Após a realização de uma grande campanha de Combate à Dengue e conscientização da população sobre as formas de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da saúde, registra com felicidade a visível queda nos números de casos positivos da doença em Capivari.
Os primeiros casos da doença foram registrados em Capivari no mês de março de 2010 e tiveram um crescimento significativo nos meses seguintes. As ações de prevenção já vinham sendo realizadas pela Prefeitura desde meados de fevereiro com uma Campanha de Combate à dengue que contou com a distribuição de folhetos, cartilhas, palestras em empresas e escolas e divulgação das formas de combater o mosquito em rádios, carros de som e faixas de rua.
Estas ações foram programadas com vistas aos casos de dengue que já eram previstos, considerando-se principalmente o fato de que o município nunca antes havia registrado casos positivos da doença, sendo assim uma população que não desenvolveu imunidade à ela. A Secretaria da Saúde considerou também a possibilidade da proliferação da doença em Capivari por conta das enchentes que abateram o município no final de 2009 e início de 2010, além do forte calor sentido neste verão. Para prevenir-se de uma crise no atendimento aos doentes, a Secretaria da Saúde antecipou suas ações realizando acordos e reservas de leitos hospitalares na região para melhor atender a população capivariana.
Com o aumento dos casos positivos da doença em março e abril, a Prefeitura intensificou a Campanha de Combate à Dengue com novas ações de prevenção e conscientização da população, obtendo bons resultados e participação maciça dos munícipes. A Secretaria de Obras realizou o cata cacareco de materiais que poderiam acumular água parada em todos os bairros da cidade. As escolas municipais organizaram gincanas com os alunos, concursos de desenho e diversas atividades junto à comunidade escolar. A Vigilância Sanitária intensificou as ações junto aos munícipes com a busca ativa de possíveis casos da doença e orientações para a eliminação de criadouros, além da nebulização do veneno que mata os mosquitos. Foram muitas ações executadas pela Prefeitura marcadas pelo Dia D de Combate à Dengue, realizado na praça central no dia 29 de maio, com a participação da população em uma grande passeata pelo combate à dengue.
No Dia D houve a distribuição de 10 mil bottons, gentilmente cedidos pela Rowprint Etiquetas Adesivas, além do sorteio de uma bicicleta cedida pelo Sindicato Patronal de Capivari, um celular cedido pela Machalvis Representante Claro e 3 cursos de dança, cedidos pela Academia Dancing Days. Houve ainda apresentação de grupos de dança no platô da praça e do humorista Zé Bento, que se apresentou durante a campanha nas escolas municipais com a Peça Zé Bento e Toceira.
Com estas ações, a Secretaria da saúde já registrou nos meses de maio e junho uma considerável queda nos casos positivos de dengue e nos números de exames realizados. Com a queda da temperatura, comum nesta época do ano, espera-se com os números diminuam ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz