sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


Copa SP: Nesta sexta foram definidas as datas e os locais dos jogos das oitavas de final da Copinha. O Desportivo Brasil vai jogar no domingo as 19h45 contra o Palmeiras, a partida será realizada na cidade de São Carlos. Boa sorte para os garotos.

União faz a força

“A união faz força”, diria o antigo ditado. E funciona para esse grupo de tigres siberianos, que se uniram para caçar uma ave no parque onde vivem – Harbin Tiger Park, em Harbin, China. Prestem atenção como eles formam uma “escadinha” para alcançar a vítima. A natureza realmente é inteligente. Mas a pobre ave não vai servir nem de aperitivo para esse bando de glutões!

AP Photo/Ng Han Guan

AP Photo/Ng Han Guan

AP Photo/Ng Han Guan

AP Photo/Ng Han Guan

AP Photo/Ng Han Guan

AP Photo/Ng Han Guan

Animais silvestres se 'perdem' na zona urbana de Belém

Cidade está cercada por rios e áreas de floresta, explica veterinário.
Muitos bichos acabam indo parar no Museu Emílio Goeldi.

Dennis Barbosa Do Globo Amazônia


Gavião recebido pelo Museu Goeldi no fim de 2009. (Foto: Divulgação)

Cercada de rios e florestas, a capital paraense comumente recebe a visita de animais silvestres dos arredores, muitos dos quais acabam sendo capturados ou viram vítimas de maus-tratos. Parte deles acaba indo parar no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1895, um dos mais antigos do país.


O veterinário Messias Costa, que trabalha na instituição, destaca que muitos moradores ainda levam animais que encontram pela cidade ao museu, apesar de já não estar autorizado a recebê-los – este serviço fica a cargo do Ibama local. “Relutamos em receber, exceto nos finais de semana e feriados, quando o Ibama não funciona”, explica.

“Belém é uma cidade rodeada por água por quase todos os lados e tem canais que a cortam”, explica Costa. “Não é incomum sucuris terem acesso a áreas urbanas ou aves da floresta em volta visitarem a cidade”. Ele aponta que nas áreas de desmatamento próximas da capital também não é raro encontrar mamíferos como preguiças e tamanduás.

O Museu Goeldi atualmente recebe cerca de dez animais trazidos por moradores a cada mês, muito menos do que recebia no passado, quando esta atribuição ainda não era do Ibama.

Foto: Divulgação

Matá-matá, tartaruga de aspecto pré-histórico levada até a instituição.

(Foto: Divulgação)

Ao todo, metade dos bichos recebidos são aves, muitas delas aquáticas, como as garças. “Elas chegam apedrejadas ou com tiros”, explica o veterinário. A maioria não sobrevive. Outros 40% dos animais que chegam ao Goeldi são répteis, principalmente sucuris, que entram na cidade pelos canais. As cobras igualmente são alvo de vandalismo, destaca o veterinário. “A cobra ainda carrega o estigma de ser um animal mau, quando tem um papel ecológico muito interessante”, comenta. Também chegam quelônios, como a tartaruga-da-Amazônia. Os 10% restantes, segundo calcula Costa, são de mamíferos.

O veterinário destaca que são comuns os problemas relacionados aos animais criados em cativeiro de forma inadequada. Uma onça que come só carne, por exemplo, não tem alimentação balanceada e acaba com raquitismo. “Na natureza ela come as presas inteiras, tem o cálcio dos ossos, as vitaminas do sangue”, explica.


Após o reparo efetuado em seus transmissores no alto da Serra São Francisco, onde localiza-se a torre, a Rádio Cantate FM voltou ao “ar” por volta das 10h00 desta quinta feira, com a sua programação normal e programas ao vivo.


No último sábado após as 15h00 a emissora saiu fora do ar, quando o local onde está a torre como transmissor, foi atingido por um raio, que danificou inclusive equipamentos da Mineração da Cimento Rio Branco.


A equipe Técnica da emissora entrou em ação esta semana, removendo os equipamentos que tiveram de ser restaurados, pelo impacto da descarga. Até a tarde de ontem o Técnico EduardoAquino, estava no local fazendo a reinstalação dos equipamentos reparados, mas somente na manhã de hoje, o funcionário retornou ao local e concluiu o trabalho de reparação, recolocando a Cantate no “ar” para alegria dos inúmeros ouvintes que já se acostumaram com a programação diferente da emissora Católica, onde não falta a oração, reflexão sobre a palavra de Deus, Palestras retransmitidas da Canção Nova e outros, que vem conquistando uma boa audiência.


A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” prorrogou as inscrições para as aulas da oficina de teatro até a sexta-feira, 22.


As matrículas poderão ser feitas das 8 às 17h. É necessário apresentar RG e foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


As inscrições são na categoria infantil de 6 a 10 anos; infanto juvenil de 11 a 14 anos e adolescente e adulta a partir de 15 anos. As vagas são limitadas.


Atualmente a oficina conta com 180 alunos, e está sob a supervisão da professora de teatro Luciana Rosa de Almeida.


A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” fica na Othoni Joaquim de Souza, s/nº, no centro de Porto Feliz.


Para vítimas de enchentes



(Kelly Oliveira da Agência Brasil) A Caixa lançou um plano de ação para ajudar as vítimas de enchentes no país. Serão destinadas linhas de crédito especiais para empresas e trabalhadores, por meio da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para famílias atingidas e do recebimento de doações por depósitos nas agências.

Segundo a Caixa, foi criada força-tarefa com horário estendido para informações gerais, liberação e pagamento do FGTS, indenizações de sinistros, entre outros serviços, inclusive em ambiente externo à Caixa. Houve reforço das equipes e há informações diferenciadas no SAC Caixa (0800 726 0101), específico para regiões atingidas. Além disso, houve liberação do escalonamento do calendário do Bolsa-Família e carência de até seis meses para parcelamento do FGTS.

A Caixa destinará linhas de crédito habitacional e comercial, em condições diferenciadas, para as pessoas físicas e jurídicas e setor público. Está prevista a liberação de financiamento de material de construção, por meio do Construcard Caixa para imóveis rurais. Além disso, haverá carência de até seis meses na contratação de financiamento habitacional com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Já o crédito comercial parcelado poderá ter taxa de juros e prazos diferenciados, além de flexibilização de carência.

Também estão previstas campanha de arrecadação de donativos nas agências e abertura de conta específica em nome do poder público com opção de doação automática no autoatendimento. Os números das contas para doação estarão disponíveis
no site www.caixa.gov.br e 0800 726 0101.

Notinhas de Porto Feliz



arquivo
Liquidação
A tradicional queima de estoque promovidas pelas lojas Cem e Magazine Luiza, na sexta feira e no sábado, com grande vinculação de propagandas a nível nacional em toda a rede, em Porto Feliz, não conseguiram extrapolar a meta estabelecida. Na Magazine Luiza, na sexta-feira, quando consegue atingir a meta, toca a música tema usada nas vitórias do Ayrton Senna, o mesmo não aconteceu em Porto Feliz. Em nossa cidade, houve casos de pessoas que foram um dia antes garantir lugar na fila, pessoas que vão casar foram garantir seus lugares e compras.




Posto de Saúde
A Secretaria de Saúde, precisa observar como anda os Postos, em virtude de férias tá faltando profissionais especialistas importantíssimos, e a reclamação está geral.





Buracos
Com tanto asfalto velho por toda a cidade, embora seja justo reconhecer que nos últimos anos, houve uma grande renovação das vias públicas, porém, ainda existem trechos importantes que precisam de um solução definitiva. O Saae precisa rever a forma como tem fechado os buracos para realização de seus serviços, alguns são tapados com cimento somente.





Impacto
Profissionais da Educação estão injetando dinheiro na economia de Porto Feliz, com a liberação do Fundeb, as recisões contratuais aos que tinham contrato vingente para o ano de 2009, FGTS, entre outros. Tem gente pagando IPVA, esperando IPTU, tirando carteira, prestigiando o comercio etc...





Mato
Contraste registrado: a praça que fica em frente a CEIM Violeta foi roçada, enquanto que a própria creche está no meio do mato!
Explicação: os serviços são prestados por empresas diferentes.
Diga-se também que em outras unidades da Educação Infantil estão funcionado e estão com sério problemas com Mato, em 2008 o problema foi idêntico.





Avanços
Registramos aqui avanços na educação Infantil, sob a gestão do Prof Miguel Arcanjo, que já está disponibilizando internet e computadores novos para as Escolas. Com Scaner, monitores de LCD, internet com Banda Larga.
Obs: registramos problemas, mas também sabemos reconhecer bons feitos



arquivo
Gruta
Novamente as chuvas tem atrapalhado a vida de muita gente, as obras da Gruta que pretendiam entregar até metade de Janeiro de 2010, já não tem mais data definitiva para a conclusão da primeira etapa de revitalização, devido ao mau tempo.



Outro Atraso

É para a sede da Companhia da Polícia Militar de Porto Feliz. Por estar a obra com algumas irregularidades e muro ter caído... é muito pano pra manga.


Notícia regional
Veja o que foi publicado a respeito de nossa cidade:

A interrupção do fornecimento de energia e a falta de um sistema alternativo provocou a mortandade de aproximadamente 20 mil frangos em uma granja em Porto Feliz, na região de Sorocaba. As aves morreram de calor e provocaram um prejuízo de R$ 9 mil à granja Aquilino, no bairro Tanquinho, que que dá acesso ao município de Rafard.

A falta de energia durou 12 horas e foi provocada pela tempestade que teve início por volta das 14h de domingo. Queda de postes e danos na fiação elétrica foram registrados pela concessionária CPFL Piratininga.

Antes da falta de energia, o barracão onde estavam as aves registrava 26 graus. “Mas chegou a 38 graus. As aves são muito sensíveis e morreram por estresse térmico”, explica o veterinário Roberto Roberto Hunziker, do Escritório de Defesa Agropecuária de Sorocaba.


Animais prontos para o abate
A mortandade chegou a 60% das 30 mil aves que estavam no barracão superaquecido. Os frangos pertenciam a um frigorífico de Cabreúva que trabalha em regime de parceria com os produtores da região, enviando os pintinhos para engorda e retirando-os dois meses depois.

As que morreram já estavam no ponto de abate. Produtores e frigorífico agora estudam medidas contra a CPFL para amenizar o prejuízo. De acordo com o veterinário Hunziker, as aves serão descartadas em um buraco dentro da própria granja. O lugar possui quatro metros de profundidade e os frangos ficarão entre camadas de cal, recobertas por terra.

ABD

Fatos e fotos

Corpo de Zilda Arns chega ao Paraná

Médica e fundadora da Pastoral da Criança morreu no Haiti.
Velório acontece no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Foto: Glauco Araújo/G1 Foto: Glauco Araújo/G1

Músicos prestam homenagem a Zilda Arns durante velório (Foto: Glauco Araújo/G1)


Para ajudar Haiti, Cuba libera seu espaço aéreo para os EUA

Objetivo é facilitar chegada de ajuda ao país devastado por tremor.
EUA e Cuba estão com relações cortadas desde 1961.



Gisele Bündchen teria doado 1, 5 milhão de dólares para Cruz Vermelha

Segundo "Boston Globe", top ficou sensibilizada com terremoto no Haiti



Pesquisas na web sobre tragédia no Haiti levam a antivírus fraudulentos

Resultados no Google sobre o tema pode conter link para sites com vírus.
Microsoft corrige falha no Windows em janeiro e confirma brecha no IE8.

Não demorou para que criminosos virtuais tentassem tirar proveito do terremoto no Haiti para infectar internautas. Especialistas descobriram que os hackers conseguiram inserir páginas maliciosas nos resultados de pesquisas sobre o desastre em mecanismos de pesquisa. Vários resultados da primeira página no Google, por exemplo, podem levar a cavalos de troia que instalam softwares antivírus fraudulentos.

Também nesta semana: Microsoft corrige uma falha no Windows em janeiro e confirma brecha no Internet Explorer 8, Google aumenta segurança do Gmail contra espionagem na rede, Adobe lança correção para o Reader.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Pesquisas na web sobre desastre no Haiti levam a pragas digitais
Criminosos virtuais estão tentando infectar internautas que procuram informações sobre o desastre ocorrido no Haiti. Pesquisadores da empresa de segurança norte-americana Sunbelt Software alertam que várias pesquisas realizadas em mecanismos de busca trazem resultados aparentemente relacionados ao terremoto, mas que, ao serem acessados, tentam infectar o computador do usuário.

Em uma pesquisa específica, “haiti earthquake donation”, os especialistas descobriram que dos seis primeiros resultados da busca no Google, todos levavam o internauta diretamente a páginas maliciosas. Segundo eles, o objetivo é instalar antivírus fraudulentos no computador da vítima.

Antivírus fraudulentos são aqueles que identificam a presença de falsas infecções no PC, na tentativa de convencer o usuário a adquirir um programa de segurança que, na realidade, não fará nada pela segurança do computador. Os alertas sobre a presença de vírus, no entanto, cessam após a compra do programa.

Os pesquisadores da Sunbelt identificaram pelo menos 50 combinações de termos de pesquisaque retornam resultados com links para sites maliciosos. Os termos vão desde “how can i help haiti” (“como posso ajudar o Haiti”) até “haiti pact with devil” (“pacto com o demônio do Haiti”). Vários sites são legítimos e foram hackeados para realizar o redirecionamento.

É comum que criminosos virtuais utilizem tragédias para atrair internautas a códigos maliciosos na web. Antes mesmo de fraudes envolvendo o Haiti começarem a aparecer o FBI divulgou um alerta nesta quinta-feira (14) sobre golpes e sites falsos que podem tentar obter dinheiro destinado a doações para auxiliar as vítimas da tragédia. O mesmo tipo de ataque, em pesquisas na web, ocorre com diversos outros temas, entre os quais a gripe suína.



>>> Microsoft corrige uma falha no Windows em janeiro e confirma brecha no Internet Explorer 8
O pacote de correções mensais da Microsoft trouxe um único boletim de segurança este mês. O boletim MS10-001 corrige um único problema no processamento de fontes do Windows. O erro apenas é grave no Windows 2000. Para as demais versões do Windows, o risco é baixo. A atualização foi lançada na terça-feira (12), a segunda terça-feira útil do mês, como é de costume para a Microsoft.

Apesar do mês calmo, a Microsoft deixou para trás uma falha no Server Message Block (SMB), protocolo de compartilhamento de arquivos e impressoras do Windows. A brecha foi divulgada publicamente em novembro e permite travar remotamente sistemas com Windows Vista e 7. Para a Microsoft, a brecha não permite um ataque remoto que resultaria na invasão dos sistemas e, por esse motivo, não considera um problema grave.

A gigante também confirmou esta semana que está investigando relatos sobre a existência de uma falha no Internet Explorer. Não há nenhuma informação sobre a falha, mas ela teria sido usada por hackers chineses nos ataques da “operação Aurora”, que comprometeram as redes de 34 empresas, entre os quais o Google, que admitiu ter sido invadido na terça-feira (12) e está considerando se retirar do país.

Segundo a McAfee, todas as versões do Internet Explorer, inclusive o IE8 no Windows 7, estão vulneráveis. A Microsoft confirmou a informação. A única versão do Internet Explorer que ainda recebe atualizações e que não está vulnerável é o IE5.01 no Windows 2000 SP4.

Google aumenta segurança do Gmail contra espionagem na rede
A configuração padrão do Gmail foi alterada para uma opção mais segura. Desde a terça-feira (12), toda a comunicação do navegador com o webmail do Google é criptografada com SSL (Secure Sockets Layer). Isso impede que o conteúdo da transmissão seja espionado por outros usuários da rede, ou qualquer responsável pelos sistemas intermediários de acesso.

Criptografar as páginas – isto é, “embaralhá-las” ou “codificá-las” – tem um custo de processamento. Por esse motivo, normalmente apenas os formulários de logins são protegidos com SSL, enquanto o acesso em si é feito sem qualquer proteção. Há algum tempo o Gmail permite que toda a transmissão seja criptografada, e portanto mais segura, mas essa não era a opção padrão. Os usuários que desejavam a segurança extra precisavam alterar a configuração do Gmail nas preferênciais.

Agora, o uso de SSL em todas as páginas é o padrão. Quem quiser acessar as páginas sem a criptografia – o que pode dar um pequeno ganho de desempenho, notável apenas em sistemas mais antigos –, ainda pode fazê-lo.

A mudança chega no mesmo dia em que o Google admitiu que ativistas de direitos humanos tiveram suas contas do Gmail invadidas por hackers chineses.




LUTO

A morte de cada ser humano nos diminui, disse o poeta. Mas a de Zilda Arns nos empobrece um pouco mais.

Porque nem todos que se vão fazem falta. Ela morreu numa missão de paz, num país pobre, fazendo o bem. Era sua vocação, ir aonde poucos vão, fazer o que todos deveríamos.

Nessas horas não cabe provocação. Ela é exemplo de dignidade. Uma católica militante, corajosa, daquelas que emprestam grandeza e verdade aos votos de fé.

Seu trabalho nas Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, como médica e humanista, a coloca para sempre no rol dos grandes brasileiros. Não por acaso, era sempre lembrada como nossa candidata ao Nobel da Paz.

Um minuto de silêncio é pouco nessas horas. Por quem os sinos dobram? Eles dobram por nós.

Estão roubando o Natal de Jesus

Suspeito