sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Instituto Musical Sonorum de Porto Feliz recebe honrarias

 

Foto

Elizandra Martins e Anderson Vargas Santos

No último domingo, 18 de novembro, professores do Instituto de Educação Musical Sonorum de Porto Feliz receberam honrarias da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino (SBACE).
A criadora do instituto, Elizandra Martins, recebeu uma das mais elevadas condecorações da entidade: o título de Comendadora do “Mérito Cultural Carlos Gomes”, em reconhecimento à iniciativa da musicista em dar início ao projeto.
O professor e maestro Anderson Vargas Santos, também do Sonorum, recebeu a “Medalha Carlos Gomes” pelo trabalho desenvolvido com a orquestra. O evento foi realizado no bairro de Ipiranga, em São Paulo, e contou com a presença de professores e alunos do instituto.
A SBACE é uma entidade fundada em 1939, detentora de muitos acervos culturais e que promove o reconhecimento de profissionais de maior destaque nas áreas de produção artística, cultural e de ensino.
Sonorum
É um instituto sem fins lucrativos que conta com o apoio da Prefeitura de Porto Feliz e se propõe a ensinar música erudita para crianças e adolescentes. Atualmente, o Sonorum conta com 115 alunos e promove aulas de violino, violoncelo e flauta-transversal.
A sede do instituto fica na rua Santa Cruz, 641, na Vila Alcalá. Mais informações pelos telefones (15) 9783-7456 ou pelo site www.institutosonorum.org.br.

Prefeitura abre vagas para professores temporários em Iperó, SP

Vagas são para educação infantil e ensino fundamental, em diversas áreas.
Prova acontece no dia 9 de dezembro.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Estão abertas até a próxima segunda-feira (26) as inscrições para o concurso de professores temporários em Iperó (SP).

As vagas são para educação infantil e ensino fundamental, nas áreas de ciências, educação artística, educação física, geografia, história, inglês, matemática e língua portuguesa.

A ficha de inscrição pode ser encontrada no site da empresa responsável pelo concurso. A prova será no dia 9 de dezembro, às 9h. O salário é de R$ 11,36 por hora-aula.

Amanha: formação para Congregação Mariana

 

665915_362425437178875_715161474_o (1)

Campanha: "Fique Sabendo" com testes de HIV gratuitos

 

Foto

A coleta do sangue é feita na mesma hora e não é necessário estar em jejum

A Secretaria de Saúde de Porto Feliz realiza a campanha “Fique Sabendo” entre os dias 22 e 30 de novembro. Durante a campanha, a população poderá fazer testes gratuitos de HIV em pontos de coleta no município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa que já tenha tido alguma relação sexual sem preservativo ou que já esteve submetida a algum risco de contaminação com sangue ou secreções deve fazer o exame.
A coleta do sangue é feita na mesma hora e não é necessário estar em jejum. O paciente pode escolher qualquer unidade de coleta do município para fazer o exame. Menores não precisam estar acompanhados dos pais. Todos os pacientes deverão portar um documento e o resultado sigiloso.


Locais para as coletas da campanha:

23/11
Das 8h30 às 9h30 / 10h às 11h
Local: ACAP – Porto Feliz
Clínica Terapêutica do Dago


26/11
Das 8h30 às 11h
Local: CRAS – Jardim Vante


27/11
Das 8h30 às 11h
Local: Centro de Especialidades Médicas Antonio Patucci – Centro


28 e 29/11
Das 8h30 às 11h
Local: Posto Popular


30/11
Das 8h30 às 11h
Local: Posto Bambu

Conselho Tutelar de Porto Feliz realiza eleição no próximo dia 24, sábado!

 

Coronel esmédio porto feliz

Nesta eleição, 17 candidatos concorrem a 5 vagas para conselheiros titulares

No sábado, dia 24 de novembro, o Conselho Tutelar de Porto Feliz realiza eleição para a escolha dos membros da entidade para os próximos três anos (2013, 2014 e 2015). A votação será realizada na Escola Municipal Coronel Esmédio, das 8 às 12 horas. Qualquer eleitor de Porto Feliz pode votar, munido de título de eleitor e documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação).
Nesta eleição, 17 candidatos concorrem a 5 vagas para conselheiros titulares. O salário é de R$ 1.466,06. Também serão escolhidos 5 suplentes. Para participar da escolha, todos os candidatos já passaram por prova seletiva no último dia 15 de setembro.
Logo após a votação, já será iniciada a apuração dos votos e o resultado será conhecido no mesmo dia da eleição. Todo o processo eleitoral está sendo fiscalizado pelo Ministério Público.
Confira os candidatos: Amanda Carina Belo, Ana Carla Bastos Nascimento, Daiane Aparecida Antunes Ghiraldi, Deise Cristina Rodrigues, Edna Rodrigues dos Santos Martins, Elaine de Oliveira, Genise Pedroso Prado, Gilson Fernandes, Gláucia Aparecida Correa, Hélio Paludeto Junior, Michele Alves de Oliveira Toledo, Paloma Massela de Almeida, Raquel Wolf de Oliveira, Sérgio Eduardo Mazzaratt, Sueli Santos Souza, Tânia Soares da Silva Reis e Stela Minelli de Camargo.


O Conselho
O Conselho Tutelar é o órgão autônomo, responsável por promover e verificar se os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo cumpridos.
Entre as atribuições do órgão, está receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; determinar matrícula e frequência obrigatória em estabelecimentos de ensino; atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando medidas de encaminhamento a programas de promoção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico, tratamento de dependência química; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança e encaminhar ao Ministério Público as infrações contra os direitos de crianças e adolescentes.
A Prefeitura é responsável por garantir a infraestrutura física e material do Conselho Tutelar, como prédio para funcionamento do conselho, equipamentos, transporte, etc. Também cabe ao Governo Municipal o pagamento dos salários dos conselheiros.

Prefeito de Porto Feliz vai a Brasília pedir agilidade na liberação de verbas


No Ministério da Previdência, Maffei se inteirou do andamento para a conclusäo da agência do INSS em Porto Feliz (Foto: AI/PMPF)

Nesta semana, o prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), esteve em Brasília para tratar de diversos assuntos relevantes para a cidade. Sua primeira reunião aconteceu no Ministério da Previdência Social, com o secretário-executivo da Pasta, Carlos Eduardo Gabas, e com a secretária-executiva adjunta, Elisete Berchiol da Silva Iwai, que colocaram o prefeito a par do andamento do processo licitatório para contratação da empresa que irá finalizar a construção da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Porto Feliz. O Diário Oficial da União divulgou no último dia 6 as empresas que seguem habilitadas e concorrendo ao processo de licitação.

Em seguida, o prefeito foi ao Congresso Nacional, ao gabinete do deputado federal Devanir Ribeiro (PT), para tratar da liberação de emendas antigas destinadas para Porto Feliz e da inclusão da cidade em novas emendas, principalmente na área de infraestrutura. Maffei esteve ainda na Casa Civil da Presidência da República e na "Sala das Prefeituras" da Caixa Econômica Federal, para pedir a agilização dos processos referentes à liberação de emendas, e no Ministério da Integração, onde tratou do encaminhamento de emenda para a compra de um micro-ônibus para a Apae (Associaçäo de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Para terminar a jornada, o prefeito participou de debates com parlamentares, realizado Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sobre a aprovação da lei de distribuição de royalties do pré-sal para todos os municípios do Brasil.

2º dia: venha participar!

 

621337_350158765080277_927392512_o

Começou na quinta-feira, mais uma edição da tradicional festa de Nossa Senhora das Graças. A comunidade organizou a programação religiosa que teve a celebração da palavra. Na sexta-feira celebra a missa o padre Washington da paróquia N. Sra. Aparecida, no sábado padre Alex da cidade de Sorocaba. Domingo é dia de missa solene e procissão com o Frei Eugênio Milani, CFP.

Na programação festiva no sábado tem barracas de comes e bebes e show com Elaine Barros e Giovanni. No domingo música instrumental ao vivo e o tradicional almoço.

DSCF9104

23 de Novembro – Sexta-Feira
2º DIA DO TRÍDUO
19h30: Santa Missa.
Presidente da Celebração: Pe. Washington Paschoal Ribeiro;
Equipe de Canto: Deus Proverá;
Tema: “Maria, alegria de ser a escolhida de Deus”.

1º dia das Festividades de Nossa Senhora das Graças, paróquia São João Batista!

 DSCF4928 DSCF4945 DSCF4949 DSCF4951 DSCF4964 DSCF4978 DSCF4999 DSCF5002 DSCF5011 DSCF5045 DSCF5069 DSCF5087 DSCF5091

DSCF5114

Começou hoje as festividades de Nossa Senhora das Graças em Porto Feliz, a comunidade pertencente a paróquia São João Batista, cujo este ano celebra exatos 61 anos de existências, celebra sua padroeira com tríduo.

Nesta primeira noite, o diácono paroquial Rôney Diana Pires presidiu a celebração da Palavra e Comunhão, meditando as escrituras selecionadas neste noite, também abordou sobre Nossa Senhora como mulher exemplar para todo Cristão "viver plenamente este ano da Fé". Incentivou todos a lerem mais a Bíblia, começando pelos livros mais fáceis, assim não deixando a bíblia aberta na estante ou do lado da imagem de Nossa Senhora.

No início da celebração a comunidade acolheu a imagem de Nossa Senhora das Graças. Agentes de pastorais e movimentos entregaram um rosa à Nossa Senhora. No final a imagem recebeu o terço, foi coração e contemplada com chuva de pétalas de rosas lançadas pelas crianças presentes. Foi uma noite linda, marcada com a gratidão pela saúde do diácono Rôney, a igreja está cheia, os cânticos foram animados pelo coral Unidos em Cristo.

Muitos se interessaram pelas fotos registradas pela Pascom, pediram para filmar a homilia de sábado que será do pe. Alex, pediram cópias das fotos das Festividades de 2010, bem como cópias das fotos desta atual festividades. Pascom fará cobertura de todos os dias da festividades.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Empresas injetam cerca de R$ 2 bi na região

 

banner

Instalação de fábricas no ano passado coloca a região em quinto lugar no Estado em investimentosTATIANE PATRON
tatiane.patron@bomdiasorocaba.com.br

A região de Sorocaba é a quinta no Estado em receber mais investimentos de empresas privadas e públicas. Segundo a Piesp (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo), elaborada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), em 2011 os 79 municípios que compõem o território administrativo alcançou a marca de US$ 1,3 bilhão, ou seja, R$ 2,7 bilhões.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Mario  Tanigawa, destaca que 50% do valor total arrecadado – US$ 620 milhões ou R$ 1,3 bilhão – são apenas de Sorocaba. Em 2010, a região administrativa conquistou R$ 2,9 bilhões em investimentos. Em comparação com 2011, houve queda de 6,89%.
De acordo com especialistas, o índice baixo de desemprego e a promessa da instalação de  empresas motivam os investimentos.
De onde vem /A indústria foi o setor que obteve maior participação, alcançando 56%. O subsetor que liderou foi o de madeira. Isso se deve à expansão da unidade da Duratex, em Itapetininga, que custou R$ 606 milhões.
O setor automotivo também ficou em destaque. A instalação de novas linhas de produção de eixos dianteiros para veículos na empresa Dana, em Sorocaba, foi de R$ 313 milhões.
Já a  construção da fábrica de implementos rodoviários da Noma, em Tatuí, somou à economia regional mais R$ 83 milhões. Na área de produtos químicos, a implantação de uma usina de biodiesel pela Bioverde, em Sorocaba, custou R$ 125 milhões.
No ano passado, Porto Feliz recebeu duas fábricas da alemã Lanxess,  que produz de plásticos a aditivos de borracha. Ambas investiram  R$ 69 milhões.
O segmento de máquinas e equipamentos contou com a inauguração da planta da Sumitomo, em Itu, que fabrica produtos para mineração. O investimento foi de R$ 150 milhões.
A ampliação da linha de produção e do centro de distribuição da Sorocaba Refrescos alavancou o setor de alimentos e bebidas. A instalação de fábricas no interior do Estado garantiu o aquecimento da economia, como fez a Cooper Power Systems ao se instalar em Porto Feliz, no ano passado. Com isso, outros setores sentem o reflexo positivo.
Dentre as atividades imobiliárias, está a instalação de dois shoppings  em Sorocaba. O New Iguatemi Mall, do grupo Jereissati, está injetando na economia da região R$ 479 milhões. Ao lado, o Shopping Esplanada, no Parque Campolim, zona sul, o grupo  vai gastar R$ 73 milhões com a expansão.
E o Shopping Cidade Sorocaba, instalado na avenida Itavuvu, zona norte, está investindo R$ 311 milhões.
Araçariguama também vai receber um centro comercial, o São Paulo Prime Outlet, que custa R$ 163 milhões.
Por fim, o comércio de varejo contou com a instalação da megaloja de materiais de construção Leroy Merlin. A sede regional injetou R$ 73 milhões.