sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Umidade do ar pode chegar a 20% no fim de semana em Campinas e região

 

Entre sexta-feira e domingo, faz sol e temperatura máxima chega a 29ºC.
Tempo seco requer cuidados com a hidratação e nas atividades de lazer.

Do G1 Campinas e Região

 

O fim de semana será de tempo firme e seco na região de Campinas (SP). De acordo com a Somar Meteorologia, entre esta sexta-feira (31) e domingo (2), as manhãs começam mais geladas, mas logo nas primeiras horas do dia o sol brilha forte e as temperaturas sobem. A umidade relativa do ar fica baixa e atinge índices entre 20 e 25% no sábado (1), caracterizando estado de alerta (leia abaixo quais cuidados devem ser tomados).

Nesta sexta-feira, o dia começou gelado em Campinas e a mínima registrada no Aeroporto Internacional de Viracopos foi de 12ºC. No sábado o sol predomina entre nuvens desde as primeiras horas do dia e há possibilidade da formação de nevoeiros ao amanhecer na região. O sol predomina ainda durante a manhã e a tarde será quente, bastante aproveitável às atividades de lazer ao ar livre. As temperaturas variam entre mínima de 10ºC e máxima de 28ºC. No domingo, o tempo continua firme e será o dia mais quente do fim de semana. A temperatura máxima chega a 29ºC.

Tempo seco na região de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Tempo fica seco na região de Campinas nestte fim de semana (Foto: Reprodução EPTV)

Cuidados a serem tomados
Para cada estágio da umidade relativa do ar baixa existem cuidados que a população deve tomar, para amenizar os efeitos do clima na saúde. Confira abaixo algumas alternativas.

Entre 20% e 30% - Estado de Atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas.
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção.
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h.
Evitar aglomerações em ambientes fechados.
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% – Estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência.
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre 10h e 16h.
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Fenômeno da 'lua azul' pode ser observado no céu desta sexta-feira

 

Repetição da lua cheia em um mês é fenômeno que ocorre a cada três anos.
Observatório de Campinas realizará evento especial em comemoração.

Do G1 Campinas e Região

 

Lua cheia em São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Perspectiva/AE)Lua cheia no céu de São Paulo
(Foto: Miguel Schincariol/Perspectiva/AE)

Um fenômeno meteorológico conhecido como 'lua azul' ocorrerá nesta sexta-feira (31), mas se engana quem pensa que a ocorrência se refere à cor do astro. O termo se refere à segunda lua cheia em um mesmo mês, quando ela completa sua órbita antes do fim do calendário. Neste mês de agosto tivemos uma lua cheia no dia dois e ela reaparece nesta noite.

Esse fenômeno ocorre porque o período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês, exceto em fevereiro, dura 30 ou 31 dias. Assim, cada ano em um calendário solar, contém quase 11 dias a mais que o ano lunar. Por isso, quando a primeira lua cheia aparece no começo do mês, há a possibilidade de completar o ciclo antes do fim do calendário.

Embora não seja um fenômeno especialmente raro, ocorrendo em uma média de cada três anos, o fenômeno é celebrado por sua poesia, como louva o astrônomo Julio Lobo. "Não há nenhuma mudança particularmente significante associada a esse evento, mas as luas cheias são bonitas de se ver, instigam romance e sensações de bem estar", afirma ele, "Por isso é sempre especial quando temos mais que uma".

 

De acordo com o astrônomo, a última lua azul ocorreu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima irá ocorrer em julho de 2015. Já em 2018, o fenômeno deve ser duplicado: ao invés das 12 luas cheias que geralmente ocorrem, o ano terá 14. Isso acontece quatro ou cinco vezes a cada século.

O termo foi registrado pela primeira vez em um panfleto de 1524. Desde então, a expressão 'uma vez a cada lua azul' (once in a blue moon), passou a significar uma ocorrência rara. "Na idade média os cavalheiros costumavam cortejar as damas falando isso: me casarei com você em uma lua azul. Ou seja, papo-furado não é uma coisa recente", brinca Lobo.

Cor rara
Embora a lua azul não seja colorida, luas azuis existem, mas são uma ocorrência bem mais incomum. Cinzas vulcâncias e fogos florestais podem tornar a lua colorida. As partículas das cinzas e da fumaça concentrada tem um diâmetro de 1 micron, tamanho que ajuda na dispersão da luz vermelha e amarela. Segundo informações da  Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês NASA) dos Estados Unidos, a concentração das partículas pode deixar até mesmo o sol com uma aparência mais acizentada, ou violeta.

Uma das últimas luas realmente azuis a serem registradas ocorreu após a erupção do vulcano Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Considerada a maior erupção vulcânica da história moderna, despejou poeira na atmosfera equivalente a uma explosão de 100 milhões de toneladas de dinamite, ou a uma bomba nuclear de 100 megatons. O impacto foi tamanho que, anos após a erupção, a lua ainda apresentava um tom azulado. Não há, porém, previsão de que o fenômeno se repita. "A menos que o mundo realmente acabe em 2012, as chances são mínimas", corrobora o astrônomo.

Comemoração
Em homenagem à noite de lua azul, o Observatório Municipal de Campinas irá abrir para visitação nesta sexta, com uma programação especial. Um filtro especial será colocado em um dos telescópios, permitindo ao público observar como seria uma lua verdadeiramente azul. Além disso, a noite contará com uma apresentação musical de Phelipe Angneli, tocando um instrumento musical conhecido como "hang". A professora Beatriz Gratti também explicará a mitologia que circunda a lua, como os mitos gregos de Diana Artemísia, e recitará poemas de Homero que louvam o astro. O grupo "Amigos do Céu" também montará telescópios no local.

A apresentação terá início às 18h e seguirá até as 21h. A entrada custa R$ 4 para adultos e R$ 2 para crianças. A recomendação é de que as pessoas se agasalhem bem por causa da baixa temperatura noturna na região. A expectativa é de que mais de 200 pessoas compareçam. O Observatório situa-se no Monte Urânia, na Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio.

Fenômeno da Lua Azul é quando o mesmo mês tem duas lua cheia (Foto: Reprodução / EPTV)Fenômeno da 'lua azul' é quando o mesmo mês tem duas luas cheias (Foto: Reprodução / EPTV)

Ensino universitário a distância cresce na região de Sorocaba, SP

 

Modalidade já responde a 14,6% das matrículas de ensino superior do país.
Universidade de Votorantim já tem 500 alunos matriculados.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O ensino à distância já corresponde a quase 15 por cento das matrículas de graduação no país. E o valor do diploma é o mesmo do que de uma faculdade presencial. Na região de Sorocaba (SP) essa opção de ensino também está em ascensão.

A universidade aberta do Brasil é uma parceria do governo federal com estados e municípios para ofertar cursos de graduação e pós-graduação de universidades públicas.

No pólo de Votorantim (SP), são oferecidos três cursos: administração pública, pedagogia e matemática, além de sete cursos de pós-graduação. Atualmente 500 alunos estão matriculados. Eles recebem todo o material didático e cumprem as aulas pela internet.

O estudante tem que se esforçar muito, porque o aprendizado depende da dedicação dele em buscar o conhecimento. Foi o que fez o aposentado Jair Amorim. Ele cursou durante dois anos e meio o tecnólogo em fundamentos jurídicos. “Saber mexer nos teclados, saber o que vai fazer e o que não vai fazer foi terrível. Mas a perseverança, a força de vontade. Esse foi o intuito, descobrir mais uma área, a informática” afirma Jair.

Dados do último censo da educação superior apontam que a educação à distância já responde a 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país. A tendência é quer essa modalidade só cresça.

O Ministério da Educação planeja triplicar o número de matrículas em cursos públicos de educação à distância. Os atuais 201 mil alunos vão ser 600 mil.

O alunos recebem todo o material didático e cumprem as aulas pela internet (Foto: Reprodução/TV TEM)Os alunos recebem todo o material didático e cumprem as aulas pela internet (Foto: Reprodução/TV TEM)

Papa reza para que políticos ajam com honestidade

 

Nicole Melhado
Da Redação

Arquivo

Bento XVI pede particularmente neste mês pelas Igrejas mais pobres

Neste mês de setembro, o Papa Bento XVI reza “para que os políticos ajam sempre com honestidade, integridade e amor à verdade”.
E em sua intenção missionária, o Santo Padre pede “para que nas comunidades cristãs aumente a disponibilidade à doação de missionários, sacerdotes e leigos, e de recursos concretos em favor das Igrejas mais pobres”.
Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.

Missa de sétimo dia da morte de bispo de Piracicaba será nesta 6ª

 

Celebração, na Catedral de Santo Antônio, no Centro, terá início às 19h30.
Dom Eduardo Koaik, diagnosticado com câncer há 5 anos, morreu sábado.

Do G1 Piracicaba e Região

 

A Diocese de Piracicaba (SP) marcou para esta sexta-feira (31), a partir das 19h30, a missa de sétimo dia de falecimento do bispo emérito de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik. A missa, na Catedral de Santo Antônio, será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, e concelebrada por presbíteros e diáconos, segundo a assessoria de imprensa da Diocese.

saiba mais

Dom Eduardo Koaik, de 86 anos, morreu às 5h no último sábado (25). Ele teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer, diagnosticado há cinco anos. O bispo emérito estava internado havia uma semana no Hospital Unimed.

O corpo do bispo foi velado durante o final de semana na Catedral, localizada no Centro de Piracicaba. O sepultamento, na cripta da Catedral, ocorreu na manhã de segunda-feira (27). A cerimônia teve a participação da comunidade católica da cidade, de 100 padres e bispos da região e do cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes.

Bispo Dom Eduardo Koaik lutava contra o câncer há cinco anos (Foto: Rosiley Lourenço)Missa de sétimo dia da morte do bispo emérito será nesta sexta-feira (31) (Foto: Rosiley Lourenço/Diocese)

Estudantes participam de projeto de educação no trânsito em Tietê, SP

 

O ‘Trânsito Gentil’ será realizado em uma escola no bairro Cohab. Os alunos terão palestras e aulas abordando as leis de trânsito.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Estudantes da escola municipal Professora Lyria de Toledo Pasquali, em Tietê (SP), terão aulas de trânsito. O projeto ‘Trânsito Gentil’ foi lançado nesta quarta-feira (29) para aproximadamente 400 alunos da unidade.

O trabalho foi idealizado pela diretora da unidade, Sueli de Fátima Pires dos Santos, e pela coordenadora, Grazieli Cristina de Lima . De acordo com as responsáveis, o foco do projeto é conscientizar os estudantes da importância do respeito às leis de trânsito e gentilezas, mostrando possíveis consequências. “Eles irão levar esse conhecimento aos familiares e amigos para a conscientização de cumprimento das leis. A educação é ferramenta para colaborar com a redução das estatísticas de acidentes de trânsito”, afirma a diretora.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que, em 2011, foram registrados 10 homicídio culposo por acidente de trânsito e 125 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.

Já em 2012, entre os meses de janeiro e julho, foram cinco casos de homicídio culposo por acidente de trânsito e 89 registros de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.

As atividades de orientação serão coordenadas pela Guarda Municipal. Os estudantes terão palestras e ações educativas.

Dom Eduardo se manifesta sobre a desistência de aborto!

 

RELEMBRE O CASO (por Rede Bom Dia www.redebomdia.com.br)

De acordo com uma das tias da menina, que prefere não se identificar, a decisão inicial de abortar foi precipitada e tomada num momento de muito nervosismo. 
Ela conta que durante a visita dos religiosos foi apresentado um vídeo aos familiares, mostrando como é o procedimento de interrupção da gravidez. “Vimos que nesse estágio, após 16 semanas de gestação, há muito sofrimento para o feto. Estávamos vendo apenas o nosso lado e não o da criança que vai nascer e não tem culpa de nada”, conta a tia.

No entanto, acrescenta ela, a decisão do cancelamento do aborto começou a surgir  logo após os exames feitos na adolescente para saber se o bebê apresentava algum tipo de problema de formação. “A saúde da criança está ótima, graças a Deus, pois havia o risco de apresentar alguma anomalia pelo fato do grau de parentesco dos pais, mas vimos que o bebê já está formado e será uma menina”, lembra.

De acordo com Urbano, a intenção da adolescente agora é dar a criança para adoção. “Ela está satisfeita por evitar tirar uma vida e ainda poder fazer outra família feliz”, diz.
Segundo ele, a garota já começou a ter acompanhamento psicológico para enfrentar a gravidez e está sob os cuidados das tias –  a mãe abandonou os filhos há cerca de um ano.

Apelo

Conforme os familiares da adolescente, entre os integrantes do grupo de católicos que visitou a residência estava o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes  de Sales, que na semana retrasada deu início a uma cruzada religiosa contra o aborto.

No dia 17, após a divulgação da intenção da menor em acabar com a gestação, Dom Eduardo enviou uma nota ao  BOM DIA onde reconhecia a tragédia pessoal da menina, mas se posicionava contra a interrupção da gravidez e conclamava a sociedade  a ajudar a adolescente a criar o filho.

Já no dia 19, o arcebispo ainda ofereceu a missa de encerramento do 29º Cenáculo de Sorocaba em intenção da manutenção da vida. “Ofereço especialmente esta missa para uma criança que está sendo testada no seu quarto mês de gestação”, disse.

 

Entenda o caso

No dia 14, o pedreiro Alexandre Vieira, 37, foi preso em flagrante acusado de tentativa de estupro contra uma das três filhas adolescentes. Em depoimento, a vítima, de 14 anos, confirmou que estava grávida do pai e que era abusada desde os 12 anos. A filha mais velha,  17,  também teria sofrido abusos.

De acordo com  Ana Luiza Salomone, delegada da Mulher de Sorocaba, responsável pelo caso, o pedreiro continua preso na Cadeia Pública de Pilar do Sul, onde aguarda julgamento pelos crimes de tentativa de estupro e estupro de vulneráveis.

 

Veja a nota oficial do Arcebispo:

 

DSCF6831
A Deus toda honra e glória


A Igreja preza a vida humana em todas as fases de seu desenvolvimento e em todas as situações. É errôneo, ilógico, considerar intocável a vida do recém-nascido e julgá-la descartável nove ou dois meses antes do nascimento. Trata-se de incompreensível discriminação.

Agradeço a Deus pela preservação da vida da menina concebida em condições que nos causam tristeza e repugnância. Agradeço ainda a Deus por ter preservado a gestante de nova violência à sua dignidade. Ela não se arrependerá de levar até o fim a gravidez. Estou certo que nenhum ser humano terá a coragem de dizer à nascitura, depois que ela chegar à idade adulta: “quando você estava sendo gestada eu queria que você fosse abortada”.

A adolescente gestante, orientada por pessoas amantes da vida, poderá um dia dizer à filha: “foi dificil, muito difícil, mas eu aceitei que você crescesse em meu ventre”.

Agradeço à Comissão de Defesa da Vida da Igreja a dedicação e a presença junto da família. A família e a gestante continuarão a receber apoio da Igreja através de pessoas e profissionais competentes. Prevaleceu no coração das tias o espírito cristão do qual comungam conosco.

Agradeço ainda à Imprensa de Sorocaba que divulgou com isenção o acontecimento, abrindo espaço para minha manifestação e dando cobertura honesta aos fatos.


Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Arcebispo de Sorocaba

Exposição Pássaros e Flores na Casa da Cultura

casa da cultura

Local: Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires na rua Tristão Pires, 123 - Centro - Porto Feliz

Data de Abertura:  01.09.2012 - 20h00 (sábado), seguindo aberta para visitação até 14.09.

Exposição dos trabalhos desenvolvidos com alguns grupos da cidade.

Pinturas de guardanapos, aventais e sacolas, por grupos de mulheres, do CRAS do Jardim Excelsior e do CRAS do Jardim Vante, incluindo grupo de idosas.

Pinturas em telhas, dos internos da ACAP - Associação Christã de Assistência Plena e também adolescentes do projeto Agente Jovem.

Participação especial de:

  • Ana Clara Dalla Pace Iversen, 8 anos, com telas;
  • Luan Rodrigues de Almeida,  11 anos, com  origamis;
  • Sara de Figueiredo Pereira, 13 anos,  com tsurus.

O tema surgiu através de uma exposição realizada na Semana do Meio Ambiente, sobre a preservação dos animais ameaçados de extinção. As oficinas são realizadas através da Diretoria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal de Porto Feliz.

Concluindo o mês vocacional!

 

A vocação se faz no dia a dia

Aprendi a viver a minha vocação a cada dia. Foi um aprendizado muito concreto. Aprendi vivendo. Foi assim que aconteceu:
Eu já estava no décimo primeiro ano de seminário e deveria fazer votos para sempre. No final da teologia, seria ordenado padre. Diante de tamanha responsabilidade, nasceu uma grande interrogação em minha cabeça: será que eu conseguirei ser um bom padre?
Olhando para minhas limitações, eu sabia que não seria capaz. Esse sentimento foi me apavorando de tal forma que, no meu coração, não havia mais paz. Já não dormia nem comia direito. Eu não poderia ser padre de qualquer maneira. Então, resolvi conversar com o meu diretor. Ele me escutou até o fim e, sorrindo, disse: "Jonas, você será o futuro padre que você precisa ser hoje. A única maneira de garantir a qualidade da sua vocação é vivendo o hoje da melhor forma possível". No mesmo instante, compreendi tudo. A partir de então, comecei a viver a minha vocação dia a dia.

"A única maneira de garantir a qualidade da sua vocação é vivendo o hoje da melhor forma possível", ensina monsenhor Jonas

Temos de viver a vontade de Deus no agora da nossa vida. O passado já é passado; o futuro não existe ainda. Só temos o momento presente. Reze já, pedindo ao Senhor a graça de viver bem sua vocação a cada dia: "Senhor, dá-me a graça de ser, hoje, tudo aquilo que eu devo ser. De fazer, hoje, tudo o que devo fazer. Amanhã será outro dia e eu serei aquilo que Tu queres que eu seja. Por hoje serei fiel. Amanhã será amanhã. Cada dia terá as dificuldades próprias. Hoje, eu me comprometo a ser fiel em tudo o que o Senhor me confia. O padre que serei no dia de amanhã eu o realizo no dia de hoje".
Você será a pessoa casada, pai ou mãe de família, que precisa ser no futuro, vivendo o hoje a cada dia. Deus nos deu a grande graça de podermos dividir a nossa vida em dias. “Não vos preocupeis com o dia de amanhã: o dia de amanhã se ocupará consigo mesmo. A cada dia, basta o seu mal” (Mt 6,34).
Muitas vezes, nosso coração fica apertado, as lágrimas rolam de nossos olhos, vamos dormir com um peso no coração. Mas se você viveu a sua vocação naquele dia, você pode dizer: hoje eu sou feliz assim, tenho a Ti, meu Deus.
Problemas, dificuldades, tentações, sempre os teremos. Nossa grande alegria é poder começar tudo de novo, porque fazemos a nossa vida dia por dia. Se hoje não conseguimos, recomeçaremos no dia seguinte.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Detentas participam de projeto de arborização em Itapetininga, SP

 

Treze mulheres foram contratadas para o cultivo de mudas. As plantas serão replantadas em ruas e avenidas do município.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Treze reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Itapetininga (SP) iniciaram o cultivo de mudas que serão usadas para programa de arborização em Itapetininga (SP). As mulheres participam do projeto ‘Itapetininga + Verde’, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo da ação é fazer a arborização do espaço urbano. Com a inclusão das detentas, a ação ainda visa a reintegração social.

O projeto ‘Itapetininga + Verde’  é desenvolvido em uma área de aproximadamente 1,2 hectares. O projeto prevê o plantio de mais de 42 espécies de árvores nativas, entre elas, cedro rosa, jequitibá, pitangueira, ingá-do-brejo, cabreúva e anjico. Aproximadamente 1,8 mil unidades de plantas estão sendo cultivadas. As árvores serão replantadas em marginais e avenidas do município.

O contrato com as detentas foi realizado por meio do programa Frente de Trabalho, uma parceria entre a Prefeitura, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT).

“As reeducandas são preparadas para o retorno definitivo à sociedade através do curso técnico, que auxiliará no crescimento profissional e na reinclusão no mercado de trabalho dessas pessoas”, explicou a diretora do CRF, Ruth Brichesi de Mazzari Lara. “Além disso, o projeto cuida do bem comum, pois contribui para o equilíbrio ecológico da cidade e leva educação ambiental a todos os envolvidos”, completou.