sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tietê: Cruzeiro das Missões Redentorista do bairro São Pedro será recolocado


O secretário municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Edival de Jesus Páscoli, visitou nesta sexta-feira, dia 18, juntamente com o padre Valdir, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Paraíso, o local onde será reinstalado o cruzeiro.

A estrutura, doada pela empresa madeireira Indusparquet e que homenageia as Missões Redentoristas realizadas em Tietê no ano de 2004, foi retirada durante a execução das obras de duplicação e obras nas marginais da Rodovia Cornélio Pires/SP 127 sob concessão da empresa Colinas.
Segundo Páscoli, assim que a secretaria recebeu a autorização para a recolocação da cruz a questão foi encaminhada a paróquia da Aparecidinha, como é mais conhecida, que deverá acompanhar a recolocação da cruz executada pelos servidores públicos em trecho próximo do local onde está instalado o pórtico da Avenida Bela Vista.
“A recolocação do cruzeiro foi uma solicitação do próprio prefeito, em reconhecimento a importância religiosa do símbolo, a qual acatei desde o primeiro momento. Felizmente, os órgãos competentes, como ARTESP e a própria concessionária que administra o trecho compreenderam a relevância do cruzeiro para a comunidade católica de Tietê e, dentro dos próximos dias, os fiéis poderão vê-lo em pé novamente.” – finalizou o secretário.

Capivari: Campaci assina convênios para aquisição de máquinas para Obras


O Prefeito de Capivari Luis Campaci, anunciou a assinatura de mais dois convênios para a aquisição de novas máquinas para trabalhos da Secretaria de Obras.

Segundo Campaci, um é para a aquisição de um caminhão no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) e o segundo é para a aquisição de uma retroescavadeira no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). “Este governo está emprenhado em dar as melhores condições de trabalho aos servidores para assim, prestar os melhores serviços à população”, registrou Campaci.
A Secretária de Obras, Joceli Angelin Cardoso, informou que a Prefeitura está aguardando os trâmites dos convênios para dar início ao processo de licitação.
“Gradativamente estamos conseguindo reequipar a Prefeitura, suas Secretarias e setores, obtendo bons resultados nos serviços prestados à população, modernizando os processos operacionais e administrativos em Capivari”, finalizou Campaci.

Capivari registra redução dos casos de dengue


Após a realização de uma grande campanha de Combate à Dengue e conscientização da população sobre as formas de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da saúde, registra com felicidade a visível queda nos números de casos positivos da doença em Capivari.

Os primeiros casos da doença foram registrados em Capivari no mês de março de 2010 e tiveram um crescimento significativo nos meses seguintes. As ações de prevenção já vinham sendo realizadas pela Prefeitura desde meados de fevereiro com uma Campanha de Combate à dengue que contou com a distribuição de folhetos, cartilhas, palestras em empresas e escolas e divulgação das formas de combater o mosquito em rádios, carros de som e faixas de rua.
Estas ações foram programadas com vistas aos casos de dengue que já eram previstos, considerando-se principalmente o fato de que o município nunca antes havia registrado casos positivos da doença, sendo assim uma população que não desenvolveu imunidade à ela. A Secretaria da Saúde considerou também a possibilidade da proliferação da doença em Capivari por conta das enchentes que abateram o município no final de 2009 e início de 2010, além do forte calor sentido neste verão. Para prevenir-se de uma crise no atendimento aos doentes, a Secretaria da Saúde antecipou suas ações realizando acordos e reservas de leitos hospitalares na região para melhor atender a população capivariana.
Com o aumento dos casos positivos da doença em março e abril, a Prefeitura intensificou a Campanha de Combate à Dengue com novas ações de prevenção e conscientização da população, obtendo bons resultados e participação maciça dos munícipes. A Secretaria de Obras realizou o cata cacareco de materiais que poderiam acumular água parada em todos os bairros da cidade. As escolas municipais organizaram gincanas com os alunos, concursos de desenho e diversas atividades junto à comunidade escolar. A Vigilância Sanitária intensificou as ações junto aos munícipes com a busca ativa de possíveis casos da doença e orientações para a eliminação de criadouros, além da nebulização do veneno que mata os mosquitos. Foram muitas ações executadas pela Prefeitura marcadas pelo Dia D de Combate à Dengue, realizado na praça central no dia 29 de maio, com a participação da população em uma grande passeata pelo combate à dengue.
No Dia D houve a distribuição de 10 mil bottons, gentilmente cedidos pela Rowprint Etiquetas Adesivas, além do sorteio de uma bicicleta cedida pelo Sindicato Patronal de Capivari, um celular cedido pela Machalvis Representante Claro e 3 cursos de dança, cedidos pela Academia Dancing Days. Houve ainda apresentação de grupos de dança no platô da praça e do humorista Zé Bento, que se apresentou durante a campanha nas escolas municipais com a Peça Zé Bento e Toceira.
Com estas ações, a Secretaria da saúde já registrou nos meses de maio e junho uma considerável queda nos casos positivos de dengue e nos números de exames realizados. Com a queda da temperatura, comum nesta época do ano, espera-se com os números diminuam ainda mais.

Áreas de risco em Porto Feliz

Paróquia São José operário Sorocaba - quarto dia de visita pastoral


O terceiro dia da visita pastoral começou às 15h com Hora Santa com a presença dos Ministros da Eucaristia, os Irmãos do Santíssimo que participam da adoração realizada todas as quinas-feiras e toda a Paróquia às 15h; seguido de um momento de confraternização durante o café servido no salão paroquial.

Acompanhado dos padres Aroldo e Wagner, Dom Eduardo visitou 3 enfermos da paróquia, fazendo orações e dando a unção dos enfermos. Na casa do diácono José Rosa, que aos 63 anos passa por uma enfermidade, foi recebido por ele e pela sra. Neide, esposa do diácono, que ficaram muito emocionados com a vista. As outras duas visitas foram a sra. Adelina Pires Robediego de 87 anos e a sra. Benedita Domingas Rossitti Sacatena de 83 anos. Todos acolheram o arcebispo com muita alegria.  

 No final da tarde, Dom Eduardo conheceu as Construções e Projetos da Paróquia, indo até a igreja da comunidade Divino Espírito Santo, já em fase de acabamento, e os terrenos das comunidades Santa Filomena, São Tiago e São Judas Tadeu, que deve iniciar a construção ainda em 2010.

A última atividade do dia, encerrando com chave de ouro, conforme palavras do arcebispo, foi a Missa na comunidade Nossa Senhora Medianeira, no jardim Iguatemi, às 19h30 com a participação dos coroinhas e acólitos da paróquia, além dos ministros e de todo o povo. Ao final, o coordenador dos coroinhas fez um breve relato sobre a caminhada dessa pastoral, o método de trabalho e como foi o início.

O Evangelho do dia Mt 6, 7 -15, sobre o ensinamento da oração do Pai-Nosso foi proclamado pelo pe. Wagner. Durante a homilia, Dom Eduardo também falou sobre o capítulo 6 do Evangelho de João onde Jesus afirma “Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6, 35).

Como lembrança da passagem pela comunidade, Dom Eduardo ganhou uma imagem de Nossa Senhora Medianeira e, muito bem-humorado, brincou fazendo suspense sobre o que seria o presente, erguendo os jornais que estavam dentro da caixa para despistar os curiosos. A imagem foi a última coisa a ser tirada da caixa e após tantos jornais disse: “Ah, agora sim, finalmente achei o presente”.

A catequese também prestou uma homenagem ao arcebispo apresentando uma coreografia feita pelos jovens da música que fala sobre ser “Santos de calça jeans”, todos caracterizados de verde e amarelo e, portando instrumentos musicais e outros comumente utilizados pelos jovens.
           
            Roteiro do 4º dia
            Nessa sexta-feira, Dom Eduardo visitará o Posto de Saúde do Bairro às 15h e deverá visitar uma escola e se reunir com os professores às 16h. Também está marcado um Lanche às 17h com a Pastoral da Educação, encerrando às 19h30 com Missa na comunidade Santa Filomena, no jardim Abaeté.
  
            Confira os vídeos do dia de ontem




Rita Passos inaugura nova cozinha do asilo de Porto Feliz

divulgação
  
Na segunda-feira, esteve em Porto Feliz no Asilo Cidade dos Velhinhos, a deputada estadual Rita Passos, ela  deixou a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e reassumiu, no dia 1º de abril deste ano, seu mandato na Assembleia Legislativa.

Em Porto Feliz, veio conferir como ficou a nova cozinha do Asilo. Ela foi recepcionada pelos funcionários do asilo, pelo ex-prefeito Erval Steiner, presidente da Câmara 2009/2010 Odélio, e os vereadores Marola, Coquinho e Gera.

Secretário de Educação de Tietê conquista prêmio PALMA DE OURO 2010


O município de Tietê, através do secretário de Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi, conquistou o prêmio Palma de Ouro 2010, conferido aos 100 melhores gestores municipais de educação do todo o Brasil.

Tido como referência, o Prêmio Palma de Ouro foi instituído há sete anos e é outorgado pela Obregon Congressos e Feiras, a qual atua há mais de 12 anos na área de eventos no Estado de Santa Catarina.
O processo de escolha, segundo a direção da empresa, leva em consideração pesquisas nos sites dos governos de Estado, ministérios e também um levantamento sobre o bom uso da verba pública pelos municípios.
De acordo com o Educa Brasil, do movimento “Todos pela Educação”, os profissionais indicados são também selecionados pelo pluralismo de idéias e pela defesa da igualdade de condições com que trabalham a frente de suas secretarias.
A cerimônia de premiação acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho, durante a 6ª edição do Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação - Educa Brasil 2010 -, que ocorrerá em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Nicolosi, que não participará da solenidade de premiação em Camboriú devido a compromissos na secretaria, já tem em mãos o certificado e, feliz, creditou o mérito do prêmio ao comprometimento e dedicação de todos aqueles que trabalham em conjunto com a secretaria:
“A secretaria de educação estende e compartilha este reconhecimento com todos os funcionários, professores, diretores e profissionais da educação que compõem a família do sistema municipal de ensino e que trabalham arduamente para colocar em prática o lema ‘Todos construindo o futuro’. Divido esta comenda também com as demais secretarias municipais, cuja parceria constitui a administração todos por todos e agradeço, principalmente, o prefeito José Carlos pelo livre arbítrio com que nos permite trabalhar e por sua constante preocupação e orientação naquilo que concerne à educação.” – afirmou Sulleiman.
Além da Palma de Ouro, Tietê tem se superado e atingido bons resultados também em outras avaliações. Recentemente a secretaria recebeu os resultados do SARESP e do IDEB - respectivamente Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado e São Paulo e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – e, conforme adiantou o secretário, também neles a educação da rede municipal conquistou bons índices, sendo equiparada ao ensino de países de primeiro mundo.
Segundo Sulleiman, o reconhecimento é sempre bem vindo, mas conquistar prêmios como o Palma de Ouro, no caso inédito, servem principalmente como estímulo para que a busca pelo ensino de qualidade continue:
"O reconhecimento que vem através de prêmios como esse é ótimo, mas acima de tudo demonstra que estamos trilhando o caminho certo e nos inspira a continuar.” – finalizou Sulleiman.

Termino da Semana do Meio Ambiente em Porto Feliz, confira:

Rotary Club promove evento no Tênis Clube de Porto Feliz

Reunião teve presença do Arcebispo
O grupo pousou para a foto oficial


Uma reunião na manhã dessa quinta Feira, realizada na sede do Jornal Terceiro Milênio, Indicou a nova diretoria que estará na direção da Associação Santa Clara, entidade mantenedora do Jornal Terceiro Milênio em seus já doze na os de história.

Na reunião, que contou com a presença de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues – Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, do jornalista Fernando Negrão, da Publicitária Silmara Cuchi, do jornalista José Benedito de Almeida Gomes, da Sra Darlene Aparecida, da Paróquia Santo Antonio, e ainda do Sr. Pedro Constante Coan – do Centro Arquidiocesano Pastoral, dos Diáconos Permanentes Gerson Shiming – Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata, e do Sr Luiz Roberto Pereira – Professor da UNIP e Gerente Comercial da TV Sorocaba, e da Jornalista Juliana Cuani, do TM foi eleita a nova Diretoria Executiva.

Nomes eleitos não foram novidades
Os nomes indicados para comporem a nova Diretoria Executiva, não foram novidades, o Diácono Permanente José da Cruz, que está á frente do trabalho da Pascom – Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, teve seu nome indicado pelo Arcebispo e aprovado por unanimidade para estar á rente da Associação, o Vice Presidente, Jornalista Fernando Negrão e o Tesoureiro Pedro Cuan, fazem parte do Grupo que fundou a associação, uma novidade foi a presença da Sra. Darlene Aparecida, Associada Benemérita que foi indicada como Secretaria.

Também foi constituído o Conselho Fiscal, indicando-se os  nomes de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, do Jornalista José Benedito de Almeida Gomes, e do Ecônomo da Mitra Sr. Kazunori Eto, ficando como suplentes os Srs. Vanderlei Testa e Dr. Etvaldo Queiroz Faria – também pertence ao grupo dos sócios fundadores, e ainda Luiz Roberto Pereira, associado Benemérito, recém integrado a diretoria.

Associação já tem sete anos de existência

          A associação Santa Clara de Sorocaba foi fundada oficialmente em 13 de maio de 2003 data que consta na ata de posse do novo Conselho Fiscal, na época composto pelo Arcecebispo D. José Lambert , Fernando Celso Negrão Duarte e Anclar Patric Crippa Mendes, sendo que o Presidente, indicado pelo Arcebispo era o Pe Wilson Roberto da Silva que esteve á frente do Jornal Terceiro Milênio ao longo de 12 anos.

          Entre as atividades a serem desenvolvidas pela Associação estão : assumir todo tipo de evento cultural e de Comunicação Social, no plano de Rádio e Televisão, especificamente a Rede Vida canal 28 de Sorocaba, teatro, com elaboração, produção de Vídeos, jornais, especialmente o Terceiro Milênio, impressão gráfica, áudios visuais e outros meios de comunicação, assessoria, propaganda, publicidade, diretamente, através de produção própria ou de convênio, como é o caso do convênio firmado perante o INBRAC (Instituto de Parceria de Comunicação Cristã).

A retomada das atividades da associação, e a sua legalização perante os órgãos públicos, permitirão avanços na área de comunicação, para atender as demandas da Arquidiocese. O Arcebispo Dom Eduardo, entusiasmado com essa possibilidade, disse que a diretoria precisa ser ampliada “Precisamos aumentar os membros dessa associação, convidando pessoas das nossas paróquias, que tenham algo a contribuir com esse trabalho” – concluiu.

       O Diácono José da Cruz, novo Presidente da Associação, irá fazer os encaminhamentos necessários para a legalização das decisões tomadas, bem como da Diretoria que será empossada. “Ainda temos muito o que fazer na Comunicação da Arquidiocese, e precisávamos desse respaldo que o Grupo nos deu, juntamente com D. Eduardo, pois sem esse aparato Jurídico que faz parte de uma Associação, não teríamos como dar seqüência nesse projeto da Pascom" – disse José da Cruz

Evangelho comentado 20/06/2010

Evangelho: - Lc 9, 18 – 24

As leituras bíblicas relativas a esta liturgia estão disponíveis em: http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php?ano=2010&mes=6&dia=20
    
                              Os três temas principais da liturgia deste domingo, o diálogo sobre o Messianismo de Jesus, a predição da Paixão de Jesus e o apelo ao seguimento da Cruz, formam uma unidade que vem nos mostrar que Jesus, o Messias, segue o caminho definido por Deus, caminho da libertação pela doação até o fim.
                                    Nos dias de hoje a Igreja nos pede para assumirmos nossa condição de discípulo de Jesus e muitos de nós não conseguimos assimilar muito bem o que é ser um discípulo. Nesta reflexão litúrgica está a definição: “seguir o mesmo caminho do Mestre, assumindo a sua cruz, vivendo como ele viveu, morrendo como ele morreu e fazendo cada dia a experiência do mundo e de Deus que ele fez”.
                                    A cruz do dia-a-dia é a nossa participação na Cruz do Calvário, da qual recebe todo o seu valor. Por tanto é importante ter claro que os sacrifícios da caminhada devem ser exercícios do amor de Cristo e não meramente um subterfúgio, uma fachada que venha dispensar qualquer chamado à conversão e nem mesmo um apego a privilégios.
                                    O discípulo cristão deve aprender  assumir a cruz com a mesma compaixão que Cristo assumiu, reconhecendo que a cruz mais pesada é a sua incapacidade de criar uma sociedade justa, onde todos tenham vez, porque numa sociedade cristã é inadmissível perpetuar e aprofundar o abismo que divide as pessoas.
                                    A crucificação de Jesus marcou a chegada de um novo povo, o povo da Nova Aliança, onde todos são iguais para Deus, como filhos queridos e irmãos de Jesus, que assumem a missão de continuar o projeto que ele iniciou.                                     
                                    Vamos então dizer sim a proposta de Jesus que é a de assumirmos o projeto de igualdade e fraternidade, que exige doação e entrega cotidianas e passa necessariamente pela cruz, pois só assim nos tornaremos fiéis discípulos missionários e poderemos novos discípulos formar. Só quem se coloca a serviço poderá participar da vida igual à de Cristo, na comunidade dos irmãos.  
  
                                                                             Nádia Corradi