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas e ande somente com o

necessário.

- Tome cuidado com sua bolsa. Não exiba ou retire dinheiro da carteira em público.

- Quando estiver no banco, evite conversar com pessoas estranhas na fila, dentro ou fora do banco, principalmente se o assunto for dinheiro.

- Observe se as pessoas que estão atrás de você na fila respeitam os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos caixas eletrônicos.

-Evite sacar grandes quantias. Caso necessário, entre em contato com a agência e informe a necessidade. Faça o saque em um local reservado.

- Somente faça pagamentos em dinheiro se o valor for pequeno.

- Em caixas eletrônicos externos, verifique, antes de iniciar a transação, se o equipamento está ativo ou inoperante. Se estiver inoperante, não insira seu cartão, pois pode ser o preparativo de ações de quadrilhas especializadas.

- Procure sempre sacar o dinheiro acompanhado de um familiar ou pessoa de confiança, e se precisar fazer o saque à noite, escolha caixas

eletrônicos instalados em lugares iluminados e com grande circulação de pessoas.

- Nunca deixe sua senha junto com o cartão.

- Evite andar com vários talões ou cartões bancários.

- Ao fazer um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira em locais de fácil acesso, como bolso, sacolas, etc.

- Ao entrar e sair do banco, olhe para todos os lados e verifique se há pessoas com atitudes suspeitas.

Festival de Artes de Itu, SP, leva entretenimento para toda a família

 

Evento segue até o dia 29 de julho.
Atrações são gratuitas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Até o fim deste mês de julho a arte toma conta da cidade de Itu (SP). O 19º Festival de Arte oferece música, teatro e poesia. Em cada esquina, uma manifestação cultural, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
Em uma das praças da cidade, as árvores dão saborosos frutos literários. Dos galhos descem fios coloridos e na ponta deles, um passaporte para uma viagem ao conhecimento.
A intenção é que as pessoas integrem a leitura com outras artes. O público fica à vontade, participa como e quando quiser. No varal literário, poesia e rima voam ao sabor do vento.
O endereço de onde estão todas estas artes fez muita gente congelar o tempo e desfrutar o momento. E não são só os livros que bailam nos galhos das árvores. As notas musicais surgem assim, sem esperar. Quem não sabe ler ou cantar interage com a intuição. Para quem visitou o local, o importante mesmo foi participar. O festival segue até o dia 29, com todas as atrações de graça.

Festival de Artes leva música, teatro e poesia a Itu, SP (Foto: Reprodução TV Tem)Festival de Artes leva música, teatro e poesia a Itu, SP (Foto: Reprodução TV Tem)

Pastoral da Criança dá início ao projeto 'Convocação aos Candidatos'

 

PASTORAL DA CRIANÇA

Redação Portal A12

Até outubro, quando termina o período eleitoral 2012, coordenadores da Pastoral da Criança em todo Brasil, farão reuniões com candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade onde atuam.

Tais reuniões fazem parte do projeto 'Convocação aos Candidatos', realizado pela Pastoral da Criança desde 2002. A ideia é que os candidatos possam se comprometer com causas primordiais para o bem estar na família, da criança e do adolescente nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

“Temos a esperança que a política partidária possa buscar o bem comum como conceito de Política e que as pessoas ampliem sua visão sobre o que é Política durante o período eleitoral, dando atenção as questões da família e da criança e por isso acreditamos que essa ação com os candidatos é um passo para o comprometimento dos candidatos com as causas que abraçamos ”, disse Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.

No documento enviado aos coordenadores locais da Pastoral da Criança, informações claras sobre as funções do prefeito, vice prefeito e vereador, além das diretrizes para realização dos encontros.

De acordo com a organização do projeto, tais medidas foram tomadas para que os encontros sejam produtivos e para que o rumo das discussões não seja diferente aos objetivos principais que são propostas e compromissos com as áreas da Saúde, Educação, Diretos da Criança e do Adolescente, Assistência Social e Agricultura e Desenvolvimento.

“O documento com as diretrizes para as reuniões auxilia os coordenadores a não perderem tempo com propostas que não estão de acordo com os anseios da pastoral ou até mesmo acreditar em propostas que não podem ser feitas por um vereador, por exemplo,”, ressalta Clóvis Boufleur.